Archive for the ‘caderno do professor’ Category

Retornando…

maio 28, 2008
Após um período de “Greve no Blog” para o fechamento do bimestre e das médias bimestrais, estou de volta!

E já começo avisando que as notas (as planilhas completas) e as estatísticas de cada classe estão disponíveis na Biblioteca Online do meu site (na pasta Alunos – Avaliações de Física – Primeiro bimestre 2008).

Também aproveito para perguntar: cadê os Cadernos no Professor do segundo bimestre? O gato comeu?

Tudo bem que tenho sido um crítico até meio chato deles e do fato de não ter acesso a uma versão digitalizada deles, mas eu os utlizo para consulta e para a preparação de muitas aulas. Onde estarão os cadernos do segundo bimestre?

E como andará a programação em cada escola? Algum colega quer se manifestar mandando um comentário tratando desse assunto?

Aviso aos navegantes

abril 14, 2008

Estou tendo problemas com o provedor que hospeda o meu site (www.hosted.com.br – não faça a bobagem de contratá-lo como eu fiz) e por isso peço paciência até que eu troque de provedor ou que o provedor resolva seus problemas.

Nesse ínterim vamos ter que conviver com problemas ocasionais, como a demora para carregar páginas do site.

Também estou sobrecarregado de trabalho e com pouco tempo para o blog. Fico devendo algumas atualizações aqui. Vou começar a colocar alguns links na coluna da direita assim que tiver tempo para selecionar entre os milhares que tenho guardado.

Além disso tudo, com a proibição da SEE de que seja reproduzido digitalmente o conteúdo do caderno do professor (e das partes dele), me vejo na impossibilidade de disponibilizar alguns roteiros “adaptados” para os colegas e alunos. Vou usar meu próprio material, como sempre fiz, e disponibilizar o que for possível na Biblioteca Online do meu site.

Se você conseguir, tente ter uma boa semana e evite se estressar.

O Caderno do Professor não é uma apostila

abril 5, 2008

Parece meio óbvio dizer isso, mas talvez não seja assim tão evidente. O Caderno do Professor não é, não foi concebido para ser e nem pode ser usado como uma apostila.

O Caderno do Professor traz uma série de sugestões de atividades, algumas dicas sobre como aplicar essas atividades e, vez por outra, algumas informações extras para o professor sobre o tema tratado na aula.

Nem todas as atividades sugeridas serão possíveis ou mesmo desejáveis conforme a turma e a dinâmica própria de cada escola e de cada classe. Certamente existem outras N (com N bem grande) atividades equivalentes, melhores, piores ou, pelo menos, factíveis e disponíveis que o professor pode realizar com seus alunos. No entanto, se o professor não tiver nada melhor para colocar no lugar, e se tiver condições de realizar a atividade proposta, porque não aceitar algumas das sugestões?

É sabido que poucas escolas dispõem de recursos para reproduzir as atividades e roteiros propostos e distribuir aos alunos. A própria SEE teve que disponibilizar recursos extras para as escolas para garantir a realização da prova de recuperação referente às seis primeiras semanas de aula desse ano. Mas o que a SEE fará em relação à necessidade de reproduzir roteiros de atividades, utilizar equipamentos de laboratório e recursos de multimídia para as milhares de escolas que sequer podem reproduzir provas bimestrais? Acredito que muito pouco, e acho que isso deveria ser repensado se prentendemos de fato ter uma escola melhor.

Eu nunca entendi como uma escola pode ter uma Sala de Informática caríssima e trancada quase o tempo todo e, por outro lado, faltar-lhe giz, as vezes até lousa, papel e recursos para reprodução de textos, provas e atividades. Sem falar dos laboratórios “inexistentes” ou sucateados e transformados em “depósitos de tranqueiras” ou das bibliotecas com milhares de livros e nenhum funcionário para mantê-las abertas, organizadas e disponíveis. Espero que a solução para esses problemas faça parte da proposta e das metas traçadas pela SEE.

Em escolas que não dispõem sequer de recursos para reproduzir “provas” (blérgh! Detesto isso!), é um tanto “imaginário” propor ao professor que ele “reproduza e distribua” roteiros de atividades ou que realize atividades que requerem equipamentos multimidiáticos ou de laboratório, como é sugerido repetidamente no Caderno do Professor. Sentar e chorar também não vai resolver nada.

Copiar os roteiros de atividades propostos na lousa, copiar as figuras (as fotos!), os textos auxiliares, etc. etc. não faz parte da proposta e, muito pelo contrário, vai contra ela e contra as orientações que estão chegando nas escolas desde o início do ano. A cada professor cabe, no momento, resolver por conta própria os novos problemas que foram criados para que os antigos fossem resolvidos. Como fazer isso ainda é problema de cada professor, visto que não há também orientação sobre como “improvisar”. E nem sei se essa improvisação toda faz parte da proposta; espero que não.

De qualquer forma, não tente usar o Caderno do Professor como se fosse uma apostila. Dos males esse será o pior de todos. Então o que fazer? Sei lá… Vamos pensar em alguma coisa. 🙂

É proibido reproduzir o Caderno do Professor do primeiro bimestre

abril 5, 2008

Segundo comunicação que recebi da Secretaria da Educação, em resposta a um pedido de informação que fiz sobre a disponibilidade dos Cadernos do Professor no formato eletrônico (digitalizado), isso não ocorrerá “por motivos legais e técnicos” (aspas apenas para destaque).

Nem imagino quais seriam os motivos “legais”, mas vou tentar descobrir quais são, visto que pretendo disponibilizar algumas atividades no formato digital para meus alunos e para os colegas professores. Na página de créditos do Caderno do Professor a informação que consta é:

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo autoriza a reprodução do conteúdo do material de sua titularidade pelas demais secretarias de educação do país, desde que mantida a integridade da obra e dos créditos, ressaltando que direitos autorais protegidos* deverão ser diretamente negociados com seus próprios titulares, sob pena de infração aos artigos da Lei n 9.610/98.

* Constituem “direitos autorais protegidos” todas e quaisquer obras de terceiros reproduzidas no material da SEE-SP que não estejam em domínio público nos termos do artigo 41 da Lei de Direitos Autorais.

Uma vez que o Caderno do Professor não informa quais são os direitos autorais protegidos contidos na obra, e nem informa quais são os textos e demais obras em domínio público, fica virtualmente impossível reproduzir e divulgar qualquer coisa desse material, salvo entendimento em contrário.

Quanto aos “problemas técnicos”… Francamente, se até eu que sou um reles professorzinho de Ensino Médio do interior tenho como digitalizar e publicar esse caderno, não vejo como uma secretaria com tantos recursos não possa fazê-lo (em se querendo, é claro).