segunda-feira, 24 de maio de 2010

Aborgagem Estruturalista da administração

ORIGEM E EVOLUÇÃO:
Qual a origem da Abordagem Estruturalista?
Com o enfraquecimento da Teoria das Relações Humanas, em 1950, as tentativas de inserir as ciências sociais no mundo administrativo provocaram uma mudança e houve contestação das pessoas com a Teoria Clássica assim criou uma teoria que uniu a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas, chamada Teoria Estruturalista cujo complementava as experiências de Max Weber e Karl Marx, vendo as empresas no lado social sendo influenciado por grupos sociais que distribuem alguns objetivos das empresas, mas que não concebem todos os outros junto com as ciências sociais variando com os outros estruturalistas.
Quais as áreas do conhecimento que dão sustentação ao Estruturalismo?
As ciências sociais são a Filosofia, Psicologia, Antropologia e as ciências exatas como a Matemática.
Quais as principais contribuições de cada um dos Autores Estruturalistas (Victor Thompson, Amitai Etzioni, Peter Blau e Richard Scott)
Para Victor Thompson a incapacidade de desenvolver o potencial criativo na organização de classes e o governo de uma única pessoa é defender o que chamou de Slock Theory era propor uma administração mais flexível cuja preocupação com a produção não confunda a orientação para a inovação.
Para Amitai Etzioni destaca as empresas internamente, sem considerar a estrutura, o ambiente externo e a tecnologia utilizada dando importância aos tipos de controle delas.
Para Peter Blau e Richard Scott as organizações podem beneficiar atendendo algumas exigências os funcionários proporcionando uma reunião de similaridades dos objetivos da organização.

AS IDÉIAS CENTRAIS DO MOVIMENTO ESTRUTURALISTA:

a) QUAL A IDÉIA DO HOMEM ORGANIZACIONAL?
É aquele homem que executa as funções em várias organizações, tendo que ser flexível, tolerante e cooperativo.
b) QUAL A IDÉIA DOS CONFLITOS INEVITÁVEIS?
São os conflitos não esperados geradores de mudanças e de inovação, sendo que a intenção da Administração é ter a cooperação e diminuir o conflito controlando e direcionando para meios úteis e produtivos.
3. QUAIS OS PRINCIPAIS PARADOXOS ORGANIZACIONAIS OBSERVADOS POR PETER BLAU E RICHARD SCOTT?
As contradições encontradas é o impasse entre comunicação e coordenação que não conseguiam chegar ao consenso por participarem pessoas diferentes cujo se busca as soluções do problema em várias opiniões havendo assim o choque de idéias e nenhuma solução. O outro é o dilema entre disciplina burocrática e especialização profissional que é a situação do profissional que visando a sua profissão tem que modelar sua função e tomada de decisão aos padrões da empresa e a outra contradição é o planejamento administrativo e à iniciativa que quando a empresa tendo que se inovar, buscar sempre soluções para os problemas adquirindo experiências para os outros problemas que sempre vão surgindo testando os administradores.
4. O QUE ERAM OS INCENTIVOS MISTOS?
Era as recompensas para engrandecer o ser humano que buscava sempre a satisfação profissional e nem sempre a forma monetária. Eram os incentivos que melhoravam o desempenho na organização dando-lhe um querer pessoal e profissional.
5. O ESTRUTURALISMO E A ORGANIZAÇÃO (CONCEPÇÃO DE UM SISTEMA SOCIAL DELIBERADAMENTE CONSTRUIDO).
Os dois fatores são interrelacionados pelo que a organização por ser aberta com leis amplas e em comum a todas as partes envolvidas fazem a estrutura da empresa ser flexível com o social.

