sexta-feira, 21 de agosto de 2009

A DUPLA DE TÉCNICOS PRÓ-FOOT


A parte técnica do futebol na Escola de Esportes Pró-Foot é desenvolvida pelos professores de Educação Física Adilson Arruda Coelho e Gabriel Sell Ouriques, o primeiro formado na UDESC no 1º semestre de 2004; o segundo começara na UNISUL mais logo transferiu-se para UDESC - estudante dedicado da carreira de Bacharel. Juntos desde o final de 2007 esta parceria já apresenta grandes resultados, como: CAMPEÃO LICOB SUB 15 - 2008; CAMPEÃO TAÇA VERDE VALE 2008 e recentemente têm a liderança do Campeonato Asclubig SUB 17. Parceria e amizade na construção do conhecimento traduzem o trabalho destes Profissionais que acima de tudo dão provas de um enorme compromisso social.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Projeto Escola Municipal de Remo em Biguaçu

Criado em 1999, pela secretaria Nacional de Esporte e executado em parceria com a Fundação Catarinense de Desportos (FESPORTE), o Projeto Navegar tem a capacidade de influenciar positivamente na formação do caráter, resgatando a cidadania e promovendo o bem-estar físico e mental dos educandos. Além disso, o projeto tem como metas integrar desporto e educação, incentivar valores de preservação ambiental, despertar o entusiasmo cívico e o espírito de liderança, desenvolver o raciocínio, a tomada de decisão imediata e a habilidade motora específica, proporcionando a formação de alunos intimamente ligados ao Meio Ambiente. Em 2001, 35 núcleos foram implantados em 18 estados brasileiros, beneficiando quase oito mil jovens.

A implantação do Projeto da Escola de Remo no Município de Bigauçu, reutizando os materiais do Projeto Navegar que atualmente estão encostados em um depósito na Escola de Aprendizes Marinheiros no Bairro Estreito, sob a responsabilidade da FESPORTE, vai permitir ainda que pela primeira vez o rio Biguaçu possa ser utilizado para a prática de modalidades esportivas com crianças. O Rio tem uma das melhores raias de Santa Catarina e as atividades serão desenvolvidas na Marina Pier 33, no bairro Centro - Biguaçu.

Destes Materiais constam diversos Barcos a Remo Skiff e Double Skiff, Caiaques, Vela, Botes Infláveis e Coletes Salva-Vidas complementando o kit de materiais necessários à prática das atividades. “Este programa vai ser mais um motivo para os alunos freqüentarem as aulas, além de ser uma ação, através da qual poderão exercer sua cidadania. Com o esporte teremos a chance de formar cidadãos cada vez mais conscientes”, destaca o Profº de Educação Física Adilson Arruda Coelho, Presidente da Escola de Esportes Pró-Foot, entidade sem fins econômicos e de caráter social que busca fomentar a Modalidade do Remo em Biguaçu. Aproximadamente, 160 alunos devem ser beneficiados com a implantação do Projeto da Escola de Remo do Município de Biguaçu.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Idade Ideal para Iniciar no Futebol


Quando se fala em iniciação ao futebol, a primeira questão a ser respondida é qual a idade ideal para se iniciar o processo de ensino do futebol? Esta pergunta não é difícil de ser respondida quando se parte de um referencial teórico advindo da psicologia da aprendizagem, mais especificamente dos estudos de Jean Piaget.

A criança, segundo os estudos de Piaget, por volta dos 6/7 anos estaria adentrando ao período operatório concreto e antes ela estaria na fase pré-operatória. Mas o que isto quer dizer? E qual relação que estas etapas do desenvolvimento cognitivo estabelecem para que a resposta sobre a idade ideal para o início do processo de ensino do futebol possa ser dada?

