quinta-feira, 21 de maio de 2009

Henry Ford - Nosso trabalho de Equipe

SUMÁRIO


O presente trabalho enfoca alguns aspectos mais significativos da vida e obra de Henry Ford, da empresa que fundou e que leva seu nome até os dias de hoje e, em conclusão, procura mostrar a importância desta personalidade histórica para a Administração tomando por base as práticas do Fordismo.

Ford era chamado por alguns de Senhor trabalho, pois tinha a mente voltada para o mercado. Nossa escolha por esse industrial norte-americano deve-se basicamente pelo fato de ter seu nome relacionado á administração científica, dando a ela o status de ciência.

Este status foi alcançado pelo estudo do pensamento de alguns de seus criadores: Taylor, Fayol e Ford, homens que, cada um à sua maneira, contribuíram para a formação dos conceitos que até hoje são reconhecidos sob o ponto de vista acadêmico da administração.

A idéias de Henry Ford modificaram todo o pensamento da época. Foi através delas que se desenvolveu a mecanização do trabalho, produção em massa, padronização do maquinário e do equipamento ( e por conseqüência, dos produtos), forte segregação do trabalho manual em relação ao trabalho intelectual, uma vez que o operário não precisava pensar apenas fazer seu trabalho com o mínimo de movimentação possível.

Além disso, ele revolucionou o tratamento aos trabalhadores, pois melhorou o salário deles, segundo Ford ao mesmo tempo em que, pelo pagamento de um salário substancial para aqueles que trabalhavam com a produção e a distribuição, o poder de compra aumentaria.

Ford se norteava por alguns princípios, tais como: Fazer as coisas da melhor maneira possível; Distribuir, com clareza as responsabilidades; Escolher os servidores mais capazes, não importa a que preço; Deduzir os juros na apreciação dos lucros e progredir sempre, para não retroagir.

O presente trabalho, enfoca alguns dos aspectos mais significativos da vida e obra de Henry Ford, da empresa que fundou e que leva seu nome até hoje, e procura mostrar a importância desta personalidade histórica para a Administração tomando por base as práticas do Fordismo.
O HOMEM


Ford nasceu em 30 de julho de 1863, em município rural a oeste de Detroit, no Estado de Michigan. Seu pai, William Ford, irlandês e sua mãe, Mary Litogot Ford nascida em Michigan tinham mais 4 filhos: Margaret Ford; Jane Ford, William Ford e Robert Ford.

Ford iniciou sua carreira em motores, na fazenda de seu pai. Ele era responsável pelos reparos nas máquinas da fazenda, mostrava muita habilidade para inovar e procurava observar atentamente o funcionamento mecânico das máquinas e equipamentos .

A vida na fazenda era difícil, exigia serviços pesados feitos à mão. Por causa disso, desde menino Ford demonstrava interesse em diminuir o trabalho manual com o emprego de máquinas.

Em 1875, com doze anos, o contato com um veículo movido a vapor o levou a estudar os carros automotores.

Seu pai desejava que ele no futuro assumisse a fazenda, mas Henry não tinha gosto pelo trabalho agrícola. Aos quinze anos, ele tinha a reputação de reparador de relógios , tendo desmanchado e remontado as peças dos relógios de amigos e vizinhos.

Em 1879, com 16 anos, ele deixou sua casa e foi para a cidade vizinha Detroit. Trabalhou como aprendiz de operador de máquinas, na empresa James F. Flower & Bros e depois na Detroit Dry Dock Co.

Em 1882, voltou para a fazenda da família e se tornar experiente na operação de motores a vapor portáteis da Westinghouse,

Aos 19 anos , Ford entrou para a Companhia Westinghouse, no conserto e na montagem de locomoveis a vapor. Em 1885, trabalhando como mecânico das oficinas da Eagle Motor Works, em Detroit, seu interesse se concentra nos motores a explosão. Dois anos depois, Ford construiu seu primeiro motor desse tipo, movido a gasolina.

Casou-se com Clara Jane Bryant em abril de 1888. Tiveram um único filho, Edsel Bryant Ford .

