Projeto em Comunicação Visual

TEMA: PROCESSO CRIATIVO EM DESIGN ESTRATÉGICO

OBJETIVOS

Oferecer uma melhor compreensão de diversas etapas do processo criativo envolvido no design estratégico. Orientar a aplicação deste conhecimento para o desenvolvimento de um projeto prático.

PLANO DE AULAS

I. Introdução
23/08. Apresentação do curso.

II. Pesquisa
30/08. O que é design estratégico? A importância da pesquisa no processo criativo. Explicações sobre o projeto a ser desenvolvido na disciplina. Pesquisa desktop.
06/09. Ferramentas de pesquisa de inspiração etnográfica.
13/09. Acompanhamento das pesquisas.
20/09. Análise e síntese.
27/09. Apresentação do resultado da pesquisa (P1)

III. Desenvolvimento do projeto
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4/10. Seleção de ideias. Referências visuais. Estratégias de comunicação. Naming. Visualização de trabalhos de referência
18/10.  . Acompanhamento do desenvolvimento das propostas.
25/10. Entrega da proposta estratégica (P2).
01/11. Acompanhamento do desenvolvimento dos projetos.
08/11. Acompanhamento do desenvolvimento dos projetos.
22/11. Apresentação de proposta para a identidade visual da marca e embalagem (P3).

IV. Finalização do projeto
29/11. Acompanhamento do desenvolvimento dos projetos.
06/12. Acompanhamento do desenvolvimento dos projetos
13/12. Apresentação final (P4).

AVALIAÇÕES

P1 Pesquisa de consumo. Trabalho em grupo. Apresentação dos perfis de consumidores identificados na pesquisa de consumo.

P2 Proposta estratégica. Proposta de projeto contendo os seguintes tópicos: (1) descrição detalhada do público-alvo; (2) breve análise de mercado (quais as principais marcas do produto em questão que parecem buscar atingir o público selecionado e que soluções gráficas elas adotaram?); (3) diretrizes estratégicas para comunicação com o público-alvo (isto é, qual a ideia que guiará o projeto de comunicação com o objetivo de estreitar a relação do público-alvo com sua marca?); (4) referências visuais relacionadas à proposta estratégica; (5) Nome da marca (com justificativa).

P3 Apresentação da identidade visual da marca e embalagem. Apresentação em sala de aula simulando apresentação para cliente, de uma proposta inicial de projeto. contendo: (1) identidade visual da marca (logo, elementos gráficos auxiliares, tipografia auxiliar, cores); (2) embalagem. Um memorando da apresentação deve ser entregue impresso em uma folha formato A3

P4 Apresentação do projeto final. Apresentação em sala de aula simulando apresentação para cliente. A apresentação deve justificar a solução final remetendo à pesquisa e à estratégia de comunicação. Além da identidade visual (1) e da embalagem (2), a apresentação deve conter proposta gráfica de: pack ou material de ponto de venda (3), site (home e uma página interna) (4) e peça publicitária para revista (5). Um memorando da apresentação deve ser entregue impresso em uma folha formato A3.

P5 Nota de presença e participação nas aulas. em todas as aulas a chamada será feita 30 ou 35 min após o horário marcado para o início da aula, deixando uma margem de atraso para os alunos e para o professor. Só receberá presença na aula quem estiver presente durante a chamada. Além da quantidade de faltas, contabilizada conforme o critério descrito acima, a nota da P5 também reflete a participação do aluno nas aulas e sua assiduidade em mostrar os desenvolvimentos de seu trabalho nas aulas de orientação.

BIBLIOGRAFIA

CLARK, T. O canto da sereia. In: ____. A febre Starbucks: uma dose dupla de cafeína, comércio e cultura. São Paulo: Matrix, 2008.

LUPTON, E. (ed.). Graphic design thinking: beyond brainstorming. New York: Princeton Architectural Press, 2011.

MINER, H. Ritos corporais entre os Nacirema. (clique no título para acessar uma versão online do texto).  

VIANNA, M. et al. Design thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV, 2012. Disponível em: http://livrodesignthinking.com.br

SUNDERLAND, P.; DENNY, R. Doing anthropology in consumer research. Walnut Creek, Left Coast, 2007. Disponível neste LINK.

LINKS RELEVANTES

1. sobre naming: Igor naming guide
2. referências de design de embalagem: Dieline

VÍDEOS RELEVANTES

We all wanna be young (BOX1824)

Perfis digigráficos (DM9)

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