SHAOLIN ( LIU GÁA KUNG FU )

 

O pico SUNG SHAN está localizado em HONAN. É o mais alto dos 5 picos sagrados e é conhecido como Pico Central e já era conhecido nas dinastias CH’ING (221-207 a.C) e HAN (206 a .C.-220 d.C.). Do seu topo pode-se contemplar os jardins dos Imperadores que moravam em LOYANG, cidade não muito distante da capital. Durante o período da dinastia WEI DO NORTE foi construído nas proximidades o Templo Shaolin. Há controvérsias sobre sua fundação. Para alguns sua data de construção deu-se em 477 d.C.; para outros se deu em torno de 495-496 d.C., e por último alguns situam sua fundação em 522 d.C.

Segundo a lenda BODHIDHARMA(P’U- TI- TA- MO) conhecido por TAMO pelos chineses e DARUMA TAISHI pelos japoneses, príncipe de uma pequena tribo no sul da Índia e membro da Escola MAHAYANA de Budismo, que inclui Budismo Tibetano e Ch’an ou Zen Budismo, teria vindo da Índia prosseguindo até Cantão por volta de 516 d.C. Teve então uma conferência não muito satisfatória com o Imperador da época chamado LIANG WU TI partindo rumo ao norte estabelecendo-se em Shaolin, passando 9 anos em profunda meditação. Embora tenha iniciado os monges do templo em alguns exercícios de saúde (YI JIN JING - Chi Kung Variações Clássicas dos Músculos), é altamente questionável que tenha sido ele o introdutor das versões de lutas marciais em SHAOLIN. Durante a dinastia T’ANG (623-906 d.C), um monge chamado T’AN CHUN liderou um grupo de monges que combateram partidários remanescentes da dinastia SUI. O Imperador admirou-se do feito de T’AN CHUNG e seus monges concedendo-lhes, sobretudo, honrarias ou doando terras para o Templo, com isto acrescentando mais 4 acres a soma de terras já concedidas à SHAOLIN, fazendo assim com que o templo tivesse lagos ao seu redor.

Sinólogos dizem que o maior desenvolvimento do Kung Fu de Shaolin ocorreu durante o século XVI quando um monge graduado chamado ZHUE YUEN perito em combate e armas constatando que o sistema carecia de técnicas mais sofisticadas e para reestruturá-lo viajou através da China incorporando artes marciais desconhecidas, mas ainda praticadas no novo currículo de Shaolin.

Durante sua jornada encontrou um ancião chamado LI SOU na cidade de LAN ZHOU e, em seguida, BAI YU FENG, famosos boxeadores. Com o auxílio dos dois criou a Forma dos Cinco Animais (WU YIN QUAN), composta de Garça, Serpente, Leopardo, Tigre e Dragão, considerada por muitos uma das mais sofisticadas e devastadoras técnicas de Kung Fu.

De acordo com os três mestres, um praticante deve desenvolver 5 aspectos de seu Ser para condicionar o corpo todo. Eles são: força física, desenvolvimento dos ossos, espírito interno, líbido e desenvolvimento do Chi, que quando combinados fazem das técnicas de Shaolin um estilo de alto nível.

O Templo foi abrigo de muitos Marechais, Generais e soldados dissidentes que se opunham a dinastia CH’ING (1644-1912) dos invasores Manchus e apesar da Filosofia Budista fazer restrições ao uso de armas antes dessa época, esses militares acabaram incluindo inúmeras armas no currículo marcial de Shaolin, que são utilizadas até hoje em demonstrações e campeonatos por todo o mundo. Dessa forma o Templo tornou-se uma base revolucionária e os artistas marciais passaram a praticar o Kung Fu com mais intensidade visando a formação de lutadores para futuramente participarem de movimentos revolucionários arregimentados na TRÍADE, uma sociedade secreta idealizada no interior do T’AI PING (Mercado da Grande Paz) na cidade de MUH-YANG.

Apesar das proibições da prática do Kung Fu pelos Manchus, os sarcedotes não acataram suas ordens. Após algumas investigações sobre a suspeita do Templo ser o ponto de partida de movimentos revolucionários anti-Ching, um oficial de alto escalão do Exército Manchu chamado CHUAN MAN WAI relatou ao Imperador informações obtidas através de um monge renegado alistado nas fileiras do Exército Manchu de nome MA NING YEE a respeito dos planos secretos elaborados dentro do Templo Shaolin pelos monges. Diante disso o Imperador ordenou a destruição do Templo por volta de 1768. É provável que o Templo Shaolin tenha sido incendiado entre os anos de 1736 e 1796.

