15.12.05

Porque é que eles nos odeiam?

A relação Portugal-Brasil é tipo Rinaldo-Angélica (no Orlando Furioso, não no Orlando Enamorado): os portugueses adoram o Brasil e os brasileiros detestam Portugal. E por favor não acreditem no que os brasileiros estrelados dizem quando vêm de visita a Portugal com as despesas todas pagas por um canal de televisão ou pelo Carnaval da Bairrada, os do "Adoro Portugau país irmão!".
O mais interessante mesmo é ver a reacção dos brasileiros que não vivem em Portugal: há uns tempos estive a conversar com um brasileiro num café que logo de chofre me disse que Portugal era um dos países mais atrasados do mundo, e que se o Brasil estava na merda que estava foi porque foram colonizados por portugueses, e logo a seguir se pôs a acusar-me do massacre dos índios. A minha observação de que a probabilidade dos antepassados dele terem massacrado mais índios que os meus não pareceu afectá-lo de sobremaneira. Que os africanos nos acusem de colonialismo é uma coisa, mas a mesma acusação vinda de um brasileiro é absolutamente ridícula.
A minha primeira experiência do ódio brasileiro por Portugal terá sido talvez um brasileiro que conheci há mais de 10 anos na pousada de juventude de Sintra. O dito senhor residia a maior parte do ano em Portugal e vivia de andar a tocar guitarra por aí, graças a essa obsessão que Portugal tem com a música brasileira, boa ou má, e sintetizava numa frase a sua opinião de Portugal:
-Português é foda, bicho!
E depois começava um litania de queixas acerca de Portugal e a sua comparação depreciativa com o Brasil, em termos de cultura, educação, desenvolvimento económico (foi pena que na altura a idade me fizesse envergonhado demais e chocado demais para lhe lembrar meia dúzia de coisas, como a taxa de analfabetismo, as favelas, as gangues, o simples facto de no Brasil não se poder parar num sinal vermelho sem correr o risco de ser assaltado). A mais engraçada evidência anedotal que ele deu da inferioridade cultural portuguesa em relação ao Brasil deve ter sido quando me disse que, por exemplo, "no Brásiu, em cada grandji cidadji há ópera e sala de concertos, enquanto que em Portugau, só em Lisboa! Tá vendo? Português é foda, bicho!" (mais uma vez foi pena eu não lhe lembrar que uma grande cidade brasileira tem mais população que Portugal inteiro, mas enfim...)
O problema dos brasileiros com os portugueses é psicanalítico. É uma forma de ódio de si mesmos pelo seu subdesenvolvimento, sublimado em ódio ao "pai" português.
Os brasileiros nunca se apercebem - ou não se querem aperceber - de que quando acusam os portugueses de massacrar os índios apenas se acusam a si próprios ou, melhor dizendo, os seus próprios antepassados.
Já ouvi brasileiros dissertar durante horas acerca do quão fantásticos foram os tempos em que Pernambuco estava nas mãos dos holandeses e que "o nosso azar é que os holandeses foram derrotados pelos portugueses". Bem, se quiserem um exemplo das maravilhas da colonização holandesa podem sempre olhar para a Indonésia mas claro que o fundamental é que a comparação nem sequer faz sentido: os portugueses que derrotaram os holandeses são os antepassados deles, sendo o Brasil mais um país de colonos que de colonizados.
Claro a maior parte dos brasileiros nem sequer sabe onde Portugal fica. Mas essa ignorância, esse desprezo constituiem também uma forma de ódio cultivada pelo estado, pelos educadores, uma negação intencional das suas próprias raízes culturais, da sua própria história. Vejam se acaso os americanos fazem isso em relação à Inglaterra, à qual os unem talvez menos laços de sangue que do Brasil a Portugal.

130 Comments:

Anonymous Anónimo ripostou...

Sei que essa postagem é antiga, mas nem por isso deixa de ser equivocada.
Lamento que o autor tenha essa visão, criada a partir de uma experiência particular. Nunca vi ou ouvi ninguém dizer mal dos portugueses por aqui.

3:47 da manhã  
Blogger NyOrlandhotep, the Chaotic Chaos ripostou...

Caro Celso, não se se vai ler isto, mas aqui vai. Sem dúvida que há muitos brasileiros que não pensam ou dizem mal dos portugueses, até porque, em grande maioria, nem sequer se lembram que Portugal existe. A minha experiência, contudo, é mais que pontual. Mesmo os meus amigos brasileiros admitem estar habituados a um estereótipo negativo, o do padeiro português ingénuo, burro e sem educação (e com um grande bigode).
Mas posso garantir-lhe que o tipo de atitude que descrevi na minha posta existe. Pergunte ao meu irmão que se envolveu à algum tempo numa disputa na internet com um grupo de brasileiros o quão depressa os argumentos deles resvalaram para o insulto grosseiro baseado nos estereótipos brasileiros dos portugueses: "Eu sei que para sua inteligência limitada de português é difícil de entender isso mas...". Por isso por favor não finja que o problema não existe. Claro que, mais um vez, nada disto impede que eu também tenha excelentes experiências de relacionamento com brasileiros.

7:59 da manhã  
Anonymous Anónimo ripostou...

Caro Orlando, concordo plenamente com o que você escreveu.
Infelizmente o Celso anda a viver no mundo da Lua. E repito - infelizmente - pois seria bom que ele tivesse razão. Aliás, seria bom e seria natural que assim fosse, mas não é...

9:53 da manhã  
Blogger Unknown ripostou...

heheh no Brasil existem muitas culturas e subculturas diferentes, é o país que menos se pode generalizar. Não da pra dizer Brasil odeia Português se existem drástricas diferências entre os estados.

Eu pessoalmente não gosto muito de mulheres 100% portuguesas por serem peludonas hahah, mas não suporto pessoas do Ceará ou Rio de Janeiro, Adoro As mulheres do Sul do Brasil

enfim é isso, não tem como generalizar...

6:26 da manhã  
Anonymous Anónimo ripostou...

Sem duvida que os brasileiros nos odeiam,o problema e que nos odeiam e em vez de nos igonorar e seguirem sua vida nao,procuram-nos na internet para insultar portugal de todas as formas que a sua educaçao os ensinou!Portugal tem de mudar a sua postura politica e social relativamente ao brasil,temos que faser como o resto da europa e simplesmente virar-lhes as costas!!!

6:49 da tarde  
Anonymous Anónimo ripostou...

Realmente,vocês portugueses estão piores que os brasileiros. Na Europa, vocês são os primos pobres (que tiveram de dar as costas para não serem tão humilhados);na Africa são odiados; Na América é motivo de piadas (muito boas pra falar a verdade). Vocês pensam que somos "bárbaros", mas esta é uma das podres caracteristicas deixadas pelos nossos bárbaros colonizadores...ops... são os portugueses!!!!

8:56 da tarde  
Anonymous Anónimo ripostou...

Vcs portugueses se acham o máximo em falar que foram em falar que foram um dos primeiros a navegar pelo mundo e falar mal do Brasil poque tem inveja que os comércios com os países que voçês denominam
"do Norte" estão fazendo acordo com nós brasileiros e nós não tenhamos ligado pra voçês voçês precisam é de aula de Geografia Comtemporânea para saber disso ahh.
Tambem tem mais uma coisa se voçês dizem que no Brasil só tem favelas,assassinato foram voçês que foram os professores foram a única coisa que souberam ensinar bem para nõs enquenato voçês roubavam nossas riquezas, vão procurar o que fazer porque se pudesse voltar no tempo seria bem melhor o Brasil ter sido colonizado pelos ingleses ou alemães e ñ teriam deixado porcaria que deixaram seus falantes de Latim Vulgar= O resto da língua Latina.

1:26 da manhã  
Blogger Em criação ripostou...

nuss...
em Portugal eles têm uma visão do Brasil de 1000 anos atrás
affz...

3:27 da manhã  
Anonymous Anónimo ripostou...

Celso seu babaca. Quem são vcs p falar de pobreza e violência? O seu país é um dos mais fudidos da Europa se viado. Como dizia meu pai: "Portugal é o cu da Europa".

1:16 da tarde  
Anonymous Anónimo ripostou...

Portugal o cu da Europa desde quando ó macaco da selva amazónica?

Pra começar APRENDE a falar PORTUGUÊS CORRECTAMENTE, mas creio que isso nem consigas.. afinal és um MACACO logo és um ser IRRACIONAL!

Portugal se fosse o cu da Europa como o teu papá diz não seria um país de 1 mundo e muito menos membro da União Europeia.

Agradecam a Portugal por ser o meu país a sustentar cerca de 50.000 brasileiros que fogem como ratos para cá.

Queres paises pobres da Europa? Eu digo-te : ROMÉNIA, ALBÂNIA, UCRÂNIA, BULGÁRIA. HUNGRIA, CROÁCIA, CHECA, MOLDÁVIA, LITUÂNIA LETÓNIA AZERBEIJÃO, ARMÉNIA, KOSOVO... chega ou queres mais OTÁRIO?

Vives num pais que é o esgoto da américa latina e quem julgas tu que és para vires falar o que quer que seja de Portugal? MACACO! PRETO, MESTIÇO, CABOCLO, INDIO, CIGANO...

5:34 da manhã  
Anonymous Anónimo ripostou...

Brasileiro é mesmo burro... Chega-me até a dar pena. Se os coitados têm asim tanta raiva dos portugueses, o que eles não se apercebem é que estão a ter raiva também da sua origem ou seja dos seus avós bisavós etc etc.. que povo de estupido.. Até uma barata chega a ser mais esperta que esse povo arrogante.
Sao motivo de chacorta na Europa... Aliás sempre foram...

Se a espanha ou Inglaterra os tivessem colonizado teria sido bem melhor... Os espanhóis torturaram, destruiram dizimaram e aniquilaram todos os povos das suas ex colonias em busca do ouro com que pagavam os seus contactos comerciais. Já os portugueses nunca dizimaram ou tampouco destruiram os indios. Ao invés disso foram buscar a África os negros para fazerem produzir a então ex colónia. Contudo Portugal foi o 1 país da Europa a abolir a escravatura! Os ingleses foram uns chacinadores que mataram e destruíram centenas de milhares de civilizaçoes na antiga Polinésia, em estados africanos, e até na própria América.
Portanto os brasileiros estão a arrotar de barriga cheia. Não sabem as idiotices que dizem pela boca fora. São um povinho reles e revoltado já de natureza. Pudera, mistura de indio com escravo cigano, caboclos e o raio que os parta deu nisso meu: Uma civilização suja, corrupta, demente, vil, otária, analfabeta etc etc.
Os portugueses foram luxo demais para eles.

É um povo arrogante, estupido, violento, áspero e mais adjectivos seriam necessários para descrever o esgoto da América Latina que toda a gente sabe como se chama: BRASIL!

O melhor que Portugal fez mesmo foi dar-lhes a independencia...

10:01 da tarde  
Anonymous Anónimo ripostou...

Hahaha

Sabe qual é o problema desses mouros imundos? É que eles AMAM o Brasil, enquanto nós brasilianos estamos cagando para eles...basta ver o quanto eles importam nossa cultura. Nossa música, novelas, etc, fazem mais sucesso lá do que aqui. Conhecem mais o Brasil do que talvez, seu próprio país.

PORQUE É QUE ELES NOS ODEIAM?

Hahaha

Até parece que iriamos gastar tanta energia para odiar um português. Nós somos TOTALMENTE indiferente a vocês, e talvez seja isso que os deixem tão nervosinhos...emploram a nossa atenção. Basta ir no Yahoo Respostas do Brasil, e ver que a pergunta mais gasta de lá é:

"O QUE VOCÊS BRASILEIROS ACHAM DOS PORTUGUESES?"

Imaginem vocês as respostas...

Além de tudo são ignorantes e mentirosos quando querem ofender. Para esses filhos da puta daí de cima, atualmente a população indígena do brasil corresponde a 0,3% do todo, graças a voçês mesmos, lembram?
Seus imundos, aqui no Brasil existem 104 milhões de brancos, mas brancos de verdade, descendentes de Italianos, Alemães, etc, e não mouros imundos que se auto declaram brancos...o resto é de mouros + pretos/asiáticos. Ahh, entendi! Vocês são brancos igual ao Cristiano Ronaldo, Rui Costa, Eusébio, Nany, boswigua, nuno gomes, costinha e o caralho, né? hahahah
O Brasil tem a maior população BRANCA do hemisfério sul, e a 3ª maior do mundo,atrás apenas dos EUA e Rússia seus BURROS!

http://en.wikipedia.org/wiki/Italians

http://en.wikipedia.org/wiki/German_people

http://en.wikipedia.org/wiki/Austrian_people

http://en.wikipedia.org/wiki/Spanish_people

http://en.wikipedia.org/wiki/Ukrainian_people

http://en.wikipedia.org/wiki/Swedish_people

etc...

Há ainda quem iga que é mera coincidência que as regiões menos desenvovidas do Brasil tem maior influência Portuguesa...

Basta comparar São Paulo com aquele lixo chamado Rio de Janeiro.

São Paulo é a cidade mais Italiana do mundo já que tem 6 milhões (60%)pessoas descendentesde italianos, a a mais populosa cidade Italiana tem 2,5 milhões. Consequentemente São Paulo é a cidade mais rica do Brasil e uma das mais ricas do mundo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Paulo_(cidade)#Etnias


Já o Rio de Janeiro que é a segunda cidade mais portuguesa do mundo (1º Lisboa), é aquela merda, onde só tem preguiçoso, gente burra e alienada, que se preocupa mais com a beleza física do que com o próprio cérebro...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_de_Janeiro_(cidade)#Demografia

ahhh, aos ladrões, assaltantes etc... vejam os sobrenomes, são eles sempre portugueses, coincidência ou não...

Mouros de uma merda!

2:25 da tarde  
Blogger Adalberto Vieira ripostou...

Sou Paulista (sudeste do Brasil, maior colônia italiana, graças a deus) mas o que posso dizer??O povo brasileiro é uma desgraça...São mais unidos e dispostos pra fazer merda (jogar lixo nas ruas e córregos (e quando dá enchente a culpa é sempre do prefeito), encher o rabo de pinga, se envolver com mulher alheia, invadir terreno alheio, "roubá aquele preibói forgado" entre outros absurdos.) do que o são em prol do bem comum.Na mentalidade brasuca, pra que se preocupar se está recebendo um salarinho mínimo de merda, ter o esgoto a céu-aberto e um filho semi-analfabeto, quando se tem cachaça pra tomar, churrasquinho de gato pra mordiscar e uma nêga fedida sambando???

12:45 da manhã  
Blogger Deborah ripostou...

Primeiramente gostaria de dizer que concordo com o autor na maior parte, porque nos brasileiros somos sim portugueses em grande parte.

Pra mim nao importa se outros brasileiros falam mal de Portugal, porque eu nao julgarei um pais que nunca visitei e que influenciou tanto o meu; Alem do mais eu amo a diversidade que a cultura brasileira possui.

Eu sou carioca e nao me envergonho disso, apesar dos comentarios contra o Rio.
Eu gosto muito do Brasil, e nao ligo se a pessoa eh paulista, carioca, baiana, capixaba, etc.
Somos todos seres humanos! preconceito so torna as coisas piores.

Realmente meus e seus ancestrais portugueses fizeram algumas decisoes ruins para o Brasil, mas o Brasil ja esta mais que na hora de parar com sindrome de pais colonizado.

Estamos nos desenvolvendo muito rapido economicamente e precisamos ter um senso nacional e crescer sem ficar olhando pra tras e lamentando.
O Brasil tem capacidade e, temos que parar de culpar o que aconteceu no passado, porque somos o que somos hoje e esse eh o fato.

4:27 da manhã  
Anonymous Anónimo ripostou...

Eu não odeio Português. Mas, ultimamente tenho lido algumas postagens do velho mundo que me assustam sobre Portugueses xingando e mostrando o seu ódio para com brasileiros. Fico triste em ssaber que dois países que já tiveram problemas, amores e histórias juntos não se entendam. Aliás, fico triste em ver que o ser humano odeio o ser humano. Não nos odiemos, vivamos juntos e com amor. Um beijo bem grande aos nossos irmãos europeus.

9:10 da tarde  
Blogger jovision ripostou...

Meus senhores primeiro, o unico país na Europa onde um Brazileiro (por ser brazileiro) é bem tratado é em Portugal, porque no resto da Europa ou é puta, ou ladrão,ou escumalha emigrante! Apesar do Português respitar e gostar do Brazileiro, basta consultar a net em geral para ver que vocês nos odeiam.Ou porque matamos indios..! Os Americanos mataram 15 milhões de indios, mas não dizem que foram os Ingleses!Nós os Portugueses somos o povo mais avançado do universo em termos de direitos humanos e vos demos esse belissimo território sem 1 guerra, senão fosse isso vocês saberiam apartir de quando Brazileiros mataram indios e não Portugueses! Sim quem tem sobrenome portugues, esses sim mataram indios.Porque se tem descendencia alema ou italiana, entao tem que esperar ate ao seculo xx para torturar e exterminar.E quem fez melhor do que nós no hemisferio sul? Os ingleses? Só se no Brazil fizessemos Aparteid, ou exteminassemos os aborigenes australianos? Ingratos..amor com amor se paga!1 povo só evolui assumindo os seus erros!

3:51 da manhã  
Anonymous Anónimo ripostou...

Realmente esta escumalha brasileira é só merda favelada, um país de pretalhada, escravos um dia escravos até morrer.
Mas o nacionalismo cresce em toda a Europa e é um questão de tempo até todos os invasores brasileiros mestiços serem deportados da nobre Lusitânia para sempre!
Desde que vocês brasucas não venham para Portugal poluir as nossas ruas está tudo bem.
Temos que fazer como os nossos irmãos espanhois que nem vos deixam entrar cá.

http://www.youtube.com/watch?v=QuXyvKzf17M

Viva a Salazar!

10:39 da tarde  
Anonymous Anónimo ripostou...

Brasil = esgoto multiracial do mundo

só merda

Portugal aos portugueses

10:41 da tarde  
Blogger NyOrlandhotep, the Chaotic Chaos ripostou...

Que dizer? Os comentários só mostram que a tensão de que falo na posta existe. E que tanto em Portugal como no Brasil existe uma certa quota de atrasados mentais xenófobos e racistas, e que a doença nacionalista ainda por aí anda, à espera de porventura se expandir à custa de uma qualquer calamidade (mas nem esta terrível crise económica ainda lhe valeu).

11:38 da tarde  
Anonymous Anónimo ripostou...

q coisa triste que estou vendo aqui, não só aqui como tbm em muitos lugares da net: brasileiros e portugueses.Infelizmente é isto, xenófobos,racistas preconceituosos.Mas vamos falar a verdade: parte da culpa do Brasil estar uma porcaria é culpa nossa.Nossa,eu estou vendo um Brasil com armas nas mãos, armas da informação, da condição financeira pra reverter esta situação mas vocês não querem!Vou dar exemplos:quem quer mudar de vida muda, quando a pessoa vai pra escola o q ela faz? estuda? não ta nem aí com os estudos, o governo dá apostila, dá livros,agora dá internet, agora dá aulas com data show, dá caderno, dá material escolar,dá bolsa escola, dá vale gás,dá bolsa família,dá transporte pra quem precisa, e agora vai dar até um dinheiro mensal pra fazer turismo,ele dá e o pessoal soca, não dá valor e diz q ta uma bosta.E na escola faz vandalismo e diz:"eu to pagando com meus impostos!" o dinheiro das bolsas e vales em vez de usar no q era pra usar, eles simplesmente compram celular da moda, compram musiquinha pro celular, mandam mensaginhas,compram aparelhos de som novo,perfume, a cachaça, a cerveja, o cigarro,etc e depois falta dinheiro pra pagar as contas necessárias.E a internet?ah eles usam pra pornografia,humor, musica,e futebol.Quantas vezes de eu querer falar algo que preste,algo útil e não encontrar pessoas que se interessam pelo assunto, só consigo falar coisas úteis com meus professores e amigos q tem uma mente mais "madura".Aí reclamam da vida,e procuram alguém pra colocar a culpa, sabe este é o povo do Brasil, mas só que tem os ricos,aqueles que lutaram e conseguiram algo:parabéns pra eles,mas o defeito de alguns deles é que eles não ajudam quem está em baixo,quanto mais tem:mais quer e se aproveitam dos pobres e quando um pobre fica rico ele faz a mesma coisa(aqui é cada um por si ,que vença o melhor,não vejo amor nas pessoas não).Desigualdade social é o que acontece no Brasil por vários fatores e não exclusivamente por um, tem a culpa de Portugal,tem a culpa dos políticos,tem a culpa dos mão de vaca(tipo um cara aqui tinha uma fortuna,se vestia de pobre,era mão de vaca com ele mesmo e quando morreu ñ levou nada),tem a culpa do povo,a culpa dos estrangeiros que vem aqui ganhar rios de dinheiro no Brasil(o brasileiro pobre saí daqui e ganha uma vida razoável lá fora,mas vem o estrangeiro cheio da grana investe e sai mais rico ainda),e a Minha culpa tbm.Um novo caminho de mudança de conquista está aí,basta querer o Brasil tem potencial pra isto.
Aí você sai viajar pelo Brasil pra você ver, tem muito mato, tem lugar que você pensa que está longe da civilização,enquanto nas cidades grandes como São Paulo, por exemplo,é um aglomerado de gente,então o que falta é organização.Povo Brasileiro ainda há tempo de reverter a situação, e vejo a vontade de muitos,se nos chamam de esgoto da América Latina,deixe que falem, faça a sua parte,vamos nos unir pra melhorar a situação e discutir nossos conceitos, sobre nossa vida,nosso país,vamos colocar as cartas na mesa e colocar os pontos nos "is", e vamos mostrar que nós somos uma nova geração de Brasileiros pensantes,q o melhor de nós não é só ficar fazendo piadinhas,e falando palavrão porque isto não resolve o nosso problema.Eu amo o Brasil apesar de suas muitas falhas e quero o melhor pra todos, eu fico feliz quando vejo uma boa notícia sobre a economia do Brasil, e eu fico feliz quando encontro um brasileiro de acima de ser patriota ele tem uma mente aberta e crítica e sabe que nem tudo é carnaval, nem tudo é flores.Musica não enche barriga,nem futebol,nem TV, a não ser daqueles que estão dentro deles, isto só serve pra vocês esquecerem os problemas e colocarem na cabeça que a musica, os cantores,o futebol, a TV e os seus astros são mais importantes que a economia, a educação, a paz, a igualdade, a saúde,a ética, o conforto, mais importantes que nossos irmãos que precisam de nós.E deixando claro que o Brasil e brasileiros tem suas qualidades que não encontro em outros países que se dizem tão grande coisa :) temos nossos erros,mas também temos nossas qualidades.

3:51 da manhã  
Anonymous antonio ripostou...

os brasieros sempre tiveram complexos de nao serem europeus. esse comportamento verifica-se em comentarios de novelas e canais publicos de tv a falar muito na europa e que sao de origem portuguesa,italiana ou alema.ou seja tem sempre a necessidade de falarem que teem raizes.e muitas ciddes do sul do brasil tentam emitar as europeis com construçoes que nao se adquam ao clima subtropical dessa regiao do brasil com o mais frio da europa. e por isso eles tentem fazer esses comentarios de baixo nivel sobre os portugueses por inveja.abraços aos brasileiros nao fiquem tristes

2:20 da manhã  
Anonymous Anónimo ripostou...

ios portugueses nos chamam de macacos por isso digo muito obrigado a eles por nos comparar ao ser mais inteligente do mundo muito proximo do homem , agora se me chamar de burro ai eu fico puto da vida. porque sabemos que burro sao os irmaos gemeos dos portugueses portanto quero mandar um abraço apertado por tras a todos os portugueses,e me desculpe por tudo e ate os encontros e ate os novelos bando de donzelos, alias ate o ano dois mil portugues so sabia oque era cona porque vaca nao usa calcinha, se nao fosse as putas estrangeiras seriam cabaços ate hoje e ainda pagam porque de graça com a mulher que vai sair esse trouxas e a fato e nao e boato tem pagar senao nao conseguem mesmo.

7:22 da tarde  
Anonymous Anónimo ripostou...

portugal e a raposa que coloca o rabo na linha do comboio e esquece do proprio rabo cuidado e fato e nao e boato esse pais e totalmente dependente da uniao europeia porem cuidado o proprio primeiro ministro disse que portugal esta de tanga devem ate rabo para a uniao europeia ou voces acham que os alemaes, franceses,ingleses,suiços, espanhois vao perdoar voces prestem as contas e ai verao quando devem a eles e nao tem perdao eles odeiam voces e terao que pagar.

7:31 da tarde  
Anonymous Anónimo ripostou...

graças a deus eu sou do sul do brasil e tenho muito orgulho dessa terra pois sei que o progresso aqui nao tem o dedo portugues porque pra nos aonde portugues coloca amao nao da certo basta se ver o nordeste aqui no sul sinonimo de progresso e alemao italiano,polones, japones ate os ucraniano e os arabes e os inglese que fundaram a maior cidade do sul do brasil a querida londrina no norte do parana mais conhecida como a capital do cafe mais mais precisamente umas das cidades mais ricas do brasil isso so com mais ou menos oitenta anos.

7:44 da tarde  
Anonymous Anónimo ripostou...

portugues se diz santo sei muito bem quem sao eles aqui na minha cidade por acaso tem um filho de um portugues que conseguiu trabalho na prefeitura, advinha ok que ele estava fazendo, ladrao safado pega o veiculo da prefeitura e ia atras de prostitutas foi desmascarado em praça publica e hoje e tachado como um ladrao. mas nem por isso vou dizer ok os portugueses dizem em relaçao aos brasileiros que as mulheres sao prostitutas e os homens sao ladroes. cada caso e um caso.

7:53 da tarde  
Anonymous Anónimo ripostou...

so gostaria de saber oque e portugal sem oque vai de fora. trabalhar pelo que sabemos nao e com eles o negocio la e internet e telemovel, e viver as custas dos pais.

7:57 da tarde  
Anonymous antonio ripostou...

HA ha ha o brasileiro anonimo esta todo lixado,desculpa la,mas o brasileiros sao mesmo burros,enquando que o portugues à 30 ou mais anos ia para o brasil abrir pastelarias,e outras coisas, ajudavam na economia do brasil,os brasileiros que estao cà so passam o tempo a beber cerveja,pensam que eriquecem de braços cruzados,ou seja eles estao a dar cabo da nossa economia,eu tenho um amigo que è construtor e so perfere trabalhadores do leste da europa,porque diz que os brazileiros nao querem trabalhar,e è o que todos dizem de norte a sul de protugal os brasileiros so querem festa,e os coitados da populaçao do sul do brasil pensam que sao melhores que os do norte,ja ouvi que querem a independencia,tem a mania que sao europeus.mas coitados è normal terem esse comportamento quando sao um povo complexado,porque nem sabem que origem sao.

4:48 da tarde  
Anonymous Anónimo ripostou...

Quer saber? Vão tudo tomar no cu! :D

6:00 da tarde  
Anonymous Anónimo ripostou...

Bom, não pode falar de sua experiencia por todo o povo brasileiro e Portugueses. Esta historia ou estoria de brasileiro odiar portugueses, é lamento de adolescente. Que são os que mais criticam a historia e a moral portuguesa. Tudo é culpa de Portugal. Faz 500 anos que os Homens (macho) administra este País tão grande, e nada faz. Ta na hora de uma mulher assumir o compromisso de fazer algo que eles (machos) nao conseguiram. Quanto a piada de Português, ora pois!!! Aqui no Brasil tem cada piada idiota de Paulista, Baiano, carioca, Paraíba então, nem se fala!! lol. Português é o que menos tem graça. Mas é cultura local. A burrice está em todos os cantos da terra, Portugal não é uma excessão. Aqui alguns Brasileiros alem de burros, é ignorantes, e vivem comendo rancor do passado. lamentavel. Eu particurlamente falando, amo meu País, e adoro Portugal, afinal ele nao tem culpa do filho que tem...lol abraço aos amigos Portugueses.

12:16 da manhã  
Anonymous Anónimo ripostou...

PORTUGUES ALEM DE DORME SUJO, PORCO E SARNENTO, ADORA FALAR DA DESGRAÇA DOS OUTROS. O BRASIL TEM ORGULHO DA AMERICA, PORQUE É AMERICANO. EUROPA É COISA DO REINO UNIDO. TODOS COMEM AS MIGALHAS DOS BRITANICOS. PORTUGAL DEVE ATÉ O CÚ DOS PROPRIOS PORTUGUESES PARA O BANCO EUROPEU. COISA DE MESTRE QUE ENSINOU O BRASIL NA COLONIZAÇÃO. SÓ QUE PELO MENOS O BRASIL NAO DEPENDE DO BANCO AMERICANO PARA RESOLVER SEUS PROBLEMAS INTERNOS. AO CONTRARIO DOS PORTUGAS, QUE NEM PARA DESVENDAR O SEQUESTRO DAQUELA MENINA NO HOTEL. PARECE O PROFESSOR PARDAL SÓ SABE FICAR INVENTANDO DESCULPA ULTRAPASSADAS. COISA DE BURROS DA FAVELA DA EUROPA. O PASTO ESTA ACABANDO, E ESTA NO DESISPERADO. LIGA NÃO TEM RAÇÃO DA ALEMANHA VENDENDO AI, É SÓ PASSAR NUMA PETT. VAI TOMAR BANHO SEUS VAGABUNDOS, FEDIDOS, LADRÃO, FILHA DO DIABO. LOGO LOGO ESTE PAISINHO DE 8° MUNDO DESAPARECE DO MAPA. É APENAS UM BAIRRO DE PEREFERIA DA EUROPA MESMO!

12:31 da manhã  
Anonymous Anónimo ripostou...

O QUE EU NÃO ENTENDO, É COMO UM PAÍS TÃO POBRE E PODRE COMO PORTUGAL CONSEGUE FICAR NA EUROPA!!!
NO MEIO DE FRUTAS BOAS SEMPRE HÁ UMA ESTRAGADA PARA DESTRUIR AS OUTRAS, (DITO POPULAR) ESTE PAÍS NOJENTO DOS FAVELADOS DA EUROPA ESTA COM O DIA CONTADO. VAI CAIR PARA 109° DO PAIS MAIS MINZERAVEL DO MUNDO.

12:36 da manhã  
Anonymous Anónimo ripostou...

Gente quanto ódio!!
Tenho certeza que cá muitos brazucas adora Português de Cristiano Ronaldo, e muitos tugas adora brasileiro de Zico e Pelé, não é porque alguns xenofobista Brasileiros ou portugueses que irá contaminar os que admira os luzos e os Brazucas. A Cultura daqui não é odiar português, exceto para quem não consegue perdoar o proprio erro. Coisas de pessoas que vive preso na sua burrice e ignorancia mutua. Brasileiro tam fama de ser feliz sim, tudo é festa, tudo acaba em churrasco. Mas como um cidadão acima disse;
"O País não tem culpa do filho que tem".
Aos amigos Portugas que adoro e tive o prazer de conhecer pessoalemente depois da net, o meu mais elevado carinho e respeito, e peço perdão pelas pessoas racista, preconceituosas etc. São pessoas pobre de espirito e de cultura. Lamentavel...ORLANDO UM FORTE ABRAÇO, NÃO MUDE SUAS OPINIÕES, POR CAUSA DE 6 DUZIAS DE SUICIDAS DE EDUCAÇÃO. Ass. Eneias, eneiasamaro@yahoo.com.br

6:29 da tarde  
Anonymous Anónimo ripostou...

sabe qual é a diferença de um porco para um português?
O portuga come comida de verdade..
Nunca vi um povo tão fedido!!!
Nunca mais vou para aquela bosta de Porto...fede mais que o lixão de Chigago...Vao todos tomar no olho do cu...

10:15 da tarde  
Blogger Tiago Pirata ripostou...

Ah nada a ver..o único comentário que eu li, que realmente é verdadeiro é só o do Celso Augusto. Tenho 23 anos e nao mi lembro de nenhum brasileiro falando mal de portugues.. muito pelo contrario, gostamos dos Portugueses!! e nao perdemos tempo falando mal.. abraços

5:08 da tarde  
Blogger Unknown ripostou...

Há quem fale e quem não dale coisas
ruins de portugueses aqui no brasil.
mas sobrepondo minha opinião sobre um
comentario que vi por aqui, tenho logo que dizer. A ignorancia do povo brasileiro é sim imensa, mas não é menor a do povo português.
O Brasil foi chamado de esgoto da américa latina !(QUE ABSURDO) e Portugal o cú da europa...
vamos ser realistas e simplórios - Brasil não é o esgoto da américa latina, e me baseio no fato de sermos a nação mais rica da américa latina e o nono país mais rico do mundo. Agora tenho que dizer sobre portugal ser o cú da europa; Portugal é sim o cú da europa, claro da europa rica onde estão Alemanha, França e Inglaterra. (Alias se não fossem por estes países, a europa seria mais pobre que a áfrica).
E por todos os portugueses que se atreverem a contrariar o meu comentario, lembremos que o Brasil e muito mais rico que Portuga; Por cá só temos o problema da desigualdade social, mas ao todo o Brasil é uma nação imensa e rica.
Agora tenho uma única pergunta, Portugal desde que se foi a epoca das grandes navegaçoes se tornou o quê? Com certeza nada, enquanto o Brasil teve seu status elevado paulatinamente, Portugal tendeu a retroceder económicamente no tempo.
Portugal já hoje é quase esquecido pela globalisação, já o Brasil é a nação que surgiu do pouco e se transformou em muito. E já estou cansado de ler em tópico os próprios brasileiros dizendo que o Brasil é um país pobre, quando na verdade o Brasil é muito rico !

11:24 da tarde  
Anonymous Tereza Cristina ripostou...

Concordo totalmente com a posição do comentário do Orlando, de que os brasileiros aquí, o tempo todo desmerecem os portugueses, e dizem que por acidente, eles estão na Europa, pq são muito atrasados, estive em Portugal, não como turista, peguei ônibus, trem, metro e tive contato com o dia a dia das pessoas pelo período de 20 dias, adorei o país e o povo, voltarei porque me identifico, sei que a minha origem é de lá e gosto disso. Só nos dá mta indignação saber que os homens de qualquer lugar no mundo ainda querem ter naturezas diferentes, e anseio por um mundo sem fronteiras. UTOPIA!!!!!

9:24 da tarde  
Blogger Unknown ripostou...

Realmente concordo com o autor do texto, porque tenho 16 anos e dos 30 e tais brasileiros com quem conheci ou fiz amizade maior parte deles ou eram revoltados com a vida ou simplesmente queriam andar á porrada por tudo o que fosse. Os brasileiros realmente querem desesperadamente ser melhores que os portugueses... Dizem que nos desprezam mas o que querem realmente é a nossa atenção pois o portugues apenas vai ao brasil pa turismo durante umas 2 semanas o brasileiro vem pa portugal para um trabalho e uma vida decente para fugir á porcaria que o seu país é. para alem do mais portugal é um dos paises mais desenvolvidos da Europa não é como voçês que têm gurras,mortes,destruimento,trafico de drogas, doenças por todo o país alem disso maior parte de voces nem ler sabem por isso antes de começarem para ai a falar lembrem-se que nos somos realmente mais desenvolvidos.
AGORA COMEÇEM A RESPEITAR MAIS O POVO VOSSO PAI!!!

10:51 da tarde  
Blogger Unknown ripostou...

Este comentário foi removido pelo autor.

9:07 da manhã  
Anonymous Anónimo ripostou...

Caros irmãoes portugueses e brasileiros. Lhes diria que os comentários de ambas às partes são parciais. Não cometam o erro do proeminente historiador brasileiro do século XIX Adolfo Varnhagen que por conta de um incidente pessoal que teve para com um grupo de meia dúzia de índios, mudou radicalmente seu conceito sobre os mesmos, passando de grande defensor dos índios ao grande propagador do retorno da escravidão indigena.
Enfim é um grande equivoco incorrermos em generalizações a partir de casos isolados. E ainda que argumente que conhece 2, 3, 4 ou 5 casos de preconceito entre portugueses e brasileiros (E ao que percebo aqui, praticamente todos os comentários acima estão profundamente carregados de preconceito), não podemos ignorar também que podemos identificar uma infinidade de casos onde a relação entre portugueses e brasileiros se dá através de respeito, amizade e admiração.
Não podemos negar que Portugal trás uma grande contribuição ao Brasil, seja pela língua, pelas crenças ou pelas instituições. Não há como negar também que o Brasil ocupa uma posição de liderança dentro da América Latina e vem se desenvolvendo consideravelmente nas últimas décadas.
Amigos, porque ao invés de ficarmos perdendo nosso tempo tecendo insultos sem propósito não aproveitamos esse espaço para promover a reconcialiação entre duas nações gloriosas e irmãs?

3:49 da manhã  
Anonymous Oliveira ripostou...

Em resposta ao balbúrdio, entre brasileiros e portugueses. Começamos com os 50.000 ratos que vivem em Portugal que são brasileiros - se não fossem os 50 mil ratos e imigrantes de várias nacionalidades não haveria Segurança Social em Portugal. Onde sustenta um bando de vagabundos que nunca contribuiram com a Segurança Social, e ganham de borla subsídio dos ratos que vivem no país - que sustentam milhares de famílias portuguesas. Porque muitos portugueses vivem em Portugal de sonegação fiscal; viver as custas da Segurança Social. Deu até uma reportagem no "Diário de Notícias" que tem 10 mil empregos na restauração e a maioria dos portugueses não gosta de trabalho e sim de um bom emprego. Vivem as custas de papai e mamãe - quando os pais envelhecem colocam num asilo ou abandonam em um hospital ou lar. Não visitam nem os próprios pais - jogam de lado e sugam os ossos e ficam com o dinheiro e a casa. Brasileiro não gosta de trabalho - disse bem - "gostamos é de dinheiro!" - porque trabalhar para caloteiro tem muito em Portugal. E como, o que não falta é português caloteiro em obra e na construção civil. O pessoal da europa do leste trabalha aqui em Portugal até por um prato de comida. Claro, o português aproveita e ganha dinheiro através da escravidão de 1500...não mudou nada. Em questão dos índios, houve massacre sim e como...porquê? Índio não gostava de trabalhar acorrentado - vivia na floresta e plantava mandioca...era a ideologia do índio era essa. Chegou o Português, escravizou, violou, trouxe a peste...acorrentou o índio que tinha que cortar pau Brasil...para ignorância de muitos...os portugueses em Portugal não sabiam porque exportavam pau Brasil para a Europa. O pau Brasil era para tingimento - tinha uma pigmentação vermelha dentro do seu caule que fazia a coloração vermelha...pois quem usava roupa vermelha era quem? O rei a nobreza mais ninguém.....analfabetos os brasileiros? sim muitos....analfabrutos em Portugal milhares com certeza. A mentalidade dos portugueses acha que vc conhece fulano de tal, do estado brasileiro; onde moram mais de 25 milhões de habitantes....é pura idiotice em perguntar isso..mas perguntam. Portugal é formada por 18 distritos - há terrinhas que todo mundo conhece todo mundo e por ai vai. Acho engraçado que falam que há só favelados no Brasil...sabe qual o significado de "Favela"? Não é barracão ou pobreza e nem trafico de drogas e violencia. Quando veio a Abolição da Escravatura, muitos escravos que viviam no Rio de Janeiro - antiga capital do Brasil - não tinham para onde ir - quando alguém perguntava a pessoa onde morava era na "favela" - que é tipicamente uma vegetação caracteristica de morros e encostas. Somos macacos, indios, negros, portugueses, alemães e tudo isso mais alguma coisa. Não se esqueçam que os portugueses são descendentes de mouros, árabes, romanos e fenícios. Povo que vivia do comércio mediterrâneo; produtos manufaturados, escravos entre outros. A grande descoberta de Portugal do novo mundo foi por engano...sabiam...porque os navegantes portugueses queriam um caminho curto para a Índia....estavam tal atrapalhados quando chegaram na terra de Vera Cruz...que chamaram os primeiros habitantes de índios....porque pensaram que estavam na Índia...sacou...o grande contributo dos portugueses nos descobrimentos só foram as cartas marítimas...mas nada e ponto final.
Tem um detalhe, eles não sabiam onde estavam navegando...é tanto que a tripulação das primeiras caravelas: Santa Maria, Pinta e Nina...morriam de escorbuto no meio do Oceano Atlantico.

1:08 da tarde  
Anonymous Anónimo ripostou...

Fico triste em ler esses comentários. Esses dias mesmo vi um português falando "Macacos brasileiros". E agora acabei de ler aqui uma coisa assim "pretos, índios[...]" Poxa, qual é o problema em ser negro ou índio? No Brasil existem coisas péssimas como em qualquer país, eu gosto de Portugal pra caramba, tenho até vontade de conhecer, mas falam de um jeito sobre brasileiros que me assusta! Se você é do Brasil ou de Portugal, e daí? Vai mudar teu caráter? Odeio frases do tipo
"ah, sou de um tal país, sou melhor que você", gente, e daí? Você pode ser de um país ruim, mas não quer dizer que tu é um lixo. Brasil, Portugal... confesso que não vejo diferença. Dois países preconceituosos, é difícil saber qual é o mais, viu?!

2:55 da manhã  
Anonymous Anónimo ripostou...

para o lixo que comentou isso :

Pudera, mistura de indio com escravo cigano, caboclos e o raio que os parta deu nisso meu: Uma civilização suja, corrupta, demente, vil, otária, analfabeta etc etc.
Os portugueses foram luxo demais para eles.




Você esqueceu de por portugues ai no meio ne seu imbecil? Tenho nojo de portugal esse pais imundo, tenho nojo de ter o sobrenome de voces tenho nojo de todos voces que voces morram seu mulambos nojentos _)_

Lixos vieram pra ca roubar e ainda quer fazer graça por isso tao na merda e por mim voces desaparecem do mapa

morram portugueses nojentos

5:46 da tarde  
Anonymous Anónimo ripostou...

TANTOS MASSACRES RECENTES, TANTOS HORRORES OS "SUPER EUROPEUS" PATROCINARAM! E NÃO SÓ CONTRA OS NÃO BRANCOS, MAS INCLUSIVE, E PRINCIPALMENTE, ENTRE ELES PRÓPRIOS, AO LONGO DESSES MILÊNIOS DE HISTÓRIA. E AINDA NO INÍCIO E MEADOS DO SÉCULO XX, E JÁ NO LIMIAR DESTE NOVO: VEJA-SE O QUE OCORREU NA ALEMANHA, NA RÚSSIA, NOS BÁLCÃS!
NÓS, BRASILEIROS E PORTUGUESES, TEMOS MUITA COISA BOA, A COMEÇAR PELA LÍNGUA, QUE É BELÍSSIMA, EM TODOS OS SOTAQUES E GRAFIAS! NÃO SOMOS O POVO MAIS FEIO DO MUNDO: NEM OS "BRANCOS" (BRANCOS? COM UM PÉ NA MOURARIA E NO MARROCOS, SEM FALAR DOS JUDEUS SEFARDITAS!) PORTUGUESES, NEM OS BRASILEIROS, BRANCOS, PRETOS, MESTIÇOS... E A NOSSA CULINÁRIA, DE PARTE A PARTE, É UMA MARAVILHA, POBRES INGLESES E FRANCESES E AMERICANOS E ESSE OUTROS COITADOS QUE SÓ COMEM PORCARIA E "BOCADINHOS DE FOME"! E TEMOS MÚSICA BOA, A PAR DE ALGUMAS COISAS HORRÍVEIS QUE A MÍDIA MUITAS VEZES NOS INCUTE! E A LITERATURA DE EÇA, DE HERCULANO, DE MACHADO, DE GRACILIANO, DE SARAMAGO, DE AMADO (E ATÉ DE UM MIA COUTO, QUE É UM PORTUGUÊS NASCIDO NA ÁFRICA)... COM LICENÇA DA MÁ PALAVRA, QUE PORRA VOCÊS QUEREM MAIS?
SE APARECER UM IDIOTA ESCULHAMBANDO OS MEUS BISAVÓS, ESSAS CRETINICES TODAS QUE DIZEM DOS LUSITANOS, VOU TER MUITA PENA DESSE CALHORDA, AINDA QUE ESSE BOSTA SEJA UM BRASILEIRO - E AINDA MAIS SE FOR UM DESCENDENTE DE ALEMÃO, DE ITALIANO, OU DE JAPONÊS, QUE CHEGARAM TODOS BEM DEPOIS E NÃO PARTICIPARAM DO PRIMEIRO ESFORÇO, DA PRIMEIRA LEVA DE BRASILEIROS COLONIAIS! POR OUTRO LADO, SE APARECER UM IDIOTA RACISTA E DESPREPARADO CHAMANDO MEUS COMPATRIOTAS DE "MACACO", PORQUE NEGROS OU MESTIÇOS, A RESPOSTA PRA UM DESGRAÇADO REPULSIVO DESSES DEVERIA SER O TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL, PORQUE LUGAR DE GENOCIDA, DE RACISTA, DE FASCISTA NOJENTO DEVE SER A CADEIA, GARANTIDO O DEVIDO PROCESSO LEGAL!
NÃO SOMOS, DE PARTE A PARTE, NEM MELHORES, NEM PIORES!
AOS QUE NOS JULGAM PELOS QUE EMIGRAM, O CONVITE É PARA REFLETIR: DÁ PRA AVALIAR UM POVO TODO, DE 190 MILHÕES DE PESSOAS, PELOS POUCOS INDIVÍDUOS QUE VOCÊ CONHECE, EM SITUAÇÃO DE POBREZA, DE DESAMPARO, DE QUEM ESTÁ FORA DO SEU MEIO NÃO POR VONTADE, MAS POR NECESSIDADE?
SOMOS SOMENTE HUMANOS, TODOS, BRASILEIROS OU PORTUGUESES! E NOSSA HISTÓRIA COMUM É BONITA, MESMO QUE TRISTE E MARCADA POR INJUSTIÇA E DOR!

6:59 da manhã  
Anonymous Anónimo ripostou...

Felizmente é um portugay falando sobre o Brasil, pois simplesmente não sabe o que está dizendo, Portugal sé está na UE é porque nem a África quer eles, naquela de ficar no joga pra um, joga pra outro, a União Européia resolveu abraçá-los. Se um dia Portugal faliu o Brasil e abusou de nosso povo, assim no futuro, sem qualquer "herança horrível lusitana" que aqui ficou iremos chegar ao desenvolvimento. E outra, por que um brasileiro saber onde fica Portugal se nem importante ele é ?
Temos que saber onde fica países ricos e que por. melhor
falem "INGLÊS"
Até o menor estado país do Brasil é maior que Portugal. Antes Argentino do que português.

10:22 da tarde  
Anonymous Anónimo ripostou...

Mais uma vez deparo-me com um tópico relacionado com ódio Brasil vs Portugal e para não variar a troca menos agradável de palavras tinha que começar num cidadão brasileiro, o que vai dar razão a certas opiniões aqui expressas por portugueses...infelizmente isto não vai mudar! A opção que Portugal tem que seguir é ignorar o Brasil e não permitir a entrada a mais brasileiros no nosso país, tendo a consciência que existem brasileiros bons e honestos, porque o resto que vem viver para cá vem piorar a situação de Portugal a vários níveis, os quais não vou referenciar pois já mais que sabido.

Cumprimentos.

3:21 da tarde  
Anonymous Anónimo ripostou...

Que pena que nossos irmãos portugueses (se assim posso dizer), acham que nós brasileiros somos a escória do mundo... Isso me lembra uma frase do nosso irmão D.Pedro I que disse: "Se for pelo bem de todos e felicidade geral da nação, diga a eles que fico!"
Essas palavras nos dizem o quanto D.Pedro I amava Portugal e que ele tinha o mesmo sentimento pelo Brasil sendo que ele preferiu estar aqui do que enfrentar os problemas de seu país.
Ele cooperou com a situação política do Brasil naquela época, assim como nós demonstramos gratidão por seus feitos, além de sermos brutalmente saqueados durante o período colonial.

Hoje tenho certeza que se estivéssemos em guerra, Portugal estaria em maus lençóis, pois quando Napoleão Bonaparte planejava um ataque, D. João não esperou muito e fugiu para o Brasil, esse "Filho de Portugal" não teve a coragem suficiente de honrar o seu povo e lutar bravamente...

Nossos "Pracinhas" lutaram bravamente na 2ª Guerra, e por uma guerra que não era nossa.
Essa guerra originou-se de sentimentos bobos dos alemães que se achavam menosprezados...

Atualmente vejo que esse sentimento ainda existe na Europa e nas "cabeças" dos Portugueses; que por motivo algum sentem-se também menosprezados pelos brasileiros que tanto os acolheram no passado...

O Brasil ainda é um país jovem e segue seu caminho sem ajuda do seu suposto PAI, que agora não reconhece o quão grandioso se tornou o seu filho...

Veja o quanto patriotas somos, coisa que jamais os portugueses serão:

Já podeis, da Pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá ... temor servil:
Ou ficar a Pátria livre,
Ou morrer pelo Brasil!

Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil.
Houve mão mais poderosa,
Zombou deles o Brasil

Parabéns, ó brasileiros!
Já com garbo juvenil,
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil

Assim encerro sem mais palavras...

8:41 da tarde  
Anonymous Anónimo ripostou...

MERDA PQ VCS MALDITOS BRASILEIROS NÃO PARAM DE FALAR MERDA E ARRANJAM UMA VIDA

4:15 da tarde  
Anonymous Anónimo ripostou...

Ódio, puro e simples. É isso que acontece aqui em Portugal em relação aos Brasileiros.
Se, por um lado, no Brasil, portuguÊs é sinônimo de burro,em Portugal, Brasileiro é sinônimo de favela, falta de educação, putas, e tudo que há de pior.
Sou metade italiano, metade brasileiro (lógico de ascedÊncia portuguesa, como todos), mas, talvez por ter vivido no Rio de Janeiro, e ser de classe média alta, não via que essa coisa era de mão dupla, e pensava mesmo que a piada brasileira não tinha resposta (se não igualmenbte jocosa) em Portugal.
Mas, quando mudei para Lisboa, me deu medo mesmo que me tratassem como Brasileiro.. Como falo português do Brasil, fui vítima de maus tratos, e tive mil portas fechadas... Até na Loja do Cidadão, com meu passaporte e identidade italianos em cima da mesa da servidora pública que atende para fazer o Cartão de Contribuinte. fui discriminado, quando mencionei que minha mãe era brasileira... A Cidadã teve a coragem de dizer que entendia bem os "mestiços", pois em portugal tinha muita PUTA brasileira dando o golpe da barriga !!!!! Ou seja, aquela Sra. chamara minha mãe de PUTA.
E isso foi apenas o início.. Faz muita confusão na cabeça dos Tugas, por exemplo, que uma pessoa (que fale portugês com sotaque brasieliro) não trabalhe por ser aposentado e dono de imóveis... Eles acham que todo brasileiro que vem pra cá é pobre e quer se virar (com pequenos golpes).
Ok, concordo que os Brasileiros medianos não entendam que são filhos de portugueses, e que eles são os descendentes dos mesmos que eles acusam de terem matado índios, pois os que falam, geralemnte não tem um pingo de sangue indigena nas veias... Mas por outra, os Portugueses não entendem os Brasieiros como primos, irmãos, ou possuem, qualquer traço de sentimento fraterno para com eles.
No meu caso é estranha a coisa, pois sou bem tratado por ser italiano... Mas, se digo que sou meio brasileiro, pronto! Já começa a desconfiança. Já me tratam como de segunda classe.
Já tive de mostrar meu passaporte, e até insinauraram que eu tinha docs falsos!
Ou seja: Minha mãe é puta e eu estelionatário!!!! E só porque eu falo Portugês do Brasil!!!
E isso sem a menor vergonha! Pois eles tentam justificar o racismo deles (eles também odeiam chinas, muçulmanos, negros e indianos) de várias formas.
A verdade é que é ignorancia, tanto de um lado, como de outro.
Mas, só tem um ponto que quero acrescentar aqui:
EM MAIS DE 20 ANOS DE RIO DE JANEIRO, EU NUNCA VI UM SÓ PORTUGUUêS SER DISCRIMINADO, OFENDIDO, OU PERSEGUIDO, POR QUEM QUER QUE FOSSE!
A COISA DE PORTUGA BURRO, É UMA PIADA, UMA ANEDOTA, E NAO PASSA DISSO!
BRASIELIROS NÃO ODEIAM PORTUGUESES. MAS, O CONTRÁRIO, INFELIAMENTE EXISTE,
Brasileiros, não venahm para cá (NEM PRA CONHECER), pois aqui não gostam de vocÊs e vocês vão ser vistos como marginais. Ponto.
E nós, italianos, não conseguimos entender isso de maneira alguma! Pois para nós, Brasieliros e Portugueses sempre foram o mesmo povo.
Bem... Vai ver ambos são burros, já que todo burro ignora, desconhece, não tem elementos para julgar, e por isso pre-julga.
Se Calhar, é mesmo genético, e não era apenas piada.
Pena.
Continuo a morar em Lisboa POR SER MAIS BARATO que viver em Roma (minha cidade), mas, depois de concluir alguns negócios imobiliários, vou sair daqui.
Não fiz amizades em 9 meses.
Não sou feliz.
Sim, o País é Lindo, a gente é bonita, e a História do Povo Encantadora... Mas esse preconceito me marcou tão profundamente que me isolei.
É isso... Se Portugal não quer minha metade Brasileira ( que é Lusitana em primeiro lugar), como não posso me partir ao meio, também a metade italiana não serve para cá.
Ponto Final.

10:06 da tarde  
Anonymous Anónimo ripostou...

Anônimo disse...
É triste saber que Portugal, um país extremamente católico, onde a Virgem Maria apareceu para as 3 crianças, tem essa postura racista e intolerante para com outras etrnias. De que adianta vcs., serem praticamente o maior país católico da Europa, se não vivem isso realmente no coração. Sou brasileiro, carioca e mestiço com muito orgulho e procuro viver o verdadeiro amor de Cristo, com tolerância, amor e principalmente união para com todos que me cercam, independente de cor, sexo, raça ou religião. Vcs. deveriam fazer o mesmo. Fiquem com Deus.

3:06 da tarde  
Anonymous Anónimo ripostou...

Quanta perda de tempo e quanta palavra jogada ao vento neste blog. Sou neto de portugueses do lado materno e de italianos do lado paterno. Nasci no Brasil e tenho orgulho da minha gente e do meu país. Os portugueses foram heróis em conquistar tamanho território e nele ter formado a maior nação mestiça do mundo. Os portugueses que vivem a falar asneiras sobre mestiçagem e sobre o Brasil são uma vergonha para a própria história de Portugal, que de melhor legou ao mundo a tolerância e a desimportância do quesito racial para qualificar uma pessoa. Tantos judeus e mouros foram absorvidos pela lusitanidade, desde que aderissem ao cristianismo, portanto, historica e culturalmente, Portugal é uma país propagador da mestiçagem, há séculos. Muitos de nós brasileiros, transplantados para o Novo Mundo onde fomos literalmente enxertados, temos de nos desapegar das estórias que a "história oficial" fascista, nacionalista e ditatorial nos ensinou no último século. Como já foi dito aqui, nem ingleses e americanos têm o laço de sangue que nós temos com Portugal. Nenhuma metrópole colonial mesclou-se tanto a uma colônia como Portugal fez ao Brasil. Os brasileiros de hoje são pretos e índios, mas são também os descendentes dos antigos colonos portugueses que construíram o Brasil. Os ítalo-germânicos não foram suficientes para fazer o Brasil, já pegaram o Brasil pronto. E quem industrializou São Paulo foram os barões do café e não os italianos que chegaram para trabalhar em semiescravidão nos cafesais. Quanto ao Sul do Brasil, o esforço da Coroa Portuguesa é que agregou àquelas terras, trocando a Colônia do Sacramento e fortificando de S.Fco do Sul até a desembocadura do Rio Grande. Deixem de asneiras porque os Açoreanos é que construíram o Sul. Os italianos e alemães estão restritos a algumas colônias. Todos contribuíram, mas o Brasil é, na sua essência, um país português, tal qual os hispânicos são espanhóis, o que nao é contestado. EU ME ACEITO COMO SOU E DO QUE SOU, E VOCÊ, ESTÁ DISPOSTO A NÃO TER VERGONHA DE QUEM VOCÊ É DE ONDE VEIO ?

9:57 da tarde  
Anonymous messyas ripostou...

www.youtube.com/watch?v=Eu3RgVsf18s

www.youtube.com/watch?v=LgAVDPtaUcE

6:10 da manhã  
Anonymous messyas ripostou...

www.youtube.com/watch?v=Eu3RgVsf18s

www.youtube.com/watch?v=LgAVDPtaUcE

6:11 da manhã  
Anonymous Anónimo ripostou...

Sinceramente nao sei o que raio os brasileiros têm contra nós, sempre a mandar insultos, nem deviam falar a nossa lingua, nem nos deviamos ser vossos antepassados se é assim que agradeçem... enfim, acho que nos nao somos paises irmãos, nos somos paises que se odeiam tudo graças a voces e à vossa arrogância... eu acho que Portugal e a Espanha é que são irmãos, nunca vi odio entre esses 2 países, e ainda bem que nos damos bem com Espanha, um grande país(excepto à batota no futebol de resto Espanha é maravilhosa), em vez de nos darmos com arrogantes que não conseguem admitir que o brasil é um país pobre e tudo graças a vocês, não culpem os Portuguêses... ups, acho que isso é impossível porque arrogantes têm a necessidade de culpar os outros porque não conseguem admitir uma unica coisa sobre eles ou sobre o seu país... enfim, VIVA A EUROPA E AOS 2 IRMÃOS QUE SÃO OS 2 PAÍSES DA PENÍNSULA IBÉRICA!! UNIÃO EUROPEIA PARA SEMPRE

2:04 da tarde  
Anonymous Anónimo ripostou...

ASUHUHSAUHASHUHUSAHSAU
Estou alguns anos atrasados mais, enfim... Quando seu país declarar falência, e com certeza isto está próximo, vão ter que pegar esse nacionalismo português de merda e enfiar no rabo. Vão querer emigrar para nossas "favelas" vão? Vão querer andar entre os macacos? HSAUHAHU
Lixos burros. Dom pedro I e II mostram bem o lixo que vocês são até hoje.

6:18 da tarde  
Anonymous Anónimo ripostou...

Sou pernambucana e não odeio Portugal,entretanto,fico triste com as pessoas que odeiam um povo que em sua maioria é tão receptivo....e adora gringos..srssrrs...
Quem diz que o Brasil não presta,com quase toda certeza não o conheceu direito...
Quem diz que brasileiro fala errado,está correto em partes...pq aqui no Brasil achamos que a gramática é importante...mas q as características de cada lugar ou cada pessoa é importante...pq não devemos desprezar uma pessoa só pq ela não sabe falar ou escrever bem!
O nome disso é amor ao próximo...violência e desemprego existe sim...mas é pela má organização sócio-econômica do Brasil...e também o tamanho do Brasil nem se compara com o de Portugal...¬¬
Relacionado a única coisa q não gosto de Portugal foi o jeito q colonizou o Brasil...principalmente pq perdemos muitos índios(e eu sinto muito isso pq sou neta de um índio)....e hoje são poucos os índios aqui no Brasil...mas tb não sou hipócrita pq meu tataravó era Português...
Além disso....Portugal pegou muita coisa do Brasil(ex.:ouro...) e por isso não deveria ter raiva nem citar isso...para q os brasileiros não ficassem c raiva de um povo q tb utilizou de recursos Brasileiros....
E ja ia esquecendo...srsrsr....se falar q brasileiro não sabe escrever o português corretamente....eu vou apontar os erros de Português dos portugueses..kkkkkkk....
Ex.:aprendam a utilizar a vírgula corretamente...
Nem liguem pq eu escrevi errado aqui....quem sabe a gramática saberá o q escrevi errado.....e isso de escrever corretamente em um blog informal é d+...por favor ....kkkkkkkkkkkkkk...;D
obs.:quando um português vir ao Brasil...recebera um tapa sem mão...pq será bem recebido...
e isso de gente q não gosta disso ou daquilo tem em todo canto......
um beijão p todos os portugueses!

7:06 da tarde  
Anonymous Anónimo ripostou...

Quanta babaquice escrita aqui nesse blog! Se vc teve experiencias más com brasileiros é pq vc q atrai isso, vc deve ter jeito de q atrai esses babacas msm!!! Pq sou brasileira, sei de todos os problemas q meu país tem e tenho feito minha parte na tentativa de ver esse país ser mais digno pros nossos patricios. E tenho muitos amigos portugueses, tenho boas lembranças com eles e eles com minha familia. Sabemos de todo o processo e lamentamos os erros e seguimos nossas vidas. Damos risadas dos sotaques diferentes e daí! Abrem essa cabeça de vcs e tirem a "merda" q vcs tem nela. Portugueses e brasileiros tentam sobreviver nesse mundo louco. Agora outro "Hittler" no mundo não dá né! Meu pai portugues, minha avó africana, meu tataravó indio, meu marido alemão ... porra vá a merda com esses cometários escrotos!

4:12 da tarde  
Anonymous Anónimo ripostou...

E agora responda a si mesmo: O q vc brasileiro, o q vc portugues está fazendo pra melhorar o seu pais, sua comunodade, sua familia, vc msm?

5:35 da tarde  
Anonymous Anónimo ripostou...

Concordo plenamente. Os brasileiros são o povo mais idiota do mundo por diversas razões. Primeiro: dizem que nós escravizámos os indíos ( o que era algo prefeitamente normal para a altura) quando ainda hoje têm um desrespeito enorme por eles e destroem a floresta amazónica (que não é só deles mas sim de toda a humanidade). Segundo: dizem que nós roubamos o ouro deles quando na realidade quem o "roubou" foram os colonos ou seja os antepassados deles e na quela altura Lisboa era a capital do Império Português e ainda hoje o dinheiro dum país está guardado na capital. Terceiro: Dizem que se o Brasil tivesse sido colonizado por outros povos nesta altura estavam melhor ( esta é de fazer rir), quando não percebem que quando o Brasil se tornou independente eram tão ou mais evoluídos como os Estados Unidos e desde então só têm regredido. Quarto: Se repararem bem quando um português vai para o Brasil é em geral de férias, fazer um negócio ou estudar para uma universidade e quando os brasileiros vêm para Portugal é para se dedicarem à droga, assaltos e prostituição. Estão a ver o quão injusta é a troca. Quinto: Têm a mania que são uma grande economia quando na realidade aquilo é quase tudo favelas, assaltos, droga, corrupção, etc,... só têm mais dinheiro porque o país é grande e uma grande população (quase todas pobres e analfabetas). Sexto: dizem que Portugal é atrazado e o pior da Europa quando na realidade até somos uma grande economia que apesar da crise continuamos a estar mmelhor que muitos países da Europa de Leste. Sétimo: Acham que as mulheres portuguesas são feias e as deles bonitas, porque pensam em portuguesas com 50 anos e em brasileiras com 20. Na realidade as portuguesas são bem mais bonitas que as brasileiras. Existem muitas mais razões para provar que os Brasileiros são dos piores povos do mundo e muitos outros países acham o mesmo.

12:27 da manhã  
Anonymous Anónimo ripostou...

MORTE AOS PORTUGUESES NO BRASIL! PORTUGAL E' UM LUGAR INEXISTENTE NO CU' DA FALIDA EUROPA. QUE VIVAM A PAO E AGUA DAQUI PRA FRENTE!

8:01 da tarde  
Blogger Pimentel ripostou...

Boa tarde, Orlando.
Tudo bem?Não repare no meu “português”. Mais dito língua Brasileira.
Sou Brasileiro e concordo com tudo o que você disse. Da sua parte houve somente uma variação, em questão. Conforme você comentou ao final do seu artigo:
“Vejam se acaso os americanos fazem isso em relação à Inglaterra, à qual os unem talvez menos laços de sangue que do Brasil a Portugal.”
Infelizmente não podemos comparar a relação dos USA com a UKD. Veja na história a diferença no intento dos imigrantes ingleses ao povoar a América do Norte.
Neles havia uma intenção construtivista, em criar uma nova Inglaterra. Bem diferente dos lusitanos que embarcaram nas terras de vera cruz. Com uma mentalidade extrativista. Sou netos de Portugueses somente. Ou seja: Não possuo descendência indígena. Conseqüentemente possuo sangue Português. Minha Família é os Pimenteis, no norte de Portugal. Mas infelizmente, a relação de Portugal com Brasil é algo desgastado, mais pelo os próprios Brasileiros mesmo.

6:42 da tarde  
Blogger NyOrlandhotep, the Chaotic Chaos ripostou...

Caro Pimentel. Antes de tudo, Brasileiro e Português são dialectos da mesma língua, e tanto Brasileiros como Portugueses têm direito a ela, como o têm os Angolanos, Moçambicanos, Cabo Verdianos, Guineenses, Timorenses, e quem mais a falar como língua nativa. Chamar-lhe Português é resultado da história da língua, e não devia ser visto como uma marca de posse exclusiva. Não me parece que seja enriquecedor para o Brasil perder a conexão como os escritos de Camões, Fernando Pessoa, ou Saramago, como não é para o proveito dos Portugueses perder o Jorge Amado, ou os grandes escritores africanos, como o Mia Couto, Pepetela ou o Agualusa.

Quanto à discussão das diferenças entre a colonização extractiva e a colonizão construtiva, concordo até certo ponto consigo, mas não considero de todo que a colonização construtiva tenha apenas vantagens. Por exemplo, para as populações autóctones, a colonização inglesa ingeriu muito mais na vida delas, para o bem e para o mal.

Afinal, o que os ingleses queriam construir uma nova Inglaterra, para ingleses, com servos autóctones. Nunca se mesclaram com os nativos, ao contrário dos portugueses, e por isso também nunca se nativizaram - pelo menos na esmagadora maioria - e os seus descendentes nascidos nas colónias nunca deixaram de se ver como ingleses. Os portugueses tornaram-se brasileiros e angolanos. E parcialmente por terem essa capacidade de se mesclaram e serem um pouco das duas coisas (portugueses e brasileiros) é que a independência do Brasil foi pacífica, ao contrário da independência sangrentas das colónias inglesas e espanholas
(com as colónias africanas a história é outra, mas lembre-se que as guerras da independência vieram noutro tempo, e com um governo extremamente repressivo em Portugal).

Ouvir louvores aos colonos ingleses soa-me sempre muito mal...

10:16 da manhã  
Anonymous Anónimo ripostou...

Portugal só é lembrado quando se fala em bacalhau e padaria,mais nada, pais feio,fedido,sotaque horroroso,PESSOAS FEIAS,estragaram a NOSSA LÍNGUA porque pode até ter sido voces que a inventaram,mas para a sorte de 190 MILHÕES DE BRASILEIROS,nós a modificamos e hoje o nosso dialéto é o mais escrito,falado e estudado do mundo,enquanto voces continuam com esse sotaque horroroso que poucos falam,as mulheres daí tem bigodes o que mostra a falta de higiene,qual atriz portuguesa é famosa mundialmente mesmo??? Acho que nenhuma né? Vivem as nossas custas e se acham muito importantes só porque vivem na europa,ESGOTO DA EUROPA isso sim,pais pobre vive só de peixe um cantor de portugal famoso onde está? Nós somos a 5º maior economia mundial,o segundo pais onde se encontra as pessoas mais bonitas do mundo,terra da 3º mulher mais influente do mundo (Dilma Rouseff)aqui temos uma das 7 maravilhas do mundo e aqui se concentra a 3º maior emissora do mundo e tudo mais. E portugal onde fica? Graças a Deus seu pais nos libertou porque detestaria ter esse sotaque de voces e só falar em bacalhau e vinho do porto,portugal não chega na unha do pé do brasil,voces não são o lixo da europa e sim o lixo do MUNDO! TURMA DE VAGABUNDOS,TENHO NOJO DE VOCES!Falam tanto de corrupção,assassinatos no brasil,mas a pouco tempo foi em portugal que uma turma de portugueses matou um brasileiro,ODEIO PORTUGAL E TUDO QUE POSSO VIR DE LÁ!

3:34 da manhã  
Anonymous Anónimo ripostou...

Brasil. Tem melhor economia, melhor e mais conhecida música, o idioma mais usado, é mais influente internacionalmente, floresta amazonica, o 5º maior território, faz parte dos BRIC's, é uma potência econômica, é um dos integrantes do G-20 sendo a 8ª maior economia, possui 20% de toda a biodiversidade mundial, as melhores, mais bem pagas e mais lindas top models do mundo, é a próxima sede da Copa do Mundo, tem a cidade sede dos JO2016... tem as cidades mais modernas:
http://g.imagehost.org/0814/Marginal_Pinheiros.jpg

http://4.bp.blogspot.com/_sGJn19VuGxM/ShOHVESyZ7I/AAAAAAAAA6A/u3JKbUYVeK4/s400/Marginal+do+Rio+Pinheiros,+no+Centro+Empresarial+das+Na%C3%A7%C3%B5es+Unidas_Noite.jpg



Só um conselho: Aprende em que contexto a palavra ''galera'' é usada, oh jumento português!
E põe na tua cabeça que poortugal é um país pequeno, falido, desconhecido, que tem quase 1000 anos e é e sempre será esse país medíocre. Portugal nos faz ter vergonha por termos sido colonizados por essa ''ilha''.

10:46 da manhã  
Anonymous Trícia ripostou...

Nossa, que horror! Sou brasileira e achei isso tudo um absurdo! Na minha escola nunca foi pregado o ódio ao português e a Portugal. Sabemos sim onde fica Portugal. Qual o motivo dessas coisas escritas? Eu não tenho raiva de português, muito pelo contrário. Você está completamente enganado! É muito fácil jogar a culpa nos brasileiros e não olhar pro seu passado, eu tenho sangue português, mas sou brasileira e com muito orgulho! Não é a primeira vez que vejo um português criticando o meu país e o meu povo. Nunca criticamos Portugal por aqui, sem Portugal o Brasil seria completamente diferente, somos os únicos da América que fala o idioma português, e isto é motivo de orgulho para nós! Eu tinha o maior carinho por Portugal, nos jogos da seleção portuguesa contra algum outro país que não seja o meu Brasil, sempre torcemos por Portugal. Em sites portugueses, se tem notícias sobre o Brasil já chove de comentários racistas nos chamando de macacos. Mas, sei que isso também não se aplica a todos os portugueses, creio que ainda exista algum que goste do Brasil e se sinta de certa forma orgulhoso por fazer parte da nossa história e por ter redescoberto o Brasil. O país tão cheio de belezas naturais e muitas coisas positivas.

7:07 da tarde  
Anonymous Anónimo ripostou...

Bom sou Brasileiro e paulista e tenho acompanhado a evolução dessa xenofobia. E acredito que o Brasil está se tornando xenofóbico a cada dia acredito que o motivo desse aumento é por causa do poder econômico que o Brasil tem adquirido com o passar do tempo isso deu ao povo brasileiro forças para retalhar o povo português. Acredito que o povo do sul e sudeste principalmente São Paulo são os mais xenofóbicos do Brasil talvez pelo fato do orgulho econômico somado ao fato de sua descendência de italianos, alemães etc serem maiores do que a de portugueses. Acontece que isto esta gerando uma bolha de ódio de ambos lados. Talvez mais por parte de Portugal, pois eles absorvem mais da cultura e noticiários brasileiros e veem o ódio por parte dos brasileiros. Isso aumenta mais o ódio de Portugal. A verdade é que as escolas brasileiras a maneira que é ensinado história influenciou a forma como os brasileiros veem os portugueses. Professores tentam ensinar as crianças a serem patriotas fazendo varias criticas a colonização de forma que acredito eu, não racional isso gerou um ódio xenofóbico que teve seu estopim nessa década acredito. Ao fazer essa analise estou querendo ser critico me incomoda o fato de Portugal sim ser xenofóbico com relação ao Brasil, mas acredito que o aumento disso em maior parte é culpa dos brasileiros é óbvio que esse aumento da xenofobia deveria ser estudado em universidades, pois acredito que se não encontrar uma solução agora as tensões aumentaram à medida que o Brasil se tornar mais forte economicamente em algumas décadas o Brasil será tão rico (PIB per capita) quanto os países europeus como a frança e a Inglaterra é hoje. E a arrogância do brasileiro talvez se torne maior e por uma questão totalmente infantil os brasileiros vão atacar mais. Acredito também que as tensões na internet aumentaram graças a vários vídeos e vídeos-respostas a respeito de Maitê Proença.
Não são todos os brasileiros que odeiam portugueses, mas vejo que o fato de falarem mal é uma forma patriótica que o brasileiro aprendeu na escola. Sim uma forma totalmente errada por isso os brasileiros falam mal do seu governo dos americanos e dos portugueses.
O que prevejo no futuro é o Brasil ser odiado tanto quanto os americanos e continuar dizendo hipocritamente como sempre “somos o povo mais legal da terra”

9:19 da tarde  
Blogger Unknown ripostou...

Este comentário foi removido pelo autor.

5:53 da tarde  
Blogger Unknown ripostou...

Este comentário foi removido pelo autor.

5:54 da tarde  
Blogger Unknown ripostou...

Quanta baixaria!!!Envergonha tanto o Brasil quanto Portugal...Quanta agressao desnessaria...Sim e verdade que Portugal e pobre, sim e verdade que grande parte dos portugueses desrespeita o Brasil, mas tb e verdade que o Brasil ate hoje acusa Portugal de inumeras inverdades...Nao fosse a colonizacao nao haveria Brasil e nao fosse pelo Brasil hoje nao haveria Portugal...Sera tao dificil entender historia...O pior sao os insultos raciais sem sentido algum, Portugal com 10 milhoes de habitantes e mais de 2 milhoes de pretos,outros tantos descendentes de mouros e tudo mais, usando insultos raciais em relacao ao Brasil, ou brasileiros de ascendencia portuguesa insultando os portugueses...Caiam na real...deixem todos portugueses e brasileiros de serem complexados e voltem pra escola por que ao que parece o ensino que tiveram em ambos os lados do Atlantico nao foi dos melhores...A proposito sou brasileiro e muito me orgulho da nossa lingua e do nosso passado luso...temos tanto a nos orgulhar da nossa historia comum para deixar que um bando de complexados a manchem com sua ignorancia...Acordem!!!

5:54 da tarde  
Anonymous Anónimo ripostou...

Leitão,Orgulho do que? da escravidão? dos derrames?da exploração infindável? da ignorancia?
Potugal nunca terá um PIB ou renda per capta, IDH igual ao do norte da Europa, já está sendo superado pela Polonia, Eslovaquia

2:17 da manhã  
Anonymous Anónimo ripostou...

Jesuis vocês são muito xenofobico sou brasileiro não tenho preconceito com portuguêses eu moro em recife está cheio de portuguêses não tenho preconceito com nenhuma região do brasil ou portugal eu acho um país muito lindo afinal de conta eles são mais velhos que o brasil claro pernambuco foi colonizado pelos holandeses e portugueses mais agente tem mais colonia portuguesa onde ficou a grande marca mais acho que isso não levará a nada o brasil tem que crescer muito no IDH agente so tem PIB mesmo 6 economia maior do mundo eu acho para crescer precisamos abolir os preconceitos 2 eu acho que agente tem que luta pelo nossos direitos para transformar nosso país que e belo e lindo transformar uma das pôtencias mundiais abraço a todos !

4:21 da manhã  
Anonymous Anónimo ripostou...

Que vergonha, para brasileiros e portugueses, estes comentários. Basta ler este blog para aferir da estreiteza de vistas e do nível de sordidez de largos sectores de ambas culturas. De fazer perder a fé na humanidade. Só mesmo portugueses e seus descendentes para tamanha baixaia! Ah, e invocar a emigração italiana não melhora a coisa :)

3:50 da tarde  
Anonymous Anónimo ripostou...

Realmente é difícil acreditar no que se lê nos comentários.

recentes estudos genéticos, que até a wikipedia publicou, feitos com amostragem em todos os estados do Brasil, comprovam que A ESMAGADORA MAIORIA DOS BRASILEIROS, mesmo entre os pretos e mestiços, têm forte ascendência portuguesa. Os italianos não passam de 25 milhões e muitos são mestiçados com luso-descendentes e outras raças. Alemães, espanhóis, orientais e áreabes não chegam sequer a cifra italobrasileira.
O Brasil, e nós brasileiros, somos, sim, APORTUGUESADOS DE RAÇA, queiramos ou não.
Podemos não gostar dos nossos avós, bisavós, etc... mas este não gostar nao nos fazer ser de outra raça e gente.
Holandeses no NOrdeste? Foram expulsos, não é? E os nordestinos, que são descendentes dos portugueses que expulsaram os holandeses querem o quê? SÃO PORTUGUESES, queiram ou não.
Talvez parte do atraso do Brasil se deva mesmo aos portugueses. Ao fato de que os brasileiros de hoje são, na sua esmagadora maioria, descendentes dos colonos portugueses, mestiçados com pretos e índios.

Duro é para um povo odiar-se tanto, como os brasileiros odeiam-se.

E também é duro ver a falta de conhecimento dos brasileiros quanto aos portugueses. Achar que os portugas são mouros é uma aberração genética e história das mais imbecis que já se ouviu na face da terra.

Os mouros foram EXPULSOS e não incorporados ao povo portugues.

Há influência genética árabe em Portugal mas é muito menor do que no Brasil, para onde foram degredados os cristãos-novos, mouros convertidos.

190 anos de independência !!!

190 anos e os brasileiros não conseguem resolver problemas sociais, que só vem a aumentar no último século.

Nós somos mesmo tudo o que falamos dos portugueses: BURROS, AUTORITÁRIOS, ATRASADOS E COLONIALISTAS.

Somos tudo isto, porque viemos deles !!!!!

ACORDA BRASIL, PRIMEIRO CONHEÇA-SE A SI PRÓPRIO.

VAMOS ESTUDAR !!!!!

7:38 da tarde  
Anonymous Anónimo ripostou...

Deves estar na brincadeira na brincadeira não? Por um lado, e já que navegas pela internet devias saber, os Portugueses apreciam bem mais a cultura Brasileira do que vice versa, não temos o hábito de gozar com Brasileiros em plena rádio ou TV ao contrário de vocês aí, encontras muito mais comentários racistas de Brasileiros dirigidos a Portugueses do que vice versa e é mais normal um Brasileiro ser tratado de forma especial em Portugal por ser Brasileiro do que Português no Brasil pelas mesma razões. Somos bem mais recetivos e capazes de idolatrar e adorar o que vem do Brasil do que o contrário. No Youtube por exemplo tem uns poucos canais de pessoas Brasileiras que se dedicam a postar videos a incentivar o ódio para com os Portugueses e olha que nunca vi um Português fazer o mesmo por lá. Pelo menos a minoria de preconceituosos Portugueses apesar de estúpidos lá têm uma justificação para não gostar de Brasileiros e na maioria dos casos apenas não gostam dos Brasileiros imigrantes que enveredam em certas actividades que algumas pessoas não vêm vom bons olhos agora os muitos Brasileiros que eu vejo destilando ódio para cima de nós não é só uma questão de xenofobia e não se limita aos imigrantes Portugueses porque esses até não dão muitas razões para serem criticados. No caso da vossa gente o ódio é para com todos nós e sem justificação plausivel! Puro racismo! E olha que não são assim tanto os Portugueses que têm complexo de superioridade pois nós até somos no geral um povo humilde em relação ak resto do mundo. Agora no Yahoo BR é pergunta atrás de pergunta (e respostas também claro) de Brasileiros que se auto-proclamam os melhores do mundo... os mais belos, alegres,calorosos, e outras coisas mais. Portanto antes de falares pára e pensa no quão tendenciosa estás a ser.

8:51 da manhã  
Anonymous Anónimo ripostou...

A grande parte?! Estás completamente equivocado. A grande parte aprecia Brasileiros e sua cultura bem mais do que o contrário. Pergunta à Kelly Baron por exemplo. Isso de assumir besteiras também não é a solução Eduardo. Fica bem.

9:03 da manhã  
Anonymous Anónimo ripostou...

Portugal divida publica 130%do pib. divida externa 250% do pib, crescimento -2%(eles pensam que são melhor onde que o Brasil?)

5:30 da tarde  
Anonymous Anónimo ripostou...

lixo da europa... pior da UE

5:31 da tarde  
Anonymous Anónimo ripostou...

DESCENDENCIA PORTUGUESA MASSIÇA? NÃO TENHO ESTÁ ORIGEM ESCROTA... TEMOS MUITOS AFRODESENDENTES(PELÉ), EUROPEUS, ASIATICOS SEM ORIGEM PORTUGUESA(ainda bem)A HERANÇA PORTUGUESA É DE ATRASO E EXPLORAÇÃO, O BRASIL SÓ SE DESENVOLVEU APÓS A CHEGADA DOS IMIGRANTES, ANTES DISSO NÃO...NUNCA DESONRARIA MEU PÊNIS NO CORPO FEDORENTO DUMA LUSO DESCENDENTE

1:28 da manhã  
Anonymous Anónimo ripostou...

sou estudante universitaria, na area da educacao e formacao...pensava seriamente em fazer umas cadeiras no brasil...mas depois do que li aqui eu nao sei...tenho muitos brasileiros na minha turma que vem daí para fazer algumas disciplinas e nunca mal tratamos ninguem...queria ir ai ESTUDAR e criar uma experiencia nossa...porque eu achei que seria ai bem recebida...mas depois do.que li...tou um pouco receosa...
eu so tinha uma coisa a acrescentar sou mulher tenho 20 anos...sou.portuguesa (pura)...n entende porque e que os brasileiros falam de nos mulheres dessa forma que somos feias e peludas...eu sou uma rapariga normal nao me exibo na rua...todos os dias sou assediada na rua principalmente por africanos e brasileiros...ha uns tempos um brasileiro chamava me e disse: que grande rabo...se eu pusesse meu pau ai dentro vc nao aguentava
eu so pergunto...se somos assim tao mas pk e q acontece isto?

12:43 da tarde  
Blogger Tiago Pirata ripostou...

Minha querida estudante universitária.. Tem uns 5 anos que eu postei algo aqui , e na época lembro que defendi as pessoas do meu país Brasil em relação a dizerem que não os tratamos bem.. Não vá pelos comentários aqui. A maioria que crítica os Portugueses são pessoas pobres de espírito. Em relação ao Brasil , eu tenho certeza que seria bem recebida. Em qualquer lugar que for.

1:07 da tarde  
Anonymous Anónimo ripostou...

tiago, eu de facto tencionava ir ao brasil no ultimo ano do meu curso pois muitos colegas meus mais velhos estiveram ai mais propriamente nas favelas em sao paulo onde procuraram criar projectos de inclusao social e formacao de adultos e jovens nesses locais...td gratuito apenas com a ideia de ajudar a escolarizar quem precisa...
e magoa ler td isto culpando nos do que nao corre bem aí...quando afinal sem saberem de ums forma ou de outra...nos ainda vos ajuda mos com gosto...

1:23 da tarde  
Anonymous Anónimo ripostou...

tu nao...mas uns quantos brasileiros aqui em portugal sim...por exemplo nos estados unidos envestem muito em video jogos...tens a nocao da quantidade de portugueses que integram equipas para esse fim...?
nao acho que devas ter orgulho em portugal pk para isso estao ca os portugueses...tem orgulho no teu pais nas tuas mulheres no que quiseres..mas por amor de deus nao generalizes nem sejas mal educado... pk se te desculpas por os outros serem assim ctg e pk es igual a eles...

1:46 da tarde  
Blogger Tiago Pirata ripostou...

Vai por mim , os comentários dos brasileiro s aqui , não reflete a opinião da maioria no Brasil. A maioria dos comentários aqui são sem noção como se fossem de adolescentes. Não vá pelo o que está escrito aqui.

4:24 da tarde  
Anonymous Anónimo ripostou...

Caros, deixem disso, Portugal e Brasil são países amigos/irmãos.

São muitos os Portugueses apaixonados pelo Brasil.

Estou torcendo para o Brasil e Portugal nesta copa.

Viva a linda língua portuguesa!

Nosso Brasil é um país de colonos e não de colonizados.

Muitas tribos indígenas sumiram, pois foram misturados com outros colonos e não eram mais declarados índios.

Abraço a todos.

5:04 da manhã  
Anonymous Anónimo ripostou...

Os mouros lusitanos são racistas. Ora, os racistas são a escória da humanidade. Logo, os portugueses são a escória.

12:39 da manhã  
Blogger Unknown ripostou...

Peço desculpas aos portuguese pelas ofensas dos brasileiros. Mas acho que este preconceito é de certa forma recíproco. Parem para pensar, os brasileiros afirmam que todos os portugueses são feios e burros. Os portugueses por sua vez afirmam que todos os brasileiros são putas e bandidos. Os brasileiros culpam os portugueses por quase todos os problemas do país mas esquecem que a grande maioria deles, são de facto, descendentes dos colonizadores e não o português moderno que vive Portugal. Como tu mesmo falou, é mais provável que o tal músico fosse descendente dos assassinos dos índios do que os portugueses que vivem em Portugal hoje.

3:08 da manhã  
Anonymous Anónimo ripostou...

Apesar da postagem ser antiga, a interpretação e crítica acerca dela segue válida, visto que ela ainda é vista por muita gente.
Creio que foste um pouco parcial e emocional em tua análise, apesar de compreender que tua intenção era exprimir indignação e desabafar. Mesmo assim, isso não justifica nada. Quando se diz que os portugueses massacraram, escravizaram e desumanizaram os indígenas, não estamos querendo fazer acusações de ódio, mas reconhecer nosso passado. Todo brasileiro tem um pouco de DNA português e reconhecer o erro das gerações anteriores não é contraditório. Teu ego deve ser enorme para não quereres admitir o erro dos teus antepassados. Reconhecer quando erramos é fundamental. Mais essencial ainda é tentarmos reconstruir e reconfigurar o processo dimensional que nós, como humanos, edificamos.
No mais, estou de acordo com teu texto. É muita burrice e arrogância ir ao país dos outros para ser desrespeitoso e arrogante, o que só demonstra que esses brasileiros que viste há quase 10 anos atrás não tinham personalidade agradável, eram pessoas que pensavam que o mundo deveria girar em torno de seus gostos. Hoje, intensificou-se o turismo de brasileiros às terras portuguesas e creio que pudeste lidar com brasileiros de mente aberta.
Abraços.

11:15 da tarde  
Anonymous Anónimo ripostou...

Caro Orlando ,por ser essa postagem antiga ,não pude deixar de ler e ver o quantos fatores negativos ela gerou.
um cidadão postou abaixo dizeres que somos macacos !!!! nossa talvez por ignorância ou falta de conhecimento mesmo ele não sáiba que o BRASIL era PORTUGUÊS e o nativos deste eram chamdos de PORTUGUESES DO BRASIL até à proclamação da república,em suma PORTUGUESES também .
E graças ao MARQUÊS DE POMBAL o idioma LUZO se fêz presente nesse país contrariando a vontade dos jesuítas que queriam introduzir a língua tupi-guarani com idioma oficial brasileiro.
Então ofender um brasileiro é ofender um seu antepassado que ao chegar aqui se aproximou de uma índia ou de uma negra ( segundo o mesmo uma macaca ! )bom isso me leva à crer que vocês gostavam de macacas ???!!1...então porquê agora ,séculos depois vem criticar essa união?
Quanto ao fato de tornar os portugueses motivo de chacota ,não creio honestamente que todos os brasileiros venham agir dessa forma até porquê talvéz por falta de conhecimento da realidade brasileira saíba que vários portugueses vivem aqui e são tratados com carinho e muita amizade,como você bem disse são donos de padarias ,açogues( talhos ) empraseas de ônibus ( auto-carros )bares ( tascas )e assim sucessivamente tornando-se parte importante de vários segmentos da sociedade brasileira.
Isso talvez venha contrariar tudo o que de nagativo foi dito nessa página .
Bom sáiba que pessoas boas e ruins vivem em vários lugares e aqui não deixariam de existir espalhando ódio e ignorância
Fique na páz ,é o que te deseja um BRASILEIRO.

4:05 da manhã  
Anonymous Anónimo ripostou...

Ninguém fala mal dos portugueses onde morei no Brasil. Agora mesmo tem uma família portuguesa vivendo lá na minha rua e nenhum problema, são bem-tratados por todos. Querem tomar o Brasil por Rio, SP, tomar o Brasil pela picardia de alguns. Pela falta de educação doméstica, a falta de tato de alguns. Acho que os portugueses precisam fazer um momento consciência. O Brasil nunca foi quintal, e nem quer ser um. É um país formado por muitos povos. Eu mesma tenho mais raízes próximas da Itália. Meus vizinhos vieram da Polônia e foram para Israel. Tem mais um espanhol. Tem mais colônias de alemães. E holandeses no NE. E tantos outros. Meus antepassados portugueses chegaram ao Brasil em 1750. E é assim para a maioria. Nem é falando com soberba nem nada, ninguém está desfazendo de Portugal, é simplesmente a realidade. O Brasil foi português faz muito tempo, mas já cortou o cordão umbilical, agora é a vez de vocês. Nem dá para entender esse ancoramento, esse prisma desviado da realidade, o olhar de cima para baixo. A vontade de que as pessoas "abram alas" que vemos nos imigrantes portugueses. As pessoas nem entendem isso. É preciso cortar o cordão umbilical, subir a âncora, deixar os brasileiros finalmente em paz. Ninguém quer falar "português direito", ninguém quer ser "terra de Vera Cruz". O Brasil é Brasil, como os EUA são os EUA e não o "Mayflower". O Brasil tem um alto grau de mestiçagem, vejo os rostos dos Amanauaras, os mulatos e nem entendo essa necessidade que alguns portugueses tem de perseguir o Brasil. A coisa tem evoluído muito mal desde 2005, cada vez mais brasileiros fogem de portugueses no exterior. Ninguém quer ser taxado de prostituta ou irresponsável o tempo todo. Ninguém quer ser passado para trás. O brasileiro não precisa deste contato viciado com portugueses, bastante viciados numa visao retrógrada do Brasil, assim como alguns brasileiros tem uma visao retrógrada e injusta de Portugal. Acho que como o número de portugueses é menor que o de brasileiros, seria mais fácil resolver tudo com pequenas doses de tolerância e entendimento. Que o Brasil não é isso que muitos pensam. O imigrante português às vezes pensa que o Brasil é um ramo de Portugal, ou que são portugueses brasileiros, ou que é um paraíso onde eles se dão bem. E aí se desiludem e passam o dia em ilhas mediáticas num grupo "nós, os portugueses", falando mal do Brasil, chacoalhando a baixa auto-estima. Da mesma maneira fazem os brasileiros desiludidos. Precisamos parar com as brigas de adolescente pela internet, cortar essas pessoas. Vamos fazer postagens mais maduras, acima de tudo isso, vamos plantar uma árvore com boas raízes. Não dá para voltar atrás, mas dá talvez para fazer um novo fim. Precisamos compreender, o Brasil é algo à parte e muito diferente. Pequenos passos com muito resultado, a começar, parando de chamar o Brasil de terra de Vera Cruz, de enaltecer o poder "branco" e deixando de lado saudosismos. Vamos aceitar a realidade, que vivemos muito longe uns dos outros e pouco temos em comum na vida diária. É preciso entender que o brasileiro não é ensinado nas escolas a reconhecer sinais positivos do período português. Não é preciso concordar, mas ter humildade, calar mais, e entender que é assim. E deixar os brasileiros falarem bobagens em paz. Na verdade os brasileiros sabem que os portugueses nao sao "burros" como dizem a piada. Isso é uma piada tola, mas não é ódio. Mas tenho visto portuguesas com muito ódio, seguindo brasileiras pela internet, caluniando, tentando golpes. Tenho visto portugueses seguindo brasileiras por aí fazendo propostas, como se ser nascida no Brasil fosse passaporte para prostituição. Tenho o palpite que isso não vai acabar bem, como já está acontecendo, as pessoas estão se desinteressando completamente por Portugal e desenvolvendo ojeriza também. A paz resolve muitos dilemas. Vamos ter mais respeito, dos dois lados.

4:32 da tarde  
Anonymous Anónimo ripostou...

Ninguém fala mal dos portugueses onde morei no Brasil. Agora mesmo tem uma família portuguesa vivendo lá na minha rua e nenhum problema, são bem-tratados por todos. Querem tomar o Brasil por Rio, SP, tomar o Brasil pela picardia de alguns. Pela falta de educação doméstica, a falta de tato de alguns. Acho que os portugueses precisam fazer um momento consciência. O Brasil nunca foi quintal, e nem quer ser um. É um país formado por muitos povos. Eu mesma tenho mais raízes próximas da Itália. Meus vizinhos vieram da Polônia e foram para Israel. Tem mais um espanhol. Tem mais colônias de alemães. E holandeses no NE. E tantos outros. Meus antepassados portugueses chegaram ao Brasil em 1750. E é assim para a maioria. Nem é falando com soberba nem nada, ninguém está desfazendo de Portugal, é simplesmente a realidade. O Brasil foi português faz muito tempo, mas já cortou o cordão umbilical, agora é a vez de vocês. Nem dá para entender esse ancoramento, esse prisma desviado da realidade, o olhar de cima para baixo. A vontade de que as pessoas "abram alas" que vemos nos imigrantes portugueses. As pessoas nem entendem isso. É preciso cortar o cordão umbilical, subir a âncora, deixar os brasileiros finalmente em paz. Ninguém quer falar "português direito", ninguém quer ser "terra de Vera Cruz". O Brasil é Brasil, como os EUA são os EUA e não o "Mayflower". O Brasil tem um alto grau de mestiçagem, vejo os rostos dos Amanauaras, os mulatos e nem entendo essa necessidade que alguns portugueses tem de perseguir o Brasil. A coisa tem evoluído muito mal desde 2005, cada vez mais brasileiros fogem de portugueses no exterior. Ninguém quer ser taxado de prostituta ou irresponsável o tempo todo. Ninguém quer ser passado para trás. O brasileiro não precisa deste contato viciado com portugueses, bastante viciados numa visao retrógrada do Brasil, assim como alguns brasileiros tem uma visao retrógrada e injusta de Portugal. Acho que como o número de portugueses é menor que o de brasileiros, seria mais fácil resolver tudo com pequenas doses de tolerância e entendimento. Que o Brasil não é isso que muitos pensam. O imigrante português às vezes pensa que o Brasil é um ramo de Portugal, ou que são portugueses brasileiros, ou que é um paraíso onde eles se dão bem. E aí se desiludem e passam o dia em ilhas mediáticas num grupo "nós, os portugueses", falando mal do Brasil, chacoalhando a baixa auto-estima. Da mesma maneira fazem os brasileiros desiludidos. Precisamos parar com as brigas de adolescente pela internet, cortar essas pessoas. Vamos fazer postagens mais maduras, acima de tudo isso, vamos plantar uma árvore com boas raízes. Não dá para voltar atrás, mas dá talvez para fazer um novo fim. Precisamos compreender, o Brasil é algo à parte e muito diferente. Pequenos passos com muito resultado, a começar, parando de chamar o Brasil de terra de Vera Cruz, de enaltecer o poder "branco" e deixando de lado saudosismos. Vamos aceitar a realidade, que vivemos muito longe uns dos outros e pouco temos em comum na vida diária. É preciso entender que o brasileiro não é ensinado nas escolas a reconhecer sinais positivos do período português. Não é preciso concordar, mas ter humildade, calar mais, e entender que é assim. E deixar os brasileiros falarem bobagens em paz. Na verdade os brasileiros sabem que os portugueses nao sao "burros" como dizem a piada. Isso é uma piada tola, mas não é ódio. Mas tenho visto portuguesas com muito ódio, seguindo brasileiras pela internet, caluniando, tentando golpes. Tenho visto portugueses seguindo brasileiras por aí fazendo propostas, como se ser nascida no Brasil fosse passaporte para prostituição. Tenho o palpite que isso não vai acabar bem, como já está acontecendo, as pessoas estão se desinteressando completamente por Portugal e desenvolvendo ojeriza também. A paz resolve muitos dilemas. Vamos ter mais respeito, dos dois lados.

4:48 da tarde  
Blogger Mari Boneca ripostou...

Bom, aqui está eu com minha opinião sincera! Primeiro acho que o Brasil, pela mistura de raças, não pode ser generalizado a um conhecido que tomou café com você. Seus argumentos são muito equivocados, se quiser levantamentos verdadeiros venha para o Brasil, percorra todos os 26 estados e faça uma pesquisa a respeito da opinião de nós, brasileiros, a respeito de vocês, portugueses. Tenho certeza que a opinião vai ser positiva. Sou professora de história e sabemos que foi catastrófica a exploração do Brasil durante o período colonial e foi assim com todos os países que foram colonizados por povos europeus, mas acredito que devemos infinitas coisas aos portugueses. Eu, por exemplo, tenho receio de ir a Portugal e ser mal tratada, por conta de tantas coisas que leio, mas eu vou para verificar e embora temendo acredito que vou gostar desse belo país.
Obrigada.

4:47 da manhã  
Anonymous Anónimo ripostou...

Sou Brasileiro com ascendência Portuguesa. Cresci ao redor de várias situações que me fizeram várias vezes questionar o porque existe uma relação tão tortuosa entre Brasil e Portugal.Gostaria de dizer que como BRASILEIRO repudio tal texto, distorcido de vários fatos históricos e atualmente.
1)Escravidão e matança de índios, isto é fato, contra fatos não há argumentos. Caso duvide convido-os a visitar Ouro Preto e verem as "maravilhas" dos autos e registros que deixaram dos negros que foram abusados, assassinados, por pura covardia. Eles são nossos irmãos e não subalternos como vocês os trataram. Assim como Auschwitz-Birkenau, isto deve ser lembrado sempre.
2)Existem registros (mas não se sabe o total) na mina da passagem em mariana em minas gerais de mais 35000 mil toneladas de ouro (2,8 bilhões de reais, imagine o que significava isto na época) retiradas por escravos. Esta é só uma das várias minas. Vocês deveriam se perguntar aonde estas riquezas foram parar e o que isto ajudou a financiar.
3) Em registros da coroa portuguesa, no museu da inconfidência em ouro preto, existem registros que até teares para se fazer roupas eram proibidos pela coroa portuguesa. Um devaneio de loucura que matou qualquer iniciativa da época de se instaurar meios de produção no país. Isto é oposto do que ocorreu nos EUA.
4)Esta é a coroa portuguesa que virou as costas para o povo português e os abandonou com medo de Napoleão. Fugir para aonde? Acho que o autor pode nos ajudar.
5) Já circulei pela Europa e os países que fui melhor recebido foram a França e Dinamarca. Adivinhe qual País onde eu minha esposa fomos mais mal tratados? E olha que foi só por dois dias.. Tenho vários amigos que foram estudar em Portugal e foram literalmente largados na mão pelos seus "orientadores" e pagando pelo seus estudos. Foram e dizem que não voltarão mais. Logicamente não se pode generalizar tudo, mas esta é a minha experiência pessoal.
6) Essa arrogância ao não considerar os fatos é muito triste. Era a oportunidade de escrever como uma maneira diferente e reparar os erros. A mesma arrogância e narcisismo que vemos em um jogador de futebol(CR) e de um treinador (JM), é visível à todos. Nesta última semana, vemos este jogador chutar um jogador brasileiro e ainda passar a mão sobre o escudo provocando uma torcida. Um ato ininteligível.
7) Como psicólogo é possível entender um pouco disso: um povo ou uma pessoa que não gosta de si é incapaz de si doar ao outro. Chamar o outro de macaco da selva amazônica? É o fim.
A falta de entendimento tem muito mais coisas nas entrelinhas do que imagina o autor.

6:53 da tarde  
Anonymous Anónimo ripostou...

Parte I:

Texto absurdamente equivocado. É evidente que qualquer tipo de xenofobia é estúpido e está clara a existência deste preconceito em qualquer canto do mundo, inclusive no Brasil e em Portugal. O simples facto de escreveres um artigo a falar mal do Brasil, já traduz-se num ato odioso, porém disfarçado. Além disto, um caso comum de xenofobia em Portugal aplica-se aos países próximos, como Espanha e França. Falaste a generalizar a partir uma experiência particular, o que já está errado, mas vamos aos demais factos que citaste.

- Analfabetismo: Não é significativa a taxa de analfabetismo no Brasil e em Portugal também há analfabetos. Não tenho dados que comprovem que proporcionalmente há mais analfabetismo em Portugal que no Brasil, apenas julgo ser desta forma a partir de minha experiência de vivência em ambos os países. Ademais, encontrarás de tudo num país com cerca de 200 milhões de habitantes: analfabetos, hippies, soldados, professores, intelectuais, músicos, bandidos, etc. O número de analfabetos no Brasil, portanto, é maior do que em Portugal, da mesma forma que músicos, hippies e intelectuais (a propósito, o Brasil é exemplo e referência em várias áreas do conhecimento - posso citar centenas de intelectuais brasileiros e pouquíssimos portugueses).

- Favelas: Há favelas em poucos lugares, apenas em algumas cidades grandes. Elas são conhecidas devido ao Rio de Janeiro que, por ser uma cidade muito turística, traduz uma visão erroneamente atribuída ao país como um todo. Portugal também é cheio de pobreza por onde andas (vide a crise econômica atual), os salários em Portugal e no Brasil não são significativamente diferentes.

7:07 da manhã  
Anonymous Anónimo ripostou...

Parte II:

- Gangues: Há gangues, ou qualquer coisa equivalente à isto, em todos os lugares do mundo. Há mais em países maiores, novamente pelo simples facto de existirem mais habitantes.

- o simples facto de no Brasil não se poder parar num sinal vermelho sem correr o risco de ser assaltado:

Retorno ao caso explicado anteriormente. Lugar maior, mais habitantes, mais possibilidades (neste caso os EUA são o melhor exemplo - um país muito mais desenvolvido que Portugal ou Brasil, mas com índice de violência alto). Entretanto, existem regiões muito seguras no Brasil. A região Sul do país se assemelha muito à vários aspectos europeus. A segurança na Europa, apesar da comparação entre os tamanhos dos países, é deveras melhor, mas isso não significa real indicativo de desenvolvimento. Há falta de segurança tanto no Brasil como em Portugal, mas de um modo geral senti-me seguro nos dois lugares.

- Subdesenvolvimento: O Brasil não é um país subdesenvolvido, tampouco Portugal é um país desenvolvido (ao menos não figura na listagem dos "mais bem colocados em desenvolvimento" em lugar algum). O Brasil está cheio de cidades desenvolvidas, tais como as capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, além de cidades menores nos estados onde situam-se estas capitais. São Paulo é incomparavelmente mais desenvolvida que Lisboa. O Norte e o Nordeste do Brasil são menos desenvolvidos, é verdade, mas também são as regiões que mais crescem devido ao governo atual. Zonas rurais em Portugal enfrentam muito menor desenvolvimento, de mesma forma. Em conclusão, o Brasil é a 7ª maior economia do mundo, Portugal a 47ª. Caso encerrado.

O que o cidadão brasileiro falou sobre os colonizadores e índios é paranoia. Isto de facto não faz qualquer sentido e é puro uso da xenofobia, mais uma vez. No Brasil, encontra-se com certa facilidade as famosas piadas sobre portugueses, afirmando que estes são burros. Isto tem origem histórica, da época da colonização, mas não é importante explicar os detalhes aqui. Enfim, este é um grande preconceito dos brasileiros frente aos portugueses. Para os brasileiros menos informados (o "povão", como lá são chamados), português e burro são sinônimos. Um absurdo, é claro, mas não mais absurda do que esta sua afirmação: "Claro a maior parte dos brasileiros nem sequer sabe onde Portugal fica", onde puxas o mesmo gatilho dos brasileiros. Isto reflete o desconhecimento e o preconceito em relação ao outro povo, de ambas as partes.

Esta é a minha versão, alguém nascido no Brasil e criado em Portugal. Hoje resido em Portugal, mas vou ao Brasil com frequência à trabalho e devido à família. Amo os dois países. Consigo perceber os nítidos problemas com corrupção que ambos sofrem, consigo ver no que o Brasil é superior à Portugal e no que Portugal é superior ao Brasil. Em suma, os dois países são incríveis, com pessoas receptivas e amigas, embora também haja preconceito proveniente de ambas as partes.

7:08 da manhã  
Anonymous Anónimo ripostou...

Entendo que o post é antigo mas quero dizer que sou brasileiro e AMO AMO AMO AMO Portugal e odeio ouvir brasileiros falar mal de Portugal, como também fico chateado com o contrário. E sim, é verdade sim, brasileiro normalmente não gosta de Portugal, é o povo mais preconceituoso da face da terra.
O meu coração é verde, amarelo e vermelho. Pronto. Falei.

5:07 da manhã  
Anonymous Anónimo ripostou...

QUE CURIOSO - ENTÃO UM SUBSIDIADO PELA FF-CIA PODE TE ACUSAR MAS GRUPOS BUCHAS NÃO HEHE

12:06 da manhã  
Anonymous Anónimo ripostou...

PORTUGAL É UMA GENTINHA LIXO QUE NEM EUROPA É - QUANDO VÃO A ESPANHA OS GERMANICOS PROCURAM POR ENGENHEIROS QUANDO VÃO A MERDOGAL POR PEDREIROS HAHA

12:07 da manhã  
Anonymous Anónimo ripostou...

Você provavelmente deve ser um desses ....

https://catracalivre.com.br/geral/cidadania/indicacao/estudantes-brasileiros-denunciam-xenofobia-na-universidade-de-coimbra-em-portugal/

Tenho pena de vocês portugueses, devem ser doentes......!!!!

5:38 da manhã  
Anonymous Anónimo ripostou...

Na verdade nenhum brasileiro odeia Portugal, o que acontece é que nós nem nos lembramos que vocês existem (claro, sabemos que vocês existem) mas não mencionamos o nome de vocês, porque Portugal não tem nada de influencia no Brasil, não recebemos nada de vocês como músicas, novelas, filmes, nem noticias, NADA MESMO (já eu sei que vocês recebem muitas coisas nossas aí). Por isso falei que para nós vocês não existem, uma brasileiro só vai ouvir alguma coisa sobre Portugal na escola, e só no Ensino Fundamental (não estou exagerando, é verdade), ou seja, não é questão de odiar.

8:04 da tarde  
Blogger Lenda Urbana. ripostou...

Este comentário foi removido pelo autor.

10:43 da tarde  
Blogger Lenda Urbana. ripostou...

Sou brasileiro e não odeio Portugal nem os portugueses..Apesar das coisas ruins derivadas dos portugueses da época da colonização não posso condenar os atuais cidadãos de Portugal por erros de seus antepassados, da mesma forma que não posso culpar os atuais alemães pelos crimes que seus avós e bisavós cometeram, assim como ngm odeia romanos, por seus antepassados terem executado Jesus..

10:45 da tarde  
Anonymous Anónimo ripostou...

Realmente portugal é o cú da europa odeio essa lingua portuguesa quem dera se fossemos colonizados pelos ingleses ou alemães .

2:35 da tarde  
Anonymous Anónimo ripostou...

Li um blog de uma brasileira das nossas, onde ela conta coisas que passou quando morava em Portugal. Ao trabalhar de balconista, ela relatou ter ouvido coisas como:
"Não quero ser atendido pela brasileira!";
"Queria ir à praia mas está contaminada de brasileiros!"
"Você tem que parar de falar brasileiro e falar português."
"Se eu quiser uma brasileira como você, basta que eu estenda minha mão com uma nota de dez euros e tenho a brasileira que eu quiser." e etc. Só que claro com um sotaque português, rs.
Eu só tive como rir, porque amigos, aposto que vocês sabem o quanto o Brasil é superior a Portugal, não?
1. Vou começar com a língua, nós melhoramos o português, o tornamos mais fácil, nossa pronúncia é mais bonita e nós o reformamos. Se vocês vão aplicar as mesms regras ao de vocês ou se vai pronunciar como o nosso não me importa, mas querer que a gente "reaprenda" pra se encaixar o de vocês, pufff... Por favor, amigos! Você nunca me verá pronunciar um S como um X/SH, nem levantando a língua pra pronunciar um L, e vamos pronunciar fortemente as vogais no fim das palavras SIM, porque elas existem!
2. O Brasil é um país rico, diferente de Portugal, porque acho que ainda não entenderam isso. Somos a 7ª economia mundial, só pra lembrar. Ah, e nunca ouse chamar-nós de subdesenvolvidos, somos EMERGENTES e SIM, apesar de que não 100% eu culpo a colonização portuguesa por isso. Se isso não se aplica aos cidadãos atuais do país ou a qualquer outra coisa, não me importa. Está na história do meu país. E que história triste! Vão nos julgar pelo tráfico de drogas? E o tráfico, desonestidade e exploração portuguesa em solo verde-amarelo na colonização? Por favor, amigos!
3. Se Portugal é lembrado por alguém hoje em dia é POR NOSSA CAUSA. Aceitem que passaram a ser um país insignificante na Europa e no mundo. Já o Brasil, não. Estão sempre dizendo que somos um dos maiores e mais importantes do mundo, de que aprender o português (ps. o NOSSO português brasileiro) é um ótimo investimento para jovens de fora, etc. E podem esperar, esse é só o início, porque a nossa tendência é crescer cada vez mais!
4. Você vai considerar isso ódio, amigo? Eu só considero verdade, até porque de fato, não odeio Portugal, nem portugueses, mas quando vi a maneira como brasileiros costumam ser tratados lá (me baseei em várias publicações, não só a da moça) eu me revoltei com a inveja que provavelmente circula na cabeça de alguns de vocês (sei que não todos). E também duvido que tantos brasileiros, como você diz, sejam ignorantes assim, a maioria de nós é mente aberta. Vivam tranquilos, não temos nem porquê lembrar de vocês.
Um abraço, passar bem. Boa tardje.

1:48 da tarde  
Blogger Unknown ripostou...

Este comentário foi removido pelo autor.

2:33 da manhã  
Blogger Unknown ripostou...

Bom sei que a postagem é antiga , sobretudo fiquei estarrecida com os comentários supramencionados , nunca aprendi na escola em que estudei acerca de que devemos ter e criar ódio para con Portugal, tampoco ser xenófoba , como pude ler acima.
Sinceramente jamais escutei qualquer comentário a respeito de depreciação com portugueses , existe ? Claro sim , bem como de Portugal direcionado ao Brasil. Modestamente, acredito que generalizar desta forma é totalmente ridículo, tomar as dores do outro ou mesmo escutar histórias do amigo do amigo ao tomar um cafezinho , somente nós brasileiros e portugueses mesmo para ser tão mesquinhos .

Nós os verdadeiros trabalhadores honestos e orgulhosamente Brasileiros não importamos para o que vocês falam de nós, a final enquanto vocês dizem que somos ( incluindo Eu de certo ) puta , mendigos , favelados e tantos outros mais eu trabalho e ganho um bom salário .
Todavía , o que me indigna sabe o que é? É dizer que somos uma nação de pretos macacos da selva amazônica . Acredito que somente e tão somente pelo comentário , percebo a antipatia para com nós, sobretudo , somente por um único ( ou vários ) comentários irei falar que Portugal nos odeia e espalhar tamanha mesquinhez a fora. Isto cabe a nós em ser cultos e simplesmente educados simples assim

2:37 da manhã  
Blogger Unknown ripostou...

Bom sei que a postagem é antiga , sobretudo fiquei estarrecida com os comentários supramencionados , nunca aprendi na escola em que estudei acerca de que devemos ter e criar ódio para con Portugal, tampoco ser xenófoba , como pude ler acima.
Sinceramente jamais escutei qualquer comentário a respeito de depreciação com portugueses , existe ? Claro sim , bem como de Portugal direcionado ao Brasil. Modestamente, acredito que generalizar desta forma é totalmente ridículo, tomar as dores do outro ou mesmo escutar histórias do amigo do amigo ao tomar um cafezinho , somente nós brasileiros e portugueses mesmo para ser tão mesquinhos .

