sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Preparação do Sabão

Os sabões e os detergentes são compostos de moléculas que contêm grandes grupos hidrocarbônicos, os grupos hidrofóbicos (que não tem afinidade pela água), e um ou mais grupos polares, os grupos hidrofólicos (que têm afinidade pela água). As partes não-polares de tais moléculas dissolvem-se em gorduras e óleos e as porções polares são solúveis em água. A capacidade de limpeza dos sabões e detergentes depende da sua capacidade de formar emulsões com materiais solúveis nas gorduras. Na emulsão, as moléculas de sabão ou detergente envolvem a "sujeira" de modo a colocá-la em um envelope solúvel em água, a micela (Fig.). Partículas sólidas de sujeira dispersam na emulsão.



Fig. - Interface da micela com um meio polar. Emulsificação de óleo em água por sabões. As cadeias hidrocarbônicas não-polares dissolvem-se em óleo e os grupos iônicos polares em água. As gotículas carregadas negativamente repelem-se mutuamente.

PREPARAÇÃO DO SABÃO

Este experimento tem como objetivo a preparação de um sabão simples.

TEMPO PREVISTO:

Aproximadamente 50 minutos.

MATERIAL E REAGENTES:

  • 23 mL de óleo vegetal

  • 1 béquer de 300 mL (copo de vidro incolor)

  • 20 mL de etanol (álcool comum)

  • 1 bastão de vidro (colher de sopa)

  • 80 mL de solução de NaOH 25% (soda caústica)

  • 1 funil

  • 150 mL de solução saturada de NaCl (sal de cozinha)

  • 1 papel de filtro (coador de café)

  • ácido acético (vinagre)

  • água gelada

PROCEDIMENTO:

1. PREPARAÇÃO DO SABÃO:

  1. Transferir 23 mL de óleo vegetal para um béquer de 300 mL.

  2. Adicionar 20 mL de etanol e 80 mL de NaOH 25%.

  3. Adicionar lentamente ácido acético e controlar o pH entre 6 e 7 com a ajuda de papel indicador (ou papel de tornassol).

  4. Aquecer lentamente em banho-maria, agitando constantemente com um bastão de vidro. Seja cuidadoso, pois o álcool é inflamável.

  5. Após cerca de 20 minutos o odor do álcool deverá desaparecer, indicando o final da reação. Deverá se observar a formação de uma massa pastosa, contendo sabão, glicerol e excesso de NaOH.

  6. Usar um banho de gelo para resfriar o béquer.

  7. Para precipitar, ou "salt out" o sabão, adicionar 150 mL de solução saturada de NaCl, agitando vigorosamente. Este processo aumenta a densidade da solução aquosa e o sabão irá flutuar.

  8. Filtrar e lavar com l0 mL de água gelada.

PREPARAÇÃO DAS SOLUÇÕES:

  • Solução Saturada de NaCl - Adicionar 150 mL de água à cerca de 150 gramas de sal de cozinha. Agitar bem.

  • Solução de NaOH 25% - Adicionar 25 gramas de NaOH em 100 mL de água. Agitar até a dissolução total. Cuidado a reação é exotérmica!


  • CURIOSIDADES:

    Os sabões são feitos pela saponificação de gorduras e óleos. Qualquer reação de um éster com uma base para produzir um álcool e o sal de ácido é chamada uma reação de saponificação. Um subproduto da manufatura de sabões é a glicerina, da qual pode-se obter a nitroglicerina, um poderoso explosivo. Durante a I e II Guerras Mundiais, as donas de casa guardavam o excesso de óleo e gorduras de cozinha e o devolviam para a recuperação da glicerina.





    Vários detergentes muito eficientes não espumam em água. Embora os trabalhos de laboratório tenham mostrado que o grau de formação de espuma tem muito pouco a ver com a eficiência do detergente, mas as donas-de-casas geralmente associam a espuma com a eficiência. Por isto, os fabricantes freqüentemente adicionam agentes espumantes aos seus produtos.

    Fonte: http://www.cdcc.sc.usp.br/
    By Jadson Alex

    Nenhum comentário: