Acervo

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Jogos históricos- Flamengo 1x0 Vasco- Jogo decisivo do Campeonato Carioca de 1978


-Hoje vamos falar do jogo que decidiu o segundo turno do campeonato carioca de 1978, entre Flamengo x Vasco.
Porque é histórico Simplesmente porque marcou o início da série avassaladora de títulos conquistados pelo Flamengo, entre os anos de 78-83, que até hoje é conhecido como "A Era Zico". Situação da partida O Flamengo já havia sido campeão do primeiro turno, a Taça Guanabara, o que já lhe garantia um lugar na final do campeonato, contra o eventual vencedor do segundo turno. No segundo turno, por uma coincidencia da tabela, Flamengo e Vasco se enfrentaram na última rodada, o que acabou conferindo a partida o ar de decisão do segundo turno. O clube de São Januário liderava a competição com 20 pontos, 10 jogos e incríveis 10 vitórias, com 33 gols a favor e 5 contra. Já o rubro-negro, somava 19 pontos, com nove vitórias e um empate(2x2 Contra o Madureira. Havia marcado 30 gols e sorfido 5. Como se ve, o Vasco jogava pelo empate para ser campeão do segundo turno e decidir o campeonato contra o próprio Flamengo, que, por sua vez, necessitava da vitória para vecer também o turno, e, sagrar-se campeão carioca direto, sem necessidade da final.
Ficha da Partida Flamengo 1x0 Vasco Local Maracanã Data 3-12-1978 Árbitro José Roberto Wright Público 120.433 Gol Rondinelli 42 do segundo tempo. Cartão vermelhos Guina e Zico Flamengo Cantarelli, Toninho, Manguito, Rondinelli e Júnior, Carpeggiani, Adílio e Zico, Marcinho, Cléber(Eli Carlos) e Tita(Alberto). Técnico Cláudio Coutinho Vasco Leão, Orlando, Abel, Gaúcho e Marco Antonio, Helinho, Guina e Paulo Roberto, Wilsinho(Paulo César), Roberto e Ramon(Paulinho). Técnico Orlando Fantoni
O jogo, Lance a lance
Primeiro Tempo
-Começa a partida, o Vasco dá a saída e ataca para a esquerda das cabines de rádio.
-2 minutos. Escanteio cobrado por Marcinho para firme cabeçada de Zico. Leão faz boa defesa e não dá rebote.
-9 minutos. Tita pega Helinho por trás. O que hoje seria cartão vermelho, não foi nem amarelo...
-14 minutos. Zico recebe passe na intermediária e, mesmo escorregando, ganha a jogada de Gaúcho. Depois passa por mais dois e, da entrada da área, bate de perna esquerda, para mais uma boa defesa de Leão.
-24 minutos. Tita tenta dar o drible da vaca em Marco Antonio, mas este se antecipa e toma a bola. Só que o lateral do Vasco bobeia e Tita recupera a bola e cruza forte a meia altura, Gaúcho tenta cortar, pega na "orelha" da bola e ela vai para trás, obrigando Leão a fazer uma grande defesa, espalmando a córner.
-29 minutos. Bandeirinha dá um impedimento equivocado de Cléber, que sairia na cara do gol.
-46 minutos. Primeira chance do Vasco. Roberto passa fácil por Manguito, se livra de Rondinelli, mas chuta fraco de esquerda e Cantarelli pega sem problemas.
-47 minutos. José Roberto Wright apita o final do primeiro tempo.
Análise do primeiro tempo Foi um primeiro tempo que não correspondeu as expectativas da partida. O Vasco entrou recuado, pois o empate já lhe servia. Já o Flamengo, jogando em um 4-2-2-2 com Carpeggiani e Adílio vindos de trás, Zico e Tita como meias e Marcinho e Cléber(devido a ausencia de Cláudio Adão) mais a frente, se resentiu muito de jogadas pelas pontas, embolou demais o jogo pelo meio e não atacou como quem necessitava da vitória para se sagrar campeão. Ao final da primeira etapa, foram apenas 3 chances de gol para o rubr-negro, contra uma, já nos acréscimos para o time de São Januário.

Segundo Tempo
-Fla dá a saída e começa a segunda etapa. Vasco volta com Paulinho em lugar de Ramon.
-3 minutos. Wilsinho avança pela ponta direita e cruza. Paulinhi se antecipa a Rondinelli e finaliza para fora.
-14 minutos. O mesmo Bandeirinha que havia assinalado impedimento inexistente no primeiro tempo, volta a errar, desta vez prejudicando o Vasco. Paulinho coloca a bola na frente, onde estava Roberto(este sim em posição irregualar),mas o centroavante não participa da jogada e Paulinho segue sozinho na jogada, ficando cara a cara com Cantarelli. Inexplicavelmente, o auxiliar assinala o impedimento inesistente.
-Algumas alterações táticas do segundo tempo no time rubro-negro. Zico foi jogar de centroavante. Tita passou a ponta esquerda e Marcinho abriu na direita.
-21 minutos. Vendo que Zico estava isolado na frente, Coutinho tira Cléber e coloca Eli Carlos, para fazer comapania ao galinho.
-25 minutos. Zico toca a Adílio que devolve a Carpegianni, este toca de primeira para Zico, que domina e chuta a queima roupa. Leão faz outra brilhante defesa e evita o gol rubro-negro.
29 minutos. Toninho lança Marcinho que ajeita de cabeça para Zico. O Galinho chuta prensado e a bola sobra para Marcinho chutar de primeira, Orlando desvia a bola e salva o gol, pois Leão já estava batido.
-31 minutos. Fantoni sente a melhora do Flamengo e tira o ponteiro Wilsinho para colocar o volante Paulo César. Tenta com isso fechar o meio de campo e garantir o empate.
-38 minutos. Guina lança Roberto que passa por Rondinelli(que no segundo tempo era quem marcava individualmente o avante vascaíno) e cruza. Paulinho,frente a frente com Cantarelli, chuta de tornozelo e manda para fora a melhor chance do Vasco vencer o segundo turno.
-41 minutos. GOL! Júnior tenta o cruzamento e Marco Antonio, sozinho coloca a bola para escanteio. Zico cobra o córner alto, Rondinelli, o "Deus da Raça" vem correndo desde a entrada área e cabeçeia nas costas de Abel, sem dar a menor oportunidade de defesa a Leão. Flamengo 1x0 Vasco.
-44 minutos. Alberto entra em lugar de Tita. Substituição apenas para ganhar tempo.
-46 minutos. Zico faz uma falta em Helinho e Guina o agride. O camisa 10 do Mengo revida e e os dois são expulsos porJosé Roberto Wright. A partida fica parada por mais de cinco minutos.
-54 minutos. Fim de jogo. Flamengo vence o Vasco e se sagra campeão carioca de 78. Análise do Segundo Tempo
A segunda etapa foi bem mais qquilibrada que a primeira. O Vasco saiu um pouco mais para o jogo e equilibrou a partida. Foram 3 chances de gol para o Mengo contra duas para o Vasco. No final, a vitória acabou sendo merecida, pois o time que mais buscou o ataque, venceu.
-Total de chances nos dois tempos. 6 para o Flamengo, 3 para o Vasco.
Notas dos Jogadores
Flamengo
Cantarelli. Quase não foi exigido, pois o Vascom pouco atacou, e, quando o fez, chutava para fora... Nota 6,0
Toninho. Não apoiou como costume mas esteve bem. Nota 7,0
Rondinelli. O herói da partida e do título. Alguém vai se lembrar que ele teve dificuldades no combate direto aos atacantes...Nota 9,0
Manguito. Razoável. Apesar da pouca técnica, não comprometeu. Nota 6,0
Júnior. Outro que não apoiou como de costume. Nota 6,0
Carpegianni. Todas as jogadas passavam pelos seus pés. Nota 7,0
Adílio. Jogando mais recuado do que de costume, não rendeu tanto. Nota 6,0
Zico. Sacrificado pela ausencia de Cláudio Adão, teve que jogar mais a frente, e não foi o jogador que conhecemos. Mesmo assim foi o mais perigoso do time. Expulso após trocar agressoes com Guina. Nota 7,5
Marcinho. Não ajudou o ataque. Nota 5,0
Cléber. Outro que ficou perdido, sem saber o que fazer. Nota 5.5
Tita. Não levou vantagem sobre seus marcadores. Jogou na Ponta direita no primeiro tempo e na esquerda no segundo. Atuação apagada. Nota 5,5
Alberto. Entrou no fim e nada fez. Sem nota
Eli Carlos. Pelo menos se aproximou mais de Zico. Bom toque de bola. Nota 6,0
Cláudio Coutinho. O time não foi brilhante, mas venceu. Nota 6,0
Vasco
Leão. Fez pelo menos 3 defesas sensacionais. Se não fosse por ele, o placar teria sido maior. Nota 8,0
Orlando. Ficou mais preso a defesa e não acertou nem seus chutes de longe. Nota 6,0 Abel. Vinha bem até falhar no gol do Flamengo. Nota 6,0
Gaúcho. Abaixo do companheiro de zaga. Falhou muito durante o jogo e quase marcou um golaço contra. Nota 5,0
Marco Antonio. Como todo o time, jogou recuado demais. Cedeu o escanteio que originou o gol, de forma desnecessária. Nota 5,5
Helinho. Apenas marcou, não jogou. Bateu demais. Nota 6,0
Guina. Muito abaixo do seu potencial, não organizou o time. Foi expulso após agredir Zico. Nota 5,0
Paulo Roberto. Apagado. Não conseguiu jogar. Nota 5,0
Wilsinho. Com os laterais do Flamengo jogando mais recuados, não teve espaço e não conseguiu levar vantagem.Nota 6,0
Roberto. O mais perigoso do Vasco. Buscou sempre o jogo. Só pecou nas finalizaçõs. Nota 6,5
Ramon. Outro que nada fez. Nota 5,0
Paulo César. Entrou para fechar o meio, mas como todo o time, pouco fez. Nota 5,5 Paulinho. Até se movimentou bem. Mas perdeu um gol feito, que poderia ter decidido a partida. Nota 6,0
Orlando Fantoni. Pecou por fazer o time jogar atrás, tentando segurar o empate. Acabou sendo castigado. Nota 6,0

-Bom é isso por hoje, espero que tenham gostado e já aproveito para avisar que a próxima partida histórica será a final do Campeonato Brasileiro de 1978, Guarani 1x0 Palmeiras. Até lá.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teve sorte Hein ? ? E se MANGUITO , tivesse metido o gol ? ?

      Excluir
  2. Em 03/12/1978, a minha mãe estava gravida, o meu pai sendo um grande torcedor do MENGÂO, assistia o jogão na tv e disse: Aquele que fizer o gol, eu vou chama-lo de filho para sempre... Então o Zico cobrou o escanteio e o Xerife apareceu. E hoje, eu tenho muito orgulho de ser Rubro Negro e de ter o nome do DEUS Da Raça...

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Deus da Raça. Muito obrigado.

    ResponderExcluir

Rádio Futbolleiros