Em 1890, Ford assumiu o lugar de engenheiro maquinista na cidade de Detroit na Edson Illuminatig Company. Em 1893, após sua promoção ao cargo de engenheiro chefe, Ford passou a ter tempo e dinheiro para dedicar-se às suas experiências pessoais com motores a gasolina. Estes experimentos culminaram em 1896 com a conclusão de seu próprio veículo automotor denominado Quadriciclo.

Sua primeira empresa foi a Detroit Automobile Company, que fechou logo a seguir por discordância com os outros diretores em relação à adoção da produção em massa como modelo padrão.


Foi considerado o maior empreendedor estadunidense e o primeiro empresário a aplicar a montagem em série de forma a produzir em massa automóveis em menos tempo e a um menor preço. A introdução de seu modelo Ford T revolucionou os tranportes, a indústria e o comércio.

Ford foi um inventor prolífico e registrou 161 patentes nos EUA.

Como único dono da Ford Company, ele se tornou um dos homens mais ricos e conhecidos do mundo.

Ford via no consumismo uma chave para paz, o que levou a dizer que “o dinheiro é a coisa mais inútil do mundo; não estou interessado nele, mas sim no que posso fazer pelo mundo com ele”.

Ele não confiava em contadores, tendo reunido uma das maiores fortunas do mundo sem ao menos possuir auditoria em sua companhia. A companhia teve sua primeira auditoria depois que Henry Ford II (bisneto de Henry Ford) se tornou seu diretor.

Henry Ford faleceu em 7 de abril de 1947.

O PAPEL DE FORD NA ADMINISTRAÇÃO

Nos principais desenvolvimentos teóricos da primeira parte do século XX, temos Ford e a linha de montagem. Ele elevou ao mais alto grau os dois princípios da produção em massa, que é a fabricação de produtos não diferenciados em grande quantidade: peças padronizadas e trabalhador especializado.
Peças e componentes padronizados e intercambiáveis, e com a produção massificada para garantir a uniformidade das peças, deram origem ao controle de qualidade.
Na produção massificada o produto é dividido em partes e o processo de fabricá-lo é divido em etapas. Cada etapa do processo corresponde à montagem de uma parte do produto. Cada pessoa e cada grupo de pessoas, num sistema de produção em massa, têm uma tarefa fixa dentro de uma etapa de um processo predefinido. A divisão do trabalho implica a especialização do trabalhador.
Foi o mais conhecido de todos os precursores da administração científica. No fordismo a racionalização da produção visa aumentar a produtividade pela estandardização, ou seja, pelo método de fabricação dos produtos e por uma nova organização do trabalho.
Tinha idéias avançadas para a época, pois via na introdução do maquinário, a economia da força do trabalhador. Crescimento com o uso inteligente da energia e da máquina, otimização do tempo. Como também via que tinha que criar um produto, um carro que correspondesse às necessidades e desejos das pessoas. Fosse algo que pudessem adquirir um bem durável.
Sempre buscou baixar o preço do carro, estudando a produção e vendo onde podia diminuir o custo. Os salários eram os mais bem pagos na época, pois sabia que tinha que ter dinheiro circulando, para a economia crescer, e, portanto vender mais de seus produtos. Com isso criou a classe média, pois os carros já não eram apenas um luxo para poucos, e as pessoas passaram a ver também a sua utilidade.
Geriu suas empresas com a visão de que a mais alta missão do capital não é produzir mais dinheiro, e sim fazer o dinheiro prestar mais serviços à vida. A empresa só tem razão de existir se for para melhorar a vida da comunidade em que se insere. O industrial tem que enriquecer, enriquecendo a humanidade. Sua concepção sobre o que é o trabalho, e para que serve o trabalho, guiou a maneira como criou e expandiu os seus negócios.
A sua inovação na organização do trabalho teve impacto muito grande sobre a maneira de viver do homem do que muitas das maiores invenções do passado da humanidade. Quando já fabrica 800 carros por dia em 1913, repartiu com seus empregados uma parte do controle acionário da empresa, assim dava responsabilidade aos trabalhadores. Estabeleceu o salário de U$ 5 por dia e diminuiu a jornada de trabalho de dez a doze horas por dia, para oito. Utilizou um sistema de concentração vertical, produzindo desde a matéria-prima inicial ao produto final acabado, alem da concentração horizontal através de uma cadeia de distribuição comercial por meio de agências próprias. Sempre aperfeiçoando os seus métodos e processos de trabalho, fez uma das maiores fortunas do mundo.

