quarta-feira, 26 de maio de 2010

Resenha do cap 3 do livro de Roberto Kanaane

Homem um ser social

A formação do caráter de um indivíduo constitui-se em valores. Há barreiras presentes em alguns meios sociais que nos leva a ter vontades e valores moldando assim as características de um individuo numa sociedade. Essas características são abstraídas e copiadas com experiência social que o mesmo viu. Portanto chefes e diretores tornam-se modelos para os demais. Às vezes por problemas no trabalho a falta de ajustes e alguns conflitos e o objetivo não alcançado no serviço, tornando - os insatisfeitos.
Os estudos e informação da sociologia, antropologia, ciência política e psicologia social nos da uma melhor compreensão sobre o termo (qualidade de vida). Qualidade de vida no trabalho esta voltada para aspectos de satisfação no corpo e valorização no trabalho. A qualidade de vida no trabalho compõe-se de: salário justo, ambiente seguro e saudável, fazer com que o individuo cresça e sinta-se seguro no ambiente onde trabalha, ele precisa sentir-se realizado.
Logo não depende só das características pessoais ou situacionais para boa qualidade de vida no trabalho, mas sim do individuo e organização. Queda de produtividade e de qualidade são fatores decorrentes de injunções burocráticas, atirando então como obstáculos e não como criador de alternativas no intuito de beneficiar o trabalhador e a empresa.
Quando o administrador tem o poder de mudar determinadas situações, a postura de administrador em não querer errar é grande, por isso as vezes há uma demora nas decisões e as vezes todas a equipe que fica frente ao trabalho tornam-se insatisfeitas; a orientação estratégica da empresa a forma de estruturação priorizada e a altura interna dominante.
Um indivíduo é analisado sob dois aspectos: como ser social e ser político, o trabalhador deve ser participativo, pois é um dos pontos primordiais para que haja uma integração entre o homem e a produção. Algumas empresas adotaram a participação nos lucros, onde se deve levar em conta a economia, quando conseguem tais objetivos fazem junções com os trabalhadores e com lucros valorizando-os.
A participação, portanto está relacionada à motivação individual, as habilidades, liderança e dinâmica do grupo, envolvendo também fatores organizacionais. A divisão da participação é classificada em participação direta e a indireta, a direta é aquela que é individual diretamente a pessoa, já a indireta é a coletiva, ou seja, todos os trabalhadores juntos. É necessário entender que a participação é um processo prolongado de aprendizagem, onde a primeira etapa é aprender formas alternativas de participação. Redução de alienação, aumento da eficiência e da produtividade, valorização da auto estima dos indivíduos são algumas considerações no processo de participação.

Desenvolvimento Organizacional

A Definição de Desenvolvimento Organizacional são ajustes de missão e objetivos, que implicam considerar diferentes interfaces. Para que o desenvolvimento organizacional funcione deve-se adotar algumas ações: pesquisas de atitude e opinião, técnicas de administrar conflitos grupais etc.
Limitação de mobilidade e flexibilidade, valorização restrita do fator humano existente, limitado grau de participação etc, são algumas considerações que nos possibilita delinear dados representativos da cultura das organizações. Os aspectos que assinalam disfunções globalizantes e os prejuízos causados pelas disfunções são muitos e afetam o clima interno e as relações com o mercado. Ao intervir numa organização estabelecem-se parâmetros e critérios extraídos de leituras e símbolos, pois são fatores que nos possibilitam entender por completo o sistema de comunicação interna, graus de veracidade na política de comunicação, o nível da comunicação entre outros.
As empresas devem enfatizar a aprendizagem através de experiências vividas por membros de uma organização, mas ao contrário disto algumas empresas utilizam táticas prontas”. O que não tem funcionado nas organizações. A medida que utilizam determinados métodos, surgem um processo auto-regulado pelos componentes.
A intervenção organizacional propicia maior agilização nas ações globais, acelerando então o processo de adaptação.
Portanto e fundamental que se realize avaliações periódicas que visem a adoção de treinamento e desenvolvimento dos indivíduos.

Fonte : Cap.III do livro comportamento humano nas organizações, de Roberto Kanaane.

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