Um Novo Benfica

Bruno César - Nolito - Taiwo - Matic - Carole

Há um novo Benfica sendo montado com inteligência e calma. Ainda não sabemos quem sairá efetivamente ao final da época. Coentrão, Cardoso, Aimar? Nada se tem de concreto, apesar de Coentrão ter, na minha opinião, a saída já confirmada, restando apenas definir qual a equipa (Bayer, Real Madrid, Chelsea, Manchester City). Quanto a Cardoso, fico nos 50% de chances de sair.

Rodrigo está no Bolton, mas pode voltar...

Dos que vêm, alguns já chegaram e já jogaram. Jardel e Carole já deram nas vistas e Fernández ainda não se firmou. Dos que já temos, Jara é o melhor dos reforços. Consolidou-se e cresceu nesses últimos meses. Foi importante em algumas partidas. Mostra ser imprescindível na próxima época. Alan Kardec caiu vertiginosamente de produção ao ponto de ter os mesmos golos de Nuno Gomes (salvo engano) mas com cerca de 1000 minutos a mais. Weldon perdeu a mística de talismã, perdeu velocidade e perdeu a vaga de reserva direto. Fábio Faria foi emprestado, veremos como retorna. E ainda temos o Rodrigo que faria bem estar presente no plantel de 2011/2012.

A confirmar as saídas de Cardoso, Aimar e Coentrão, teremos três posições chave para repor. Um ponta de lança com funções de artilheiro, um lateral esquerdo que defenda e ataque com perfeição e…um maestro. Quais os candidatos? Alguns podem ser resolvidos facilmente, mas futebol é a ciência mais paradoxal que existe.

Quem são as opções do ataque : Alan Kardec, Weldon, Nuno Gomes (Se o capitão ficar),Rodrigo(caso retorne),  Nolito (Se for confirmado)  e Jara. O Argentino larga na frente mas não é uma opção do gosto de JJ. A formação de Jorge Jesus tem sempre um ponta de lança de referência. Vide a titularidade de Kardec quando das ausências de Cardoso. Nolito corre por fora, inclusivamente pode ocupar o lugar de Gaitán, na extrema-esquerda.

Para a esquerda: Lionel Carole (que já se viu atuar) e o provável Taiwo (que já vimos a serviço do Marselha). César Peixoto definitivamente não consegue agarrar a titularidade e Fábio Faria mesmo que retorne também não agradou na posição.

A camisola 10 talvez tenha um destino mais fácil de escolher já que é quase a unanimidade que Gaitán assuma a batuta da orquestra. De fino toque e da mesma escola de ‘El Mago’, Nico parece ter inteligência e habilidade suficientes para carregar esse piano. No caso de Bruno César (que já foi elogiado pelo próprio Zico) parece ter um bom futuro, resta saber se encaixará bem na filosofia. Foi um pedido de Jesus. Para a função ainda há o Felipe Menezes e o Carlos Martins, mas não acredito que nenhum dos dois possa fazer a função. Felipe já provou que não é jogador à Benfica e Martins rende mais nas extremas, assim como na seleção nacional.

Um novo lado esquerdo?

Se forem confirmadas as saídas de Coentrão, Cardoso e Aimar, e as entradas de Nolito e Taiwo, (além das já confirmadas chegadas de Bruno César, Carole e Matic), vejo um Benfica com um onze inicial modificado e com um lado esquerdo completamente novo. Desde a defesa até ao ataque. Pelo lado direito nada muda, até porque acredito na permanência de Sálvio.

 

Este post foi publicado usando o novo acordo ortográfico.

Deixe um comentário