segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Praticando a Acolhida

No último domingo, dia 8 de Fevereiro, desenvolvemos o tema ACOLHIDA.

Através da dinâmica "Se vira nos 30", praticamos a acolhida em diversas situações de nossas vidas e fechamos a reunião com a importância de acolher os novos integrantes a cada Encontrão.

A acolhida nas missas pode ser explicada por estarmos chegando para uma celebração, para a Ceia do Senhor. Acolhemos irmãos e irmãs para a entrada na casa de Deus e para dividirmos com eles a vontade de estarmos todos em busca de uma mesma coisa: Uma intimidade maior com Deus e com a sua palavra.

Na Santa Missa organizada pelo EJC, nós temos que receber, antes do início da celebração, jovens, idosos, brancos, negros, pobres e ricos. Pessoas de todos os tipos. Em nossas vidas devemos fazer a mesma coisa, sempre atentos ao mesmo princípio: Não devemos fazer distinção quando exercitamos o Dom da Acolhida.

Nós, enquanto Cristãos, devemos acolher a qualquer um e fazer com que essa pessoa se sinta bem e a vontade. E o mais difícil nisso é quando temos que acolher pessoas que são completamente diferentes de nós. Pessoas que não temos nada em comum. Pessoas essas que, às vezes, temos que lidar diariamente ou até mesmo nem queremos encontrá-las. Mas, assim como na passagem do Bom Samaritano que foi o único que acolheu um irmão necessitado, mesmo este sendo de um povo que tinha desavenças com o seu. Ele se lembrou do fator principal que nos uni: Somos todos filhos do mesmo Deus. Por isso, a acolhida já basta!

A vida de Jesus Cristo nos dá alguns bons exemplos de como podemos acolher pessoas fora da Celebração religiosa. Como foi o caso das crianças que queriam ver e falar com o Senhor e, seus discípulos, num primeiro momento, impediram. Porém, quando Jesus soube, Ele mandou chamá-las imediatamente acolhendo-as em Sua companhia. Ou então, quando Jesus acolheu Mateus, um coletor de impostos (Profissão mal vista por grande parte do povo da época) para ser um de seus 12 discípulos.

A acolhida feita por um Cristão deve conter uma característica marcante: a ALEGRIA. É essa alegria de se sentir amado por Deus. A alegria na confiança de que até em meio a tempestades violentas ou em tempestades em copo d´água, tudo estará sendo feito de acordo com a vontade de Deus.

A acolhida também deve ser sentida de outra maneira. Faz parte da acolhida, deixar ser acolhido. Saiba que Deus irá te acolher sempre! Como da vez que você topou em participar do EJC e hoje está aqui. Basta você estar disposto a ser acolhido.

A acolhida pode ser um carinho, uma palavra, um abraço, um ensinamento, uma lembrança, uma hospitalidade, um cuidado, uma boas-vindas. Não importa. Exercite o dom da acolhida em sua vida. E, é claro, faça com alegria!

MISSÃO DA SEMANA:
Exercite o dom da acolhida. A sua missão desta semana é convidar alguém (pode ser do Encontro ou não), para vir assistir à missa das 18h na Divina na semana que vem!!!




Não deixe de comentar as atuações do "Se vira nos 30", enviar suas sugestões e etc.

Lembrando que nos dias 10, 11 e 12 de JULHO teremos o RETIRO DO EJC na Casa de São Bento. Reserve esta data no seu calendário e informe-se sobre preços e formas de pagamento com um dirigente.

Fiquem com Deus.

Com carinho,

Bia, Crof, Luly, Paty e Victor

3 comentários:

  1. Ahahahaha, fica aqui um recado só pra srta: Tina, apareça nas reuniões!!!! :)

    beijos

    ResponderExcluir
  2. deixa comigo, mas depois do carnaval, pq vou viajar
    mas eu acompanho na net, isso devia valer presenca, é presença virtual

    ResponderExcluir