Matemática – 2o. Ano Ensino Médio
Posted by Gilberto Lenz em 05/05/2009
Ementa
Geometria Métrica Plana. Trigonometria nos triângulos. Trigonometria no ciclo. Matrizes. Determinantes. Sistemas lineares. Geometria. Análise combinatória. Probabilidade.
Objetivos Gerais
- Apreender a linguagem matemática, lendo e interpretando fenômenos naturais, físicos e socioeconômicos, sendo capaz de exprimi-los com clareza oral, textual e gráfica.
- Apropriar-se dos processos de resolução de problemas utilizados na matemática para enfrentar situações novas, adaptando-se com flexibilidade às mudanças.
- Desenvolver a capacidade de analisar, conjecturar, experimentar e questionar processos fisicos, naturais, sociais, econômicos e culturais, para a produção de argumentações logicamente consistentes.
- Compreender o valor da matemática como construção humana, entendendo como ela se desenvolveu por acumulação, continuidade ou ruptura de paradigmas, relacionando etapas da história da matemática com a evolução da humanidade.
- Utilizar-se dos conhecimentos matemáticos para intervir crítica e solidariamente na realidade considerando a diversidade sociocultural.
Objetivos Específicos
Primeiro Bimestre
1. Geometria Métrica Plana:
- Reconhecer que quatro segmentos são proporcionais quando os números que expressam suas medidas (na mesma unidade) formam uma proporção;
- Desenvolver o conceito de semelhança de figuras planas e reconhecer polígonos semelhantes;
- Aplicar o teorema de Pitágoras e outras relações métricas no cálculo de medidas lineares desconhecidas de um triângulo retângulo. Calcular as principais medidas dos polígonos regulares inscritos;
- Reconhecer e utilizar a relação existente entre perímetro e o diâmetro de uma circunferência: C = π x D => C = π x 2r ;
- Determinar a área das principais figuras planas: triângulos, quadriláteros, círculos e regiões circulares.
2. Trigonometria nos triângulos:
- Desenvolver o conceito de razões trigonométricas no triângulo retângulo;
- Encontrar o valor do seno, do cosseno e o da tangente de um ângulo mediante o uso de uma tabela;
- Resolver problemas utilizando as razões trigonométricas;
- Reconhecer e aplicar a lei dos cossenos e a lei dos senos na resolução de triângulos.
3. Trigonometria no ciclo:
- Desenvolver os conceitos de arco de circunferência e de ângulo central;
- Expressar a medida de um ângulo em graus e radianos;
- Converter a medida de um ângulo de graus para radianos e vice-versa;
- Introduzir o conceito de ciclo trigonométrico;
- Introduzir os conceitos de seno e cosseno de um arco. Reduzir arcos a primeira determinação positiva;
- Construir, ler e interpretar gráficos das funções seno e cosseno;
- Introduzir o conceito de tangente de um arco;
- Construir, ler e interpretar gráficos da função tangente;
- Resolver equações trigonométricas;
- Desenvolver o conceito de cotangente, secante e cossecante de um arco;
- Introduzir a relação trigonométrica fundamental;
- Verificar as relações entre funções trigonométricas de arcos complementares;
- Resolver e simplificar expressões trigonométricas;
- Aplicar as fórmulas da adição, multiplicação e divisão de arcos;
- Resolver equações trigonométricas.
Segundo Bimestre
4. Matrizes:
- Desenvolver o conceito de matriz;
- Representar e interpretar uma tabela de números como uma matriz, identificando seus elementos e os tipos mais freqüentes de matrizes;
- Determinar a matriz transposta de uma dada matriz. Identificar matrizes simétricas;
- Interpretar e realizar operações com matrizes;
- Reconhecer e aplicar as propriedades das operações com matrizes;
- Determinar a matriz inversa de uma matriz dada.
5. Determinantes:
- Conceituar determinante de uma matriz quadrada e cofator de seus elementos;
- Calcular o determinante de uma matriz de 1ª e 2ª ordem;
- Calcular o determinante de uma matriz de 3ª ordem pela regra de Sarrus;
- Conhecer o teorema de Laplace e calcular o determinante de uma matriz de ordem maior que 3;
- Aplicar as propriedades dos determinantes e os teoremas de Jacobi e de Binet;
- Relacionar os determinantes de uma matriz quadrada e de sua inversa;
- Utilizar o teorema de Jacobi para facilitar o cálculo de um determinante.
Terceiro Bimestre
6. Sistemas lineares:
- Construir e identificar equações lineares e sistemas lineares;
- Classificar sistema linear;
- Utilizar a linguagem matricial e as operações com matrizes como instrumento para interpretar dados e soluções;
- Utilizar o cálculo de determinantes, a regra de Cramer e o escalonamento para a resolução e discussão de sistemas lineares.
7. Geometria:
- Identificar poliedros e seus elementos;
- Identificar poliedros convexos e poliedros regulares;
- Aplicar a relação de Euler e a fórmula da soma das medidas dos ângulos das faces de um poliedro convexo;
- Reconhecer, definir e analisar prismas, pirâmides e troncos de pirâmides, bem como suas propriedades e seus elementos;
- Calcular área e volume de prismas e pirâmides;
- Reconhecer, definir e analisar cilindros, cones, troncos de cones e esferas, bem como suas propriedades e seus elementos;
- Calcular área e volume de cilindros, cones, troncos de cones e esferas.
Quarto Bimestre
8. Análise combinatória:
- Desenvolver o raciocínio combinatório, tendo em vista a familiarização do aluno com problemas que envolvem contagem;
- Compreender, aplicar e generalizar o princípio multiplicativo;
- Simplificar expressões envolvendo fatoriais;
- Compreender e aplicar, na resolução de problemas, os conceitos de arranjo simples, permutação simples e combinação simples;
- Identificar um número binomial;
- Reconhecer o triângulo de Pascal e suas propriedades;
- Compreender o conceito de expansão binomial;
- Aplicar a fórmula do binômio de Newton e a fórmula do termo geral.
9. Probabilidade:
- Compreender o conceito de probabilidade;
- Conceituar experimento aleatório, espaço amostral e evento;
- Determinar a probabilidade de um evento num espaço amostral finito, independente da experimentação;
- Estudar a probabilidade da ocorrência de duas condições;
- Desenvolver e aplicar o conceito de probabilidade condicional;
- Compreender e aplicar o conceito de eventos independentes.
Conteúdo Programático
Primeiro Bimestre
1. Geometria Métrica Plana:
- Segmentos proporcionais;
- Semelhança;
- Relações métricas no triângulo retângulo;
- Circunferência;
- Áreas de figuras geométricas planas.
2. Trigonometria nos triângulos:
- Razões trigonométricas no triângulo retângulo;
- Relações trigonométricas num triângulo qualquer.
3. Trigonometria no ciclo:
- Conceitos básicos;
- Unidades de medida de arcos e ângulos;
- Circunferência trigonométrica ou ciclo trigonométrico;
- Seno e cosseno de um arco;
- Tangente de um arco;
- Equações trigonométricas;
- Outras funções trigonométricas;
- Relação trigonométrica fundamental;
- Propriedade dos arcos complementares;
- Equações trigonométricas que envolvem artifícios;
- Fórmulas da adição de arcos;
- Fórmulas da multiplicação de arcos;
- Fórmulas da divisão de arcos;
- Inequação trigonométrica.
4. Matrizes:
- Conceito de matriz;
- Matriz quadrada;
- Igualdade de matrizes;
- Adição e subtração de matrizes;
- Multiplicação de um número real por uma matriz;
- Multiplicação de matrizes;
- Inversa de uma matriz.
5. Determinantes:
- Determinante de uma matriz quadrada;
- Determinante de uma matriz de 2ª ordem;
- Determinante de uma matriz de 3ª ordem – Regra de Sarrus;
- Determinante de uma matriz de ordem maior que 3;
- Propriedades e teoremas;
- Determinante da matriz inversa;
- Simplificando o cálculo de uma matriz.
Terceiro Bimestre
6. Sistemas lineares:
- Equação linear;
- Sistemas lineares;
- Classificação de um sistema linear;
- Matrizes associadas a um sistema linear;
- Regra de Cramer;
- Resolução de um sistema linear por escalonamento;
- Discussão de um sistema linear.
7. Geometria:
- Poliedros;
- Prismas;
- Pirâmides;
- Cilindros;
- Cones;
- Esferas.
Quarto Bimestre
8. Análise combinatória:
- Problemas que envolvem contagem;
- Princípio multiplicativo;
- Fatorial;
- Arranjo simples;
- Permutação simples;
- Combinação simples;
- Número binomial;
- Fórmula do binômio de Newton;
- Termo geral de (x + a)ⁿ.
9. Probabilidade:
- O que é probabilidade?
- Probabilidades de um evento em um espaço amostral finito;
- Probabilidade com reunião e intersecção de eventos;
- Probabilidade condicional;
- Eventos independentes.
Estratégias
- Aula expositiva;
- Uso do quadro branco e pincel;
- Uso do livro didático e apostilas;
- Uso do computador, DVD/TV e Datashow;
- Propor a execução de exercícios em grupos e individuais;
- Fazer a correção e comentário de cada um dos exercícios propostos;
- Propor a resolução de problemas, sua posterior correção e comentário de cada um.
- Seminários e pesquisa de campo.
Avaliação
- Aplicação de provas e testes;
- Observação do aluno pelo professor (freqüência, participação, interesse, comportamento);
- Resolução e correção das atividades propostas;
- Trabalhos em grupo e individuais;
- Auto-avaliação e exercício oral.
Bibliografia
- Barreto Filho, Benigno – Matemática aula por aula: volume único: ensino médio / Benigno Barreto Filho, Cláudio Xavier Barreto. – São Paulo: FTD, 2000.
- Dante, Luiz Roberto – Matemática: contexto & aplicações: ensino médio: volume único – São Paulo: Editora Ática, 2000.
- Giovanni, José Ruy – Matemática fundamental: uma nova abordagem: ensino médio: volume único / José Ruy Giovanni, José Roberto Bonjorno, José Ruy Giovanny Jr. – São Paulo: FTD, 2002.
Deixe um comentário