Apesar de sua bravura, os monges foram derrotados mas 5 sobreviveram: NG’MUI, PAK MEE (PAK MEI), FUNG DO TAK (FUNG TO TAK), MIAO HIN (MIU HIN) e GEE SIN (CHEEN SIN) que desenvolveram novas técnicas para o BOXE SHAOLIN porque o Exército Manchu estava familiarizado com a arte marcial de Shaolin devido a traidores como MA NING YEE.

Ramificações do Shaolin original, que era praticado em Honan, foram divulgados em outros 4 Templos: O-MEI, WU TANG, FUKIEN e KWANGTUNG.

Da destruição do Templo aos dias de hoje, o Kung Fu de Shaolin se subdividiu em vários estilos ou ramificações classificadas em PAK SHAOLIN ou PAK PHAI (SHAOLIN DO NORTE) que contêm jogo de pernas firme, sólido, chutes altos poderosíssimos, punho longo, bases altas e NAN SHAOLIN ou NAN PHAI (SHAOLIN DO SUL) que contêm bases baixas, chutes baixos e punho curto. Alguns estilos como LIU GÁA e CHOY LI FUT contêm técnicas tanto das escolas do norte como do sul da China.

As técnicas de Shaolin evoluiram ao longo dos séculos e difundiram-se, chegando até aos nossos dias. Cumpre ressaltar que há vários estilos de Shaolin Kung Fu. Quando algum oriental ou ocidental comenta que pratica o verdadeiro Kung Fu do Templo Shaolin, não se deve dar crédito mas respeitar. Há cerca de 300 Tao Lus de mãos vazias e armas em Shaolin e não conheço ninguém, incluindo alguns velhos monges, que saiba todo o currículo de graduação do Templo. 

Consulte a USKF/AFK e veja as linhas-guias para se reconhecer um autêntico monge de Shaolin e saiba que poucas pessoas no mundo podem se proclamar mestre ou monge deste Templo. O Templo Shaolin é uma parte importante da história das artes marciais e de todos os estilos e países. E é dever de todos nós evitar que seu nome e reputação seja manchado por pessoas inescrupulosas.

Na USKF/AFK pratica-se um método ou ramificação independente de Kung Fu Shaolin denominado Liu Gáa (Família Liu) uma homenagem de Sifu (Mestre) Mendes ao seu Sifu Liu (Lo) Siu Shun (1930-1988) de Nanjing-China que o iniciou na prática do Kung Fu (1979). O que de melhor aprendeu existia dentro dos estilos que praticou com ele (Choy Li Fut, Hung Gar, Tong Long,Tai Shing Pek Kwar) e dos sistemas HUNG FUT, HOP GAR, PA CHI CHUAN e MI TZONG CHUAN que foram estudados e praticados sob a tutela de Júlia Yueh-Liang em Jundiaí-SP estão sintetizados em Liu Gáa.

A arte do LIU GÁ KUNG FU (também conhecida como Punhos das 10 Formações - Família LIU) é um dos mais complexos e misteriosos estilos de Kung Fu resultante da união de WAI JIA (externo) e NEI JIA (interno), Punhos Longos e Curtos e seus conceitos físicos e mentais são baseados nas teorias do WU HSING (5 elementos): Metal, Água, Fogo, Terra, Madeira; Yin-Yang; LIU GÁA SUP YEE GING (12 princípios do Shaolin Liu Gáa) e movimentos de 10 animais desenvolvidos nos Templos Shaolin há mais de 1000 anos atrás - Garça, Serpente, Leopardo, Tigre, Dragão, Leão, Macaco, Águia, Elefante e Cavalo.

Metodologia de Ensino 


Apesar de sua origem remontar estilos do sul da China Liu Gáa combina escolas do norte e sul daquele país, com muito treinamento dos fundamentos (Ji Ben) - bases, socos, tapas, chutes, cotoveladas, joelhadas, rolamentos etc e Chi Kung, segundo os padrões de Shaolin executados com eficácia e a utilização de diversos movimentos circulares e uso de golpes diretos e laterais para poder depois se aperfeiçoar em técnicas mais sofisticadas como saltos acrobáticos, quebramentos, luta de solo etc., através da dedicação e trabalho árduo (KUNG) do praticante (FU).

Liu Gáa enfatiza YEANG CHI (cultivo do CHI) e utiliza a dinâmica força JING ativa e passiva através de modelos únicos de deslocamento e performance corporal e sua principal característica é a utilização de ataque e defesa simultâneo, com ataques curtos de pernas (chutes relâmpagos e simultâneos -MO YING GERK ou SAM SUP LIOU GERK que são 36 chutes devastadores) e de movimentação rápida e intensa. Em um nível de prática avançado, ataques a pontos vitais são incluídos (108 pontos principais para desmaiar, paralisar, emudecer e etc.).

O treinamento tradicional Liu Gáa é composto de 36 rotinas (Tao Lu) de mão e 36 rotinas de armas divididos em 2 grupos: 18 longos e 18 curtos; 36 Toi Tchás (lutas combinadas) de mãos e 36 Toi Tchás de armas; 108 movimentos do boneco de madeira (MOODJONG) de Shaolin, Dança do Leão (108 passos) e Dança do Dragão; 108 técnicas de combate que representam conceitos numéricos ligados à natureza sinótica e cosmológica Budista e o sofisticado “AURA PUNHO e CHUTE” (Chi Kung Dedos de Fogo de Shaolin) etc; além da utilização de equipamentos de treinamento como o CHEONG-BAU-JONG (Saco de parede), MUK PYE (bloco de madeira), MOODJONG (boneco de madeira), MEI HUA TUI ZHONG (boneco da perna da ameixeira florida) e o SHA DIP (almofada da palma de ferro).

O escudo (logotipo) utilizado nos uniformes de Liu Gáa utiliza o ideograma da árvore por ser este sistema uma ramificação de Shaolin simbolizado num antigo provérbio: “ A altura da árvore, a força do vento, todavia o salgueiro consegue resistir a mais forte das tempestades.” O Kung Fu Chinês tem resistido à mudança e tempestade do tempo e ao espaço de um milênio. Liu Gáa e os outros sistemas praticados na USKF/AFK tem se sujeitado e sobrevivido com raízes plantadas no rico solo da tradição e pureza espiritual.

 

 

GRADUAÇÃO


A graduação em SHAOLIN LIU GÁA USKF/AFK consiste em 8 graus (CHI) baseados em 8 estandartes de antigos exércitos chineses. O número 8 é derivado da filosofia e alquimia chinesa. No I-CHING há 8 trigramas que combinados formam 64 hexagramas. Na China também há 8 direções: Norte, Sul, Leste, Oeste, Nordeste, Noroeste, Sudeste e Sudoeste. Estes graus estão sintetizados em 5 cintas, associadas aos 5 elementos. O tempo de prática varia de 4 a 6 meses a 1 ou 2 anos no máximo por grau. Para se graduar cinta preta, leva-se no mínimo 5 anos e no máximo 8 anos.

Após passar pelo HOI KUEN ( fase preparatória) o praticante ingressa no 8° e 7º Chi - Cinta Branca que segundo a geomancia chinesa (FENG SHUI) está relacionada com o elemento Metal, Outono, Oeste, Planeta Vênus, Pulmões, nariz, Intestino Grosso e ao Tigre, além de ser a cor da pureza transcedente e do vazio.

No 6° e 5º Chi, utiliza-se uma Cinta Verde que segundo a geomancia chinesa está relacionada com elemento Madeira, Primavera, Leste, Planeta Júpiter, Olhos, Vesícula Biliar e ao Dragão Celestial, além de ser a cor da Esperança, Expansão, Fertilidade, Persistência e Objetividade.

No 4° e 3º Chi, utiliza-se uma Cinta Azul que está relacionada ao elemento Água, Inverno, Norte, Planeta Mercúrio, Rins, Ouvido, Bexiga e a Tartaruga, além de ser a cor da Intuição, Serenidade, Sinceridade e Realização Espiritual.

No 2° Chi, utiliza-se uma Cinta Vermelha que está relacionado com o elemento Fogo, Verão, Sul, Planeta Marte, Língua, Coração, Intestino Delgado e a Fênix, além de ser a cor da felicidade para os chineses, nobreza, sexualidade, movimento, energia, vitalidade, bandeira chinesa e do sangue.

No 1° Chi, utiliza-se uma Cinta Marrom que segundo a geomancia chinesa, está relacionada com o elemento Terra, Meia Estação (Verão Prolongado), Centro, Planeta Saturno, Boca, Pâncreas , Estômago e Serpente, além de ser a cor da Estabilidade, Equilíbrio, Sinceridade, Fidelidade e uso da razão.

