Engine Engenharia investe em equipamentos para aumentar produtividade

A qualidade do serviço pós-venda oferecido pela Sotreq incentivou a empresa a renovar sua frota com três carregadeiras Caterpillar para movimentação de minério de ferro

O antigo projeto de montar uma empresa tornou-se realidade há três anos. Os irmãos e amigos de faculdade, Paulo Guimarães, engenheiro mecânico, Luiz Guimarães e João Carlos Oliveira, engenheiros civis, se uniram e, em 2003, fundaram a Engine Engenharia Ltda., em Juiz de Fora (MG), que atua nas áreas de terraplenagem, mineração e movimentação de produtos em áreas industriais. Mesmo com pouco tempo de existência, a empresa tem atualmente uma representação significativa no seu mercado A empresa iniciou com locação de equipamentos, começando com uma escavadeira hidráulica 320C Caterpillar adquirida da Sotreq-Rio, e depois migrou para a prestação de serviços como subempreiteira fazendo escavação, carga e transporte de minério e estéril.

   
  “Nosso objetivo, desde o começo, era a inserção no mercado de mineração”, afirma João Carlos Oliveira, diretor comercial da Engine. Para isso, houve um incremento no departamento comercial e bastante comprometimento e investimento na qualidade dos serviços prestados, visando tornar-se referência em prestação de serviços nas áreas de mineração e construção.

Atualmente, a empresa passa por um momento muito positivo: renovou seu contrato com a Modal Terminal de Granéis por mais dois anos e sua frota com três novas carregadeiras 938GII CAT. “Hoje em dia, praticamente todos os nossos equipamentos são Caterpillar devido à sua qualidade, desempenho e economia. Um fator que pesou muito para a substituição de nossas máquinas pelas da CAT foi o serviço de pós-venda oferecido pela Sotreq. “A manutenção das carregadeiras fica mais eficiente com o suporte técnico que a empresa nos disponibiliza. Outra vantagem de termos equipamentos CAT é o atendimento padronizado da Sotreq, que oferece a mesma qualidade em qualquer lugar do Brasil”, acrescenta João Carlos Oliveira.

CARGA DE MINÉRIO – A operação da Engine feita no pátio ferroviário da Modal Terminal de Granéis, em Itaúna (MG), contratada pelo grupo J. Mendes de Mineração, inclui carregamento de composição ferroviária, desdobramento e empilhamento da pilha de minério, disponibilização de apontadores para orientação quanto ao local para descarga de minério, manutenção das pistas de trânsito das carretas para acesso às pilhas, mantendo-as em condições normais de tráfego.

As carregadeiras 938GII, fornecidas pela Sotreq-Rio, fazem o empilhamento, desdobramento e carregamento do minério de ferro no pátio ferroviário da Modal Terminal de Granéis, que é levado para até porto de Tubarão (ES) para exportação. Cada composição de 80 vagões de um trem comporta seis mil toneladas de minério de ferro.

Cada carregadeira CAT trabalha uma média de 250 horas por mês e a rotina diária, dependendo da época, pode ser de até três carregamentos – que duram cerca de quatro horas cada. Todas as três máquinas possuem PMP – Programa de Manutenção Preventiva. “É muito importante que as máquinas sejam constantemente avaliadas, para que a vida útil e a produtividade delas se prolongue”, explica Sérgio Lamarca, executivo de contas da Sotreq-Rio.

MEIO AMBIENTE – Uma das exigências do contrato com a Modal Terminal de Granéis é a disponibilização de máquinas 24 horas por dia. Outra é o cuidado integral com a segurança e o meio ambiente. Para lavar e dar manutenção nos equipamentos, há um local específico, onde um reservatório de decantação retém o óleo, fazendo com que a água retorne limpa para o meio ambiente.

Constantemente a Engine é auditada pela J. Mendes para a verificação do cumprimento das regras. E, para que não haja falhas, a empresa de engenharia está desenvolvendo um programa de segurança e meio ambiente próprio, com relato diário da rotina. “Assim temos possibilidade de correção de possíveis erros e fazer com que estes não se repitam”, ressalta João Carlos Oliveira. A empresa também está atuando como subempreiteira da Sempre Viva, na remoção de estéril da mina de Alegria, em Mariana (MG), da Samarco. A operação é feita por duas escavadeiras 330CL CAT e 10 caminhões traçados 8x4. A Engine Engenharia também está fazendo transporte de minério de ferro com oito caminhões traçados 8x4, carregados ininterruptamente, para a MBR, na mina de Capão Xavier, em Nova Lima (MG).