terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

ENTRADA E BÊNÇÃO INICIAL

Amigos,

no último domingo dia 15/02 abordamos o Tema "Entrada e Bênção Inicial (Sinal da Cruz)". Criamos um ambiente onde os jovens eram convidados a entrar na Casa de Deus e, aí sim, falamos sobre a Procissão de Entrada e a Bênção Inicial, aproveitando para fazer um paralelo com a nossa vida cotidiana.

Abaixo o texto do convite de Jesus para à sua casa e, em seguida, o texto sobre a procissão de Entrada e Bênção Inicial:

CONVITE DE JESUS À SUA CASA

“Quero que você entre aqui
Venha ao meu encontro
Sinta ao quanto amo você
Venha para minha casa
Ela está sempre de portas abertas

Aqui você me encontrará fazendo uma coisa simples
Abrindo seu coração
Conversando comigo
Criando uma intimidade crescente

Aqui podemos conversar sobre tudo o que você vive lá fora
Mostre-me suas angústias, eu quero te ajudar
Partilhe comigo seus agradecimentos
Saiba que tudo que te dei e darei é por amor.
Um amor de pai, incondicional
Espero que ainda hoje você descubra, ou melhor, que você sinta

Esta é a minha casa.
Você faz parte dela.
Peça que direi uma palavra e serás salvo

Agora, vamos começar a celebração.Fique à vontade e receba a pessoa que estará me representando"

TEXTO SOBRE ENTRADA E SINAL DA CRUZ:

A intenção desta Missa é para que todos os Jovens do EJC da paróquia da Nossa Senhora da Divina Providência estejam abertos a ouvir a palavra de Deus e as explicações e aplicações dos Ritos da Santa Missa em suas vidas
“Fazer Ritos Iniciais do Folheto”
Bom, antes de falarmos sobre a procissão de Entrada e da Bênção Inicial é preciso, primeiramente, entendermos a função da Santa Missa. É preciso colocar em paralelo a cronologia da Missa e a da Paixão. Trata-se, antes de tudo, de compreender e de realizar que o Padre no altar É Jesus Cristo. E desde então, Jesus, em seu Padre, revive indefinidamente a mesma Paixão.
Desde sinal da cruz inicial é preciso ir encontrar Jesus no Getsemani, é preciso seguir Jesus na Sua agonia, sofrendo diante deste "mar de lama" do pecado. É preciso unir-se a Jesus em sua dor de ver que a Palavra do Pai, que Ele veio nos trazer, não é recebida pelos homens.

Procissão de Entrada

Entendendo isto, o sentido desta procissão deve ser buscado no contexto mais amplo da caminhada que as pessoas fazem de suas casas até a igreja. Ela lembra que somos peregrinos neste mundo a caminho da casa de Pai.

Esta procissão deve ser feita com muita consciência e cuidado, pois não é um simples símbolo, mas contém uma realidade muito profunda. "Caminhando para o altar, dirigimo-nos para o Cordeiro, que no altar está vivo e triunfante. É toda a realidade humana. A Igreja se torna comunidade peregrina, desejando finalizar-se em Deus".

Sinal da Cruz

Provavelmente o sinal da cruz foi prática muito comum entre os primeiros cristãos, pois é uma espécie de resumo da fé. Santo Agostinho e São Jerônimo relatam que os cristãos de seu tempo o traçavam na fronte, sobre os lábios e sobre o peito. O uso de iniciar a missa com o sinal da cruz, já se encontra registrado nas Constituições Apostólicas, um escrito do século IV. Este sinal lembra, em primeiro lugar, que a Missa é a memória do sacrifício de Cristo na Cruz.

O que é proclamado e realizado no auge da celebração já é, como que anunciado, no seu início. O sinal da cruz, no início da Missa, lembra também, que participar da missa é um privilégio de quem já foi batizado.

O povo de Deus só começou a comer o maná depois que passou pelo Mar Vermelho, da mesma forma, só quem já passou pelas águas e foi batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo pode participar do banquete eucarístico. Fazer o sinal da cruz no início da missa significa também que a Eucaristia, bem como toda ação litúrgica, é obra da Santíssima Trindade. Por ela, "o Pai, por Cristo e no Espírito Santo santifica a Igreja e, por ela o mundo. E o mundo e a Igreja, por sua vez, por Cristo e no Espírito Santo dão glória ao Pai"

Quando fizeres o sinal da Cruz, faze-o bem feito. Não tão depressa e contraído que ninguém o saiba interpretar. Uma verdadeira cruz, pausada, ampla, da fronte ao peito, do ombro esquerdo ao direito.
O Sinal da Cruz é sinal de totalidade e sinal de redenção. Na cruz, o Senhor redimiu a todos e pela cruz santifica o ser humano até sua última fibra. Por isso, fazemos ao começar a oração: para que ordene e componha nosso interior, encaminhando a Deus pensamentos, afetos, desejos. Ao terminá-la, para que Ele nos fortaleça nos perigos, para que nos defenda, para que penetrando a plenitude de vida divina em nossa alma, fecunde quanto nela exista.
Sempre que faças o sinal da Cruz. Sinal mais sagrado não existe. Faze-o bem: pausado, amplo, com respeito. Então, ele abraçará plenamente teu ser, corpo e alma, pensamento e vontade, sentido e sentimento, atos e ocupações; e tudo ficará nele fortalecido, assinalado e consagrado no poder de Cristo e em nome do Deus uno e trino.
A cruz faz parte da vida do cristão. Devemos sempre em nossas vidas, procurar colocá-la à frente das situações que vivemos. Tanto boas quanto ruins. Situações de aflição ou dificuldades; Insegurança e de euforia também. Saibam que o sofrimento não vai deixar de existir em nossas vidas. A Cruz é o símbolo que devemos sempre estar atentos ao que Jesus viveu e ao que nós passamos.

A cruz nos leva a salvação, portanto, devemos reconhecer isto através dos nossos gestos, sofrimentos, tribulações. É sinal de rendição e perdão para nossos pecados.

O texto foi retirado dos escritos de:
1) Dom Paulo Francisco Machado (Bispo Diocesano de Uberlândia)
2) Padre Pio (Padre que conhecido por suas missas no início do século passado, na qual vivia realmente a paixão de Cristo em suas Celebrações)
3) O Liturgista Cardeal Giacomo Lercaro
4) Seminarista Thiago Bartoli

 ALEX GONZAGA - ELE É JESUS

----->>>> Missão da semana: Colocar a Santíssima Trindade, representada no Sinal da Cruz, à frente dos seus atos!

No domingo dia 22/02 não haverá reunião. Porém, e graças a Deus, haverá a nossa missa às 18h normalmente!!

Aguardamos todos vocês lá!!

Com carinho,

Bia, Crof, Luly, Paty e Victor

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Boa a idéia do blog! Hj resolvi vir aqui e me inteirar dos últimos acontecimentos.. rs

    Gostei muito do conteúdo dos textos e da seriedade que tão dando ao tema q escolheram...

    Boa sorte pra vcs, bom estudo! Essa caminhada não eh fácil, força na peruca e insistam até o fim em fazer o melhor, eh normal com o tempo aparecer o desânimo.. rs

    BOA SORTE!

    Mari (Jane) - Com preguiça de mudar o nome do meu pai lá de cima!

    ResponderExcluir
  3. Quando soube que o tema seria A Santa Missa, fiquei pensando em como voces iriam conseguir abordar isso. Agora vejo quao brilhante foi a escolha de voces e estou achando o maximo poder acompanhar as reunioes... Queria ter participado desta dinamica, deve ter sido bem legal!

    ResponderExcluir