BlogBlogs.Com.Br

sexta-feira, 5 de junho de 2009

DEFINIÇÕES DO PENSAMENTO.

Olá pessoas!!!!! Hoje falarei um pouco sobre DEFINIÇOES DO PENSAMENTO...Um tema bastante usado na Saúde Mental.


Certamente o ato de pensar, seje a mais elevada das funções mentais e para que seja eficiente depende de diversas outras funções mentais, em especial a INTELIGENCIA.

Não podemos esquecer da diferença entre fala e pensamento: Uma fala dimuida não significa diminuição de pensamento; pode ser que a pessoa esteje somente desinteressada em falar. Uma fala nem sempre corresponde ao pensamento em si. Uma fala nem sempre diz tudo o que se deseja; a pessoa pode não encontrar palavras para expressar o que dizer.

Podemos ainda, diferenciar o pensamento de outras funções mentais. Por exemplo, uma memória pura, ainda não é um pensamento. Uma percepção pura, ainda não é um pensamento.

O pensamento normal é a sucessão de idéias relacionadas entre si ou não, que pode ou não levar a uma conclusão.

Complicado né!?


Pois bem...Todo pensamento possui algumas caracteristicas: possui o conteúdo que setria tudo o que é pensado, a velocidade, o nexo que seria a ligação lógica entre uma ideia e outra e o juizo que relaciona-se com a correção do pensamento em relação à realidade.

Além das característica o PENSAMENTO possui algumas alterações. Em relação as variações normais, pode-se afirmar que no cansaço, o pensamento mostra-se mais lento, e existe a dificuldade para se chegar às conclusões desejadas. Em momentos que provocam ansiedade, a preocupação desvia a concentração dos objetivos para o proprio estado ansioso, dificultando o processo normal do pensamento.

Sobre as alterações patológicas, na depressão, acontece uma lentificação do pensamento, isto acontece tambem no uso de álcool, maconha e ansiolíticos. Na mania, há a aceleração, assim como no uso de substâncias estimulantes.

No Transtorno de Déficit de Atenção ( TDA), não existe aceleração, porém, o pensamento muda constantemente de direção, e também não se conclui os pensamentos iniciados.

A esquizofrenia por exemplo, é uma patologia onde as alterações são graves. Aqui existem dois tipos importantes de alterações: o delírio e o pensamento desconexo. Calma...já explico tudo!

Delírio é acreditar em juizos que não correspondem à realidade. Geralemnte o paciente acredita que está sendo perseguido.

Pensamento desconexo é a perda no nexo do pensamento. As falas não se ligam e não consegue-se compreender o sentido geral do que é dito.

No transtorno obsessivo-compulsivo, existe uma alteração específica: há invasão na mente, de pensamentos desagradaveis, embora o indivíduo os reconheça como seus.

Entre as possibilidades de atenção, encontra-se: Pensamento normal - de conteudo variável, tem velocidade normal, nexo entre as idéias e o juizo está conforme a realidade.

Taquipsiquismo - aceleração do pensamento. Como temos acesso ao pensamento através da fala geralmente ocorrerá uma taquilalia ( aceleração da fala).

Pensamento Prolixo - detalhista. Geralemnte há logorréia ( fala em quantidade excessiva)

Pensamento tangencial - começa numa fala visando chegar a uma conclusão, porém vai "se perdendo", desviando do assunto de forma não intencional.

Para-respostas - quando responde algo diferente do que foi perguntado. Pode ser porque a pessoa não queira falar do assunto e isto é compreensível. Em outros casos por exemplo, perguntamos sobre o nome do paciente e este diz "tenho 2 filhos, João e Antonio".

Bradipsiquismo - lentificação do pensamento. Não deve ser confundido com mutismo que seria a diminuição da fala assim como o laconismo. Nem com a bradilalia que é uma diminuição da velocidade da fala.

Pensamento emboprecido - existe diminuição de conceitos, incapacidade de resolver problemas simples.

Parapraxias - ou ato falhos. Quando "escapa" algo no discurso que a pessoa não tinha a intenção de dizer.

Sobre a investigação do pensamento, em algumas alteações, como os delirios e o pensamento obsessivo, or vezes necessitam de pesquisas diretas. Perguntar ao individuo se ele tem "pensamentos desagradaveis", ou se acredita que querem fazer-lhe mal, por exemplo, podem levar a conclusão destas alterações.



Espero poder ter ajudado um pouquinho!!!



Um comentário: