terça-feira, 7 de abril de 2009

Gerenciando Projetos com o Open Proj

Introdução
O gerenciamento de projetos é a disciplina do planejamento, organização, e controle de recursos para atingir objetivos específicos de um projeto de forma bem sucedida.
Um projeto é uma seqüência de eventos bem definidos com um começo e um fim identificados. O foco de um projeto é atingir um determinado objetivo, e é a responsabilidade do gerente de projeto guia-lo, baseado em parâmetros estabelecidos, tais como o tempo, o custo, e os recursos, mantendo um padrão especificado da qualidade.
A característica finita dos projetos contrasta com os processos, ou operações, que são trabalhos funcionais permanentes ou semi-permanentes. Desde que os processos têm estas características, não há nenhum término identificado.
O desafio primário da gerência de projetos é atingir todos os objetivos do projeto e as restrições a que são submetidos, a clássica regra da tripla restrição escopo, qualidade, tempo e orçamento.
O segundo desafio - e mais ambicioso - é a otimização da alocação de recursos e a integração das entradas necessárias para atingir objetivos predefinidos.
Um projeto envolve um conjunto de processos e conhecimentos para definição das atividades ou das tarefas que usem os recursos (capital, recursos humanos, materiais, energia, escopo, provisões, comunicação, motivação, etc...)
Se você for sempre responsável pela coordenação de uma variedade de tarefas específicas que devem ser terminadas dentro de um espaço de tempo determinado, para um definido orçamento, você é um gerente de projetos!
Desenvolver um produto de software, publicar um boletim de notícias, ministrar um programa de treinamento, começar um negócio novo ou mesmo construir uma pousada nova, são exemplos de projetos que milhões de pessoas desenvolvem diariamente.
Escopo:
O Escopo é o produto final, de todo o projeto. É uma combinação de todas as tarefas individuais e de seus objetivos. Apesar de incompleta esta definição atenderá os objetivos deste tutorial.
Tarefas:
As tarefas são divisões de todo o trabalho que necessita ser terminado a fim realizar os objetivos do projeto. Normalmente o escopo é decomposto de forma a chegarmos ao nível mais baixo possível que é a tarefa.
Recursos:
Todas as pessoas, equipamentos, materiais ou os serviços que são necessários terminar várias tarefas. A quantidade de recursos afeta o escopo, o prazo e o custo de todo o projeto.

A Tripla Restrição Tradicional
Como todo o empreendimento humano, os projetos necessitam ser executados e entregues sob determinadas restrições. Tradicionalmente, estas restrições são definidas como escopo, tempo, e custo.
São apresentados também como Triângulo da gerência de projeto, onde cada lado representa uma restrição. Um lado do triângulo não pode ser mudado sem impactar o outro.

Figura 1
A restrição do tempo define à quantidade de horas disponíveis de terminar um projeto. O restrições de custo remete à quantidade incluída no orçamento disponível para o projeto.
A restrição do escopo determina o que deve ser feito para produzir o resultado esperado do projeto.
Estas três restrições freqüentemente competem entre si: o escopo aumentado significa tipicamente o prazo e o custo aumentado , uma diminuição do prazo poderia significar custos aumentados e o escopo reduzido, e um orçamento apertado poderia significar o tempo aumentado e o escopo reduzido.
Freqüentemente a qualidade é relacionada como uma quarta restrição que pode ser afetada quando altera-se as demais, por exemplo reduzir prazo sem diminuir escopo ou aumentar o custo pode ser uma situação onde perdemos qualidade.
A disciplina da gerência de projeto é sobre fornecer as ferramentas e as técnicas que permitem a equipe de projeto (não apenas gerente de projeto) além de organizar seu trabalho para atingir os objetivos do Projeto.



A Ferramenta Open Proj


O Open Proj é uma ferramenta opensource (gratuita e de código aberto) que possibilita ao Gerente de Projetos, elaborar um cronograma, que não é um Plano do Projeto, calcular datas, estabelecer cenários, identificar riscos, calcular e visualizar Redes PERT, etc...

O Open Proj é um programa muito similar oa MS Project, e de fato um usuário mediano do Project não terá problemas em utilizar o Open Proj. Um dos principais atrativos é que ele abre arquivos tipo".mpp".

Para baixar o Open Proj você deve acessar o site da Serena, que desenvolveu o Open Proj :


Se você já é usuário do Project, logo após baixar o arquivo e instalar o programa, você poderá abrir seus cronogramas do project e já utilizar o Open Proj sem quaisquer necessidade de conversão, além disso o programa pode ser instalado em português o que facilita bastante. A instalação é simples e o programa é independente de plataforma ou seja mais fácil impossível.
Já usuários menos experientes devem acompanhar o Tutorial que estaremos publicando nas próximas postagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário