quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Gripe suína. Gráfico da quantidade de mortos e da mortalidade no Brasil.

O número de mortos no Brasil provocados pelo vírus da gripe suína é, até o momento, de 650 mortes. Veja abaixo o gráfico da distribuição dos óbitos por estados, clique no gráfico para ampliar.

A quantidade de mortos causada pela gripe suína é um dado importante, no entanto, mais importante é a taxa mortalidade da gripe suína. A taxa de mortalidade nós exatamente a medida do quão grave é uma doença e com ela é possível comparar com os dados de outros estados e países, a quantidade de mortes é um dado que não permite fazer essa comparação. A taxa de mortalidade é calculada por meio da seguinte fórmula:

M*P/R


M = quantidade de mortes; P=população pela qual se quer expressar a quantidade de mortes; R = a quantidade de pessoas moradora de uma região, que pode ser um bairro, um hospital, uma cidade, um estado e assim por diante.

O P, no caso da gripe suína é de 100.000 pessoas e o R representa a população de um estado. Vamos utilizar o estado do Paraná para utilizarmos como exemplo: a quantidade de mortes do Paraná é 195 e a população do estado é de 10.560.169, portanto 195*100.000/10.560.169 é = 1,84, o resultado representa a quantidade de mortes para cada grupo de 100 mil pessoas, se P fosse representado por 1 milhão de pessoas, o resultado da nossa fórmula seria; a taxa de mortalidade é de 18,4 mortes para cada 1 milhão de pessoas. Este cálculo foi repetido para cada estado, veja o gráfico (clique para ampliar).


O estado que possui maior taxa de mortalidade do Brasil é o Paraná, praticamente o dobro da do Rio Grande do Sul e o triplo da de São Paulo. A meu ver, está alta taxa de mortalidade do Paraná não está refletindo a capacidade de matar do vírus da gripe, está refletindo a agilidade na análise das amostras. Enquanto nos demais estados, que dependem dos laboratórios de referência, a demora para a realização do exame demora até 15 dias, no Paraná, que faz seus próprios exames, a demora não passa de 48 horas. Quando a primeira onda da gripe suína passar, e todos os exames forem realizados, a taxa de mortalidade dos estados do sul e do sudeste do país vai ser semelhante à taxa de mortalidade do estado do Paraná.

4 comentários:

  1. Mto interresante, se passou mais ou menos 6 meses e ninguém mais fala nisso (ou quaze não se fala) as escolas meio que pararam de ser tão rigorosos, mas mesmo assim deveriamos estar a par do resultado final (quantidade de mortos, número de casos, paises mais afetados).

    ResponderExcluir
  2. Vc tem razão...com o final do inverno a quantidade de casos entrou em declínio e agora os casos de gripe suína não estão mais sendo comunicados pelas autoridades.
    Estou devendo várias atualizações ao blog, infelizmente não estou tendo tempo para isso, estou planejando novos posts para quarta ou quinta feira. Obrigado pelo comentário e pela cobrança.

    ResponderExcluir
  3. gostei da informação, até usei pra um trabalho de geografia. pesquisei vários outros sites e links, todos falavam tudo o que eu precisava, mas nenhum tinha o gráfico que me importa mais. Só aqui achei o grafico e o resumo da matéria que eu precisava..
    valeu;

    ResponderExcluir
  4. queria que postassem ai um grafico de mortes de homens e mulheres no brasil todo
    DESDE JA VALEU!!!!!
    continuem assim!!!!!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sugestões, perguntas ou críticas.