Elisa Toffoli – revelação italiana

Por Bernardo de Alencastro

Elisa Toffoli: além de linda, super talentosa.

Elisa Toffoli: além de linda, super talentosa.

Elisa Toffoli, ou simplesmente Elisa como é mais conhecida, é uma cantora e compositora italiana. Nasceu na província de Triste em 19 de dezembro de 1977 (fica a preguiça de calcular quantos ela tem).

A história também cai no mesmo clichê de tantos outros. Teve experiências musicas desde pequena e foi desperta com poesias do autor Rudyard Kipling e com letras de Jim Morrison que impulsionaram essa cantora e começar escrever suas primeiras letras e melodias com apenas 11 anos. O resto é o tradicional, comecou tocar com bandas locais até fazer sucesso e lançar o primeiro cd sob o selo da Sugar Music no ano de 1997.

A parte notável, e que vale ser citada realmente é sobre os seus falsetes, que alcançam notas tão extraordinariamente altas que foi o que lhe conferiu destaque na carreira. Hoje sua marca además dos falsetes é de ser a maior cantora e compositora italiana a compor e cantar em inglês, o que lhe confere uma fama mundial.

Eu particularmente nunca tinha nem escutado falar sobre essa cantora, o que não é difícil quando lembramos por exemplo o tempo que demoram os cds para serem lançados oficialmente no Brasil, quando são, claro. Mas a descobri escutando o dvd do italiano Andrea Bocelli cantando na Toscana, chamado Live In Tuscany onde ela foi a única cantora a ter uma apresentação solo. A voz me paralisou tanto quanto a letra. O local também é incrível mas isso a gente pode pensar pra um outro post sobre quem sabe Andrea Bocelli.

Discografia

* 1997 – Pipes & Flowers
* 2000 – Asile’s World
* 2002 – Then Comes The Sun
* 2003 – Lotus
* 2004 – Pearl Days
* 2006 – Soundtrack ‘96-’06
* 2007 – Caterpillar
* 2008 – Dancing (US & Canada)

A apresentação na Toscana:

Deixe um comentário