sábado, 30 de abril de 2011

A Interferência da Dança na Qualidade de Vida de Indivíduos Portadores de Esclerose Múltipla: Relato de Caso

The Interference of Dance Therapy on Quality of Life of Patients with Multiple Sclerosis: Case Report

Fernanda Carvalho Ribeiro, Douglas Martins Braga
 

RESUMO
A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica, crônica, auto-imune, progressiva e incapacitante que trás conseqüências negativas afetando o sistema motor, sensorial, psicológico, as relações sociais e, sobretudo, a qualidade de vida (QV) de seus portadores. Objetivo. Avaliar a influência que a dança exerce na QV de pacientes portadores de EM. Método. Este estudo foi realizado no Clube dos Paraplégicos de São Paulo (CPSP), onde foram avaliados três pacientes com diagnóstico de EM. As amostras foram avaliadas pelas escalas SF- 36 e DEFU antes e após a aplicação do protocolo de dança proposto. Resultados. Foram observadas melhora significativa nos aspectos sociais destes pacientes, principalmente nos quesitos saúde mental, estado geral de saúde e vitalidade da SF- 36. No domínio limitação por aspecto físico, foi observado melhora significante nos três casos. Já na DEFU, observamos melhoras nos domínios: pensamento e fadiga e sistema social e familiar. Conclusão. Neste contexto, a dança demonstrou ser um recurso eficaz na melhoria da QV e da auto-estima dos pacientes portadores de EM.
 

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Como se faz para seguir um blog???


Tem muita gente me perguntando como se faz para seguir um blog....achei um post bem interessante....

Hoje é possível seguir blogs através da conta do Twitter, Google (A mesma do Orkut), Yahoo. Estes são os principais e maiores sites de rede de relacionamento da Internet. 
O motivo das pessoas não saber disso, é claro: Internet se resume em MSN e Orkut. Elas não exploram o riquismo tesouro que há na Internet...

Vamos la:

Seguindo um blog

Seguir um blog é mais fácil que mastigar agua.

1 - Você tem que ter Orkut ou Twitter ou Yahoo. Qualquer um dos três. (Não presica ter uma conta nos três)

 2 - Gostou do blog? Pronto! Click em seguir



Ira abrir uma nova janela (pop up) 

3 - Você vai ver três botões das principais contas TWITTER, GOOGLE, YAHOO, e mais três links abaixo de outros sites.

4 - Click em Google, se você já estiver logado no Orkut vai pedir somente a senha que é a mesma do Orkut, mas se não, coloque o e-mail e senha que você utiliza no Orkut. 

Desmarque a caixa de seleção continuar conectado se estiver usando PC de lan house, ou qualquer um outro que outras pessoas tem acesso.

Click em login. Aguarde carregar a pagina. Depois de carregado click em escolher imagem, coloque sua melhor foto. (Vai ser aquele mesmo esquema de colocar foto no perfil do Orkut). Pronto fez isto, click agora em seguir este blog. 

Pronto! Você seguiu o blog com a conta do google.

Seguindo com a conta do twitter

Faça o mesmo procedimento 1 2 3 que você viu acima.

5 - Click em twitter .Coloque o nome de usuário e senha do twitter, click em sign in e depois segui este blog. Pronto, você estar seguindo o blog com a conta do twitter.

6 - Seguir com a conta do yahoo vai ser estes mesmos procedimento mas com o login da sua conta yahoo. 

7 - Postar um comentário neste blog basta você clicar em comentar (ou comments), digitar seu comentário na caixa de texto, em comentar como  escolha conta do google ou outro serviço suportado pelo blogger como wordpress etc. confirme as palavrinhas chatas  e pronto. 
 
 
Espero ter ajudado...... Abraço e boa quinta!!!!
 
 
Fonte: http://ricardob12.blogspot.com/2010/07/como-seguir-um-blog-blogger.html

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Efeitos da fisioterapia respiratória na pressão intracraniana e pressão de perfusão cerebral no traumatismo cranioencefálico grave


Effects of respiratory physiotherapy on intracranial pressure and cerebral perfusion pressure in severe traumatic brain injury patients

Cassia Toledo, Cinthia Garrido, Eliane Troncoso, Suzana Margareth Lobo





terça-feira, 26 de abril de 2011

VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão

Aproveitando que hoje é o Dia Nacional de Prevenção e Controle da Hipertensão, resolvi publicar o link de acesso das VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão publicado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (2010).

Para acessar: http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/vi_diretrizes_hipertensao_arterial.pdf

Surgical Debridement


Esta animação em 3D oferece uma visão geral de como o tecido morto  pode ser retirado em torno de uma ferida. Ferimentos podem resultar de uma variedade de causas, incluindo: lesões, queimaduras, úlceras de decúbito, úlceras de decúbito infectadas e incisões cirúrgicas. Tecido morto pode atrasar a cicatrização de feridas e levar a infecções.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

CAMPANHA SUA COLUNA É FRAGIL!


Não dê as costas para o perigo. A imprudência é a grande responsável por traumas na coluna.
Acesse: http://www.colunafragil.org.br/

GOLD ( Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease )


A GOLD ( Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease ) trabalha com profissionais de saúde e agentes de saúde pública em todo o mundo acerca da prevenção e do tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) . Através do desenvolvimento de diretrizes baseadas em evidências para tratamento da DPOC, e eventos como a celebração anual do Dia Mundial da DPOC, o objetivo do GOLD é trabalhar para melhorar a vida das pessoas com DPOC em todos os cantos do planeta.
Para acessar: http://www.goldcopd.com/AboutUs.asp?l1=6&l2=0

domingo, 24 de abril de 2011

Ex-Pressão Alta - Hipertensão


Vídeo Institucional feito pela Atitude Mídia Digital para a Pfizer, que explica todos os fatores de risco para o desenvolvimento da hipertensão arterial sistêmica. Bem didático!

Curso virtual sobre eletrocardiograma

Curso virtual sobre eletrocardiograma elaborado pela  Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo. O curso está dividido em diversos módulos. Vale a pena!

                                        


Recomendações do INCA para reduzir a mortalidade por câncer de mama no Brasil


Folheto produzido pelo Instituto Nacional do Câncer - Recomendações do INCA para reduzir a mortalidade por câncer de mama no Brasil.

Para acessar outras publicações do INCA:

Tv Biofabris - Células Tronco A Chave da Regeneração - parte 2\2

Tv Biofabris - Células Tronco A Chave da Regeneração - parte 1\2

Documentário para quem se interessa sobre a ciência das células tronco (dividido em 2 partes):

Acadêmicos de Fisioterapia da URI utilizam técnica de realidade virtual no atendimento a pacientes

Estagiários do Curso de Fisioterapia da URI-Campus de Erechim utilizam a técnica de Realidade Virtual no atendimento a pacientes internados no Hospital Santa Terezinha. O emprego desse método já é uma realidade nos centros de reabilitação norte-americanos, canadenses e europeus, sendo recentemente introduzida no Brasil. A Wii Reabilitação, que utiliza um video game como instrumento de reabilitação tornou-se grande aliada na recuperação de pacientes com as mais diferentes disfunções. Contando com controles e plataforma sem fio, o aparelho simula, através de jogos e atividades, movimentos reais.

A escolha do jogo é baseada na lesão do paciente e no tipo de exercício que ele precisará realizar. A adaptação da utilização desses jogos e seus acessórios para atender aos objetivos propostos na rotina do processo de reabilitação é fator decisivo para o sucesso dessa abordagem. Uma vez selecionado, o jogo é ensinado ao paciente, e as posições necessárias ao tratamento são acompanhadas pelo fisioterapeuta no decorrer da atividade.

Acredita-se que a utilização da realidade virtual possa ser bastante eficaz na reabilitação, pois oferece oportunidade de vivência em diversas situações, de maneira individualizada, encorajando a participação ativa. Além disso, o ambiente de realidade virtual permite que o paciente obtenha respostas imediatas da eficiência de suas ações, possibilitando correções necessárias para um bom desempenho motor.

Segundo a professora Daniele Rossato, do corpo docente de Fisioterapia da URI, através desse recurso o paciente consegue visualizar seus movimentos no monitor. Dessa forma, pode-se obter ganho de equilíbrio, força muscular, coordenação e amplitude de movimento de uma forma lúdica, o que auxilia no processo de reabilitação. “A utilização de jogos virtuais também melhora a capacidade de atenção dos pacientes, além de aumentar a adesão dos mesmos ao tratamento”, concluiu a fisioterapeuta.

Fonte: http://www.uricer.edu.br/new/site/informacao.php?pag_invoked=noticias_principal&id=2765

sábado, 23 de abril de 2011

Site - Departamento de fisiologia e biofísica da USP

Site bem interessante do DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA E BIOFÍSICA DA USP prá quem gosta ou precisa (rs) estudar fisiologia,.... com arquivos em pdf, vídeos e animações para download. Vale a pena explorá-lo!!!!

Para acessar: http://www.fisio.icb.usp.br/mdidatico.html

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Manifesto ser diferente é normal


O projeto Manifesto Ser Diferente é Normal é uma campanha feita através da internet, sem divulgação comercial de qualquer natureza, que tem por objetivo combater qualquer tipo de preconceito e segregação e com isto disseminar os conceitos de respeito , paz e equidade social.

Para acessar: http://www.serdiferenteenormal.org.br/pt/

terça-feira, 19 de abril de 2011

Team Equiliberators

Wii Balance Board é usado em fisioterapia infantil

O Nintendo Wii é um videogame divertido, mas é também uma excelente ferramenta para aqueles que querem cuidar do corpo. Isso, nós sabemos desde quando ele foi lançado. Mas o que torna o Wii um produto diferenciado é a sua aplicação para atividades que podem melhorar consideravelmente a vida das pessoas. Uma dessas formas nós vamos conhecer agora.
Um grupo de estudantes da Rice University desenvolveram um jogo usando o Wii Balance Board que ajuda crianças do Shiners Hospital, em Houston, Texas, no seu processo de recuperação física, na parte de fisioterapia das crianças. Engenheiros e cientistas da computação trabalharam juntos para desenvolver um dispositivo que alinha uma série de Wii Balance Boards entre os corrimãos ativos. Os pacientes caminham pelo dispositivo, e as Balance Boards fornecem informações sobre o quanto os pacientes estão se apoiando nos corrimões para caminhar, ou o quanto eles estão confiando na força de suas pernas e pés.
O jogo se chama Equilibrium, e foi desenvolvido para induzir as crianças a utilizarem o dispositivo, com um caminhar mais firme, utilizando cada vez menos os corrimãos. A proposta é bem legal: o game mostra monstros que se aproximam na tela, onde o jogador precisa andar e se inclinar em certos pontos da Wii Balance Board. Apesar de ser um game “fisioterápico”, ele também é dividido em níveis, com dificuldades que vão aumentando conforme a evolução do jogador/paciente.
O paciente pode acumular pontos se derrotar os inimigos na tela, mas também perde pontos caso ele utilize muito os corrimãos. O jogo também tem como objetivo oferecer uma melhor postura ao paciente, uma vez que seus movimentos são analisados para que ele faça o melhor possível para se livrar dos inimigos na tela. Realmente, é uma daquelas soluções que provam que o Nintendo Wii não é apenas um videogame de criança, e que seu potencial é imenso.

Fonte: Destructoid

http://www.techtudo.com.br/jogos/noticia/2011/04/wii-balance-board-e-usado-em-fisioterapia-infantil.html

Guia para prática clínica: Fisioterapia em pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)*

Clinical Practice Guideline for physical therapy in patients with Chronic Obstructive Pulmonary Disease (COPD) - Portuguese version
Langer D1,2, Probst VS3, Pitta F4, Burtin C1,2, Hendriks E5, Schans CPVD6, Paterson WJ7, Verhoef-Dewijk MCE8, Straver RVM9, Klaassen M10, Troosters T1,2, Decramer M1,2, Ninane V11, Delguste P12, Muris J13, Gosselink R1,2.

Resumo
No contexto da colaboração internacional para desenvolvimento de guias práticos (ou guidelines), a Sociedade Real Holandesa de Fisioterapia (Koninklijk Nederlands Genootschap voor Fysiotherapie, KNGF) se propôs a desenvolver um guia para esclarecimento sobre a prática clínica de Fisioterapia em pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), assim como também optou por estimular a sua tradução para outras línguas, a fim de torná-lo acessível para públicos internacionais. Objetivos: O presente guia é a versão em língua portuguesa do Guia para Prática Clínica de Fisioterapia em pacientes com DPOC desenvolvido pela KNGF, que teve como objetivo descrever a Fisioterapia baseada em evidências para pacientes com DPOC que apresentam limitação da função pulmonar, da função muscular respiratória e periférica, da capacidade de exercício, da depuração mucociliar e da qualidade de vida, além de limitações em relação à atividade física na vida diária pela dispneia e/ou intolerância ao exercício. Conclusão: O guia propõe-se principalmente a prover recomendações terapêuticas práticas que auxiliem o fisioterapeuta a oferecer o melhor tratamento possível para pacientes com DPOC, consideradas as evidências científicas disponíveis na atualidade.

Esclerose Lateral Amiotrófica - Livreto


Link de um livreto de informações escrito por profissionais da Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica (ABRELA) com a intenção de chamar a atenção para a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).


segunda-feira, 18 de abril de 2011

Back Surgery: Spinal Fusion

Pacemaker Insertion

Intubation and Mechanical Ventilation

TVP e Embolia Pulmonar

Esclerose Múltipla (Widescreen)

Apresentação em pôster: inadequações éticas e metodológicas

Para os que gostam de apresentar trabalhos :


PÔSTER PRESENTATION: ETHICAL AND METHODOLOGICAL INADEQUACIES
Bruna Pasqualini Genro, José Roberto Goldim


RESUMO
A apresentação de temas livres na forma de pôster é uma maneira frequente de divulgar resultados de uma pesquisa. Foram avaliados os aspectos éticos e metodológicos dos pôsteres e resumos submetidos em um encontro científico. Foram verificadas inadequações em diferentes aspectos, tais como identificação do tema livre, autoria, preservação de informações, método, questões regulatórias.

Top 10 Physical Therapy Web Sites

Top 10 best physical therapy web sites rated by the LoveToKnow editors.

Link de acesso: http://www.lovetoknow.com/top10/physical-therapy.html

Laboratório de Neurofisiologia do Departamento de Fisiologia da UNIFESP


Site bem interessante do Laboratório de Neurofisiologia do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP): http://www.unifesp.br/dfisio/fisioneuro/informgerais.htm

Gray’s Anatomy of the Human Body


Acesso ao Gray’s Anatomy of the Human Body  na integra e com figuras, e outros títulos e livros com acesso gratuito : http://www.bartleby.com/107/

Fisioterapia na hemodiálise: O Papel do Exercício Físico no Paciente Renal Crônico


Natália Lopes Villela¹, Aline Roberta Danaga²

Introdução: A insuficiência renal crônica (IRC) é importante problema de saúde pública. No Brasil, foram dialisados 87 mil pacientes em 2008, sendo 96% desses tratamentos vinculados ao SUS. Pacientes dialisados apresentam alterações físicas e psicológicas importantes e, dadas as restrições impostas pela doença, tais alterações acarretam descondicionamento físico e prejuízo na qualidade de vida. Objetivo: abordar o papel do exercício físico e, portanto, da fisioterapia em pacientes com IRC sob tratamento dialítico. Metodologia: revisão de literatura através de bases de dados eletrônicas Lilacs, Medline, Scielo, Bireme e PubMed; acervo da biblioteca da FSP; análise de artigos científicos, livros e sites governamentais pertinentes, com os seguintes descritores: exercício físico, insuficiência renal crônica, hemodiálise. Resultados: A maioria dos artigos é condizente sobre a eficácia da aplicação de exercícios físicos para pacientes renais crônicos, independente da modalidade, promovendo melhor capacidade física e psicossocial.  O exercício no período intradialítico tem maior aceitação devido à maior aderência pelos pacientes, conveniência de horários, quebra da monotonia, maior remoção de solutos, além de disponibilidade de equipe. Apesar de ter sido verificada um importante número de estudos sobre o tema, houve divergências nos resultados sobre o tempo total dos programas de treinamento estudados. Além disso, poucos estudos foram controlados e randomizados, e por isso seus resultados devem ser visto com alguma reserva. Conclusão: Verificou-se que é bem estabelecido que o treinamento físico apresente aspectos benéficos para melhoria do estado geral e qualidade de vida de renais crônicos, e ainda, que podem ser realizados de forma segura, durante o tempo em que se encontram ligados à máquina. Apesar disso, essa prática não faz parte da rotina da maioria dos centros de hemodiálise. Acredita-se que a falta de conhecimento desse tipo de trabalho seja o principal fator limitante. 

 

sábado, 16 de abril de 2011

Exoesqueleto pode inovar tratamento de lesados medulares

Neste vídeo, Eythor Bender da Berkeley Bionics demonstra dois exoesqueletos surpreendentes, HULC e eLEGS, que são acessórios robóticos que algum dia permitirão que um ser humano carregue cargas pesadas sem cansar (usando como exemplo os  militares), ou que um usuário de cadeira de rodas fique em pé e caminhe. Impressionante...

Simulador de Ventilação Mecânica - InterMed

        Para quem tem interesse em ventilação mecânica... O Simulador de Ventilação Mecânica do Inter® Plus VAPS®/GMX – Versão 1.01 é uma ferramenta de instrução e estudo da mecânica ventilatória. Abaixo, além do link para download, acrescentei um link para instruções de operação do Simulador.



Link para download: http://www.4shared.com/get/EkLgHr5x/Simulador_-_Release_1_v107_800.html

Instruções de operação do Simulador de Ventilação Mecânica Inter® Plus VAPS®/GMX – Versão 1.01: http://www.medicalsul.net/downloads/instrucoesinterplus5.pdf

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Insuficiência Cardíaca - saiba tudo sobre a doença


Vídeo que explica de forma divertida tudo sobre insuficiência cardíaca: seus sintomas, tratamentos e recuperação.

Atlas de Radiografia de Tórax

 Atlas de radiografias de tórax. Prá quem tem interesse nesta área de imaginologia...Bem interessante...!!!!!


Link:  http://www.meddean.luc.edu/lumen/MedEd/medicine/pulmonar/cxr/atlas/cxratlas_f.htm

Positive End-Expiratory Pressure

Vídeo demonstrando o e feito da PEEP (positive end-expiratory pressure) em pulmões com atelectasia.


SEMIOLOGIA NEUROLÓGICA


  Guia online interativo demosntrando o exame neurológico com várias demosntrações em vídeo.

 Link de acesso: http://www.neuroexam.com/

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Resenha do livro “Alucinações musicais: relatos sobre a música e o cérebro”



Book review of Musicophilia: Tales of Music and Brain
Idonézia Collodel Benetti1

RESUMO:
Na obra "Alucinações musicais" Oliver Sacks, professor de neurologia Clínica na Columbia University, New York, relata casos de homens e mulheres que, em condições neurológicas raras, reagem à música de forma incomum: alguns não conseguem ouvi-la, e outros simplesmente ouvem música todo o tempo, mesmo sem nenhuma melodia tocando. Há descrição de casos em que, após um acidente, a pessoa desenvolve um talento musical que antes não existia. O livro oferece uma fascinante coletânea de fenômenos interligando neurologia, fisiologia e música, mostrando que a música pode sobreviver a danos cerebrais devastadores.

Artigo Completo: http://www.revistaneurociencias.com.br/edicoes/2009/RN%2017%2003/401%20resenha.pdf

Influência da Realidade Virtual no Equilíbrio de Paciente Portador de Disfunção Cerebelar - Estudo de Caso

 
Virtual Reality Influence on Balance of Patient with Cerebellar Dysfunction - Case Study

Alessandra Maria Schiavinato, Bruna de Carvalho Machado, Marcela de Araújo Pires, Cristiano Baldan

RESUMO
Demonstrar a influência da realidade virtual, com a utilização do sistema de jogos Wii, no equilíbrio de paciente com disfunção cerebelar e seus efeitos em médio prazo. Método. Foi selecionado um indivíduo com diagnóstico médico de ataxia cerebelar precoce, submetido a um protocolo de tratamento com a utilização do Wii, atribuindo a este, dois jogos de equilíbrio que exigiram deslocamentos látero-lateral e ântero-posterior. Para mensuração e posterior comparação dos resultados, foram utilizadas as escalas de Berg, Índice de Marcha Dinâmica, Índices de Barthel e Lawton; ambas foram aplicadas antes e imediatamente após a aplicação do protocolo e, para verificação dos efeitos em médio prazo, foram reavaliadas após 80 dias do término do mesmo. Resultados. O indivíduo estudado demonstrou melhora da pontuação em todas as escalas na avaliação pós-tratamento. Em médio prazo os resultados se mantiveram, apesar de observado um decréscimo nas pontuações. Conclusão. Com os resultados obtidos, sugere-se que o sistema de jogo Wii possa proporcionar resultados positivos no equilíbrio de pacientes portadores de disfunção cerebelar, podendo se tornar grande aliado da fisioterapia convencional.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Heart Sounds - Ausculta cardíaca.

Este software é ótimo...bastante didático e interativo. É o programa que eu uso nas minhas aulas de ausculta cardíaca. Vale a pena baixar.


Link para download: http://www.megaupload.com/?d=ELIELQXG

AACD - Aula de Sexualidade ao Portador de Lesão Medular

 A AACD fornece um curso que aborda a sexualidade para o portador de lesão medular compreender melhor a sua situação e melhorar a sua qualidade de vida.

Este filme foi produzido de forma voluntária pelo Estudio Fliperama para AACD.
Link para o vídeo: http://www.behance.net/gallery/AACD-Aula-de-Sexualidade-ao-Portador-de-Leso-Medular/900693

Programa Educacional Em Ausculta Torácica


Programa educacional da UNIFESP, que demonstra sons cardíacos e pulmonares em situações normais e patológicas. Prá quem quer treinar a ausculta...fica a dica.


Nó precisa baixar programa nenhum... É só acessar a página: http://www.virtual.unifesp.br/unifesp/torax/

EdHeads - Preparem-se para Operar!!!!!

Site sensacional!!!!
EdHeads é um grupo voltado para a criação de ferramentas educativas, sendo  patrocinado pela Ohio University. Tem 4 animações cirúrgicas incríveis e extemamente didáticas:

Estimilação Profunda do cérebro em um paciente com Parkinson:

Link: http://www.edheads.org/activities/brain_stimulation/

Prótese de Joelho: 
Link: http://www.edheads.org/activities/knee/

Cirurgias de Quadril:
Link: http://www.edheads.org/activities/hip/index.htm

Transplante de Células Tronco: 

Link: http://www.edheads.org/activities/stem2/


Preparem-se para Operar!!!!rs...Tem uns vídeos e umas imagens muito interessantes também!!!

CARDIAC AUSCULTATION - SOFTWARE DE AUSCULTA CARDÍACA

Software de ausculta cardíaca. Muito Bom!!

Tamanho: 0,99Mb
Formato: Flash

Para baixar acesse o link: http://www.4shared.com/file/qeqpI3o4/CardiacAuscultationv30.html

Inclusão e Sexualidade - Na Voz de Pessoas com Deficiência Física

O  tema do livro “INCLUSÃO E SEXUALIDADE: NA VOZ DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA” é atual e relevante na medida em que vai ao encontro das discussões sobre os direitos sexuais e reprodutivos das pessoas com deficiências. O livro abrange discussões teóricas sobre a sexualidade e a educação sexual e a sexualidade de pessoas com deficiência física, priorizando questões como: o corpo estigmatizado, a relação da pessoa com deficiência e seus familiares e amigos e as possíveis dificuldades sexuais, orgânicas e psicossociais daqueles que sofrem uma lesão medular. Além disso, a partir de relatos emocionantes das próprias pessoas com deficiência física, é possível conhecer mais sobre os preconceitos sociais que impedem, muitas vezes, que o direito dessas pessoas à sexualidade seja garantido plenamente. O livro pode ser útil tanto a psicólogos, educadores, profissionais da área da saúde, pessoas com deficiências e seus familiares, quanto para aqueles que se interessam pela construção de uma sociedade realmente inclusiva.

