domingo, 7 de novembro de 2010

Os Problemas Atmosféricos (Atividade II - 6º Anos A e B)


A questão ambiental é hoje um dos problemas mais sérios discutidos pela humanidade. As preocupações com o que tem ocorrido com o meio ambiente, as causas dessas ocorrências e suas consequências, quase sempre muito negativas, têm ocupado grande parte do tempo dedicado ao debate em encontros internacionais.


No centro dessa discussão está a alteração que vem se realizando na atmosfera, especialmente nos grandes centros urbanos-industriais, e no clima de vastas porções do globo terrestre.

O aquecimento global desperta grande inquietação em muitos cientistas e pesquisadores, que estão preocupados com as possíveis consequências que o aumento da temperatura pode provocar no clima da Terra.

Moçada,

PESQUISEM, ANALISEM, REFLITAM E RESPONDAM as questões a seguir que devem servir de roteiro para elaborarem um texto dissertativo sobre sobre as questões formuladas, cujo tema é: Problemas Atmosfericos.

1) DEFINA o que são problemas atmosféricos? Como ocorrem? Exemplos.

2) O que é o Efeito Estufa? É algo natural ou provocado pela sociedade antrópica?

3) DESCREVA o que a liberação de clorofluorcarbono na atmosfera pode causar para o homem.

4) PESQUISE: O planeta Terra está se aquecendo ou se resfriando? São teorias ou fatos?

5) QUAIS fatores e ações contribuem para o dito aquecimento global?

6) Quanto é o aumento médio da temperatura da Terra efetivamente? E a estimativa futura, segundo os cientistas?

7) QUAIS as consequências do aumento da temperatura para a sociedade (saúde, economia, meio ambiente, etc)?

- Atividade INDIVIDUAL e VALORIZADA;

- NÃO se esqueça de EXPLICAR e JUSTIFICAR cada questão;

- Considerações finais (escrea 1 ou 2 parágrafos que reforcem a idéia do tema);

- Os textos deverão ser bem redigidos, pois serão avaliados. Vocês deverão utilizar a norma culta para elaborar a sua dissertação. NÃO utilizem a linguagem "msn";

- Responda cada questão primeiro, em seguida elabore um rascunho antes do texto final. INSIRA o seu texto no item Comentários deste Post de Atividade;

- Lembrem-se o processo: PESQUISAR, RACIOCINAR, RELACIONAR e REGISTRAR;

- IMPORTANTE: NÃO copiem o texto, trecho ou qualquer parte dos textos dos colegas que postaram primeiro;

- OBSERVAÇÕES:

(1) Os textos dissertativos deverão ser postados até 29/11/2010, até as 23:59 horas, IMPRETERIVELMENTE;

(2) Os textos postados posterior a esta data e horário, não serão avaliados. Então, PROGRAMEM-SE!!!

Saudações.

67 comentários:

  1. Um dos principais problemas atmosfericos é o efeito estufa, ocasionado pela queima excessiva de combustiveis fosseis e o intenso desmatamento, que faz aumentar a concentração de gás carbonico na atmosfera. Além disso, há a diminuição da camada de ozonio.
    Isabella Augusta-6ºB

    ResponderExcluir
  2. O fesso o texto tenque ter quantas linhas?

    ResponderExcluir
  3. João,

    Não há um limite de linhas. Não se preocupe com isso. Procure entender o que está sendo solicitado para responder o questionário.

    ATENÇÃO: as respostas não serão curtas como gostam de fazer. Veja bem, vocÊs terão que justificar e/ou explicar muito bem cada uma.

    Feito isso, este questionário norteará a construção do texto dissertativo, conforme conversamos em sala.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Um dos problemas principais da atmosfera é o efeito estufa,o efeito estufa tem colaborado com o aumento da temperatura no globo terrestre nas últimas décadas.Num futuro próximo, o aumento da temperatura provocado pelo efeito estufa poderá ocasionar o derretimento das calotas polares e o aumento do nível dos mares. Como conseqüência, muitas cidades litorâneas poderão desaparecer do mapa.Ele é ocasionado pela queima excessiva de combustíveis, fosseis e o intenso desmatamento, que faz aumentar a concentração de gás carbônico na atmosfera. Além disso, há a diminuição da camada de ozonio.
    joao marcelo 6 nano b

    ResponderExcluir
  5. João Marcelo,

    Sugiro que você refaça este texto. Para este você ainda tem tempo para dar mais uma trabalhada nele. O professor André de Ciências irá contribuir com vocês na construção e desenvolvimento desta Atividade.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. eu acho que ele quiz dizer que tá rezumido

    ResponderExcluir
  7. Os problemas atmosféricos são problemas causados pela emissão de gases ou poluentes lançados na atmosfera. Ocorrem pelo excesso de poluição causado pelo homem como: a queima de combustíveis fósseis, a fumaça causada pelas fábricas, queimadas, etc. Os exemplos de problemas atmosféricos são: efeito estufa, o degelo, a chuva ácida, buraco na camada de ozônio, etc.
    O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como conseqüência disso, o calor fica retido, não sendo liberado pelo espaço. O efeito estufa é causado pela sociedade antrópica, ou seja, é causada pelo homem.
    A liberação de clorofluorcarbono pode causar sérios problemas para os seres humanos, por exemplo: problemas de respiração e pode chegar á levar o indivíduo a morte.
    O planeta terra está se aquecendo, isso é fato, porque o lançamento de gases na atmosfera causa o efeito estufa, que já está presente na terra.
    A poluição, as queimadas e a emissão de gases na atmosfera, tudo isso contribuem para o aquecimento global.
    Segundo os cálculos realizados por David Frank, do instituto de pesquisas Suíço, e sua equipe, um aumento de um grau no termômetro leva a um aumento moderado da concentração de dióxido de carbono, de entre 1,7 e 21,4 partículas por milhão (PPM), com um nível médio de 7,7 PPM. Em uma tentativa de medir o risco de aceleração do aquecimento global, os pesquisadores utilizaram mais de 200 mil medições de temperatura e de concentração CO2 compreendidas entre os anos 1050 e 1800, uma época na qual o impacto da atividade humana nas emissões de gases efeito-estufa era mínimo.
    A revolução industrial marca, de forma muito clara, o início de processo de transformações progressivas que vêm ocorrendo em diversas áreas da humanidade, sobretudo na economia, na sociedade, na tecnologia e no meio ambiente. As causas e conseqüências da mudança global do clima estão fortemente ligadas a estes quatro aspectos.
    Então podemos concluir que, se nós não fizermos a nossa parte, como por exemplo, evitar circular com os carros, não jogar lixo no chão, nos rio e nos bueiros, o nosso planeta vai se aquecer e com o tempo se destruindo e vai ser muito difícil de encontrar seres vivos na terra. Nós podemos utilizar como exemplo os “três erres” que são: RECICLAR, REUTILIZAR e REDUZIR.

