domingo, 22 de março de 2009

O sangue e os seus constituintes

O sangue é constituido por 2 partes:
Liquida: Plasma, constituido por água(95%), nutrientes e gases(oxigénio e dioxido de carbono). O plasma também transporta as células sanguineas. Constitui 55% do nosso sangue.
Sólida: células sanguineas (glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas sanguíneas) e os nutrientes. Constitui 45% do nosso sangue.

Glóbulos brancos ou leucócitos
Função: Defesa do organismo
Forma: Irregular
Duração: Cerca de uma semana na corrente sanguínea.
Origem: Medula vermelha dos ossos, órgãos linfáticos (timo e baço) e gânglios linfáticos.
Proriedades: Diapedese, fagocitose e produção de anticorpos.
Tipos de leucócitos:

Agranulócitos: Nucleo de forma regular

Linfócitos: Constituem 29% dos leucócitos. São os que formam anticorpos que servem para formar frente aos antigénios. Contém pouco citoplasma e são pequenos.
Monócitos: Constituem 5% dos leucócitos. São os maiores leucócitos. Têm a a capacidade de fazerem fagositose, sendo que cada um pode englobar e destruir 100 bactérias. Nucleo em forma de rim, de grande dimensão e contém muito citoplasma.

Granulócitos: Nucleo com vários lóbulos, por isso são polinucleados

Neutrófilos: Constituem 63% dos leucócitos. Podem passar pelos vasos sanguineos. Grande capacidade de fagositose. Os seus restos em conjunto com as bactérias dão lugar ao pus. Duram na média 12 horas.
Basófilos: Constituem 1% dos leucócitos.Sintetizam um anticoagulante e um vaso dilatador, facilitando a defesa do organismo.
Eosínofilos: Constituem 2% dos leucócitos. Fazem fagocitose sobre os complexos antigénio-anticorpo.

Diapedese: Propriedade dos glóbulos brancos de passar pelas paredes dos vasos sanguineos.
Fagocitose: Propriedade de detectar corpos estranhos, envolve-los com pseudópodes e digere-o num vacúolo.

Produção de Anti-corpos: Os linfócitos detectam os corpos estranhos e criam anti-corpos contra esse corpo criando o complexo anticorpo-antigénio. Depois serão os Eosinófilos que englobam o complexo através da fagocitose, eliminando o agente patogénico do organismo. Da segunda vez que o mesmo antigénio(corpo estranho) atacar os linfócitos ja teram preparado a informação do anticorpo, que memorizaram do ataque passado, e iram reagir mais rapidamente.


As Plaquetas sanguineas ou Trambócitos

Função: Mecanismo da coagulação do sangue
Forma: Irregular
Duração: Cerca de uma semana na corrente sanguínea.
Origem: Fragmentação de células presente na medula vermelha dos ossos.
Propriedades: Coagulação do sangue.
São fragmentos de outras células, logo não contém núcleo. O número de plaquetas no sangue varia entre 250.000 a 350.000 por milímetro cúbico. Como funcionam?

Quando existe uma ruptura as plaquetas direjem-se para o local e formam uma especie de tampão. Introduz a transformação do fibrinógenio (proteína sóluvel) em fibrina (protéina não soluvel). A fibrina forma uma rede onde aprisiona as células sanguineas

Os glóbulos vermelhos ou hemácias
Função: Transporte de oxigénio para a linfa e de dióxido de carbono para os alvéolos pulmonares
Forma: Regular, discos bicôncavos
Duração: Cerca de 120 dias na corrente sanguínea.
Origem: Medula vermelha dos ossos.
Contém a hemoglobina que tem ferro e dá a cor ao sangue. Um milimetro cubico de sangue contém cerca de 5000 hemoglobinas. Uma variação de 4000 a 5000 de hemoglobinas é o normal, uma de 8000 é para pessoas que vivem a grandes altitudes, e 1000 é para doentes com anemia grave. Qando as hemácias transportam oxigénio dá-se o nome de oxi-hemoglobina; quando transportam dióxido de carbono chamam-se carbo-hemoglobina. São células de forma regular e perdem o nucleo mal entram na corrente sanguínea.



Sem comentários: