Powered By Blogger

terça-feira, 20 de abril de 2010

ATIVIDADE -1.3 – Projeto e suas características

“Projeto é uma organização de pessoas dedicadas visando atingir um propósito e objetivo específico. No mínimo todos os projetos necessitam terem seus objetivos bem definidos e recursos suficientes para poderem desenvolver as tarefas requeridas”.
(TUMAN, 1983)

Segundo MARIA ELIZABETH BIANCONCINI DE ALMEIDA, é importante considerar três aspectos fundamentais para a prática pedagógica com projetos, com o uso de tecnologias.
Um deles se refere à explicitação daquilo que se deseja atingir com o projeto e às ações que se pretende realizar – o registro de intenções, processos em realização e produções. Outro aspecto diz respeito à integração das tecnologias e mídias, explorando suas características constitutivas, de modo a incorporá-las ao desenvolvimento de ações para agregar efetivos avanços. O terceiro aspecto trata dos conceitos relacionados com distintas áreas de conhecimento, que são mobilizados no projeto para produzir novos conhecimentos relacionados com a problemática em estudo. Este texto pretende explorar esses três aspectos, explicitando a importância da formação do professor para que ele tenha condições de desenvolver práticas pedagógicas com projetos que favoreçam a recontextualização do conhecimento na escola e na vida do aluno, a produção colaborativa de representações que engajam os alunos como aprendizes, construtores de significados. Para enfatizar essas idéias são comentados alguns exemplos de práticas de sala de aula em que tecnologias foram articuladas a projetos para propiciar aos alunos a aprendizagem significativa, por meio do desenvolvimento de produções com o uso de diferentes mídias.
Projetos interdisciplinares

Os projetos interdisciplinares nas escolas partem de um tema central, onde são estudados sob a ótica de diferentes disciplinas. Eles contemplam um tema prático escolhido para trabalho em grupo, a ser abordado com amplitude e profundidade de maneira a evidenciar as relações entre diferentes aspectos, os vários pontos de vista, a correspondência e complementação das explicações e solução de problemas para dar cumprimento aos objetivos traçados.

2 comentários:

  1. Edi,

    Parabéns pelo seu Blog.
    Ele tem assuntos interessantíssimos.
    Vou até tirar um trecho do seu texto para inclementar um trabalho que desenvolvo com meus alunos.
    Parabéns pela filha também!
    Rosângela

    ResponderExcluir
  2. o professor precisa ter uma intenção com o que quer trabalhar através de projetos. Planejar e replanejar quando algo não caminha de acordo é fundamental, repensar, estudar diferentes formas e estabelecer conceitos de cidadania e democracia é de fundamental importância para que aprendizagens significativas sejam construídas.

    ResponderExcluir