Após a Formação Final, utiliza-se Cinta Preta que segundo o Feng Shui está relacionado ao elemento água, inverno, Norte, Planeta Mercúrio, Rins, Ouvido, Bexiga e a Tartaruga, além de ser a cor da busca da luz, Concentração, Criatividade, Relaxamento e Flexibilidade. É subdividido em 10 graus (CHIEH):1° e 2° considerado INSTRUTOR, 3° e 4° PROFESSOR, 5° e 6° MESTRE, 7° MESTRE SÊNIOR e 8° ao 10° GRÃO-MESTRE. A partir do 7° CHIEH, a Cinta Preta recebe um Logo (TAO) na cor dourada que segundo a geomancia chinesa está relacionada com o elemento Fogo, Verão, Sul, Planeta Marte, Intestino Delgado, e a Fênix, além de ser a cor da ação, do dinamismo, coragem, impetuosidade, auto-realização, iluminação e ao intelecto.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE GRADUAÇÃO

HOI KUEN (Fase Preparatória) Sem Cinta - Duração 2 meses


História e Filosofia: Introdução à História da China e à Filosofia Oriental (Taoísmo, Budismo, Confucionismo e I Ching). História e características do SHAOLIN KUNG FU ESCOLA LIU GÁA.
Juramento LIU GÁA - JI BEN PI TUI BA FA - RESHEN LIU GÁA - TEORIA MARCIAL WU DE (Código Marcial)
PA TUAN CHIN (1° parte)
JI BEN (BÁSICOS): NG DAI MAH BO (5 BASES); NG DAI SAO FAT(5 BLOQUEIOS DE MÃOS); NG DAI KUNE(5 SOCOS); NG DAI CHEUNG (5 TAPAS); NG DAI GERK(5 CHUTES).
SAAM SING CHOY (BATIMENTO DE BRAÇO); SAAM SING GERK (BATIMENTO DE PERNA)
SIU LIU GÁA SIK (TAO LU BÁSICO SHAOLIN LIU GÁA)
LIU GÁA JOP MAH (DESLOCAMENTOS OCTOGONAIS TEMPLO SHAOLIN)

8° e 7º CHI - CINTA BRANCA

PA TUAN CHIN (COMPLETO)
JI BEN (BÁSICOS): SUP DAI MAH BO (10 BASES); SUP DAI SAO FAT (10 BLOQUEIOS DE MÃOS); SUP DAI KUNE (10 SOCOS); SUP DAI CHEUNG (10 TAPAS); SUP DAI GERK (10 CHUTES)
TAO LU TAM TUI (PERNAS DE REBOTE)
YAT JI SOU (KWE SOW-1° PONTE DE FERRO)
FU YING KUEN DUEI CHUCK HOK YIN KUEN (TOI TCHÁ TIGRE X GARÇA) 1° PARTE
TAO LU GWAN YEUNG GWAN ( BASTÃO DO PASTOR)
10 MOVIMENTOS DE ANIMAIS:
SEÇÃO GARÇA SEÇÃO SERPENTE SEÇÃO LEOPARDO
1-YE HE KAI YI 1- QING SHE CHU DONG 1- HEI BAO SHAN SHU
2- YE HE SHOU DON 2- BAI SHE TU XIN 2- JIN BAO XI QIU

SEÇÃO TIGRE SEÇÃO DRAGÃO
1- MENG HU HUI TOU 1- JIN LONG SHI ZHUA
2- ER HU QIN YANG 2- SHEN LONG XIAN ZHUA


TODOS OS JI BEN ANTERIORES
TAO LU NG LUM MAH ( 5 GIROS)
TAO LU FU MEI DAN DO (FACÃO RABO DE TIGRE)
YAT JI SOU (2° PONTE)
FU YING KUEN DUEI CHUCK HOK YIN KUEN COMPLETO (TOI TCHÁ TIGRE X GARÇA)


6° e 5º CHI - CINTA VERDE

TODOS OS JI BEN ANTERIORES
TAO LU NG LUM CHUI ( 5 SOCOS)
TAOLU LIU GÁA NG FU CHEUNG (LANÇA 5 TIGRES LIU GÁA)
YAT JI SOU (3° PONTE)
10 MOVIMENTOS DE ANIMAIS:

SEÇÃO GARÇA SEÇÃO SERPENTE SEÇÃO LEOPARDO
1-HOK CHUEI CHAM JANG 1-SHUI SHE SHANG AN 1-BAO ZI DING SHEN
2-QING HE CHU CHAO 2-YIN SHE RU DONG 2-SHUANG FENG GUAN ER

SEÇÃO TIGRE SEÇÃO DRAGÃO
1-LAO HU TAI TOU 1-SHENG LONG XIA HAI
2-LAO HU DIAN TOU 2-QING LONG CHU HAI 


TODOS OS JI BEN ANTERIORES 
TAO LU SIU LAW HON (PEQUENOS DICÍSPULOS DE BUDA)
YAT JI SOU (4° e 5° PONTE)


