sábado, 29 de agosto de 2009

Origem da gripe suína. Como surgiu o vírus da influenza A H1N1?

Este é segundo post que escrevo sobre o assunto, novas pesquisas surgiram e o primeiro post além de defasado, esta muito minimalista.

O material genético do vírus da gripe é divido em oito segmentos (fig. 1) que podem se trocados no caso de dois ou mais vírus diferentes infectarem a mesma célula, esse processo é chamado de rearranjo ou recombinação, veja a figura 2.

Figura 1. Segmentos gênicos do vírus da gripe e as proteínas que codificam.



Figura 2. Esquema mostrando como os rearranjos genéticos deram origem a nova gripe.
Figura modificada de Kingsford e col. PLoS ONE julho de 2009.

Antes de vermos os eventos genéticos que gerou a gripe suína, temos que decifrar o que significa o H e N que compõem o nome da nova gripe. O H simboliza a hemaglutinina, uma proteína que fica na superfície do vírus. A hemaglutinina tem a função de iniciar a infecção das células do hospedeiro. Até o momento foram descritas 16 hemaglutininas diferentes. O N representa a neuraminidase, outra proteína que fica na superfície do vírus, até o momento foram descritas 9 neuraminidases diferentes. A neuraminidase tem a função de liberar o vírus nascente da célula hospedeira mãe. Portanto a combinação do H e o N formam o nome do vírus. Vamos à história.

O vírus da gripe suína não surgiu de repente, foram necessários vários episódios de recombinação para que base genética da nova gripe fosse criada. O vírus da gripe suína H1N1 norte americano circula na população de porcos a mais de 80 anos, este longo espaço de tempo deu oportunidade para que vírus da gripe de outras origens se recombinasse com este vírus. A primeira recombinação ocorreu entre o vírus H3N2 de origem humana e o H1N1 suíno gerando o vírus H3N2 suíno. Posteriormente, o vírus H3N2 suíno se recombinou com um vírus de origem aviária, gerando um vírus H3N2 recombinante triplo, detectado pela primeira vez em 1998. Um outro episódio de recombinação ocorreu, o vírus H3N2 recombinante triplo se combinou com o vírus suíno H1N1 norte americano, gerando o vírus recombinante triplo H1N2, foi esse vírus que ao se recombinar com o vírus H1N1 originário da Eurásia originou a nova gripe de hoje. Portanto, foram necessários pelo menos quatro eventos de recombinação para que o vírus da gripe suína de hoje surgisse. Por isso que essa gripe é chamada de suína, foi o vírus recombinante triplo que circula a anos na população de porcos norte americano que deu origem a nova gripe.
Segundo os estudos mais recentes, este novo vírus infectou uma pessoa no México em janeiro, iniciando a sua transmissão e se tornando pandêmico. Os primeiros casos da nova gripe nos Estados Unidos foram detectados em meados de março, mas somente no dia 24 abril é que a Organização Mundial da Saúde publicou o primeiro boletim epidemiológico.

Fontes:

1 - Ding e col. Virus Genes - Agosto/2009.
2 - Garten e col. Science - 10 de Julho/2009.
3 - Smith e col. Nature - 25 de Junho/2009.
4 - Mossad - Cleveland Clinic Journal of Medicine - Junho/2009.
5 - Dawood e col. The New England Journal of Medicine - 18 Junho/2009.
6 - Shinde e col. The New England Journal of Medicine - 18 Junho/2009.
7 - Kingsford e col. PLoS ONe - Julho/2009.

5 comentários:

  1. Bom dia Golono,

    Mais uma vez, parabéns...

    Abraço

    Heraldo Barros

    ResponderExcluir
  2. muito legau bem interessante

    ResponderExcluir
  3. Boa pesquisa
    Muito interessante...

    ResponderExcluir
  4. Nossa!Muito boa sua pesquisa,eu que adoro pesquisar sobre doenças estou maravilhada com todas essas informações.Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado Isadora. Fique a vontade para fazer perguntas e sugerir novos posts.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sugestões, perguntas ou críticas.