E agora? Ambulâncias do SAMU devem ter enfermeiros na tripulação

SAMU (1) O Conselho Federal de Enfermagem aprovou no dia 22 de março resolução onde determina que a assistência de enfermagem em qualquer tipo de unidade móvel (terrestre, aérea ou marítima) destinada ao atendimento pré-hospitalar e inter-hospitalar, em situações de risco conhecido ou desconhecido, somente deve ser desenvolvida na presença do Enfermeiro.

Esta era uma reivindicação antiga dos Enfermeiros de Urgência e Emergência que não se conformavam com a “autonomia” dos técnicos e auxiliares de enfermagem nas ambulâncias do SAMU e sua “subordinação” a um médico regulador.

A mesma resolução também obriga que a assistência de enfermagem em qualquer serviço pré-hospitalar, prestado por técnicos e auxiliares só pode ser realizada sob a supervisão direta do enfermeiro. Entenda-se por direta, PRESENCIAL.

PARABÉNS COFEN.

 

RESOLUÇÃO COFEN Nº 375/2011

Resenha:

Dispõe sobre a presença do Enfermeiro no Atendimento Pré-Hospitalar e Inter-Hospitalar, em situações de risco conhecido ou desconhecido.

O Conselho Federal de Enfermagem – COFEN, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei nº 5.905, de 12 de julho de 1973, e pelo Regimento Interno da Autarquia, aprovado pela Resolução Cofen nº 242, de 31 de agosto de 2000, e:

CONSIDERANDO o Art. 11, Inciso I, alíneas “a, b, c, j, l e m” da Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986;

CONSIDERANDO o Artigo 11, Inciso II, alíneas “a, b, c, f, g, h e l” da Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986;

CONSIDERANDO o Artigo 12, alíneas “a, b, c e d” da Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986;

CONSIDERANDO o Artigo 13, alíneas “a, b, c e d” da Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986;

CONSIDERANDO os Artigos 15 e 20 da Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986;

CONSIDERANDO os Artigos 2º e 3º do Decreto nº 94.406, de 08 de junho de 1987;

CONSIDERANDO o Artigo 8o, Inciso I, alíneas “a, b, c, e, f, g e h” do Decreto nº 94.406, de 08 de junho de 1987;

CONSIDERANDO o Artigo 8o, Inciso II, alíneas “a, b, c, f, h, j e l” do Decreto nº 94.406, de 08 de junho de 1987;

CONSIDERANDO os Artigos 13 e 15 do Decreto nº 94.406, de 08 de junho de 1987;

CONSIDERANDO a Resolução COFEN nº 311/2007, que aprova a reformulação do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem;

CONSIDERANDO a Resolução COFEN nº 358/2009, que dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem;

CONSIDERANDO tudo o mais que consta nos autos do PAD/COFEN nº 480/2009 e o Parecer nº 04/2010/COFEN/CTLN/lp; e,

CONSIDERANDO a deliberação do Plenário em sua 399ª Reunião Ordinária,

RESOLVE:

Art 1º A assistência de Enfermagem em qualquer tipo de unidade móvel (terrestre, aérea ou marítima) destinada ao Atendimento Pré-Hospitalar e Inter-Hospitalar, em situações de risco conhecido ou desconhecido, somente deve ser desenvolvida na presença do Enfermeiro.

§ 1º A assistência de enfermagem em qualquer serviço Pré-Hospitalar, prestado por Técnicos e Auxiliares de Enfermagem,somente poderá ser realizada sob a supervisão direta do Enfermeiro.

Art 2º No Atendimento Pré-Hospitalar e Inter-Hospitalar, os profissionais de Enfermagem deverão atender o disposto na Resolução COFEN nº 358/2009.

Art 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário, em especial a Resolução Cofen nº 300/2005.

Brasília, DF, 22 de março de 2011.

MANOEL CARLOS NERI DA SILVA – Presidente do Cofen

GELSON LUIZ DE ALBUQUERQUE – Primeiro-Secretário

Deixe um comentário

66 Comentários

  1. minha

     /  06/04/2011

    A César o que é de César.
    Esta pratica fara um diferencial no APH.

    Responder
    • Anônimo

       /  21/05/2011

      depende do enf que colocarem se colocarem uma baleia la que nao consegue nem descer da ambulancia para fazer o atendimento so vai atrapalhar, tem que ser enf com agilidade, bom que saiba trabalhar

      Responder
      • Meu caro, se vc quis dizer baleia no sentido de obeso, creio que vc já saiba que há obesos em todas as categorias profissionais e quanto a saber trabalhar… Ah tem gente boa e ruim pra todo lado

      • Anônimo

         /  01/03/2012

        Assim como vc talves seria mesmo KKKKK

      • Anônimo

         /  28/04/2012

        no minimo voce deve ser um auxiliar metido que nao acat ordens de enfermeiro,,,

  2. Enfermeiros em todas as ambulâncias a partir de já será uma evolução em se tratando de prevenção de sequelas e triagem imediata, o contato quando necessitar de apoio, será fidedigno, excelente se for colocado em pratica a comunicação direta por telemedicina, Parabéns a todos os Enfermeiros pois estamos conseguindo um pouco mais de independência respeito e autonomia para o Profissional. A MAIOR FORÇA É A ENFERMAGEM UNIDA E COM POSTURA. Boa Sorte a todos.

    Responder
    • marcos

       /  29/07/2013

      Vc quer dizer enfermeiros unidos.

      Responder
      • ANTONIO

         /  04/08/2013

        NÃO , UMA ENFERMAGEM UNIDA , PARE COM ESSE SEU INDIVIDUALISMO, É POR ISSO QUE A CLASSE NÃO TEM FORÇA PRA PORCARIA NENHUMA !

  3. jose

     /  21/05/2011

    sou igual sao tome, tenho que ver para crer
    kakakakakakaka
    duvido que isso aconteça

    Responder
    • José,
      Duvidaram também que iria acabar a categoria de Atendente de Enfermagem, Duvidaram que teria pelo menos um enfermeiro por unidade assistencial. É lei amigo. Não é pra discutir. Assim como duvidaram que iriam proibir os AE de confeccionar tala gessada. Quando vira lei o que resta é cumprir

      Responder
    • Anônimo

       /  02/03/2013

      acontece sim.. meu caro

      Responder
  4. Fernando Carlos

     /  02/06/2011

    Agora temos que nos unir para fazer cumpri a Lei. Parabéns COFEN

    Responder
    • Caro colega Fernando, não nem uma questão de união. É exigir que os conselhos fiscalizem. Só isso. Afinal esta é a principal função dos CORENS

      Responder
  5. Anônimo

     /  19/06/2011

    mais essa lei vai começas apartir de quando? pois hj ainda existe auxiliares e tecnico em ambulancia !!!!mais com ira ficar todos esses auxiliares e tecnico de enfermagem q trambalhao hj em ambulancia ?

    Responder
    • Meu caro, a resolução entra em vigor em 01 de janeiro de 2012 e ela não retira os técnicos das ambulâncias, acrescenta o enfermeiro,

      Responder
      • Bruno

         /  02/03/2012

        Perfeito! Parabenizo desde já a vitória dos enfermeiros!
        Mas, sou técnico em enfermagem e, me envergonho do COFEN. Sim, tenho vergonha por não serem capazes de constituir uma resolução que favoreça ambas as classes. Digo isso pois aqui, no ES e também tenho conhecimentos deste fato em MG, técnicos em enfermagem tem sido substituídos por enfermeiros por motivo de contenção de despesas visto que na resolução 375/2011, em momento algum lemos “TÉCNICOS EM ENFERMAGEM”. Entendo sim que, a resolução implica na SOMA do enfermeiro à equipe. Mas, empregadores entendem que esta “brecha” ausenta na responsabilidade de manter o profissional técnico.
        O que acarreta na EXTINÇÃO destes profissionais em suportes pré e inter-hospitalares.
        Sendo assim, o que acontece?
        1 – Vagas para enfermeiros que farão as mesmas atividades que os técnicos já faziam;
        2 – Demissão em massa de profissionais técnicos;
        3 – Profissinais técnicos fadados às atividades intra-hospitalares;
        4 – Conflito entre Enfermeiros e técnicos e
        5 – Sem a cooperação entre enfermeiro, técnico e motorista, o atendimento não será otimizado da forma que deveria e que a população necessita.
        O que me dizem agora?