4° e 3º CHI - CINTA AZUL

TODOS OS JI BEN ANTERIORES
TAO LU SIU MUI FA KUEN (FLOR DE AMEIXEIRA)
YAT JI SOU ( 6° PONTE)
10 MOVIMENTOS DE ANIMAIS:

SEÇÃO GARÇA SEÇÃO SERPENTE SEÇÃO LEOPARDO 
1-DOK GOOK FEI HOK 1-SHE SHEN XIA SHI 1-SHUN SHUI TUI ZHOU
2-BAI HE NIU JING 2-SHE GI TAO TOE 2-BA WANG TAI DING

SEÇÃO TIGRE SEÇÃO DRAGÃO
1-MENG HU TUI SHAN 1-JIN LONG WANG RI
2-DAN FU CHUT DONG 2-LAO HA BEI YU

TODOS OS JI BEN ANTERIORES
TAO LU TUAN TA (COMBATE CERRADO)
YAT JI SOU ( 7° PONTE)

2° CHI - CINTA VERMELHA

TODOS OS JI BEN ANTERIORES 
TAO LU LIN WAN KUNE (GOLPE SIMULTÂNEOS)
LIU GÁA PEI SAU ( PUNHAL DUPLO LIU GÁA)
YAT JI SOU (8° e 9° PONTE)
10 MOVIMENTOS DE ANIMAIS:

SEÇÃO GARÇA SEÇÃO SERPENTE
1-BAI HE CHUAN CONG 1-BAI SHE TU XIN BI CHAN LONG JING
2-BAI HE SHOU CHAO 2-JIN SHE WANG SHAN 

SEÇÃO LEOPARDO SEÇÃO TIGRE SEÇÃO DRAGÃO
1-SHOU BAO WAN XIONG 1-YOW SOW PO PAI 1-ZUO I YOU DA LONG
2-WAN GONG SHE BAO 2-MENG HU YAO CHI 2-JIN LONG XI QIU


1° CHI - CINTA MARROM

TODOS OS JI BEN ANTERIORES 
LIU GÁA KUEN (BOXE DA FAMÍLIA LIU)
DAI LIU GÁA SIK (GRANDE TAO LU LIU GÁA)
YAT JI SOU (10° PONTE)
LIU GÁA LAP KO TA FEI KUNE (EXERCÍCIOS TRADICIONAIS E TÉCNICAS CARACTERÍSTICAS LIU GÁA PARA FORMAS AVANÇADAS DO BÊBADO)


1° CHIEH - CINTA PRETA

TODA PROGRAMAÇÃO DO 8° AO 1° CHI
TI KUNG CHUAN (QUEDAS): KUN SHEN, SHEN PU, HO PU, TING JI, TZO PU, ERCI KUN SHEN, CHAO YUEN KUN SHEN, SHEN TUI, SHUEN PU, SHUAN FEN TUEI.
JI BEN HSI (JOELHADAS): TZEN HSI, WEI BAI HSI, NEI BAI HSI, YANG HSI E ERCI HSI.
10 MOVIMENTOS DE ANIMAIS: 

SEÇÃO GARÇA SEÇÃO SERPENTE 
1-SHUANG HE TAI TOU 1-SHANG BU LAN QUE WEI
2-BAI HE LIANG CHI CHAN LONG JING 2-BAI SHE ZI DING SHEN

SEÇÃO LEOPARDO
1-LAO BAO TAI TOU
2-MENG BAO HUI TOU

SEÇÃO TIGRE SEÇÃO DRAGÃO
1-WAN GONG SHE HU 1-YIN LONG RU CHAO
2-BAO HU GUI SHAN 2-BO WONG LIP SO

IMPORTANTE: após a CINTA PRETA-1°CHIEH, o praticante terá a oportunidade de escolher 2 TAO LUS para cada nível adicional dentro de uma lista de TAO LUS extracurriculares , entre os quais armas complementares como:YUE- YA-CHANN (PÁ DO MONGE), SHUANG TOU-CHIANG (LANÇA PONTA DUPLA), LIOU-SHING-CHUI (MARTELO METEORO), CHI KEI (ENXADA), GWAI JIAN (BENGALA), SWAN JIEN (SAI), BAI HER DAO (FACÃO DUPLO), entre outros.
Entre o 6° e 1° CHI TOI TCHÁS complementares serão ensinados como LUNG YING KUEN DUEI CHUCK FU YING KUEN (TOI TCHÁ TIGRE X DRAGÃO).
As formas de animais também serão transmitidas no decorrer dos CHI de forma extracurricular.