quinta-feira, 23 de agosto de 2007

“O Mundo Pós-Guerra Fria” (Diogo)


Na década de 1980 ocorreu transformações que culminaram o fim do mundo socialista.
As políticas de reforma postas em prática pelo líder soviético Mikhail Gorbatchev apressaram o fim do comunismo na URSS.
O mundo bipolar começou a ruir com a queda do muro de Berlin,e desmoronou com o fim da União Soviética,em 1991.
O mundo atual é conseqüência desse período: hoje os EUA assinaram o papel de única superpotência, os conflitos étnicos e nacionais ressurgiram com força total, e o poder não é mais de quem tem armas mais poderosas, mas de quem tem a economia mais forte.



Nova Ordem Mundial – A Multipolaridade

O q deixou de existir foi a velha ordem bipolar e a rivalidade entre sistemas econômicos opostos.O capitalismo se fortaleceu.
Apesar do indiscutível poderio norte-americano, novos países apareceram como pólos da economia mundial, com destaques para Japão e Alemanha. O mundo, então, se tornou multipolar.
Nada mudou, porém na distribuída da riqueza no mundo. Os países ricos continuaram ricos. E os pobres continuaram pobres.
A Globalização -> há atualmente um crescente aumento dos fluxos de informações, mercadorias, capital, serviços de pessoas, em escala global.São as redes, que podem ser de matérias (transporte)ou virtuais (Internet).Econômicas, culturais, línguas, produção e consumo, através das informações, transformaram o mundo em Aldeia Global.
Com a globalização e a economia-mundo não se discutem apenas problemas econômicos, mas outras questões também devem ser resolvidas por grupos de países:problemas ambientais ou aumento da pobreza,o trafico de drogas,as ações terroristas,etc.

A globalização também se reflete em diversas outras áreas como:

· Formação de blocos econômicos;
· Globalização de idéias;
·
Globalização do crime

Nenhum comentário: