Pesquise no Google ou neste site

Google
 

17.10.07

Os Olhos de Deus

Jesus sentou-se em frente do lugar onde eram colocados as contribuições e observava a multidão colocando o dinheiro de ofertas. Muitos ricos lançavam ali grandes quantias. Então, uma viúva pobre chegou-se e colocou duas pequeninas moedas de cobre de muito pouco valor (2 leptos que valiam 1 quadrante). Chamando a si os seus discípulos, Jesus declarou: "Afirmo-lhes que esta viúva pobre colocou na caixa de ofertas mais do que todos os outros. Todos deram do que lhes sobrava, mas ela da sua pobreza deu tudo o que possuía para viver".

Evangelho de Marcos, capítulo 12 versos 41 à 44

Esta cena no evangelho de Marcos mostra muito mais que uma lição de que quem dá mais nem sempre está dando mais e quem dá menos nem sempre está dando menos. Para qualquer um de nós, aquela viúva passaria desapercebida naquela cena diante dos nossos olhos amoldados aos padrões que o mundo impôs de diversas formas no que diz respeito ao que realmente deve chamar a nossa atenção ou não. Somos atraídos pela performance, estética, por uma imagem de poder como daqueles ricos que colocavam grandes quantias nas caixas de ofertas.
Somos atraídos pela glória humana e sempre exaltamos isto de uma forma ou de outra.
Mas Jesus era os olhos de Deus naquele momento e os seus olhos estavam fitos na personagem que era meramente uma "figurante" diante de tantos "protagonistas".
Deus tem olhos sãos e nós temos olhos doentes. Ele olha o que É, e nós normalmente olhamos sobre o prisma do que disseram-dizem que é, ou seja, com um olhar cultural.
Esta cena no evangelho nos mostra que o olhar de Deus está sobre os menos percebidos pelos homens. Toda vez que vejo um filme que retrata a realidade de forma nua e crua e que absorve a essência que acontece nas entrelinhas do que se vê, costumo dizer que o cineasta conseguiu ver com os olhos de Deus. Se pedíssemos para Deus pintar num quadro o que ele estava olhando a instantes atraz, não tenho dúvidas de que ele retrataria na pintura imagens simples e rústicas do cotidiano que a nossa visão moderna e conformada com o mundo não vê. A prova disso é o seu tão conhecido sermão da montanha, onde nas Bem-Aventuranças ele retrata a felicidade de uma maneira que só um ser com olhos espirituais pode retratar.
Aquela viúva com sua 2 moedinhas conseguiu atrair para si o olhar de Deus.
Jesus disse: "Afirmo-lhes que essa viúva pobre colocou na caixa mais do que todos os outros".
Na sua pobreza, ela era rica. Diante dos olhos comuns ela era apenas uma viúva pobre. Mas aos olhos de Deus ela era a maior no Reino dos Céus, uma rainha com uma generosa oferta. Esse tipo de visão vai contra todo o sistema de valores e padrões que aprendemos e que vivemos.
Jesus chamou para si os seus discípulos para que eles pudessem enxergar a vida com os olhos Dele pois só desta maneira poderiam ver o lado de dentro das pessoas e a realidade das cenas da vida.

Quando conseguirmos ver além do que se pode ver, estaremos vendo o que É.
Estaremos vendo com os olhos de Deus.

3 comentários:

Anônimo disse...

Percebam, procurem saber. Existem igrejas abastadas e comunidades ricas, que estão fazendo com que suas viúvas tenham apenas essas moedas pra depositar.
Não fossem os olhos dEle estariam perdidas.
ROgerfarias

Unknown disse...

Uma simples atitude de se doar por inteiro dessa mulher é a maoir atitude na quele momento onde muitos precisavao aprender sobre o verdadeiro valor não pelo dinheiro mais pelo fato de dar tudo que tinha pela obra....
se não fosse os olhos dele ela passaria despercebido...
mais ele estava lá pra nos ensinar até hoje....
Lookinhas

Exemplo AVERA disse...

É isso!

Pequisar neste blog:

eXEmplo ouve!

O que se faz? Em que se crè? No que pensar?
Como na nossa música "Planos de bem", existem circunstâncias que nos levam a essas questões.
Todos nós vivemos situações difíceis no nosso dia a dia.
Existe alguma situação que você tem passado que deseja compartilhar conosco?
Escreva p/ contatoexemplo@yahoo.com.br.
Estaremos prontos para ouvir e aconselhar você. Não fique só, conte conosco!