      • marcos

         /  24/04/2013

        Um tiro no pé da categoria. O enfermeiro irá fazer algo que é basicamente atribuição do técnico de enfermagem. Mas logo logo o enfermeiro irá se tranformar em algo parecido como fisioterapeuta. Querendo socar enfermeiro em tudo quanto que é buraco no atendimento ao paciente, tornará a demanda muito grande e sálário…Òhhhh!! Atrás dessa atitude tem com certeza o olho gordo do COFEN que quer aumentar seus lucros com a anuidade dos enfermeiros. Por que os nossos representantes de classe não enchem o saco do governo e coloquem tbm enfermeiros em cada unidade de resgate do bombeiro? Pq? Não se interessam e nem querem isso, dá muito trabalho e trabalho é o que eles não querem. Apenas uma canetada e pronto! Resolvido o assunto. Coloquem um enfermeiro tbm em cada residência fazendo home care, já que o que importa é a assistencia ao paciente, e , o que tem de paciente correndo risco em home care… Aí vem e dizem ‘não o atendimento em home care tem um enfermeiro 24h na central para dar orientações quanto ao cuidaddo ao paciente. No SAMU, o técnico tem um médico para fazer isso. E quem irá pagar isso? E os municipios que penam para pagar seus funcionários? Se virem! O que importa é o atendimento de qualidade ao paciente. Mas vamos lá, tomara quem entre venha com a certeza de que tem que colocar a mão na massa. Ir em uma cena para ficar dando ordens é o fim da picada.

  6. Nurse

     /  21/06/2011

    Das duas, uma… ou vão tirar todos os téc./aux e vão deixar só enfº ou vão baixar os salários das colegas das USA’s. Acho que isso é o COFEN dando um jeito de se livrar da culpa de não fiscalizar as aberturas de faculdades de enfermagem em toda esquina, promovendo um jeito destes profissionais, muitos, despreparados arrajarem um emprego no SAMU. Lamentável!

    Responder
    • Maria

       /  04/10/2011

      Infelizmente nossa categoria é muito desinformada! Fiscalização de escolas, de formação não tem nada a ver com conselhos profissionais. Os Corens fiscalizam PROFISSIONAIS… e não alunos. Escola de nivel superior é competencia do MEC e as de nivel media das Secretarias Estaduais de Educação. Realmente lamentável não sabermos nem mesmo a quem exigir nossos direitos.

      Responder
    • Anônimo

       /  31/01/2013

      P que ja esta acontecendo e o seguinte. algumas empresas ja estao exigindo que os tecnicos em enf. sejam tambem condutores.. dai mata a charada..

      Responder
  7. Nurse

     /  21/06/2011

    E eu não concordo com quem diz que acha que tec./aux tem autonomia em SAMU em relação a enf. Ou vcs acham que nem colocar um acesso venoso sem ordem do médico via rádio é ter autonomia? Eu não acho! E outra coisa… já estou até vendo… se em muitos lugares as ambulância avançadas quase não saem pq os médicos não querem sair imaginem quando tiver enfº em todas as ambulâncias sem necessitar da presença deles… a USA nunca mais vai sair. kkkkkkkkkk

    Responder
  8. Anônimo

     /  28/06/2011

    fico muitissima otimista com esta resolucao, nao deveriam duvidar mais sim ter orgulho de mais uma evolucao para nossa classe, parabens cofem.lho de mais uma evolucao para nossa classe, parabens cofem.

    Responder
    • Concordo, integralmente

      Responder
      • Maria

         /  04/10/2011

        Perfeita a iniciativa. Não se trata de substituição, mas sim garantir o cumprimento da nossa lei do exercicio profissional. O Cofen fez um acordo com o Ministerio da Saude para a partir de janeiro 2012 isso vigorar e ter financiamento também para inclusão do enfermeiro. Precisamos discutir agora os criterios para esses profissionais, sejam enfermeiros ou técnicos atuarem com qualidade. Experiencia previa? Cursos de capacitação? Isso precisa ser discutido com mais profundidade.

    • marcos

       /  29/07/2013

      Classe dos enfermeiros, vc quer dizer.

      Responder
  9. VICTOR GAMA

     /  15/08/2011

    Fico triste com essa noticia… o COFEN deveria acabar com a profissão técnico de enfermagem, ja que os mesmos não tem autonomia para trabalhar. Os enfermeiros dizem que não vão responder por erros dos técnicos nas ambulâncias. E nos hospitais, unidades básicas? Será que eles também deveriam fazer o serviço dos técnicos? É triste saber que o COFEN não confia em seus profissionais. Porque não criam idéias para o aumento dos profissionais nas ambulâncias, enfermeiros, téc. e motorista?

    Responder
    • Caro Victor, o resolução não retira o Técnico da ambulância e sim acrescenta o enfermeiro. É uma questão de adequação à nova realidade

      Responder
      • anônimo

         /  05/01/2012

        Será que as empresas de remoção irão bancar duas despesas para uma só remoção? Eu sinceramente acho que não, para diminuir os gastos eles irão demitir os aux.e técn., e o que acontecerá com esses profissionais??

      • Anônimo

         /  03/05/2012

        Esse foi um ato no mínimo IRRESPONSÁVEL de um grupo de profissionais desesperados e despreparados que estão tentando de uma forma CANIBAL arranjar emprego… Fato como este pode ser muito bem comparado ao ATO MÉDICO, tão combatido pelos ENFERMEIROS mas copiado com a resolução supra citada. É irresponsável sim, pois não vai retirar JÁ ESTÁ RETIRANDO o emprego de vários profissionais técnicos de enfermagem de empresas particulares de seus postos de trabalho, pois a MAL INTENCIONADA RESOLUÇÃO, está colocando em risco a profissão destes. ENFERMEIROS querem emprego, estão desesperados, é uma prostituição profissional, daqui a alguns dias banho no leito vai ser ato do enfermeiro…e o COFEN SE DIVERTINDO…De quem é a culpa do mercado de trabalho estar fechado para os enfermeiros? Sugiro aos nossos representantes do COFEN uma resolução que obrigue aos ENFERMEIROS A TRABALHAREM EM UM SÓ LUGAR dando assim a sua “vaga” para quem está desesperado, OU QUE ACABE COM A PROFISSÃO DE auxiliares e técnicos de enfermagem PORÉM DE UMA FORMA RESPONSÁVEL, POIS É O MÍNIMO QUE SE PODE ESPERAR DE UM CONSELHO QUE AO MENOS DEVERIA REPRESENTAR E LEGISLAR RESOLUÇÕES PARA AS TRÊS CATEGORIAS – AUXILIARES, TÉCNICOS E ENFERMEIROS.

      • augusto

         /  07/09/2012

        mas para diminuir gastos , as empresas particulares estão demitindo os técnicos , e estão incluindo enfermeiros, então agora só circula motorista com enfermeiro sem médico , somente se modula por rádio com médico na central , e nessa brincadeira fiquei desempregado… é foda !!!!!!!!!

    • Anônimo

       /  06/01/2012

      concordo plenamente com vc victor pro cofen e coren os auxiliares e tecnicos só servem para dar dinheiro e deixar a faixada do coren bunitinha e eles atras da mesa tomando cafezinho e nós aqui fora com salarios baixos sem contar quando a empresa nao atrasa o pagamento e ainda querem tirar o pouco que temos …nenhuma empresa tera condicoes de manter salario de um enfermeiro e de um tecnico de enfermagem se for seguir a risca …

      Responder
  10. celso

     /  24/08/2011

    Celso Lima.
    Quanto a autonomia,esta não existe,por que procedimento que tera que ser realizado tera que ter uma ordem direta do medico regulador,mudou sim o profissional que vai realizar,que autonomia seria esta?:

    Responder
    • Maria

       /  04/10/2011

      Prezado, a lei 7498/86, art 11, permite ao enfermeiro a prescrição de medicamentos previamente aprovados em rotinas da instituição e também outras ações necessárias para a assistencia a pacientes graves e com risco de vida. Os protocolos das unidades poderão definir esses protocolos e a enfermagem terá muito mais autonomia para trabalhar, inclusive com respaldo na LEI. Tecnico não pode administrar medicação sem prescrição e muito menos prescrever. A Telemedicina é um ato atualmente ilegal quando realizada pelo técnico. Não se trata de trocar um pelo outro. Isso é competencia de enfermeiro. O técnico atua em nivel auxiliar ao enfermeiro. É a lei, desde quando a profissão foi regulamentada.

      Responder
    • augusto

       /  07/09/2012

      é porque no brasil , só no brasil , não existe curso de especialização de paramédico, por isso não há confiança por parte dos médicos e da população, por atendimento só por enfermeiros, a população no brasil ainda não se acostumou com isso! esse cofen vai desmpregar muitos técnicos e auxiliares de enfermagem.

      Responder
  11. Wellington

     /  01/09/2011

    Em plena Sp Capital existe empresas de remoções fazendo remoção UTI com Técnico de Enfermagem e bird, rsrsrsrsrs. Abraços

    Responder
  12. Anônimo

     /  28/09/2011

    Fico muito feliz em saber q ontem somente o motorista e o tecnico , hoje são Um ENFERMEIRO, UM TECNICO DE ENFERMAGEM E O motorista.