PERFIL ATUAL DA “FORD COMPANY”


Como maior legado tangível de Henry Ford, julgamos oportuno incluir no presente trabalho, um panorama do que é a FORD nos dias de hoje.

Constituída em Delaware, em 1919, a Ford Motor Company é uma empresa que atua na produção de automóveis e caminhões, com um contingente de cerca de 87.700 empregados (dados de 12/12/2008).
Seu conselho diretor é capitaneado por Alan Mulally (CEO / Presidente) e William Clay Ford Jr. (Presidente do Conselho de Administração / Diretor). O primeiro, recentemente contratado (ex-diretor na Boeing) veio ocupar o espaço que vinha sendo administrador pelo segundo, bisneto do fundador da Cia, Henry Ford – mais de um século após sua fundação, a família Ford ainda está no comando da companhia.

Em 1999, William Clay Ford Jr, (“Bill Ford”, como prefere ser chamado) assumiu o cargo de chairman no momento em que a companhia começava a enfrentar uma nova crise, derivada de um gigantesco recall de pneus, obrigando-o também a acumular o comando executivo. Ele implantou um programa de reestruturação que deu resultados, inclusive no Brasil, onde a Ford tem recuperado espaço no mercado nacional.

A Companhia e suas subsidiárias também participam em outros empreendimentos, incluindo o financiamento de veículos (seus próprios e de terceiros). Os negócios da Companhia são divididos em dois macro setores: Automotivo e Serviços Financeiros.

A Ford a nível mundial se divide em sete segmentos:

· Ford América do Norte;
· Ford América do Sul;
· Ford Europa,
· Volvo,
· Ford Ásia Pacífico África;
· Mazda
· Jaguar, Land Rover e Aston Martin.

O segmento Ford América do Norte inclui a venda de diferentes modelos das marcas Ford, Lincoln e Mercury, bem como peças e serviços para Estados Unidos, Canadá e México.

O segmento Ford América do Sul inclui a venda de veículos de marca Ford e das peças e serviços relacionados a região da América do Sul.

O segmento Ford Europa inclui a venda de veículos da marca Ford e dos serviços e peças na Europa, Turquia e Rússia.

O segmento Volvo inclui a venda de veículos da marca Volvo, bem como de suas peças e serviços especializados, nas seguintes regiões:América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia Pacífico e África.

O segmento Ford Ásia Pacífico África é designada para a venda de veículos de marca Ford e de serviços conexos em partes da Ásia-Pacífico e África do Sul.

Ao segmento Mazda cabe a gestão de perdas/ganhos associados aos investimentos da Ford na Mazda propriamente dita, bem como alguns outros investimentos da montadora japonesa.

O segmento responsável pela marcas Jaguar, Land Rover e Aston Martin atua na gestão centralizada para controle de comercialização, políticas de comercialização e de interação mercadológica para esse nicho de clientes.

O setor dos serviços financeiros inclui os segmentos Ford Credit e Outros Serviços Financeiros. Ford Credit oferece financiamento, leasing e seguros para veículos. Outros Serviços Financeiros é um segmento que inclui uma variedade de empresas, sociedades holding, imobiliário, e de financiamento e leasing de alguns veículos Volvo na Europa.

A Companhia possui ou detém licenças para utilizar numerosas patentes, direitos autorais e marcas registradas em uma base global.

Ainda adquire uma variedade de matérias-primas provenientes de numerosos fornecedores ao redor do mundo para utilização na produção de seus veículos. Esses materiais incluem metais não-ferrosos, metais preciosos, metais ferrosos, energia e resinas.

Os concorrentes diretos da Ford nos Estados Unidos são: General Motors Corporation, a Chrysler LLC, a Toyota Motor Corporation, Honda Motor Company e a Nissan Motor Company.

