quarta-feira, 22 de abril de 2009

Segredos de "O Náufrago"

Olá pessoal....

Voltei prá falar um pouco sobre a minha experiência com a resenha do filme "O Náufrago".
Antes de mais nada, considerei muito interessante o exercício de relacionar os conceitos vistos em sala com algumas cenas do filme. Eu que já havia assistido o filme "algumas vezes" me surpreendi pelo nova significância que atribuí ao filme como um todo e a algumas sequências em particular.
Mas, algo de curioso aconteceu nesse trabalho de garimpagem: procurando o "porquê" de algumas cenas, não obtive resposta.
Sabe aquele filme que vc assiste, no começo o "mocinho" cata um clips do chão e láááá no final do filme o cara usa esse clips prá desarmar a bomba atômica armada pelo vilão molusco que quer destruir o mundo? Nessa hora a gente diz: "huummmm , porisso que o diretor deu tanta importância a cena do mocinho pegando o clips no começo do filme...". Entenderam, né?

Pois então, há algumas cenas no filme "O Náufrago" que sinceramente não entendi, então espero que alguém dê uma luz!! Se foi erro de sequência, brincadeira de editoria ou se estava sobrando espaço prá enfiar uma cena sem relação com o contexto do filme, sei lá ... Tb. compartilho com vcs algumas curiosidades sobre o filme.

Vamos lá:

01. Alguém da produção era fã do Elvis. Apesar do filme não ter uma sequenciação em têrmos de trilha sonora, quando aparece fundo musical é Elvis. Na cena em que Chuck presenteia o menino com um CD ( do Elvis, claro!), os figurantes no fundo ficam passando o CD de mão em mão...

02. Nessa mesma cena, enquanto Nolan dá um tremendo discurso para os empregados da FEDEX russa, o funcionário sentado próximo a porta está dormindo !!! Roncando e tudo... Qual o significado da cena?

03. De volta a civilização, quando dorme no chão do quarto, fica iluminando o relógio com a foto de Kelly mas liga-desliga a lanterna várias vezes... Seria simulando a iluminação produzida pelos relâmpagos, como ocorria na caverna?

04. No começo do filme, quando Noland vai visitar Kelly em um laboratório (pelo menos parece um laboratório), encontra-a tirando cópias de seu trabalho. Mas um pouco antes no canto inferior esquerdo da tela aparece de relance alguém ajoelhado parecendo atender uma pessoa deitada no chão?!?!??? Viajei ou era isso mesmo ???? Coisa tipo atendimento no SUS, não entendi....

05. E a tal cena da tentativa de suicidio? Alguém viu isso? Pelo menos na cópia que eu assisti não tinha, apenas uma menção que ele mesmo fêz enquanto conversava com Wilson (voltou ao local depois para pegar mais "corda" para amarrar os juncos da jangada).

06. O dente que doía, ô dente miserento! Desde a primeira cena mencionando o dente, o personagem leva a mão ao rosto do seu lado direito mas na hora de ver a imagem refletida na "lâmina"do patins, ele vê o seu lado esquerdo.... Na hora de fazer a "extração" lá se foi o dente do lado direito... Um de nós dois errou o lado!

07. Alguém entendeu aquele encontro com a baleia? Perceberam que a baleia volta a cena (sem ser mostrada) em outras duas sequencias? Na primeira, através de um esguicho e do som atribuido as baleias, tenta "avisar" Chuck que Wilson caiu da jangada .... e depois com o mesmo recurso (sons e esguichos) , avisa Nolan sobre o navio que o resgata.... Alguém explica essas cenas ou viajei?

08. Como se não bastasse o dente que infernizou o personagem boa parte do filme, Chuck ainda amarga a sensação de ter perdido Kelly para um dentista.... Será que tem algo a ver? Talvez o meso cara que adora Elvis odeie dentistas.

09. E a festa de boas vindas? Depois de 4 anos perdido numa ilha vivendo de peixe e siri os "amigos" de Noland oferecem um buffet de frutos do mar kkkkkkkkkkkkkkk Sacanagem!

10. Aliás, essa dieta fez maravilhas pela audição de Chuck. Na cena em que se despede de Kelly, está longe prá K7 dentro de uma "cherokke" 16v barulhenta, numa noite de chuva.... Ainda assim escuta Kelly chamando .... êta ouvidinho bom!

11. Voltando um pouco ao inicio do filme, alguém entendeu aquela cena de close no "bandaid"? E depois, outra vez, destaque para o bandaid (no closet do avião, pouco antes do inicio da sequencia do acidente) ???

12. Curiosidade: As filmagens externas foram feitas nas ilhas Fiji em um intervalo de cerca de 1 ano. Na primeira fase Tom Hanks fêz as tomadas até o ponto no filme em que se passam 4 anos. Depois, na segunda fase das filmagens, de volta as Ilhas Fiji, Tom Hanks está cerca de 30 quilos mais magro - barba e cabelo crescidos eram do próprio ator.

13. Curiosidade: O filme finalizou utilizou diversas cenas em que foram incluidos elementos digitais: a cena da explosão da turbina é totalmente digital, a da baleia ídem. Quando sobe ao ponto mais alto da ilha, Chuck olha prá baixo e vê o mar rodeando a ilha. Na verdade, a cena foi rodada em terra firme e do ponto em que Tom Hanks se encontrava avistava apenas um aterro sanitário ( o mar foi incluido digitalmente).

14. Curiosidade: Aprendi que água de côco é laxante!

Era isso pessoal, quanta "abobrinha" né, mas de vez em quando faz bem ... pelo menos prá mim!

Abraço

Colaborou ===> Rica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui sobre o assunto que aparece no topo desta página.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.