    Responder
    • augusto

       /  07/09/2012

      é ai que você se engana , em empresas particulares principalmente estão se livrando dos técnicos de enfermagem para diminuir gastos… estão alegando isso… fui demitido por causa disso! é foda e eu trabalhava com médico e motorista agora , só vai ser enfermeiro com motorista , enfermeiro sozinho para tudo em qualquer situação pcr ,traumas, aph …

      Responder
  13. Anônimo

     /  23/10/2011

    os enfesmeiros so querem estar nas viaturas com medo de perderem espaço pros tecn e auxs quem trab no APH sabe muito bem o que faz ao contrario de MUITOS enf que são apenas de mesa. somso bons sim e eles estão com medo da substituição

    Responder
    • O sabe tudo:
      Vou lhe fazer algumas perguntas e dar as respostas, caso você não se lembre.
      – Quem foram seus professores no curso de AE ou TE?
      Resp.; ENFERMEIRO

      – Quem lhe ensinou a avaliar , imobilizar e transportar uma vítima
      Resp.; ENFERMEIRO

      – Quem “segurou” na tua maozinha quando você resolveu que queria dar os primeiros passos na enfermagem?
      Resp.; ENFERMEIRO

      Agora vem você cuspir no prato que comeu?
      Volte a estudar, pois pelo seu texto o que os Enfermeiros não conseguiram fazer é te ensinar a escrever.

      Responder
      • crica

         /  21/11/2012

        jose concordo em partes na primeira pergunta , concordo com voce, segunda quem me ensinou foi o auxiliar de enfermagem , na terceira foi auxiliar de enfermagem. trabalho em uti adulto e pediatrica quem me preparou e me ensinou a trabalhar foi um auxiliar de enfermage hoje faço ate o serviço do enfermeiro porque muitos não sabem nem colher uma gasometria .

      • marcos

         /  29/07/2013

        Verdade. Tudo começou com um enfermeiro. Adão era enfermeiro e Eva tbm. Deus pensou em tudo. Nas guerras em tempos idos, quem dava cuidados de enfermagem eram enfermeiros. Está decifrada a charada. Quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha? Nenhum dos dois: foi o enfermeiro….kkkk

      • ANTONIO

         /  04/08/2013

        VC ALEM DE MALUCO É FRUSTRADO ! ENTENDA SEU CABEÇUDO , NÃO ESTOU FALANDO DE INDIVIDUALISMO CHEFIA , TÉCNICO , ENFERMEIRO , SÓ DISSE QUE TODOS OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DEVEM SER TREINADOS PARA TAL FUNÇÃO , MAS COMO SEMPRE VC ENTENDE ALHOS COM BUGALHOS , NÃO ESTOU QUERENDO CRIAR INIMIZADE OU FAZER AMIZADE COM NINGUEM , SÓ QUE ESSA É MINHA OPINIÃO , E TÁ NERVOSO VAI PESCAR KKKKK.. .

  14. Érica

     /  18/12/2011

    Fico muito feliz com esta resolução, torcendo para que entre em vigor, pois estou aprovada no concurso do SAMU da minha cidade, com vencimento em 28/06/2012, porém não chamaram nenhum enfermeiro… estou muito ansiosa para ser contratada rs….

    Responder
  15. Anna Claudia - Tec Enfemagem

     /  18/01/2012

    Mesmo com essa mudança, os enfermeiros so Samu de São Luis/MA se recusam a trabalhar nas basicas, pois dizem que estudaram pra ganhar dinheiro e não para trabalharem no sol quente.
    Pode uma coisa dessa, dita por enfemermeiros, isso é profissionalismo?

    Responder
  16. Kelmer

     /  06/02/2012

    a rodovia tiete em campinas assim como a concessionaria colinas que faz rodovia mont mor campinas , contratan enfermeiros tecnicos e auxiliares e os registram como ( socorristas) que na verdade não existem e esses profissionais fazem o trabalho da enfermagem com uma remuneração vergonhosa e quando eles não tem profissional vai os motoristas ( 2 fazendo o trabalho da enfermagem) ja denuciei no coren cofen e vou fazer no mp pois os medicos que trabalhão la´ são registrados como tal , porque essa patifaria com a enfermagem !