Site da editora:  http://www.jurua.com.br/shop_item.asp?id=22204

terça-feira, 12 de abril de 2011

Assistência de fisioterapia na prevenção das sequelas respiratórias devido à tuberculose em pacientes HIV/AIDS


Zeglio CR, Ajudarte MF, Beltrame IL, Malaguti C.



Resumo
Fisioterapia Respiratória é a especialidade cuja evolução tem sido mais significativa pela ampla atuação desde as Unidades de Terapia Intensiva, quanto no atendimento de outros pacientes como pré e pós-operatórios e portadores de doenças respiratórias, por exemplo, com asma e doença pulmonar obstrutiva crônica - DPOC, proporcionando ao paciente uma reeducaçãorespiratória. O fisioterapeuta tem um papel primordial, atuando na prevenção das crises e durante estas, promovendo a desobstrução brônquica e a reexpansão pulmonar, otimizando a função pulmonar. O número de pacientes com HIV/Aids nos países em desenvolvimento é significativo, em concordância com a alta prevalência das infecções respiratórias graves
que continuam ocorrendo nos pacientes nessas localidades. O presente artigo tem como objetivo promover uma discussão da assistência de fisioterapia na prevenção das sequelas respiratórias causadas pela tuberculose nos pacientes com HIV/ Aids. Discutem-se os recursos e técnicas mais utilizadas na prevenção e recuperação das sequelas deixadas pela tuberculose em pacientes com HIV/Aids e a importância da fisioterapia respiratória na prevenção das sequelas respiratórias nesses pacientes, o que pode proporcionar alta hospitalar mais precoce, reduzindo gastos hospitalares.

Material sobre Lesão Medular - Prefeitura de Cascavel - PR.



Material de informações e orientações para pacientes com lesão medular criado pela prefeitura de Cascavel -PR. Ótima iniciativa!

Link de acesso : http://www.cascavel.pr.gov.br/arquivos/12122010_folder_le__%5B1%5D(2).pdf
 

Os benefícios dos exercícios resistidos na melhoria da capacidade funcional e saúde dos paraplégicos

Benefits of resistance training in the improvement of functional capacity and health of paraplegics

Luciana Campos Mutti; Belmiro Freitas de Salles; Adriana Lemos; Roberto Simão

RESUMO
Os exercícios resistidos (ER) têm-se mostrado como um dos recursos efetivos para a promoção da saúde e melhoria da capacidade funcional de paraplégicos. Entretanto, o número limitado de estudos sobre a influência dos ER para tal população, acaba por limitar as possibilidades de utilização desta prática. O principal objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sobre os benefícios dos ER na melhoria da capacidade funcional e saúde dos paraplégicos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa na base de dados do Lilacs, Medline, SportDiscus, SciELO e Scholar Google com o intuito de selecionar as evidências científicas. Os estudos revisados demonstraram que programas de ER são capazes de promover benefícios psicológicos, sociais e físicos, dentre eles a melhoria da aderência ao exercício, melhoria dos níveis de força, resistência e potência, aumento do metabolismo e da melhoria do perfil lipídico aterogênico, e a redução de dores nos ombros em paraplégicos. Os ER são benéficos e até mesmo necessários para manter a capacidade funcional e saúde nesta população.


Artigo Completo: http://www.scielo.br/pdf/rbme/v16n6/a14v16n6.pdf

Intubação orotraqueal - Animação

GUIA DE ANATOMIA

Muito interessante!