    Nome:André Moreira
    ANO:6ºB

    ResponderExcluir
  8. Maria Sara 6A
    A poluição atmosférica gerada por poluentes químicos de indústrias,testes nucleares afetando o solo e gerando o aparecimento do SMOG no inverno e doenças de uma maneira geral.
    O Efeito Estufa gerado por gases lançados na atmosfera e produzidos à partir de queimadas,carros e indústrias estão destruindo a camada de ozônio e com isso aumentando a temperatura da Terra,provocando o aquecimento global.
    As mudanças Climáticas bem como inundações, secas,afetando a economia podendo levar à fome.E também à saúde como doenças diversas(alergias,câncer de pele,dengue,diarreias,entre outras).

    ResponderExcluir
  9. Os problemas atmosfericos,gerados nos grandes centros urbanos e que afetam a natureza e a saude humana sao decorrentes do lançamento de gases toxicos na atmosfera pelas industrias ou pelos veiculos movidos a petroleo,causando por exemplo- tornados,granizo,tempestades,furacoes,cheias,etc.
    o efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiaçao solar refletida pela superficie terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera.Como consequencia,o calor fica retido,nao sendo liberado para o espaço.O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importancia,pois sem ele a vida como conhecemos nao poderia existir.Serve para manter o planeta aquecido e assim garantir a manutençao da vida.Nesse caso é algo natural o que se torna catastrofico e a ocorrencia de um agravamento no efeito estufa que destabilise o equilibrio energético no planeta e origine um fenomeno conhecido como aquecimento global.
    A liberaçao de clorofluorcarbono na atmosfera provoca um efeito negativo no equilibrio do meio ambiente,causando assim danos na saude humana e no ecossistema.
    O planeta Terra esta se aquecendo isso é fato.Os gases de estufa (dioxido de carbono-CO2,oxido nitroso-N2O,metano-CH4 e clorofluorcarbono-CFC)absorvem radiaçao infravermelha emitida pela superficie da Terra e radiam por sua vez a energia absorvida de volta para a superficie.Como resultado a superficie recebe quase o dobro de energia da atmosfera do que a que recebe do Sol e a superficie fica cerca de 30 graus mais quente do que estaria sem a presença dos "gases de estufa".
    os fatores e açoes que contribuem para o aquecimento global sao o aumento exagerado dos gases- (CO2,N2O e CH4)responsaveis pelo efeito estufa,o desmatamento e a poluiçao.
    O aumento medio da temperatura e de 1,1 a 6,5 graus.De acordo com as estimativas feitas pelo painel intergovernamental de mudança climatica,em 2007, essa é a faixa de elevaçao que pode sofrer a temperatura media global ate o final do seculo.
    as consequencias do aumento da temperatura sao catastroficas.pode ocorrer o derretimento das calotas polares e de geleiras,que contribuem para intensificar o processo de desertificaçao e de proliferaçao de insetos nocivos a saude humana e animal.A destruiçao de habitats naturais provoca o desaparecimento de especies vegetais e animais;Multiplica-se as secas,inundaçoes e furacoes.
    Devido a poluiçao atmosferica e seus efeitos, muitos cientistas apontam que o AQUECIMENTO GLOBAL DO PLANETA a medio e longo prazo pode ter carater irreversivel.
    A maior parte do aumento da temperatura da Terra,foi causada por concentraçoes crescentes de gases do efeito estufa, como resultado de atividades humanas como queima de combustiveis fosseis e desflorestaçao.

    ResponderExcluir
  10. A poluição atmosférica refere-se às alterações da atmosfera susceptíveis de causar impacto a nível ambiental ou de saúde humana, através da contaminação por gases, partículas sólidas, liquidas em suspensão, material biológico ou energia[1]. A adição dos contaminantes pode provocar danos directamente na saúde humana ou no ecossistema, podendo estes danos ser causados por elementos resultantes dos contaminantes.[2] Para além de prejudicar a saúde, pode igualmente reduzir a visibilidade, diminuir a intensidade da luz ou provocar odores desagradáveis

    ResponderExcluir
  11. Aquecimento global é o aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra ocorrido desde meados do século XX e que deverá continuar no século XXI. Segundo o Quarto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (2007), a temperatura na superfície terrestre aumentou 0,74 ± 0,18 °C durante o século XX.[1]

    A maior parte do aumento de temperatura observado desde meados do século XX foi causada por concentrações crescentes de gases do efeito estufa, como resultado de atividades humanas como a queima de combustíveis fósseis e a desflorestação.[2][3] O escurecimento global, uma consequência do aumento das concentrações de aerossois atmosféricos que bloqueiam parte da radiação solar antes que esta atinja a superfície da Terra, mascarou parcialmente os efeitos do aquecimento induzido pelos gases de efeito de estufa.

