Segundo
Houaiss, o valor humano se define da seguinte forma: qualidade humana de
natureza física, intelectual ou moral que desperta admiração de todos.
Não basta que só os educandos sejam
educados em valores, é preciso que esta educação seja estendida aos pais,
professores, comunidade escolar e sociedade. É, pois, um trabalho de
orientação, conscientização e comprometimento. Porém, os valores não podem ser
impostos, sufocando a personalidade da criança, mas percebidos por elas nas
atitudes de todos que educam.
Cinco valores:
Respeito - O respeito é um valor que permite que o homem possa reconhecer,
aceitar, apreciar e valorizar as qualidades do próximo e os seus
direitos. O respeito não só se manifesta pelas atitudes das pessoas ou pelas leis, mas também se exprime para com a autoridade, como acontece com os alunos em relação aos professores ou ainda com os filhos em relação aos pais.
Educação - “Educação é um processo contínuo que orienta e conduz o indivíduo a
novas descobertas a fim de tomar suas próprias decisões, dentro de suas
capacidades”.
Honestidade - Por outras palavras, a honestidade constitui uma qualidade humana que
consiste em comportar-se e expressar-se com sinceridade e coerência,
respeitando os valores da justiça e a verdade.
Responsabilidade - Um conceito relacionado é o de
responsabilidade social, o qual diz respeito não à obrigação de um
subordinado perante um superior, mas sim à obrigação de um indivíduo ou
de uma organização perante a sociedade em
geral.
Sinceridade - Sinceridade, cuja expressão revela quem você realmente é.
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