CONCLUSÃO

A história de Henry Ford e da Ford Motor Company são inseparáveis – essa é a primeira conclusão a que se chega quando estudamos esse incrível personagem da recente história americana e mundial.

De sua infância sem luxos (mas sem pobreza, como ele mesmo destaca em sua obra autobiográfica “My Life and Work”) vivida em uma fazenda, parece ter herdado o gosto e o respeito pelo trabalho duro, pelo comprometimento com resultados e por sua característica visão e persistência.

Uma das inúmeras passagens em sua vida que dá prova deste tipo de comportamento é quando começa a trabalhar com Thomas Edison – que mais tarde viria a ser seu grande amigo! Como empregado de Edison, numa época em que a utilização da energia elétrica ainda engatinhava no campo das inúmeras possibilidades que se apresentavam para uso deste tipo de energia, Ford trabalhava incansável em seu projeto de motores de combustão interna. Tomando conhecimento do projeto de Ford, Edison (outro personagem histórico de extraordinária visão) acabou por incentivá-lo a dedicar-se a seu projeto o qual, como sabemos, anos depois deu origem a Ford Motor Company.

A frente de seu negócio, Ford estabeleceu um verdadeiro conjunto de protocolos e regras, definiu modelos, criou padrões de conduta. Aliado ao seu empreendedorismo e visão estratégica, a nosso ver uma de suas maiores características, prestou sua contribuição à teoria da administração com o “Fordismo” - sistema de relações de trabalho baseado no salário elevado, alta produtividade com montagem de linha de produção de carros cujo preço seria acessível a grande parte das famílias americanas – algo inimaginável a época.

Ao lançar o “U$5 per Day”, Ford promoveu uma verdadeira revolução industrial com reflexos culturais, sociais, políticos e econômicos. Talvez nem mesmo em seus sonhos mais otimistas, poderia prever que estaria nascendo dessa iniciativa uma nova escola administrativa, um novo mercado consumidor, uma nova forma de relação de consumo.

Esse abalo na estrutura da sociedade de consumo norte americana logo se ramificou a outros países e mostra-se muito vivo até os dias de hoje!

Não obstante as dificuldades encontradas pelo caminho (I Guerra Mundial, II Guerra Mundial, o enfrentamento com a concorrência, as desgraças pessoais e familiares) Ford mantinha sempre a mesma fibra e capacidade empreendedora.

Por conta desta tenacidade, alterna em sua biografia, momentos em que parece estar preocupado com o futuro do homem e da sociedade, com outros momentos em que parece estar disposto a tudo para atingir seus objetivos pessoais e empresarias (mesmo as custas da saúde física e mental de seus inúmeros funcionários).

Ford, por tudo isto, é um personagem histórico cujo estudo nunca parece ter sido completo. Sua contribuição para a Administração como ciência, particularmente, ainda deixa margem para aprofundamento, muita pesquisa e novas descobertas.

BIBLIOGRAFIA

ANDRADE, Rui Otávio B. de Andrade, AMBONI, Nério. Teoria Geral da Administração. São Paulo: M. Books Editora. 2007

MAXIMINIANO, Antonio Cesar Amaru Introdução à Administração. São Paulo Editora Atlas.

Os princípios da prosperidade de Henry Ford - as obras: Minha vida e minha obra,
Hoje e amanhã e Minha filosofia da indústria, editora Brand Ltda, 1954

FORD, HENRY. My Life and Work.
Release Date: January, 2005 [EBook #7213], Edition: 10, Guttenberg Project
Produced by Marvin Hodges, Tom Allen, Tonya Allen, Eric Eldred,
Charles Franks, and the DP Team

Documentário HENRY FORD, exibido na TV Espanha, canal HC (History Channel), em 2002.

http://www.estudosweb.com.br/henryford.htm

http://www.htmlstaff.org/xkurt/projetos/portaldoadmin/modules/news/article.php?storyid=682

http://www.unifaj.edu.br/NetManager/documentos/Ford%20e%20a%20administracao%20cient%C3%ADfica.pdf

http://www.editorauto.com.br/128/ford100Anos.htm

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