    Modelos climáticos referenciados pelo IPCC projetam que as temperaturas globais de superfície provavelmente aumentarão no intervalo entre 1,1 e 6,4 °C entre 1990 e 2100.[3] A variação dos valores reflete o uso de diferentes cenários de futura emissão de gases estufa e resultados de modelos com diferenças na sensibilidade climática. Apesar de a maioria dos estudos ter seu foco no período até o ano 2100, espera-se que o aquecimento e o aumento no nível do mar continuem por mais de um milênio, mesmo que as concentrações de gases estufa se estabilizem.[3]

    Um aumento nas temperaturas globais pode, em contrapartida, causar outras alterações, incluindo aumento no nível do mar, mudanças em padrões de precipitação resultando em enchentes e secas.[4] Espera-se que o aquecimento seja mais intenso no Ártico, e estaria associado ao recuo das geleiras, permafrost e gelo marinho. Outros efeitos prováveis incluem alterações na frequência e intensidade de eventos meteorológicos extremos, extinção de espécies e variações na produção agrícola. O aquecimento e as suas consequências variarão de região para região, apesar da natureza destas variações regionais ser incerta.[5] Outra ocorrência global concomitante[6][7] com o aquecimento global que já se verifica e que se prevê continuar no futuro, é a acidificação oceânica, que é também resultado do aumento contemporâneo da concentração de dióxido de carbono atmosférico.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Os problemas atmosféricos são problemas causados pela emissão de gases ou poluentes lançados na atmosfera. Ocorrem pelo excesso de poluição causado pelo homem como: a queima de combustíveis fósseis, a fumaça causada pelas fábricas, queimadas, etc.A maior parte do aumento de temperatura observado desde meados do século XX foi causada por concentrações crescentes de gases do efeito estufa, como resultado de atividades humanas como a queima de combustíveis fósseis e a desflorestação.O aumento medio da temperatura e de 1,1 a 6,5 graus.De acordo com as estimativas feitas pelo painel intergovernamental de mudança climatica,em 2007, essa é a faixa de elevaçao que pode sofrer a temperatura media global ate o final do seculo.A liberação de clorofluorcarbono pode causar sérios problemas para os seres humanos, por exemplo: problemas de respiração e pode chegar á levar o indivíduo a morte.

    Estevão

    ResponderExcluir
  14. Poluição atmosférica e uma introdução antropogénica, directa ou indirectamente, de substâncias ou energia para o ar, resultando em efeitos prejudiciais de modo a pôr em perigo a saúde humana, danos nos recursos vivos e nos ecossistemas assim como nos bens materiais, pôr em risco ou prejudicar os valores estéticos e as outras legítimas utilizações do ambiente.O nitrogênio gasoso e o oxigênio molecular da atmosfera podem reagir formando o monóxido de nitrogênio. No entanto, esta reação não é espontânea, necessitando de muita energia para ocorrer. Por exemplo, durante a queima de combustível no motor do carro ou em fornos industriais a temperatura é muito elevada, fornecendo a energia necessária para que ocorra a formação do monóxido de nitrogênio de forma eficiente. Com a poluição atmosférica pode se formar chuva acida furacões, granizo, furacões, tornados, cheios e tempestades. O Efeito Estufa é a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante. A atmosfera é altamente transparente à luz solar, porém cerca de 35% da radiação que recebemos vai ser refletida de novo para o espaço, ficando os outros 65% retidos na Terra. Isto deve-se principalmente ao efeito sobre os raios infravermelhos de gases como o Dióxido de Carbono, Metano, Óxidos de Azoto e Ozônio presentes na atmosfera (totalizando menos de 1% desta), que vão reter esta radiação na Terra, permitindo-nos assistir ao efeito calorífico dos mesmos. Nos últimos anos, a concentração de dióxido de carbono na atmosfera tem aumentado cerca de 0,4% anualmente; este aumento se deve à utilização de petróleo, gás e carvão e à destruição das florestas tropicais. A concentração de outros gases que contribuem para o Efeito de Estufa, tais como o metano e os clorofluorcarbonetos também aumentaram rapidamente. O efeito conjunto de tais substâncias pode vir a causar um aumento da temperatura global (Aquecimento Global) estimado entre 2 e 6 ºC nos próximos 100 anos. Cloro flúor carbono ou CFCs-passaram a ser amplamente usados, parecia à colusão de muitos problemas, mas na verdade os CFCs estavam fazendo buracos na camada de ozônio, e essas camadas firam mais finas, assim se continuasse poderia provocar nos seres humanos, um aumento de números de câncer de pele e de doença dos olhos entre outros. Os últimos avisos do aquecimento global têm sido iper-divulgados por duas décadas como “cortesia” da mídia. Um olhar cuidadoso para trás na história das histórias climáticas na mídia apresenta o reaparecimento de um tema bastante consistente. Faz fronteira a uma rotina de comédia, se não tivesse um impacto tão grande no público durante os últimos anos. Todas as reportagens recentes sobre o implacável aquecimento global e suas terríveis conseqüências são de fato velha novidade, velha historia. À medida que a temperatura global tem um ciclo ao longo dos últimos 115 anos do frio para o quente ao frio para aquecer de novo, a mídia simplesmente seguiu em bloqueio com ela. De fato, os ciclos das desgraças midiáticas do clima se espelham nos ciclos climáticos naturais e têm aproximadamente uma defasem de 10 a 15 anos. A mídia parece retardada de 10/15 anos em confronto com a realidade climática. Parece sempre que o mundo se aquece ou se resfria o número de histórias jornalísticas aumenta o aquecimento global ou o resfriamento para coincidir com a tendência do momento, quando o clima esquenta estamos toda a beira de inundações, ilhas em baixo da água, destroços que avançam, geleira derretidas, o ártico que não existe mais, etc.etc.E quando o clima esfria, a mídia puxa para cima e alertam para a próxima era glacial, a falta de alimentos, as mortes pelo frio, as nevascas que paralisam o trafico etc. etc. e não se sabe dizer se e teoria ou verdade. Poluição atmosférica: principal causa do aquecimento global, carros, ônibus, indústria etc. A influência da temperatura nas emissões naturais de carbono é utilizada como argumento pelos que se nega a reconhecer que o aumento médio de 0,8ºC.As conseqüências do aumento da temperatura para a sociedade são seca,aumento do nível do mar etc.

    ResponderExcluir
  15. O comentario acima é meu Lizuly 6 ano A

    ResponderExcluir
  16. problemas atmosfericos isabela ramos 6ºB

    problemas atmosféricos são problemas causados pela emissão de gases ou poluentes lançados na atmosfera. Seus poluentes podem ser : tóxicos: Os poluentes atmosféricos tóxicos, são os poluentes que são conhecidos ou suspeitos de serem uma séria ameaça para a saúde humana e o ambiente. Por exemplo o dioxinas, amianto, tolueno e metais como cádmio, mercúrio, cromo e compostos de chumbo.
    O efeito de estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar reflectida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, retendo o calor em vez de ser libertado da atmosfera, causando o aumento da temperatura da mesma. Ele é provocado pela sociedade antrópica, por causa da poluição...
    O clorofluorcarbono é perigoso pois ele destrói as moléculas de Ozônio que formam a camada protetora de nossa atmosfera e que nos protege do raio ultravioleta o que provoca o câncer de pele.
    “ o planeta esta se esfriando” “ é fato”.
    Aquecimento global é o aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra ocorrido desde meados do século XX e que deverá continuar no século XXI. Segundo o Quarto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (2007), a temperatura na superfície terrestre aumentou 0,74 ± 0,18 °C durante o século XX.[1] A maior parte do aumento de temperatura observado desde meados do século XX foi causada por concentrações crescentes de gases do efeito estufa, como resultado de atividades humanas como a queima de combustíveis fósseis e a desflorestação.[2][3] O escurecimento global, uma consequência do aumento das concentrações de aerossois atmosféricos que bloqueiam parte da radiação solar antes que esta atinja a superfície da Terra, mascarou parcialmente os efeitos do aquecimento induzido pelos gases de efeito de estufa.

    ResponderExcluir
  17. professor; eu errei ali em cima, coloquei esfriando; o certo é esquentando!!!

    ResponderExcluir
  18. Problemas atmosféricos são todos os efeitos negativos causados na atmosfera por conta da emissão de gases que ao se misturarem com os gases presentes na atmosfera causam problemas , sendo um deles à destruição da camada de ozônio . Também causa problemas na sáude dos seres humanos como por exemplo a bronquite, o enfisema, a asma e o cancro pulmonar.
    -
    O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida.
    -
    A destruição da camada de ozônio é causada pela poluição e a liberação de gases que contenham a sustância CFC também conhecida como (cloro flúor carbono), tudo isso provoca a destruição dessa camada. O gás CFC (Cloro flúor carbono quando chega em contato com o ozônio, produz uma substância que dilui a camada. Isso só prejudica a vida humana, porque se a destruição continuar, daqui alguns anos os raios ultravioletas estarão muito fortes.
    -
    A Terra de fato está esquentando , a grande prova disso são o derretimento intenso das geleiras e o aquecimento das aguas .
    -
    O sistema climático terrestre muda em resposta a variações em fatores externos incluindo variações na sua órbita em torno do Sol, erupções vulcânicas, e concentrações atmosféricas de gases do efeito estufa. As causas detalhadas do aquecimento recente continuam sendo uma área ativa de pesquisa, mas o consenso científico identifica os níveis aumentados de gases estufa devido à atividade humana como a principal causa do aquecimento observado desde o início da era industrial. Essa atribuição é mais clara nos últimos 50 anos, para os quais estão disponíveis os dados mais detalhados. Contrastando com o consenso científico, outras hipóteses foram avançadas para explicar a maior parte do aumento observado na temperatura global. Uma dessas hipóteses é que o aquecimento é resultado principalmente da variação na atividade solar.
    -
    A temperatura média à superfície é de 14º C, variando entre cerca de -60º C e +45º C , mas a variação vertical é maior. A atmosfera terrestre é estratificada, podendo-se definir três grandes zonas, de baixo para cima: a troposfera, a mesosfera e a estratosfera.
    -
    Conseqüências do aquecimento global

    - Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas;
    - Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra;
    - Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas;
    - Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.

    VICTÓRIA DIAMANTINO - 6B

    ResponderExcluir
  19. Os Problemas Atmosféricos

    Problemas que o homem causa a natureza como a poluição o efeito estufa entre outros; O ser humano lança gases tóxicos que prejudica o meio ambiente o ar e pode até nos prejudicar um exemplo de gás é o combustíveis fosseis e o intenso
    --
    O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como conseqüência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância, pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida.
    --
    Composto químico gasoso, cuja molécula é composta dos átomos dos elementos cloro, flúor e carbono, de onde vêm suas iniciais. Constitui um gás de alto poder refrigerante, por isso muito usado na indústria (geladeiras e condicionadores de ar). Também constituem um dos principais componentes na produção de espumas, como as caixinhas de sanduíches em lanchonetes. Originariamente, era utilizado em larga escala como um gás propelente de recipientes aerossóis; este uso está praticamente banido pelos seus comprovados efeitos danosos à camada de ozônio. Existem diversos programas em todo o mundo para banimento total do uso de CFCs até o início do século XXI, devido a tais efeitos. Atualmente já começaram a ser fabricadas geladeiras e outros dispositivos refrigeradores que não utilizam CFCs. (2) Substâncias presentes, em grande escala, nos aerossóis, cuja utilização é bastante nociva à camada de ozônio. A sigla está relacionada à composição da substância cloro-flúor-carbono.
    Ele destrói a camada de ozônio e sem ela nós não sobrevivemos
    --
    O planeta esta se esquentando devido ao aquecimento global são fatos
    --
    Poluição do ar e da água, Desmatamento, queimadas entre outros
    --
    Às vésperas da Conferência da ONU sobre mudanças climáticas, em Copenhague, especialistas alertam para um aumento de 4 graus na temperatura média do planeta, antes de 2100 --algo "muito provável", segundo eles. Esse percentual acarretaria fenômenos como a redução da Amazônia, inundações na Ásia, incêndios na Austrália e o êxodo de milhões de pessoas, estimam.
    --
    Saúde: haverá mais desidratamento não só fora do corpo mais também dentro
    --
    Economia: se continuar assim também vão ter que gastar mais dinheiro nos postos de saúde e ne hospitais.
    --
    Meio ambiente: poderá haver um grande aumento de queimadas.

    Postado por: Andréia

    O ano ta acabando né Alberto pelo menos meu trabalho ta aí bye até +

    ResponderExcluir
  20. PROFESSOR O ESTEVÃO COPIOU O MEU TRABALHO QUASE TODO. EU QUERIA QUE VC CONVERSASSE COM ELE SOBRE ESSE ASSUNTO. EU NÃO ACEITO ESSE TIPO DE COISA PORQUE EU PASSEI MAIS DE 2:00 FAZENDO O MEU TRABALHO E O ESTEVÃO VEM E COPIA O MEU TRABALHO. POR FAVOR CONVERSSE COM ELE SOBRE ESSE TIPO DE COISA. E A MINHA MÃE JÁ CONFERIU.

    ResponderExcluir
  21. Hoje em dia, o ser humano apenas tem ante si três grandes problemas que foram ironicamente provocados por ele próprio: a super povoação, o desaparecimento dos recursos naturais e a destruição do meio ambiente.
    Os problemas de poluição global, como o efeito estufa, a diminuição da camada de ozônio, as chuvas ácidas, a perda da biodiversidade, os dejectos lançados em rios e mares, entre outros materiais, nem sempre são observados, medidos ou mesmo sentidos pela população.A explicação para toda essa dificuldade reside no fato de se tratar de uma poluição cumulativa, cujos efeitos só são sentidos a longo prazo. Apesar disso, esses problemas têm merecido atenção especial no mundo inteiro, por estarem se multiplicando em curto tempo e devido a certeza de que terão influência em todos os seres vivo .
    --
    O Efeito Estufa é a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante. A atmosfera é altamente transparente à luz solar, porém cerca de 35% da radiação que recebemos vai ser refletida de novo para o espaço, ficando os outros 65% retidos na Terra. Isto deve-se principalmente ao efeito sobre os raios infravermelhos de gases como o Dióxido de Carbono, Metano, Óxidos de Azoto e Ozônio presentes na atmosfera (totalizando menos de 1% desta), que vão reter esta radiação na Terra, permitindo-nos assistir ao efeito calorífico dos mesmos.
    --
    Existem hoje vários projetos para diminuir a ultilização dos CFC, mas eles têm sido dificultados pelo seu uso principalmente na refrigeração. Uma das alternativas tem sido os hidroclorofluorocarbonetos (HCFC), haloalcanos em que nem todos os hidrogênios foram substituídos por cloro ou flúor. Seu impacto ambiental tem sido avaliado como sendo de apenas 10% do dos CFC. Outra alternativa são oshidrofluorcarbonetos (HFC) que não contêm cloro e são ainda menos prejudiciais à camada de ozônio, porém apresentam alto potencial de aquecimento global, ou seja, eles contribuem para o aumento do efeito estufa. A liberação do CFC, pode causar problemas na atmosfera, na respiração, e quanto na vida dos seres humanos e destrói a camada de ozônio .
    --
    O planeta terra está esquentando! São fatos .
    --
    As Mudanças Climáticas Globais representam um dos maiores desafios da humanidade. O frágil equilíbrio natural do clima foi rompido com a revolução industrial. A temperatura global média aumentou 0,74ºC entre 1906 e 2005. Os anos mais quentes ocorreram de 1995 para cá.
    --
    Os dias mais quentes foram registrados durante esta última década. A previsão é de que até o ano de 2100 as temperaturas estarão destinadas a aumentarem até seis graus, o que poderia trazer conseqüências devastadoras.
    Os cientistas dizem que alguns fenômenos naturais como erupções vulcânicas possuem um efeito temporário sobre o clima. Porém, afirmam também que o clima está sofrendo mudanças por causa do aquecimento global. Alguns cientistas calculam um aumento de seis graus centígrados durante este século. Segundo o relatório de pesquisas dos cientistas do IPCC - Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (fev. 2007) :
    - não restam dúvidas de que o aquecimento do planeta está sendo provocado pela ação humana;
    - a temperatura média do planeta subirá de 1,8ºC a 4ºC até 2100 (3ºC em média);
    - furacões e ciclones terão mais força;
    - as áreas de seca devem se expandir;
    - teremos ondas de calor mais intensas, mais inundações;
    - o nível do mar deve aumentar entre 20 e 60 centímetros até o fim do século, sem levar em conta os efeitos prováveis do degelo dos pólos;
    - metade de todas as espécies animais estarão sob risco de extinção no fim do século 21.
    --
    As conseqüências do aumento da temperatura para a sociedade, são :
    * temperaturas elevadas
    * Derretimento de calotas polares
    * Aumento do nivel do mar
    * Desaparecimento de civilizações(por conta do avanço do mar sobre a terra)
    * Crescimento e surgimentos de desertos
    * Aumento de furacões, tufões e ciclones
    * Redução das geleiras ameaça o suprimento de água para 50 milhões de pessoas .
    -
    Nathalie Bruna 6°A

    ResponderExcluir
  22. Problemas atmosféricos são atividades feitas pelo homem que poluem a atmosfera exemplo, ao sair de casa uma pessoa não pensa duas vezes se vai sair de carro ou vai de bicicleta logo já pega chave do carro , vai embora, mesmo se o local que ela for estiver perto e o carro emite poluentes a atmosfera. Esse problema e chamado de trafego de veículos porem já existem alguns carros ecológicos. porem este não e o único problema de poluição na atmosfera existem o crescimento de atividades industriais que emitem bastantes poluentes,e a poluição gerada nas cidades de hoje são resultado, principalmente, da queima de combustíveis fosseis como, carvão mineral e derivados do petróleo.
    Apesar do efeito estufa ser figurado como algo ruim, esse processo é um evento natural que favorece a proliferação da vida no planeta. O efeito estufa tem como finalidade impedir que a Terra esfrie demais, caso a Terra tivesse a temperatura muito baixa certamente não teríamos tantas variedades de vida. Contudo, recentemente uma série de estudos realizados por pesquisadores e cientistas, principalmente no século XX, têm indicado que as ações antrópicas têm agravado esse processo por meio de emissão de gases na atmosfera.

    E o famoso CFC, uma classe de
    compostos orgânicos que contém carbono, cloro e flúor. O Freon, nome comercial de um clorofluorcarbono, é usado como propelente em aerossóis, compressores de geladeiras, na fabricação de espumas para a limpeza de placas de circuito de computadores. Os CFCs não são tóxicos, porque se acumulam na atmosfera superior, onde luz solar os transforma em agentes químicos destroem a camada de ozônio que protege a superfície da terra da radiação ultravioleta do Sol, muito prejudicial aos seres vivos.
    A hipótese de que o aquecimento global seria causado pelo Sol, e não pela atividade humana, é rejeitada por um estudo apresentado. Críticos do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) órgão que define a concentração de CO2 na atmosfera, proveniente principalmente da queima de combustíveis fósseis, como a maior responsável pelas mudanças climáticas - afirmam que a Terra aquece e esfria de acordo com os ciclos naturais do Sol.

    A atividade solar vem diminuindo desde 1985, as temperaturas globais continuaram a subir em ritmo acelerado.

    As causas do aquecimento global são as ações humanas, devastando o meio ambiente por meio da poluição de indústrias, automóveis e lixo. O acúmulo de gases poluentes como o Co2 dióxido de carbono, gás metano, perfluorcarbonetos, óxido nitroso e hidrofluorcarbonetos. Na atmosfera ajuda o efeito estufa e a temperatura aumentar, derretendo calotas e geleiras polares e matando animais.

    O Aquecimento global é um fenômeno climático de larga extensão um aumento da temperatura média superficial global que vem acontecendo nos últimos 150 anos. Entretanto, o significado deste aumento de temperatura ainda é alvo de muitos debates entre os cientistas. Causas naturais ou antropogênicas (provocadas pelo homem) têm sido propostas para explicar o fenômeno.
    A Terra recebe radiação emitida pelo Sol e devolve grande parte dela para o espaço através de radiação de calor. Os poluentes atmosféricos estão retendo uma parte dessa radiação que seria refletida para o espaço, em condições normais. Essa parte retida causa um importante aumento do aquecimento global. Os dados com a correção dos efeitos de "ilhas urbanas" mostra que o aumento médio da temperatura foi de 0.6+-0.2 C durante o século XX. Os maiores aumentos foram em dois períodos: 1910 a 1945 e 1976 a 2000. (fonte IPCC).
    . O tempo seco prejudica o meio ambiente trazendo mais proporção de queimadas dificuldade de moradia aos animais, pois alguns nem agüenta o calor e acabam morrendo. Ass. Gabriel Florentino Ano –
    6ºB

    ResponderExcluir
  23. Professor estou usando o email do meu irmão, mas sou eu: SARAH DIAS do 6 ano B

    Problemas atmosféricos são todos os efeitos negativos causados na atmosfera por conta da emissão de gases que ao se misturarem com os gases presentes na atmosfera causam problemas , sendo um deles à destruição da camada de ozônio . Também causa problemas na sáude dos seres humanos como por exemplo a bronquite, o enfisema, a asma e o cancro pulmonar
    -
    Efeito Estufa é a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante.A atmosfera é altamente transparente à luz solar,porém cerca de 35% da radiação que recebemos vai ser refletida de novo para o espaço,ficando os outros 65% retidos na Terra.Isto deve-se principalmente ao efeito sobre os raios infravermelhos de gases como o Dióxido de Carbono,Metano,Óxidos de Azoto e Ozônio presentes na atmosfera (totalizando menos de 1% desta),que vão reter esta radiação na Terra,permitindo-nos assistir ao efeito calorífico dos mesmos.
    -
    As pesquisas da indústria química voltada à refrigeração se concentraram num gás que não deveria ser venenoso, inflamável, oxidante, não causasse irritações nem queimaduras, não atraísse insetos. Em suma, deveria ser um gás estável e perfeito.Nas pesquisas foram testados diversos gases e fluidos, sendo escolhida uma substância que se chamaria de Clorofluorcarboneto, ou CFC.Os CFC's podem ser compostos de um ou alguns átomos de carbono ligados a átomos de cloro e/ou flúor.Os Cfc's passaram a constituir os equipamentos de refrigeração, condicionadores de ar, como propelentes de sprays, solventes industriais, espumas isolantes, produtos de utilização na Microeletrônica e na Eletrônica, etc.No final da década de 1960 eram liberadas em torno de um milhão de toneladas de CFCs por ano. As formas de liberação do gás são diversas, a mais conhecida é pelos aerossóis que utilizam o CFC como propelente. Uma vez liberado na atmosfera, o propulsor começa a se espalhar pela atmosfera livre e levado por convecção sobe até a alta atmosfera sendo espalhado por todo o planeta. Os Cfcs são gases considerados inertes cuja reação depende de condições muito peculiares.Na alta atmosfera existem correntes de ar em alta velocidade , as Jet streams, muito poderosas, cuja direção é horizontal. Estas espalham os gases da região em todas as direções.A camada de Ozônio se encontra em torno de 25/26 quilômetros de altitude aproximadamente. A energia solar em comprimento de onda ultravioleta forma as moléculas de Ozônio. O processo se dá quando se dividem algumas moléculas de Oxigênio em átomos Oxigênio livre, recombinando-as às moléculas de Oxigênio através da radiação ultravioleta.Aquelas moléculas de Ozônio flutuando na alta atmosfera acabam encontrando as moléculas de CFC. O Clorofluorcarboneto é uma molécula estável em condições normais de temperatura e pressão atmosférica, porém, excitado pela radiação UV, acaba se desestabilizando e libera o átomo de Cloro.

    ResponderExcluir
  24. ESTOU USANDO O EMAIL DO MEU IRMÃO,MAS SOU EU SARAH DIAS DO 6B


    Não se pode questionar que os níveis de CO2 e outros gases que produzem o efeito-estufa têm aumentado de maneira acelerada a partir da Revolução Industrial que teve início no século 18.
    -
    Contudo, não se deve ignorar que o clima da Terra está sujeito a variações ao longo do tempo em função de variações na órbita em torno do sol e da inclinação do eixo de rotação, sendo que, de acordo com considerável número de cientistas, o planeta está quase no auge de um período de aquecimento que sempre ocorre após cada período de resfriamento ou glaciação e que estes são ciclos naturais do planeta
    -
    Aquecimento global é o aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra ocorrido desde meados do século XX e que deverá continuar no século XXI. Segundo o Quarto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (2007), a temperatura na superfície terrestre aumentou 0,74 ± 0,18 °C durante o século XX
    -
    Derretemento das geleiras e por consequencia o aumento nos niveis dos oceanos.
    Eventos naturas mais violentos : Tornados , El Nino , Furacões , Inundações.
    Mudança nas estações Climaticas.
    Podemos evitar sair de carro sem necessidade, Evitar comprar produtos que contenham cfc como agente aerosol.
    Economizar energia elétrica , pois só 80% da energia produzida no brasil é de hidroelétricas o restante vem de usinas termoelétricas ( Queima de carvão e bagaço de cana ) que poluem a o ar.
    Pintar as casas de branco , pois a cor evita que o calor do sol fique retido e ele é devolvido para o espaço. ( Simplificando )
    Plantar algumas arvores em nossa comunidade.
    E brigar para que os nossos governantes invistam mais em qualidade de vida e transporte.

    ResponderExcluir
  25. Poluição atmosférica significa uma introdução antropogénica directa ou indirectamente,de substâncias ou energia para o ar,resultando em efeitos prejudiciais de modo a pôr em perigo a saúde humana, danos nos recursos vivos e nos ecossistemas assim como nos bens materiais, pôr em risco ou prejudicar os valores estéticos e as outras legítimas utilizações do ambiente.
    Aquecimento global refere-se ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que se tem verificado nas décadas mais recentes e à possibilidade da sua continuação durante o corrente século.
    O Efeito de Estufa;O sol é constituído por radiações ultravioletas, infravermelhos, entre outras que atravessam a atmosfera, mas nem todas chegam à superfície.A crescente emissão de dióxido de carbono é prejudicial, pois o CO 2 permite a passagem da radiação solar para terra mas depois funciona como uma barreira, não deixando sair o calor que é reflectido pela superfície terrestre, então o calor fica concentrado formando o Efeito de Estufa.
    Destruição da camada de Ozono
    A existência de ozono na estratosfera é vital para a Terra, pois absorve grande parte da radiação ultravioleta. O ozono é assim indispensável, protegendo-nos do excesso de radiação ultravioleta, embora ao nível do solo seja prejudicial para a saúde e para o ambiente.
    A destruição da camada de ozono provocada pelo cloro origina variações do clima (aquecimento global) e poderá acabar com a vida na terra.
    Chuvas Ácidas
    As chuvas ácidas formam-se com a libertação de dióxido de enxofre e de óxido de azoto (provenientes de fábricas e automóveis) para a atmosfera. Esses gases que foram libertados para a atmosfera são levados pelos ventos para as nuvens.
    A combinação destes gases com o oxigénio e o vapor de água contido nas nuvens, dá origem a ácido sulfúrico e ácido nítrico, ou seja, formam-se as chuvas ácidas.
    A camada de ozônio é uma capa desse gás que envolve a Terra e a protege de vários tipos de radiação, sendo que a principal delas, a radiação ultravioleta, é a principal causadora de câncer de pele. No último século, devido ao desenvolvimento industrial, passaram a ser utilizados produtos que emitem clorofluorcarbono (CFC), um gás que ao atingir a camada de ozônio destrói as moléculas que a formam (O3), causando assim a destruição dessa camada da atmosfera.
    Sem essa camada, a incidência de raios ultravioletas nocivos à Terra fica sensivelmente maior, aumentando as chances de contração de câncer.
    Karen...