Pois bem, primeiro é preciso entender que os estudos de Piaget são densos e complexos, porém principalmente pautando no seu livro síntese denominado “Seis estudos de psicologia”, seja possível determinar algumas características peculiares dos períodos pré-operatório e operatório concreto, mesmo correndo o risco de cair no pecado da superficialidade e do funcionalismo em relação a uma obra tão minuciosa, rica e científica. O período pré-operatório tem como característica principal a necessidade que a criança, entre 02 e 06 anos tem de deformar a realidade para que esta se encaixe a sua realidade, ou seja, o egocentrismo peculiar deste período é aparente pelo simples fato de que é a criança que adapta o mundo ao seu eu, e não ela que se adapta ao mundo.

Desse modo, ela não consegue acompanhar a lógica do adulto, pois como o próprio nome diz, ela ainda está na fase pré-lógica. Esta característica vai criar um ambiente extremamente favorável para o mundo do faz de conta, devendo ser sustentado pelo jogo simbólico.

No que diz respeito à moralidade a lógica é a mesma. A criança está na fase denominada por Piaget, no livro “O julgamento Moral da criança”, de anomia. A qual é muito bem explicada por um dos maiores estudiosos sobre moralidade piagetiana, o professor Yves De La Taille, quando este, no livro “Piaget, Vygotsky e Wallon”, diz: “Na etapa denominada anomia, crianças de até cinco, seis anos de idade não seguem regras coletivas”.

Com apenas estas duas colocações provenientes dos estudos de Jean Piaget, já seria possível dizer qual a idade ideal para iniciar o processo de ensino de futebol. As evidências teóricas revelam que somente após a superação do período pré-operatório que seria possível as crianças aprenderem um jogo coletivo regrado, pois antes disso jogar futebol com outras crianças só é possível se todos tiverem uma bola e a possibilidade de seguir a regra que elas bem desejarem.

E quando falo desejar é também no sentido desse ser o motor da satisfação do jogo de faz de conta, do jogo simbólico, ou seja, não deverá ser a lógica do adulto professor e muito menos a do futebol (enquanto jogo coletivo regrado) a determinar a aprendizagem.

Assim, uma escolinha de futebol para crianças menores de seis anos deve ser mais vista como um espaço para ampliar o acervo de possibilidades de respostas frente aos jogos de bola com os pés, individuais e simbólicos. Explicando-me melhor, as aulas para estas crianças deveriam se resumir num ambiente de aprendizagem rico em materiais, por exemplo, com bolas de diferentes tamanhos e cores, em que os jovens jogadores apenas explorariam a motricidade por meio de jogos de bola com os pés. Logo, o professor para dar aula para esta turma de alunos deveria ser o mais preparado e com mais estudos aprofundados sobre como ministrar aulas para crianças por meio de jogos simbólicos. A aula seria um ambiente mágico e fantástico, colorido e rico, adaptado para receber estes alunos.

Diante disso é importante destacar três pontos: Primeiro: o próprio Piaget ressalta que as crianças não se desenvolvem no mesmo ritmo e ao mesmo tempo, assim as idades não devem ser levadas ao pé da letra; Segundo: o professor não pode apenas se pautar na idéia de que a aprendizagem só ocorra após o desenvolvimento, mas sim que o professor e o meio devem ser propícios para que a aprendizagem estimule o desenvolvimento, ou seja, que estímulos um pouco além do que as crianças já dominam, devem ser provocados pelas intervenções pedagógicas do professor (evidenciando os estudos sobre a zona de desenvolvimento proximal de Vygotisky); Terceiro: em cada momento da fase de desenvolvimento algumas características são mais evidenciadas que outras, ocasionando o fato de que o período pré-operatório não seja igual do começo ao fim, por isso recomendo a leitura do livro “A formação do símbolo na criança” de Jean Piaget.

Em meio ao processo de amadurecimento cognitivo, o que marca a saída da criança da fase pré-operatória para a entrada na operatória concreta é exatamente a descentração.

A criança por volta dos seis, sete anos começa o seu processo de socialização. O seu eu se desloca do centro, e ela percebe que o processo de adaptação ao mundo exige dela interação com os outros.

O mundo não gira mais ao redor do seu umbigo. Neste momento ela precisa do outro, ela precisa buscar se adaptar ao mundo e não mais o mundo se adaptar a ela. E para isto precisa seguir regras. Para isto, não basta mais os jogos simbólicos. O jogo coletivo e de regras passa a ser o jogo principal. O jogo propulsor do desenvolvimento e da aprendizagem.

Portanto, seria ao adentrar a fase operatório-concreta o momento mais adequado para o início do processo de ensino do futebol em uma escolinha, por meio de pequenos jogos coletivos com a bola nos pés, ou mesmo, um futebol com regras simples, porém com duas traves, jogadores, bola, goleiro e juiz.

domingo, 2 de agosto de 2009

Reportagem do Jornal Barriga Verde



PRÓ-FOOT: “O ESPORTE TRAZ ENSINAMENTOS MORAIS”!

PARCERIA COM A.C.E.R. VENDAVAL É SUCESSO A 04 ANOS

A Escolinha de Futebol Pró-Foot que desde março de 2006 vem desenvolvendo suas atividades no campo do Vendaval, numa parceria com o Clube, agora é NÚCLEO OFICIAL DO AVAÍ F.C. para Biguaçu e Região. A Escolinha que hoje conta com cerca de 120 (cento e vinte) alunos matriculados pretende ampliar ainda mais o número de atendimentos a partir da parceria com o Mais Querido de Santa Catarina – o AVAI F.C.

Para o Profº Arruda, a modalidade esportiva é uma grande ferramenta de transformação social: “Fazemos um trabalho diferenciado aonde a formação do cidadão vem antes da formação do atleta, e já estamos tendo provas de que nossa metodologia é eficaz, afinal ser atleta é privilégio de poucos.”

A Escolinha Pró-Foot que no ano passado conquistou dois títulos importantes na categoria sub 15, sendo campeã municipal pela LICOB, atualmente vem se destacando no Campeonato Sub 17 da Asclubig, tendo duas vitórias por placares arrebatadores (04 x 03 contra o Viracopos e 06 x 04 contra o Asmobaja). O Esporte traz ensinamentos morais, e nós professores que lidamos com adolescentes em pleno processo de formação para a vida, temos que ter o cuidado e a competência para melhor orientá-los, ressalta o Profº Arruda que a 04 anos desenvolve este projeto junto a A.C.E.R. Vendaval .

Arruda lembra ainda que a Escola de Esportes Pró-Foot procura uma Empresa do Município que queira associar a sua Marca ao projeto, reconhecidamente de caráter social. “Registramos a Escola de Esportes, CNPJ regular, entidade sem fins econômicos, vamos buscar incentivos fiscais, convênios, parcerias, apoio da Prefeitura Municipal para ampliarmos ainda mais as nossas ações, investir em recursos humanos e materiais.

Nossa Escolinha não faz propagandas mirabolantes nem vem a público com anúncios fantasiosos, nossa imagem vem sendo construída ao longo destes anos de trabalho sério e profícuo.

Traga seu filho para o Universo do Planeta Bola...FAÇA-O FELIZ!!!!

A Escolinha de Futebol funciona as 3ª e 5ª feiras no período matutino das 08h00min as 10h30min e no período vespertino das 13h30min as 16h00min. Lembramos que não é cobrado taxa de matrícula e a mensalidade é de R$ 25,00 (Vinte e Cinco Reais).

Os novos alunos, ou mesmo, os interessados em apoiar o Projeto podem entrar em contato com o Profº Arruda através do e-mail: ee_profoot@yahoo.com.br ou pelo Telefone: (48) 9992-4405.

Gostaríamos ainda de agradecer alguns de nossos apoiadores: Maizum Salgados e Congelados (Darlan e Edson); Stylo Cosméticos e Cabeleireiro e Ponto dos Esportes na pessoa do Sr. Gilmar Viana.

ESCOLA DE ESPORTES PRÓ-FOOT (E.E.P.F)