terça-feira, 28 de julho de 2009

avião mais rapido do mundo(Sr-71 Blackbird)


Se for para considerar só a velocidade, mesmo, o ouro vai para o X-15A2, um avião experimental que a Nasa, agência espacial americana, apresentou há 37 anos. Ele chegou a mais de 7 mil km/h, mas com um porém: não decolou sozinho. Suas asas eram pequenas para não resistir muito ao ar e por isso ele só conseguia sair do chão de carona em outro avião, sendo solto como se fosse uma bomba. Já entre os aviões de verdade, o mais veloz foi o Sr-71 Blackbird. Ele tinha metade da velocidade do X-15, mas era capaz de sair do chão sozinho. Como o Blackbird era de uso militar, fica a dúvida (e a surpresa) em relação ao mais rápido avião de passageiros da história. Quem se lembrou do Concorde errou, pois ele perde para um clone russo (veja no infográfico). Mas, de fato, quando se fala em aeronave rápida, quem ficou na memória foi mesmo o Concorde. Produzido por uma aliança entre os governos francês e britânico daí o nome, concórdia, em francês , ele voou pela primeira vez em 1969. Numa velocidade de mais de 2 120 km/h contra 912 km/h de um Boeing , ele ia de Nova York a Paris em 3 horas e 45 minutos. Mas, com tanta agilidade para os passageiros, por que a coisa não vingou? Porque o petróleo ficou caro demais. No início da década de 1970, o combustível quadruplicou de preço e a viabilidade comercial do Concorde foi para o espaço. É que o supersônico levava pouco mais de 100 passageiros e bebia 20 toneladas de querosene por hora, contra 11,5 de um Boeing capaz de carregar mais de 400 pagantes. Com isso, o preço de uma passagem no Concorde chegou a 20 mil reais! Alguns ricaços ainda ajudaram a sustentar certas linhas do avião, mas um acidente que matou 114 pessoas na França em 2000 aumentou ainda mais os prejuízos. O Concorde, então, parou de voar em 2003.

Um comentário: