domingo, 28 de março de 2010

Externato de Penafirme vence etapa distrital de Évora da Taça Coca-Cola

Como vem sendo habitual, as alunas do Clube de Futsal do Externato de Penafirme (CFEP), voltaram a participar na Taça Coca-Cola, competição de futebol de 11, destinada a jovens dos 13 aos 15 anos.



Este ano, devido ao elevado número de participantes nos treinos foram feitas 2 equipas, de modo a possibilitar a todas elas a participação nesta competição. Uma foi denominada Clube Académico de Penafirme (CAP), constituída pelas alunas mais recentes do clube, muitas delas com idade inferior aos 13 anos, na outra Externato de Penafirme (EP), marcavam presença as alunas com maior experiência.


A competição decorreu nas instalações do Lusitano, em Évora, e participaram 6 equipas femininas que foram distribuídas por dois grupos, para apurar as 4 semi-finalistas. A primeira equipa a entrar em acção foi a do CAP, que com muita garra e entrega, conseguiu dominar todo o jogo tendo desperdiçado três oportunidades flagrantes de golo, assim o resultado final foi de 0-0.


O segundo jogo foi contra uma equipa com um poderio físico muito superior e, não nos foi possível repetir a exibição anterior, tendo o resultado final sido 0-3. Desta equipa ficou a alegria demonstrada e a certeza que no futuro vão voltar a participar nesta competição com outras ambições.



A equipa do Externato tinha como objectivo bem definido a vitória nesta etapa, para se apurar para a fase nacional. Apesar do mau estado do relvado, muito irregular, o que prejudicou a melhor técnica individual destas alunas, e da falta de hábito de jogar num campo com estas dimensões, esta equipa dominou todos os jogos tendo obtido o apuramento para a final com alguma facilidade. Na final, onde defrontamos “Las pacificadoras”, a equipa que havia derrotado o CAP, conseguimos realizar a melhor exibição de todo o torneio, dominando totalmente a equipa adversária e obtendo uma vitória tranquila por 2-0.


De referir que apesar dos cerca de 200 km de distância foi bastante audível o apoio da “claque” constituída por familiares e amigos das alunas. O EP terminou esta etapa com o melhor ataque, 7 golos marcados, e a melhor defesa, 0 golos sofridos. Para além do 1º lugar colectivo o troféu de melhor guarda-redes também viajou para Penafirme, tendo sido entregue à Andreia Agostinho.



O Externato de Penafirme garantiu assim, pela segunda vez, a presença na fase nacional desta Taça. Este ano a fase nacional será no dia 6 de Junho na Caixa Futebol Campus (centro de estágio do Benfica), no Seixal.

Leonel Lucas

sábado, 27 de março de 2010

II Ginástica na Escola 2010





“Os aparelhos são muito fixes!”

“A Coreografia foi o máximo!”

Para o ano quero fazer Hip-Hop outra vez!”





As vozes, os gestos, os olhares e a alegria dos mais de 500 jovens ginastas, das 20 escolas do Ensino Particular e Cooperativo, que participaram no “II Ginástica na Escola” transformaram o Externato de Penafirme numa escola de Ginástica, no passado Sábado, 27 de Março.

Com início às 10 horas, os jovens tiveram oportunidade de frequentar vários worshops técnicos orientados por alguns dos melhores especialistas nacionais das diferentes disciplinas gímnicas, tais como acrobática, rope skipping, team gym ou mesmo hip hop.

Almoçaram e jantaram na escola, entre ateliers (e ajudados pelo bom tempo), os participantes tiveram oportunidade de frequentar actividades de animação promovidas pelo grupo de Educação Física do Externato de Penafirme, tendo sido praticados desportos como rugby, volleyball e baseball, que, para alguns dos alunos, foi a sua primeira vez.

Mas foi “o Sarau de Gala AEEP” o momento alto da segunda edição do “Ginástica na Escola”. Nem o futebol (jogava-se o Benfica-Braga à hora do sarau) impediu que o magnífico Pavilhão Desportivo do Externato de Penafirme registasse uma das maiores enchentes de sempre!

Apesar do dia preenchido e cansativo que tiveram, os promissores ginastas deliciaram-nos com um sarau fantástico, uma vez que, em todas as actuações, se fez sentir um profissionalismo e perfeccionismo extremos, e onde a criatividade tornou este espectáculo num tempo de entretenimento de qualidade e de aplausos estridentes.

O festival “Ginástica na Escola”, realizado pela segunda vez em Penafirme, pelo Externato e pelo Clube Académico, com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras, é um evento da Associação de Estabelecimentos do Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) e da Federação de Ginástica de Portugal (FGP).

Num dia em que se reuniram jovens atletas do Ensino Particular e Cooperativo de todos os cantos do país, reinou o convívio, a aprendizagem, o treino, a formação e o espectáculo, tendo sempre como pano de fundo o verdadeiro gosto pela ginástica.

Em cerimónia que antecedeu o Sarau de Gala, a AEEP e a FGP celebraram um protocolo que institucionaliza o “Ginástica na Escola” e estreita o relacionamento entre as duas instituições no respeitante à formação e à participação dos alunos das escolas nos eventos da Federação.

A abrir o Sarau de Gala, perante os ginastas convidados e uma sala repleta de público, foram homenageadas as atletas do Externato que se sagraram campeãs nacionais de Corta Mato e que irão representar Portugal no campeonato do mundo que se realizará na Eslováquia. Momento de honra e de emoção!

O público de Penafirme assistiu a um bom espectáculo de Ginástica.

Os jovens ginastas viveram uma experiência educativa e formativa que os marcará para sempre e que reforçará a sua ligação com o desporto.

Para o próximo ano esperamos ainda melhor, tendo desta vez como escola anfitriã o Colégio de São João de Brito.

Aconteceu “Ginástica na Escola”!

domingo, 21 de março de 2010

Ginástica na Escola 2010


No próximo Sábado, dia 27 de Março, o Externato de Penafirme acolhe a segunda edição de um festival gímnico denominado “Ginástica na Escola”.

O “Ginástica na Escola” é um encontro de grupos de Ginástica das escolas do ensino particular e cooperativo, organizado pela respectiva associação (AEEP), pela Federação de Ginástica de Portugal e pelo Externato de Penafirme e apoiado pela Câmara Municipal de Torres Vedras.

Durante o dia os jovens ginastas participarão em dez diferentes workshops técnicos das várias áreas da Ginástica e de frequentarão actividades de animação desportiva promovidas pelo grupo de Educação Física de Externato. À noite, pelas 21:00 horas, terá lugar o “Sarau de Gala da AEEP”, no magnífico Pavilhão Desportivo do Externato de Penafirme.

Estão inscritos no “Ginástica na Escola” mais de 500 ginastas oriundos de 20 diferentes escolas:

Ancorensis Cooperativa de Ensino – Vila Praia de Âncora
Centro de Educação Integral – São João da Madeira
Colégio Didálvi – Barcelos
Colégio Guadalupe – Corroios
Colégio Internato dos Carvalhos – Carvalhos, Gaia
Colégio Moderno – Lisboa
Colégio Nossa Senhora de Lourdes – Porto
Colégio Rainha Santa Isabel – Coimbra
Colégio São João de Brito – Lisboa
Colégio Valsassina – Lisboa
Didaxis – Cooperativa de Ensino – Riba de Ave
Escola Alemã de Lisboa
Escola Cooperativa Vale de S. Cosme – V.N. Famalicão
Escola Evaristo Nogueira – S. Romão
Externato as Escravas do Sagrado Coração de Jesus – Lisboa
Externato Capitão Santiago Carvalho – Alpedrinha
Externato Infante D. Henrique – Ruílhe, Braga
Oficinas de S. José – Associação Educativa – Lisboa
Queen Elizabeth’s School – Lisboa
Externato de Penafirme – Torres Vedras

O “Ginástica na Escola” é um evento com um conceito inovador e que, dada a sua dimensão, é já uma referência para a Ginástica e para a escola portuguesa.

sábado, 13 de março de 2010

Externato de Penafirme no Mundial


Alunos do concelho de Torres Vedras campeões nacionais!!!




Realizou-se no passado dia 13/3, em Vagos, mais um campeonato nacional de corta-mato do desporto escolar, juntamente com o campeonato nacional absoluto de corta-mato curto.


Na prova escolar estiveram em grande evidência duas escolas do Concelho de Torres Vedras, a E.B. 2,3 da Freiria e o Externato dePenafirme. A competição iniciou-se com o escalão de iniciados femininos, onde as meninas da Freiria tiveram uma excelente prestação, tendo no fim colhido os frutos do esforço realizado, com a obtenção do título nacional.

Após a conclusão da segunda prova, iniciados masculinos, onde os rapazes da Freiria marcaram presença, embora sem conseguirem imitar as suas colegas, iniciavam-se as provas de juvenis, que este ano concentravam as atenções, pois os seis primeiros individuais e as escolas vencedoras seriam apurados para representar Portugal nos Campeonatos Mundiais, que terão lugar em Bratislava, em Abril.

Em femininos, o Externato de Penafirme apresentava-se disposto a lutar com todas as suas forças pelo título nacional, depois de dois anos consecutivos em que tinham obtido o 2º lugar.

Apesar dos 2500 metros de esforço físico, o maior sofrimento veio após a prova, quando um erro da organização na classificação final nos colocou no terceiro lugar. Depois da respectiva reclamação e de mais de uma hora de incerteza foi finalmente altura de festejar a obtenção do título nacional e o respectivo apuramento para o Mundial.



De referir que este resultado vem coroar um trabalho que se iniciou há 6 anos, quando as equipas femininas do Externato começaram a ser presença assídua nos Campeonatos Nacionais. Este título de Campeão Nacional é vosso também. Na prova masculina, onde o Externato também marcou presença, não foi possível aos rapazes repetir o êxito feminino.

A nível individual, o concelho de Torres Vedras, também esteve em destaque com o 4º lugar obtido pela Mariana Brás, que assim também conseguiu o apuramento para o campeonato mundial. Com estes resultados de 19 a 24 de Abril, em Bratislava na Eslováquia, estarão a Mariana Brás, a Carla Fonseca, a Susana Silva, a Ana Silva, a Catarina Paulo, a Nídia Assis e a Mariana Soares a representar o Concelho de Torres Vedras, a Região Oeste e Portugal.


Leonel Lucas