    Responder
  17. Ronaldo

     /  09/02/2012

    “Professor” José? Da etec carlos de campos?

    Responder
  18.  /  16/02/2012

    A lei n retira os tecnicos das ambulancias, mas não acredito que as empregadoras ou prefeituras pagarão dois salarios, consequentemente irão retirar os técnicos e colocar os enfermeiros, apesar de ser graduanda em enfermagem e saber q é mais uma vitoria pra categoria é inevitavél n estar triste pois sou técnica e trabalho no SAMU e realmente amo oque faço, não serei mandada embora pois sou concursada então provavelmente serei remanejada de setor q os enfermeiros q entrarem istam realmente a camisa da familia SAMU e façam valer suas reivindicações

    Responder
  19. Anônimo

     /  03/03/2012

    Bom a lei esta aprovada, mas até agora nada… Alguém sabe quando realmente entra em vigor para SP.

    Responder
  20. Estamos aguardando! Negligencia? onde esta a fiscalização? prazo para implantação? quantas pessoas ainda ficarão com sequelas ou morrerão até os Enfermeiros assumirem, é incrível quando se trata de Enfermeiro as coisas demoram, enquanto isso, mais uma vitima precisa de uma triagem rápida, intervenção a paciente critico, consulta e diagnóstico que só o profissional Enfermeiro pode exercer, inclusive a Telemedicina em parceria com o Médico.

    Responder
    • augusto

       /  07/09/2012

      falta qualificação… estar habilitado ,não é ser qualificado, enfermeiros no brasil , técnicos , não possuem formação de paramédico, e muitos médicos , não tem qualificação em aph , não é porque vc diz em sequelas , paciente crítico , politraumatizado , requer qualificação!

      Responder
  21. wander

     /  21/03/2012

    enfermeiro:
    mais uma vitoria para os enfermeiros , cada vez crescendo mais , so falta orgao publico para fiscalizar. ex.coren.

    Responder
  22. melquizedeck

     /  04/04/2012

    Parabéns para os enf. De verdade que querem fazer a diferença. Mas cá entre nos descrever por força de lei, kkk. Façam medicina alguns frustrados, kkk pura política kkkk

    Responder
  23. marcos

     /  04/04/2012

    E louvável a decisão do cofem, sou tec. Mas consciente de minhas limitações infelizmente alguns de nós só sabem falar pelos cotuvelos “por vamos estudar o espaço foi conquistado se não for p nos pode ser do filho ou neto, porque se não….VEJA AS PROFISSOES OU VOCÊ E PEDREIRO OU AJUDANTE… DONO DO GADO OU O VAQUEIRO” vamos nos unir os administradores gostao desta desuniao. AH!! Faço parte do Samu SERGIPE

    Responder
  24. augusto

     /  07/09/2012

    Entendam profissionais de enfermagem , principalmente os enfermeiros , ser habilitado , não quer dizer ser QUALIFICADO , No brasil não há qualificação não existem cursos de formação de paramédico … por isso nunca haverá autonomia ! recebemos ordens médicas por não termos qualificação suficiente atendimento pré-hospitalar .

    Responder
  25. anônimo

     /  23/09/2012

    É uma questão de cidadania, em buscar melhores condições para a qualidade de vida, diminuição de riscos aos pacientes, mantendo um profissional “Enfermeiro” com conhecimento literário científico para que em qualquer situação de agravamento de quadro clinico, possa realizar a intervenção de enfermagem, assegurando a vida até chegar ao destino de socorro.

    Responder
  26. Éh…….! Até hoje não se fez cumprir esta lei. Mas o conselho munca fez cumprir as leis que embazaram a RESOLUÇÂO 375/2011, por exemplo os artigos 11, 12,13, 15 e seu incisos, nunca foram cumpridos. Até hoje não é dificil encontrar hospitais que funcionam 24 horas e não tem Enfermeiros 24 horas. O ministerio do trabalho regulameta através de suas NRs(Normas Regulamentadoras) que empresas possam ter apenas a presença do medico e do Tecnico em Enfermagem, SERÁ??? que ninguem do conselho NUNCA viu isso????< como fazer para cumprir o artigo 11, que diz; "não existe trabalho de tecnico, auxiliar sem a supervisão direta de um enfermeiro" datado de 1986, se o ministerio do trabalho tem uma Norma Regulamentadora que DISPENSA, e respalda as empresas em não contratarem Enfermeiros e somente Tecinicos? Será que a 357, vai ser mais uma lei criada pra ganhar votos, que não será cumprida? Se esta se passando quase UM ANO da sua entrada em vigor, e NADA foi feito. nunca vi uma fiscalização se quer. E os bombeiros em MINAS GERAIS, que tem ambulância, e não tem ninguem da área de saúde em seu corpo profissional? Como que fica?

