BLOG DOS PROFESSORES APROVADOS SEEDF 2013

Matemática – 9o. Ano Ensino Fundamental

Posted by Gilberto Lenz em 06/05/2009

Ementa

Potências e Raízes. Equações do 2° Grau. Geometria. Estatística. Funções.

Objetivos Gerais

  1. Incorporar hábitos que favoreçam a aprendizagem da Matemática, tais como a atenção, a concentração, a ordem e a disciplina.
  2. Valorizar o saber matemático, reconhecendo sua importância social e utilizando-o para compreender, representar e atuar sobre a realidade.
  3. Organizar e explicitar seu pensamento de forma clara e coerente, sendo capaz de estabelecer relações, fazer analogias, comparações, deduções e induções.
  4. Trabalhar de forma cooperativa na busca de soluções, respeitando diferenças, compartilhando idéias e utilizando a troca de experiências para enriquecer seu aprendizado.
  5. Garantir a continuidade do aprendizado, interligando os assuntos.
  6. Provocar o raciocínio dos alunos, através da proposição de exercícios adequados.
  7. Aprimorar a escrita e a oralidade, procurando expressar-se de forma correta, tanto na língua materna, como na linguagem matemática.
  8. Buscar, selecionar e organizar diversas fontes de informações observando sua pertinência e relevância.
  9. Utilizar recursos tecnológicos para adquirir conhecimento reconhecendo suas aplicações e limitações.
  10. Confiar na sua capacidade, ser perseverante, aplicado e comprometido com seu aprendizado.
  11. Identificar e analisar seus erros, compreendendo-os como parte do processo de aprendizagem e utilizando-os como instrumento para reelaborar e aprimorar seus conhecimentos.

Objetivos Específicos

Primeiro Bimestre

1.        Potências e Raízes:

  1. Recordar e aplicar as definições de potências com expoentes inteiros e bases reais. Conceituar e usar a notação científica.
  2. Recordar e aplicar as propriedades das potências com expoentes inteiros e bases reais não-nulas.
  3. Recordar o conceito de raiz quadrada de um número real não-negativo. Conceituar raiz cúbica de um número real. Conceítuar e calcular raízes enésimas de números reais.
  4. Reconhecer e aplicar as propriedades das raízes.
  5. Reconhecer e aplicar a propriedade da extração ou introdução de fatores no radicando.
  6. Efetuar a adição, a subtração, a multiplicação e a divisão de raízes.
  7. Efetuar racionalizações de denominadores.

Segundo Bimestre 

2.        Equações do 2° Grau:

  1. Analisar uma situação que recai em uma equação do 2° grau. Reconhecer uma equação do 2° grau e seus coeficientes. Verificar se um número é solução de uma equação do 2° grau.
  2. Reconhecer e resolver equações do 2° grau do tipo (ax + b)² = c.
  3. Deduzir e aplicar a fórmula de Bhaskara na resolução de equações do 2° grau. Utilizar essas equações na resolução de problemas.
  4. Reconhecer e resolver equações do 2° grau incompletas.
  5. Fatorar trinômios do 2° grau.
  6. Resolver problemas com sistemas que recaem em equações do 2° grau.
  7. Resolver equações fracionárias. Utilizar essas equações na resolução de situações-problema..

Terceiro Bimestre

3.        Geometria:

  1. Reconhecer intuitivamente duas figuras semelhantes. Conceituar a semelhança de polígonos e a razão de semelhança.
  2. Conceituar o caso AA de semelhança de triângulos.
  3. Aplicar a semelhança de triângulos em exercícios e problemas práticos.
  4. Demonstrar o teorema de Tales e aplicá-lo na resolução de problemas.
  5. Identificar os principais elementos de um triângulo retângulo: hipotenusa, catetos, altura e projeções. Conhecer e aplicar a propriedade que relaciona as três seguintes medidas: da hipotenusa, do cateto e da projeção do cateto sobre a hipotenusa.
  6. Identificar e aplicar as relações métricas no triângulo retângulo.
  7. Demonstrar o teorema de Pitágoras.
  8. Aplicar o teorema de Pitágoras na resolução de problemas. Reconhecer a propriedade fundamental de uma reta tangente a uma circunferência.
  9. Conceituar seno de um ângulo agudo num triângulo retângulo. Construir uma tabela de valores aproximados de senos. Calcular lados de um triângulo usando ângulos.
  10. Conceituar o cosseno e a tangente de um ângulo num triângulo retângulo. Utilizar a tabela de razões trigonométricas. Aplicar o seno, o cosseno e a tangente em exercícios e problemas práticos.
  11. Obter os valores exatos do seno, do cosseno e da tangente de 30°, 45° e 60°.
  12. Identificar polígonos regulares inscritos na circunferência. Relacionar as medidas do apótema, lado e ângulo central dos polígonos  regulares com a medida do raio da circunferência em que estão inscritos.
  13. Calcular o comprimento de uma circunferência.
  14. Conhecer e aplicar as fórmulas da área do retângulo e da área do quadrado.
  15. Deduzir e aplicar as fórmulas da área do paralelogramo e da área do triângulo.
  16. Deduzir e aplicar as fórmulas das áreas do trapézio, do losango e dos polígonos regulares.
  17. Conhecer e aplicar a fórmula da área do círculo.

Quarto Bimestre

4.        Estatística:

  1. Adquirir noções sobre Estatística. Identificar tipos de gráficos estatísticos. Construir e interpretar gráficos estatísticos e informações estatísticas em geral.
  2. Identificar variáveis qualitativas e quantitativas. Conceituar freqüência. Construir gráficos estatísticos.
  3. Conceituar as medidas de tendência central. Obter médias, medianas e modas.

5.        Funções:

  1. Conceituar função de A em B. Representar uma função com conjuntos. Construir a tabela correspondente a uma função. Reconhecer o domínio e a lei de associação de uma função.
  2. Conceituar a função constante e as de 1° e 2° graus. Usar esse conhecimento em problemas.
  3. Representar uma função pelo seu gráfico no plano cartesiano.
  4. Construir gráficos de funções constantes e de 1° grau.
  5. Construir gráficos de funções de 2° grau. Reconhecer o vértice e a concavidade de uma parábola. Obter as coordenadas do vértice de uma função de 2° grau em casos simples. Obter as coordenadas dos pontos de interseção das parábolas com os eixos coordenados.
  6. Identificar o vértice como ponto de máximo ou de mínimo da função. Resolver problemas de máximos ou mínimos.

Conteúdo Programático

Primeiro Bimestre

1.        Potências e Raízes:

  1. Potências com expoentes inteiros.
  2. Propriedades das potências com expoentes inteiros.
  3. Raiz quadrada. Raiz cúbica. Raiz enésima.
  4. Propriedades das raízes.
  5. Extração e introdução de fatores no radicando.
  6. Expressões com raízes.
  7. Racionalização de denominadores.

Segundo Bimestre

2.        Equações do 2° Grau:

  1. Curiosidades matemáticas e equações.
  2. Um tipo especial de equação do 2° grau.
  3. A fórmula de Bhaskara.
  4. Equações do 2° grau incompletas.
  5. Cálculo mental nas equações do 2° grau.
  6. Sistemas de equações.
  7. Equações fracionárias.

Terceiro Bimestre

3.        Geometria:

  1. Semelhança.
  2. Semelhança de triângulos.
  3. Utilizando a semelhança de triângulos.
  4. O teorema de Tales.
  5. Primeiras relações métricas no triângulo retângulo.
  6. Outras relações métricas no triângulo retângulo.
  7. Teorema de Pitágoras.
  8. Aplicações do teorema de Pitágoras.
  9. Trigonometria.
  10. Seno, cosseno e tangente.
  11. Valores exatos do seno, do cosseno e da tangente de 30°, 45° e 60°.
  12. Polígonos regulares inscritos na circunferência.
  13. Comprimento da circunferência.
  14. Área do retângulo e área do quadrado.
  15. Área do paralelogramo e área do triângulo.
  16. Áreas de outros polígonos.
  17. Área do círculo.

Quarto Bimestre

4.        Estatística:

  1. Estatística e gráficos.
  2. Variáveis e freqüências.
  3. Média aritmética, mediana e moda.

5.        Funções:

  1. ldéia de função.
  2. Função constante. Funções de 1° e 2° graus.
  3. Gráfico de uma função.
  4. Gráfico da função constante e da função de 1° grau.
  5. Gráfico da função de 2° grau.
  6. Máximos e mínimos.

Estratégias

  1. Aula expositiva;
  2. Uso do quadro branco e pincel;
  3. Uso do livro didático e apostilas;
  4. Uso do computador, DVD/TV e Datashow;
  5. Propor a execução de exercícios em grupos e individuais;
  6. Fazer a correção e comentário de cada um dos exercícios propostos;
  7. Propor a resolução de problemas, sua posterior correção e comentário de cada um.
  8. Seminários e pesquisa de campo.

Avaliação

  1. Aplicação de provas e testes;
  2. Observação do aluno pelo professor (freqüência, participação, interesse, comportamento);
  3. Resolução e correção das atividades propostas;
  4. Trabalhos em grupo e individuais;
  5. Auto-avaliação e exercício oral.

Bibliografia

  1. Bonjorno, José Roberto. – Matemática: fazendo a diferença – ensino fundamental: José Roberto Bonjorno, Regina Azenha Bonjorno, Ayrton Olivares. – São Paulo: FTD, 2006.
  2. Centurión, Marília. – Novo matemática na medida certa – ensino fundamental: Marília Centurion, José Jakubovic, Marcelo Lellis. – São Paulo: Scipione, 2003.
  3. Dante, Luiz Roberto. – Tudo é matemática – ensino fundamental: Luiz Roberto Dante – São Paulo: Ática, 2005.
  4. Iezzi, Gelson. – Matemática e realidade – ensino fundamental: Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce, Antônio Machado. – São Paulo: Atual, 2005.

Uma resposta to “Matemática – 9o. Ano Ensino Fundamental”

  1. Thiago said

    Gostei muito, esta me ajudando muito

Deixe um comentário