Organizado por alunos e professores da Universidade Federal de Uberlândia, este site apresnta fotos didáticas e de muito boa qualidade: os principais marcos anatômicos são marcados com um alfinete e, ao passar o mouse por cima, aparece o nome da estrutura.

http://www.guiadeanatomia.com/

segunda-feira, 11 de abril de 2011

A repercussão da lesão medular na identidade do sujeito

Maíra Baldan Fechio 1, Kátia Monteiro De Benedetto Pacheco 2, Harumi Nemoto Kaihami 3, Vera Lúcia Rodrigues Alves 4




ResumoO presente artigo decorre de pesquisa bibliográfica, qualitativa e exploratória, de publicações literárias científicas, vinculadas à temática da lesão medular e da análise e discussão crítica deste material pesquisado, fundamentada na concepção de identidade do autor Ciampa e nos pressupostos da abordagem da psicologia social. Através do trabalho de pesquisa e análise crítica buscou-se uma maior reflexão e uma maior compreensão acerca da instalação da lesão medular, da repercussão da lesão medular na identidade do sujeito. Procurou-se discutir o papel do programa de reabilitação no movimento de elaboração e de transformação do sujeito e a importância do reconhecimento de seus potenciais para posteriormente participar de forma ativa e auto determinada na sociedade, colaborando assim para uma transformação da própria sociedade.

 

Os efeitos da prática de atividades motoras sobre a neuroplasticidade


The effects of motor activities practice on neural plasticity

Marcella de Pinho Borella, Tatiana Sacchelli



RESUMO
A neuroplasticidade dentre suas muitas definições pode ser a capacidade de adaptação do sistema nervoso, especialmente a dos neurônios, às mudanças nas condições do ambiente que ocorrem diariamente na vida dos indivíduos. Esta reorganização neural é um objetivo preliminar da recuperação neural para facilitar a recuperação da função e pode ser influenciada pela experiência, comportamento, prática de tarefas e em resposta a lesões cerebrais. Um consenso na literatura sobre a plasticidade cerebral é que o aprendizado de determinada atividade ou a somente prática da mesma, desde que não seja simples repetição de movimentos, induza mudanças plásticas e dinâmicas no sistema nervoso central (SNC). Isto porque o treinamento motor pode promover neurogênese, sinaptogênese, angiogênese, modulação pré e pós sináptica entre outros, e todos esses podem contribuir para resultados positivos na recuperação em resposta a esse treinamento. Contudo é importante precaução, pois tanto a intensidade e especificidade do tratamento, como o intervalo de tempo entre a lesão e o início da prática de atividades influenciam a recuperação da função nervosa. Portanto esta revisão quer sugerir que a neuroplasticidade parece ser dependente do aprendizado ou do treino de atividades e não simplesmente uso dependente.
Unitermos. Plasticidade Neuronal, Atividade Motora, Aprendizagem, Reabilitação, Fisioterapia.
Citação. Borella MP, Sacchelli T. Os efeitos da prática de atividades motoras sobre a neuroplasticidade

Texto Completo: http://www.revistaneurociencias.com.br/edicoes/2009/RN%2017%2002/14.pdf

Exemplo de determinação....

Avaliação da vigilância- Escala de Coma de Glasgow

A escala de coma de Glasgow foi publicada oficialmente em 1974 por Graham Teasdale e Bryan J. Jennett, professores de neurologia na University of Glasgow, como uma forma de se avaliar a profundidade e duração clínica de inconsciência e coma.
Esta clássica escala é a forma mais objetiva de avaliar a consciência, permitindo comparações seriadas e dando uma boa idéia ao médico da evolução do estado do paciente grave.

COMO FUNCIONA A ESCALA DE GLASGOW
A ECG é uma escala de 15 pontos, baseada na abertura ocular, melhor resposta motora e verbal do paciente. Nesta escala, escores progressivamente mais altos indicam níveis maiores de consciência. tais escores variam de 3 (mais baixo) a 15 (mais alto).
Em pacientes vítimas de Trauma Crânioencefálico, escores de 13 a 15 são considerados um indicador de trauma leve; 9 a 12 pontos, trauma moderado; e um escore inferior a 8 é considerado TCE grave.

ABERTURA OCULAR

RESPOSTA MOTORA
RESPOSTA VERBAL

Fisioterapia em Evidência: Nintendo Wii como recurso fisioterapêutico

Fisioterapia em Evidência: Nintendo Wii como recurso fisioterapêutico: "The use of Nintenso Wii how physiotherapeutic resourse Desde 2008, vem ocorrendo um interesse crescente e utilização cada vez maior de recu..."