    Responder
  27. Miriele Lorenzon

     /  25/11/2012

    odeio TECNICO em enfermagem metido a ENFERMEIRO! Tem uma grande diferença entre estudar 5 anos e estudar 2 –‘

    Responder
    • Anônimo

       /  12/02/2013

      Primeiro muitos como eu estudaram 3 anos, segundo técnico é quem executa e somos capacitados nisso, o que acontece é que os Enfermeiros não sabem gerir e supervisionar, são muito mal formados e um téc com alguns anos de experiência acaba de executar tanto que sabe gerir e direcionar suas atividades melhor que o enfermeiro, muitos não sabem nem puncionar, imagina quando vão pegar uma jugular, os técnicos podem sim decidir e até se negar a atos que vão contra a normas, regulamentos e bom-senso, por isso creio que deveria mesmo os enf ter curso de formação especifico para APH, dai é outra coisa….

      Responder
  28. André Luis

     /  01/07/2013

    Com certeza só irá somar para um atendimento de qualidade a sociedade,espero que está lei não fique apenas no papel. Sou tec.em enfermagem.André Luis

    Responder
    • antonio

       /  30/07/2013

      Para este tipo de servico , é necessário muito treinamento, treinamento constante ,tanto para enfermeiros , técnicos , médicos . reconheco pois a falta de qualificacao de profissionais de atendimento em servico móvel de urgencia e emergencia.

      Responder
  29. Ana Carolina Abrahão Lazarini

     /  08/07/2016

    ESTA POSTAGEM PRECISA SER REVISTA.
    Saiu sentença de Ação Civil Pública alegando a ILEGALIDADE da resolução Cofen 375/11.
    http://www.cosemssp.org.br/downloads/decisao-suspensao-resolucao-DF.pdf

    Responder
  30. Eliane c chagas

     /  15/02/2018

    Para ser enfermeira socorrista de ambulância ou aerio, pode ser técnico de enfermagem ou tem quer ser faculdade?

    Responder
    • A enfermagem se divide em categorias profissionais. Esta explicação que tiramos do site da ESCOLA DA PAZ ( http://www.escoladapaz.com.br/blog/conheca-os-profissionais-que-integram-equipes-de-enfermagem )pode te ajudar.
      Enfermeiro
      Formação: Graduação – Nível Superior

      Trabalha com a organização, direção, planejamento, coordenação, execução e avaliação dos serviços de assistência de Enfermagem.

      Este profissional que prescreve a assistência de Enfermagem, trata dos cuidados aos pacientes mais graves com risco de vida, com maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas.

      Onde estudar? Em instituições de Ensino Superior.

      Técnico em Enfermagem
      Formação: Técnico – Nível Médio/Técnico

      Este profissional se envolve na orientação e acompanhamento do trabalho de Enfermagem, em grau auxiliar sob supervisão do Enfermeiro, e participação no planejamento da assistência de Enfermagem. Participa da programação da assistência de Enfermagem, executa ações assistenciais de Enfermagem (exceto aquelas que cabem privativamente ao Enfermeiro), participar da orientação e supervisão do trabalho de Enfermagem em grau auxiliar.

      Onde estudar? Aqui! 🙂

      Auxiliar em Enfermagem
      Formação: Auxiliar – Nível Médio

      Este profissional exerce nível médio, de natureza repetitiva, envolvendo serviços auxiliares de Enfermagem sob supervisão, e a participação em nível de execução simples em processos de tratamento, cabendo especialmente observar, reconhecer e descrever sinais e sintomas executar ações de tratamento simples, prestar cuidados de higiene e conforto ao paciente e participar da equipe de saúde.

      Onde estudar? Através da legislação (Decreto n.º 2.208/97) não existe mais a formação para habilitação profissional de auxiliar de enfermagem ele passa a integrar o itinerário de profissionalização habilitação técnico em enfermagem.

      Responder
  1. Enfermeiro em ambulância: Obrigatório ou não? « PROFISSÃO: ENFERMEIRO

Deixe um comentário