sexta-feira, 29 de junho de 2012

VALORES

Segundo Houaiss, o valor humano se define da seguinte forma: qualidade humana de natureza física, intelectual ou moral que desperta admiração de todos.
Não basta que só os educandos sejam educados em valores, é preciso que esta educação seja estendida aos pais, professores, comunidade escolar e sociedade. É, pois, um trabalho de orientação, conscientização e comprometimento. Porém, os valores não podem ser impostos, sufocando a personalidade da criança, mas percebidos por elas nas atitudes de todos que educam.

Cinco valores:

Respeito - O respeito é um valor que permite que o homem possa reconhecer, aceitar, apreciar e valorizar as qualidades do próximo e os seus direitos. O respeito não só se manifesta pelas atitudes  das pessoas ou pelas leis, mas também se exprime para com a autoridade, como acontece com os alunos em relação aos professores ou ainda com os filhos em relação aos pais.
Educação - “Educação é um processo contínuo que orienta e conduz o indivíduo a novas descobertas a fim de tomar suas próprias decisões, dentro de suas capacidades”.
Honestidade - Por outras palavras, a honestidade constitui uma qualidade humana que consiste em comportar-se e expressar-se com sinceridade e coerência, respeitando os valores da justiça e a verdade.
Responsabilidade - Um conceito relacionado é o de responsabilidade social, o qual diz respeito não à obrigação de um subordinado perante um superior, mas sim à obrigação de um indivíduo ou de uma organização perante a sociedade em geral.

Sinceridade - Sinceridade, cuja expressão revela quem você realmente é.


Nenhum comentário:

Postar um comentário