6. ETZIONI E A TIPOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES?
Para Amitai Etzioni caracterizou as organizações em divisão do trabalho atribuindo o poder e responsabilidades para realizar as atividades conduzindo com investigação contínua a organização e a estrutura para aumentar sua eficiência, com relação aos funcionários sempre buscar ter demissões ou substituição através de promoções e transferências, assim, as organizações coercitivas podem ter o controle baseados em penas ou ameaças cujo indivíduo obedece através de coação, imposição, medo ou força das conseqüências, criando o interesse em participar forçadamente ou coagidamente para permanecer na organização, outro tipo são as utilitárias que pela recompensa material se basea no interesse, criando o indivíduo que percebe que os esforços proporcionam uma vantagem ou compensação econômica, e à também a organização normativa baseada em prestígios, amor e aceitação que dá o controle moral e ético que cria o indivíduo que atribui valor as atividades realizando-as com vontade.
7. NA OPINIÃO DO GRUPO, COM BASE NOS CONCEITOS VISTOS EM SALA DE AULA E PESQUISADOS, QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES MAIS EXPRESSIVAS DO ESTRUTURALISMO PARA A ADMINISTRAÇÃO?
A Teoria Clássica e Teoria das Relações Humanas tiveram seus defeitos e qualidades que poderiam ser formatados e correlacionados formando outra Teoria chamada Estruturalista que contribui mostrando que as ciências sociais podem compreender o Ser Organizacional, interpretar suas ações empresarias e antecipar possíveis problemas entre o funcionário e o chefe. O Estruturalismo estruturou uma empresa flexível, com divisões interdependentes, agindo sempre com interação buscando o bem comum para satisfazer os indivíduos.
TEMA: ABORDAGEM DA BUROCRACIA
1. ORIGEM, EVOLUÇÃO E CONTEXTO DO SURGIMENTO DOS ESTUDOS SOBRE A BUROCRACIA?
A Teoria da Burocracia criada por Max Weber foi imposta na década de 1940 após a sua morte, logo que os administradores perceberam que a Teoria Clássica e a Escola de Relações Humanas estavam frágeis, ambas incompletas. A Burocracia foi uma Administração dos negócios e serviços, a cargo de funcionários distribuídos numa hierarquia e obedientes não sendo inflexível. Ela trouxe a racionalidade, a lei nas organizações que estavam crescendo e se desenvolvendo em várias áreas, Weber focalizou no sistema Autoridade-Obediência colocando os funcionários literalmente em segundo plano.
2. QUAIS OS TIPOS DE AUTORIDADE / LIDERANÇA / PODER, VISTOS NA SOCIEDADE POR WEBER, E SUAS QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE CADA TIPO?
Para Weber a autoridade ou dominação se divide em três tipos, sendo a Autoridade Tradicional que comum a todos é sempre feita por hierarquias que passaram de geração a geração estabelecendo um poder que os seguidores respeitam pelos usos e costumes, outra Autoridade é a Carismática que surge quando o líder demonstra o poder nele nato que desenvolve uma devoção dos seguidores, não sendo racional e realizando as características revolucionárias, tendo a Autoridade Legal que é quando os funcionários aceitam as ordens estabelecidas para aquele determinado cargo, onde tem limites para ser aceito pelos funcionários.
3. QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DO MODELO BUROCRÁTICO, SUAS VANTAGENS E DISFUNÇÕES?
As características são desenvolvidas em três categorias, sendo a Formalidade Impessoalidade e Profissionalismo.
A Burocracia sendo uma organização composta de normas e regulamentos que abrange todas as áreas da Administração tornando uma estrutura legal e organizada com a comunicação facilitada para comprovar as ações em documentos adequados. A divisão do trabalho por ser racional vem agregada de regras e atribuições de cada cargo que são sempre supervisionados, com as regras para que não aconteça o abuso de autoridade, sendo selecionados hierarquicamente não podendo ultrapassar o limite para não abalar a estrutura da organização que é impessoal. Os poderes são dados ao cargo que ela ocupa e não a pessoa, assim acontece a obediência do subordinado ao superior pelo cargo que ele ocupa. As obrigações por terem suas regras que ajusta o funcionário a sempre buscar a produtividade sendo selecionado por cada organização. A seleção, admissão, transferência e a promoção são avaliadas para a melhoria da organização e não por escolhas particulares e arbitrárias, onde essas obrigações não são propriedade do indivíduo e sim propriedade da organização.

Então, a empresa antecipará os problemas estabelecendo rotinas a organização que o funcionário tem que se adequar as regras e regulamentos a fim de se atingir a produtividade. Para a Burocracia o funcionário tem que ser especialista na atividade desenvolvida, recebendo seu devido salário, poderes e premiações maiores à medida que vão subindo de cargo, não ultrapassando ao outros, sendo selecionado pelo seu superior na empresa tendo o tempo determinado ou indeterminado, seguindo a devida honraria e competência buscando sempre a melhoria e mais poder dentro da organização.
4. NA OPINIÃO DO GRUPO, COM BASE NOS CONCEITOS VISTOS EM SALA DE AULA E PESQUISADOS, QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES MAIS EXPRESSIVAS DA TEORIA DA BUROCRACIA PARA A ADMINISTRAÇÃO?
A Teoria Burocrática trouxe a Racionalidade, as leis, os direitos e deveres para todos, buscando sempre a eficiência na tomada de decisões. A Burocracia foi uma tentativa de formalizar e coordenar o Ser Humano Organizacional através de autoridade para atingir os objetivos empresariais.
Assim para a Administração foi um grande favor, pois podemos utilizar das regras e limites para controlar o funcionário, mostrando os serviços e as conseqüências por não fazê-lo. Atribuindo aos cargos e obrigações da organização a mesma formalidade, fazendo o profissionalismo nas normas empresariais

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