4º ENCONTRO

UNIDADE 7

CRIAÇÃO DE BLOGS

Nesta unidade vamos trabalhar com blog. Esta ferramenta se tornou muito popular por não demandar conhecimentos de especialista em informática para sua criação e utilização, e porque seu uso e hospedagem são oferecidos gratuitamente em alguns sites. Ela permite que se publiquem textos on-line, com funcionalidades de edição, atualização e manutenção
dos textos disponibilizados na rede, recursos que, para muitos, são responsáveis pelo seu sucesso e popularização. O blog tem sido amplamente empregado na condição de diários digitais, na publicação de notícias e de outros gêneros textuais. Dessa forma, os blogs e fotologs (diários de fotos na Web) permitem a qualquer pessoa, que se prontifique a mergulhar nos recursos oferecidos pela Internet, tornar-se um(a) autor(a).

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Objetivos de aprendizagem desta Unidade de Estudo e Prática:


* Conhecer características dos blogs.
* Criar um blog.
* Visitar blogs de colegas e outras pessoas como repertório de possibilidades de escrita
digital.
* Refletir sobre o impacto dos blogs sobre a aprendizagem e a comunicação.
* Utilizar blogs em atividades de prática pedagógica.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

ATIVIDADE DE PESQUISA 1 – Conhecendo alguns blogs


Esta atividade visa ampliar seu repertório sobre os modelos e conteúdos abordados em blogs de outras pessoas, como base para construir o seu.
1) Leia o texto de Paloma Cotes, Quer aprender? Crie um blog (disponível em http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG76347-6014-456,00.html). O texto discorre sobre como alunos e professores estão usando os diários na Internet para partilhar
dúvidas, estimular pesquisas e incentivar a troca de informações.
2) Visites alguns dos blogs da lista abaixo. São blogs de escolas e de professores e sobre tecnologia:
– Primeiro blog da escola – http://caicmariano.blogdrive.com
– Primeiro blog com alunos – http://acelera2005.blogdrive.com
– Blog colaborativo sobre a Copa do Mundo – http://copamundo.blogspot.com
– Sites e dicas interessantes para professores – http://of2edu.blogspot.com
– Blog da escola – http://caicmariano.blogspot.com
– Blog do Centro de Referência Educacional – http://www.centrorefeducacional.com.br/informat.html
– Professores – http://blogblogs.com.br/tag/professores
– Dinâmica Educativa :: Dinâmicas de Grupo – http://dinamicaeducativa.blogspot.com/feeds/posts/default
http://dinamicaeducativa.blogspot.com/2007/12/dicas-de-trava-linguas.html
– Alma de Educador – http://almadeeducador.blogspot.com/
– Ciberespaço na escola – http://ciberespaconaescola.blogspot.com/
– Edublogosfera – informa endereços de blogs – http://edublogosfera.blogspot.com/atom.xml
– Nanotecnologia – http://viniciusgerva.blogspot.com/
– Edesio.ueg – sobre tecnologia – http://ed.ueg.zip.net/
– Yahoo! Busca Educação- http://br.buscaeducacao.yahoo.com/mt/archives/2005/07/use_blogs_como.html
– Informática Educativa – http://jmzimmer.blog.uol.com.br/
– Lousa Digital – http://lousadigital.blogspot.com/
– Conexão Blog / YouTube – http://e-educador.com/index.php/educa-nos-blogs-mainmenu-132
– Efetividade.net – sobre apresentações de slides – http://www.efetividade.net/2008/02/27/

como-estar-preparado-para-sua-apresentacao-em-sala-de-aula/
3) Há inúmeros outros blogs. Utilize os sites de busca para localizá-los, utilizando palavras-
chave de assuntos de seu interesse.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

ATIVIDADE DE PRÁTICA 1


Crie seu blog, orientando-se pelos passos a seguir:
1- Entre no site do Gmail (http://www.gmail.com) e faça o login (digite nome de usuário
e senha e depois clique em acessar – figura 7.4).
2- Na tela principal do seu e-mail, procure na parte superior uma lista de opções (figura
8.5):

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

ATIVIDADE DE PRÁTICA 3


Registre no seu blog suas conclusões sobre “Como o computador contribui para a transformação da escola, da aprendizagem e da prática pedagógica?”. Essa reflexão vem sendo elaborada, digitada e editada nas Unidades de Estudo e Prática anteriores. Publique também os textos que elaborou sobre esse e outros temas que tenham sido tratados. Não esqueça de citar a fonte de onde retirou trechos de textos de outros autores,
fotos e imagens, fornecendo também os links de acesso para que os visitantes do seu blog conheçam as produções na íntegra.
Caso não tenha acesso à Internet, entre em contato com o formador do curso para que ele lhe ajude na realização da tarefa.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

UNIDADE 8

COOPERAÇÃO E INTERAÇÃO EM REDE

Nesta unidade, vamos retomar um pouco as unidades 6 e 7, discorrendo mais sobre a importância da colaboração e interação na Web, incluindo o uso de blogs. Você irá aprender
a inserir vídeos em suas apresentações de slide, com o objetivo de enriquecer seu trabalho. E, por fim, irá aprender algo totalmente novo, mas muito importante para publicar textos e outras produções na Internet: a transformação de seus trabalhos em página Web. Você vai continuar a elaborar seus próprios textos e apresentações, mas agora no formato html (linguagem utilizada para desenvolver páginas na web) e, assim, criar um site para apoiar sua ação como professor.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Objetivos de aprendizagem desta Unidade de Estudo e Prática:


• Refletir sobre a relação entre tecnologias e seus reflexos sobre a aprendizagem.
• Refletir sobre as possibilidades de interação e interatividade na rede mundial de computadores,
colaborando na produção de documentos textuais.
• Incorporar em documentos e apresentações de slides, vídeos de sites que prestam serviços de armazenamento.
• Utilizar ferramentas do software BrOffice Impress para criar e publicar textos no formato
html para Web.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

ATIVIDADE DE PESQUISA 1


Nesta unidade, sua apresentação será cada vez mais incrementada, com os recursos avançados do BrOffice Impress e dos sites que socializam imagens na Internet.
Visite o site do YouTube (www.youtube.com.br) para pesquisar por um vídeo interessante
e incorporá-lo na sua apresentação de slides.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

ATIVIDADE DE PRÁTICA 2

Transformando sua apresentação em página WebNesta etapa, após terminar as suas escolhas de vídeo, você vai exportar, no BrOffice Impress, a sua apresentação para formato html. O html é o formato utilizado para a criação de páginas Web.

Crie uma pasta específica para este trabalho dentro da sua área de trabalho no BrOffice Impress, com o nome aula. Esta pasta será usada para salvar todos os arquivos
exportados para o formato html.

PASSO A PASSO
1- Abra no BrOffice Impress, o arquivo html que corresponde à página na qual o vídeo deve ser reproduzido.
Depois de aberta a página, observe que você está no BrOffice Writer/Web, isto é, você está em um ambiente de edição. Você poderá escrever, trocar as imagens, etc.
2- Vá ao Youtube e visualize o vídeo desejado. Observe a figura 9.11: você deve copiar o conteúdo da caixa Incorporar. Este texto é a referência do vídeo que você irá colocar
na sua página html.

3- Volte no BrOffice Writer/Web para a página html que terá o vídeo incorporado. Com a página sendo exibida na tela, escreva uma chamada para o vídeo. Por exemplo: “Clique sobre a imagem para assistir ao vídeo”. Feito isso selecione este texto;

4º Com o texto selecionado, clique no menu Exibir e em fonte html.

5- O código-fonte é exibido e o texto que selecionamos

6- Clique no disquete para salvar estas mudanças e feche o BrOffice Writer/Web.
7- No navegador de Internet, abra o arquivo da página inicial. Nosso exemplo é aviação.
html.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Deixe um comentário