Nós os verdadeiros trabalhadores honestos e orgulhosamente Brasileiros não importamos para o que vocês falam de nós, a final enquanto vocês dizem que somos ( incluindo Eu de certo ) puta , mendigos , favelados e tantos outros mais eu trabalho e ganho um bom salário .
Todavía , o que me indigna sabe o que é? É dizer que somos uma nação de pretos macacos da selva amazônica . Acredito que somente e tão somente pelo comentário , percebo a antipatia para com nós, sobretudo , somente por um único ( ou vários ) comentários nao irei falar que Portugal nos odeia e espalhar tamanha mesquinhez a fora. Isto cabe a nós em ser cultos e simplesmente educados simples assim.

2:38 da manhã  
Blogger Unknown ripostou...

Bom sei que a postagem é antiga , sobretudo fiquei estarrecida com os comentários supramencionados , nunca aprendi na escola em que estudei acerca de que devemos ter e criar ódio para con Portugal, tampoco ser xenófoba , como pude ler acima.
Sinceramente jamais escutei qualquer comentário a respeito de depreciação com portugueses , existe ? Claro sim , bem como de Portugal direcionado ao Brasil. Modestamente, acredito que generalizar desta forma é totalmente ridículo, tomar as dores do outro ou mesmo escutar histórias do amigo do amigo ao tomar um cafezinho , somente nós brasileiros e portugueses mesmo para ser tão mesquinhos .

Nós os verdadeiros trabalhadores honestos e orgulhosamente Brasileiros não importamos para o que vocês falam de nós, a final enquanto vocês dizem que somos ( incluindo Eu de certo ) puta , mendigos , favelados e tantos outros mais eu trabalho e ganho um bom salário .
Todavía , o que me indigna sabe o que é? É dizer que somos uma nação de pretos macacos da selva amazônica . Acredito que somente e tão somente pelo comentário , percebo a antipatia para com nós, sobretudo , somente por um único ( ou vários ) comentários nao irei falar que Portugal nos odeia e espalhar tamanha mesquinhez a fora. Isto cabe a nós em ser cultos e simplesmente educados simples assim.

2:39 da manhã  
Anonymous Anónimo ripostou...

Amigo, aprenda a usar as vírgulas. Faça um curso de gramática. Digo isso porque uma das muitas coisas que admiro nos portugueses é o bom português. hahahahah
Amigo, você tem toda a razão. Não chega a ser ódio, e não é no tempo presente, é uma espécie de desprezo histórico. Nenhum brasileiro vai torcer contra a seleção portuguesa de futebol. Sempre vão torcer a favor. Os brasileiros amam os portugueses, e você sabe disso, pois tem amigos brasileiros. A questão é somente de história mesmo, e um profundo desconhecimento sobre o que é Portugal. Muitos preconceitos que foram incutidos na mentalidade brasileira através do ensino escolar para arranjar uma justificativa para a independência.

1:43 da manhã  
Blogger Gofaint ripostou...

O seu filho da puta eu não odiava portugueses mas depois de chamar meu povo de macaco da Amazônia agora sim é puro ódio que sinto por portugueses (E caso não saiba português do Brasil é diferente do de Portugal babaca)

3:10 da tarde  
Blogger Gofaint ripostou...

Né eu até gostava de portugueses e eles não entendem que nossas piadas são apenas brincadeira eles generalizam tudo mano na moral eu ate gostava deles mas depois das merdas que eles falaram agora sim é ódio pelo menos pra mim.

3:20 da tarde  
Blogger Gofaint ripostou...

Boa parte da nossa arrogância estupidez da nossa violência você querendo ou não isso tem sim influência dos colonos

3:23 da tarde  
Blogger Gofaint ripostou...

'-'olha cara vo te mandar a real os Brasileiros não vão pra Portugal sujar tudo a maioria são pessoas de bem,mas vocês portugueses nacionalista nos humilham e ainda tem a cara de pau de dizer que ama Salazar seu merda.

3:40 da tarde  
Blogger Gofaint ripostou...

Portugal fudeu a América Ásia e África tamo de igual pra igual.

3:43 da tarde  
Blogger Quim Joaquim ripostou...

Portugal saia da UE e vcs serão varridos da Europa. Serão anexados por algum país, tal a pobreza que reinará. Só produzem azeite , vinho e bacalhau

12:44 da manhã  
Blogger Quim Joaquim ripostou...

Portugal saia da UE e vcs serão varridos da Europa. Serão anexados por algum país, tal a pobreza que reinará. Só produzem azeite , vinho e bacalhau

12:45 da manhã  
Anonymous Anónimo ripostou...

Essa ideia que a mulher portuguesa nao se depila,nao arranja as unhas é um mito.A mulher portuguesa arranja se e é vaidosa
Inclusive da muito dinheiro a ganhar as manicures brasileiras ilegais em Portugal.

10:46 da tarde  
Blogger Unknown ripostou...

Sou Brasileira,vivi em portugal por quase 8 anos. Quando ainda estava no Brasil ouvia de facto muitas piadas ridicularizando o portugues, e nunca aprovei tal postura. Mas tambem vi programas elogiando o pastel de nata, o fado. Vi atores portugueses a ganharem papeis de destaques em novelas brasileiros bem como Prtugueses a serem respeitados no cenario turistico e nas suas tendas na av Paulista. Eu gosto de Portugal, e um pais com um cenario poeticamente boemio,pelos castelos,fados, excelente gastronomia,alguns bona musicos, porem, infelizmente por uma questao cultural que Sao denominadas pelas tradicoes de familias conservadoras ou por experiencias ou por blabla sofri muito preconceito durante esse tempo que la vivi,encontrei gente inteligente que deram me possibilidades de trabalhar porque receberia um salario inferior ao deles e trabalharia mais horas, podem enviei curriculos para varios supermercados e mesmo tendo experiencia nunca tive oportunidade, talvez POR ter morado em cidade pequena e a gerente dos tais estabelecimentos n quiz chocar os clientes com a " brasileira" que por acaso podiam ser primA Do primo ( vc precisa de facto de cunhas para obtencao dalgumas coisas) enfim o racismo e o preconceito existe seja no Brasil seja em Portugal e em todo mundo e a pior forma de expressar burrice. Orlando Como podemos ser culpados Na nossa colonizacao que matou varios e que ate entao era a unica populacao existente..O Brasil nasce apartir da invasao de portugueses e escravos Africanos e nos territorio q nao tinha nem o Nome Brasil

10:49 da manhã  
Blogger Unknown ripostou...

Quiz dizer que matou varios indios.E so para acrescentar conheci muitos portugueses a falarem errado, a dizer : A gente vamos! Vindo de jovens em conxtexto de aula e a pessoas mais idosas que por conta da rigidez de ensino muitos n chegavam ao 4 ano..e lendo as vossas ofensas depreciativas tais como chamar macacos a nos brasileiros, voces so reforcam que de facto existe de factos sentimentos de rejeicao e desrespeito. Portugal se beneficiou bastante com a colonizacso no brasil, nao me refiro somente ao ouro que e hoje o unico patrimonio nos cofres portugueses que fazem face as dividas externas que sao financiadas pela U.E que por sua vez interessam lhe controlar paises cega los com a proposta de nao producao e rececao de subsidios ate a quebra economica. Hoje moro em Uk e aqui sim a estrutura e de 1 mundo

11:05 da manhã  
Blogger Unknown ripostou...

Este comentário foi removido pelo autor.

1:52 da tarde  
Blogger Unknown ripostou...

Oii...só para os portugueses saberem, nós Brasileiros recebemos bem mais imigrantes Portugueses do que Portugal Brasileiros, no entanto...Portugueses leiam mais e se informem mais antes de vir falar o que não sabe, beijinhos.

11:48 da tarde  
Blogger Unknown ripostou...

É deprimente ouvir de ambos os lados ofensas e racismo , sim uma grande parte do brasil é de descendentes portugueses eu sou neto de portugues (Judeu) e italiano e me orgulho sim do meu sobrenome portugues e de minhas origens . Se cometeram erros no passado foram dos dois lados o importante agora é rever os conceitos e nos unir sim com nossos irmãos portugueses e aprender o que nos possam passar o que são muitas coisas boas amo PORTUGAL e minhas origens . Sou empresario, formado ,casado, honesto . E se um dia precisar de PORTUGAL e PORTUGAL PRECISAR DE MIM ESTAREI DISPOSTO A APRENDER E A ENSINAR.

DEIXEMOS NOS BRASILEIROS DE SER HIPOCRITAS POIS DE FATO O UNICO PAIS QUE NOS RECEBE SEM NOS TRATAR COMO LIXO É PORTUGAL.
E O QUE ESTIVE EM VARIOS PAISES ALEMANHA,INGLATERA,FRANÇA, EUA, ITALIA, ISRAEL E ESPANHA .

5:16 da manhã  
Blogger Unknown ripostou...

É deprimente ouvir de ambos os lados ofensas e racismo , sim uma grande parte do brasil é de descendentes portugueses eu sou neto de portugues (Judeu) e italiano e me orgulho sim do meu sobrenome portugues e de minhas origens . Se cometeram erros no passado foram dos dois lados o importante agora é rever os conceitos e nos unir sim com nossos irmãos portugueses e aprender o que nos possam passar o que são muitas coisas boas amo PORTUGAL e minhas origens . Sou empresario, formado ,casado, honesto . E se um dia precisar de PORTUGAL e PORTUGAL PRECISAR DE MIM ESTAREI DISPOSTO A APRENDER E A ENSINAR.

DEIXEMOS NOS BRASILEIROS DE SER HIPOCRITAS POIS DE FATO O UNICO PAIS QUE NOS RECEBE SEM NOS TRATAR COMO LIXO É PORTUGAL.
E O QUE ESTIVE EM VARIOS PAISES ALEMANHA,INGLATERA,FRANÇA, EUA, ITALIA, ISRAEL E ESPANHA .

5:19 da manhã  
Anonymous Anónimo ripostou...

Para os portugueses que não gostam de pessoas de cor escura fiquem sabendo que o militar mais condecorado do Exército Português nasceu na Guiné Portuguesa, e ainda existem vários portugueses modinhas que pagam de intelectuais.

6:24 da tarde  
Blogger Unknown ripostou...

Sinceramente odeio Portugal, se hoje o Brasil esta desse jeito é graças há esses parasitas que roubaram nossas riquezas. Pernambuco mesmo só tem grandes obras graças aos Holandeses, senão fosse por eles nunca teríamos prédios históricos.

2:13 da tarde  
Anonymous Anónimo ripostou...

Os brasileiros continuam na merda porque em vez de tomarem as rédeas do país deles ficam a insultar os Portugueses, a difamar a nossa língua e a culpar-nos pela miséria deles quando são eles que votam em corruptos para os governar.
Deparei-me com este post num estado de cólera contra os brasileiros porque, tal como o seu irmão, eu fui atacada em redes sociais por rameiras brasileiras que nem sabiam ler nem escrever corretamente.
Odeiam-nos, ótimo, o sentimento é mutuo, façam o favor de cortar de vez as ligações que temos e assumam finalmente que falam o brasileiro e não o nosso português.
Já cansa escolher legendas em português e aparecer brasileiro, ou aparecer o nosso idioma representado pela bandeira errada.
Dizem que o nosso Portugal é o cu da Europa, no entanto aproveitam de toda a ajuda que Portugal dá para entrarem na Europa.
O povo brasileiro é oportunista e acima de tudo falso. Falam como se fossem racionais e tentam passar por boas pessoas e logo a seguir estão a insultar-nos. São um povo falso e traiçoeiro, merecem a merda de país em que estão.
Está na hora de lhes fecharmos a porta e deixa-los sozinhos com os insultos e estupidez deles.

3:22 da manhã  
Anonymous Adriano ripostou...

Isso explica o porquê de muitos Brasileiros com quem me cruzo em Portugal serem tão frios e tão fechados entre eles. Boa parte dos emigrantes Brasileiros são daquele tipo que se muda para outro país e se fecham socialmente, culturalmente e de tudo o que é jeito. Correm atrás de tudo o que é Brasileiro e desvalorizam totalmente a cultura do país de acolhimento. Por isso apesar das décadas de Portugal abrir as portas aos Brasileiros graças à ligação histórica e linguística, a cultura Portuguesa continua a ser totalmente desprezada no Brasil. Os midia simplesmente boicotam tudo o que é Português devido à lusofobia que reina no Brasil. Não percebo como é que os Portugueses ainda bajulam a cultura Brasileira tendo em conta o desprezo que recebem em retorno. Talvez seja a razão porque no Brasil, o Português é sinónimo de burrice. É muita burrice mesmo!!

5:19 da tarde  
Blogger Adriano ripostou...

Este comentário foi removido pelo autor.

6:04 da tarde  
Blogger Adriano ripostou...

Mas existe uma grande diferença que faz, como a palavra indica, toda a diferença... Existe uma pequeníssima minoria de Portugueses que podem até "odiar" Brasileiros mas exceptuando esses casos raros, existe muita mais gente que é obcecada pelo Brasil, sua cultura, sua música, suas novelas e tudo mais. Do outro lado existe provavelmente uma maior quantidade de pessoas odiosas, e um oceano de desprezo e indiferença perante Portugal e sua cultura. É que apesar de haver Portugueses do género que mencionou quando um Brasileiro chega a Portugal, apesar de toda a ingratidão e todas as queixas de que os Portugueses são isso e aquilo, ele sente (ou pelo menos devia porque é bem óbvio) que está num país que se lembra da existência do dele. Que valoriza a cultura do país dele e que consome o produto dela. E isso compensa de certa forma a existência de alguns xenófobos. Eu quando estive no Brasil não senti nada disso. Nem parecia que estava num "país irmão". Curiosamente, apesar disso raramente se vê um Português a falar mal do Brasil na Internet gratuitamente sem ser provocado
Raramente se vê um Português a entrar em conteúdos Brasileiros com o único intuito de provocar e ofender. Já o contrário é uma constante.

Essa completa falta de reciprocidade e intercâmbio cultural também se espelha na postura do Brasileiro emigrante. Quando um Português emigra para o Brasil abraça a experiência em todos os aspectos enquanto que em situação inversa o Brasileiro na sua grande maioria limita-se a socializar com conterrâneos, só vai à balada onde tem música Brasileira e corre atrás de tudo o que é Brasileiro. Esta aversão contribui para que grande parte dos Brasileiros, depois de décadas de possível intercâmbio cultural, tenham imensas dificuldades em entender um povo que fala a mesma língua!

6:13 da tarde  
Blogger Adriano ripostou...

Um país "insignificante" da Europa que é do tamanho de um estado do Brasil mas que mesmo assim recebe cerca de 6 vezes mais visitantes anualmente do que um país de tamanho continental. Tão insignificante que Brasileiros chegam todos os dias aos montes. Que vocês não se lembram tampouco da existência de Portugal e que sempre menosprezaram a nossa cultura isso já sabemos nós. Já em Portugal a cultura Brasileira tem um espaço destacado e o conhecimento do Português acerca do seu país e a realidade diária dele é grande.

Curiosamente é você quem se queixa dos Portugueses! Num país onde reina o desinteresse, o desprezo e a aversão em relação ao país lusófono que deu origem ao seu, esse seu comentário é altamente hipócrita e só estúpido! Não devia ser ao contrário?!!

6:29 da tarde  
Blogger Adriano ripostou...

Isso de países irmãos é uma falácia. Países irmãos são por exemplo os Estados Unidos e o Reino Unido. Existe valorização mútua, intercâmbio cultural, etc. Já no nosso caso, em Portugal sempre foi dado um espaço destacado à cultura Brasileira, os Portugueses sempre foram muito receptivos em vários aspectos mas no Brasil a cultura Portuguesa é completamente negligenciada e os Brasileiros nem lembram da nossa existência. Aqui basta ligar o rádio ou a TV para nos lembrarmos do Brasil. Só um país tem lutado por essa "irmandade" mas está na hora de Portugal deixar de se humilhar arrastando asa para cima de um país e de um povo que sempre nos ignorou. Está na hora de deixar de valorizar quem nunca nos valorizou.

6:44 da tarde  
Blogger Adriano ripostou...

Este comentário foi removido pelo autor.

6:51 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home