    ResponderExcluir
  26. O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida.Esse problema e provocado pela sociedade antropica.
    O planeta terra está esquentando!
    Em geral, é a liberação de gases e vapores produzidos através de queimadas nas matas, poluição provocada por carros e industrias, que são os grandes culpados disso tudo. Com isso eles destroem “camada de Ozônio“ que tem a função de proteger a terra dos raios solares. Com a destruição dessa camada a terra fica mais exposta ao sol, e conseqüentemente, a temperatura aumenta.
    Acredita-se que a principal causa do aquecimento global esteja relacionado ao aumento da queima de combustíveis fósseis e certos processo de origem industrial, que têm como resultado a liberação de certos gases como o CO2 (dióxido de carbono), metano, óxido de azoto e CFC’s (sendo o CO2 o principal deles).
    Segundo o Quarto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (2007), a temperatura na superfície terrestre aumentou 0,74 ± 0,18 °C durante o século XX.
    Um aumento nas temperaturas globais pode, em contrapartida, causar outras alterações, incluindo aumento no nível do mar, mudanças em padrões de precipitação resultando em enchentes e secas.
    As causas e consequências da mudança global do clima estão fortemente ligadas a estes quatro aspectos, e sua análise nos permite compreender melhor esta afirmação.
    O advento do tear a vapor, que marca o começo da Revolução Industrial, representa também o início de um aumento acelerado do consumo de combustíveis fósseis.
    Nome:Karen cristina
    Turma:6B

    ResponderExcluir
  27. Christian Robert de Oliveira – 6º A

    1) Problema atmosférico refere-se às alterações da atmosfera susceptíveis de causar impacto a nível ambiental ou de saúde humana, é efeito provocado na atmosfera por diferentes elementos, dentre eles: contaminação por gases, partículas sólidas, liquidas em suspensão, material biológico, energia, provenientes sobretudo da atividade do homem. Os problemas mais graves de contaminação do ar surgem nas cidades e áreas com um grande nível de industrialização, embora cada vez mais se generalizem por todo o planeta, fato que merece a nossa preocupação.

    2) Efeito estufa é um fenômeno natural de aquecimento térmico da Terra. É imprescindível para manter a temperatura do planeta em condições ideais de sobrevivência. Sem ele, a Terra seria muito fria, dificultando o desenvolvimento das espécies.É um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância serveve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida.
    O que se pode tornar catastrófico é a ocorrência de um agravamento do efeito estufa.Nas ultimas décadas,a concentração natural dos gases isolantes tem sido aumentada demasiadamente pela ação do homem, como a queima de combustíveis fósseis, o desmatamento e a ação das indústrias, aumentando a poluição do ar. O excesso dessa camada está fazendo que parte desses raios não consigam voltar para o espaço, provocando uma elevação na temperatura de todo o planeta, o aquecimento global. Por isso, o nome estufa é usado para descrevê-lo.
    3) O clorofluorcarbono (CFC) é um gás que ao atingir a camada de ozônio destrói as moléculas que a formam (O3), causando assim a destruição dessa camada da atmosfera. Sem essa camada, a incidência de raios ultravioletas nocivos à Terra fica sensivelmente maior, aumentando as chances de contração de câncer, catarata, entre outros problemas para a saúde do homem.

    ResponderExcluir
  28. 4) O planeta Terra está esquentando e isso é culpa do homem. O aquecimento da Terra é um fato e não apenas teoria. Prova disso é a criação de um tratado que compromete os países a reduzir a quantidade de gases de efeito estufa despejada todos os dias na atmosfera. Esse acordo ficou conhecido como Protocolo de Kyoto, nome da cidade japonesa onde aconteceram as reuniões. Além disso, Cientistas da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) confirmaram mais uma vez que o mundo está esquentando.

    5) Os dias mais quentes foram registrados durante esta última década. Esse aquecimento é causado pela liberação de gases e vapores produzidos através de queimadas nas matas, poluição provocada por carros e industrias, que são os grandes culpados disso tudo. Com isso eles destroem “camada de Ozônio“ que tem a função de proteger a terra dos raios solares. Com a destruição dessa camada a terra fica mais exposta ao sol, e conseqüentemente, a temperatura aumenta.

    6) No começo do ano cientistas da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) confirmaram mais uma vez que o mundo está esquentando. Utilizando satélites, os pesquisadores constataram que a temperatura média global aumentou 0,43ºC por década, entre os anos de 1981 e 1998. Dados de 2010 informam que somente no último século, a temperatura da Terra aumentou em 0,7º C. Parece pouco, mas esse aquecimento já está alterando o clima em todo o planeta.
    Os atuais modelos científicos prevêem que, se nada for feito, a temperatura global pode aumentar entre 1,4°C e 5,8°C até 2100. Cientistas menos otimistas acreditam que a temperatura de certas áreas do globo pode subir até 8°C no período, e que, mesmo com um corte radical na emissão de gases, os efeitos do aquecimento continuarão. Isso porque são necessárias décadas para que as moléculas dos gases que já estão na atmosfera sejam desfeitas e parem de acumular energia solar em excesso.
    7) A maioria dos cientistas que o aumento da temperatura ocasionará falta de água potável, mudanças drásticas nas condições de produção de alimentos e aumento no número de mortes causadas por inundações devido ao derretimentos das calotas polares, secas, tempestades, ondas de calor e fenômenos naturais como tufões e furacões. Outro impacto provável é a extinção de diversas espécies animais e vegetais.

    Bibliografia

    http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/geografia/geografia_trabalhos/poluicaoatmosferica.htm

    http://www.infoescola.com/geografia/efeito-estufa/

    http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/camada-de-ozonio/meio-ambiente-buraco-na-camada-de-ozonio.php

    http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=925&sid=9

    http://www.camisetadepet.com.br/blog/2010/04/dia-mundial-da-terra-hoje/

    http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/aquecimento_global/index.shtml


    Christian Robert de Oliveira – 6º A

    ResponderExcluir
  29. PROFESSOR , A ANA NÃO CONSEGUIU POSTAR PELO COMPUTADOR DELA . POR ISSO EU ESTOU POSTANDO PRA ELA .

    Problemas atmosféricos



    Problemas atmosféricos são causados pelo alto numero de gases poluentes lançados na atmosfera um problema atmosférico atual é o efeito estufa que esta esquentando cada vez mais o nosso planeta, e aumentando os problemas respiratórios.

    Efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida. O que se pode tornar catastrófico é a ocorrência de um agravamento do efeito estufa que destabilize o equilíbrio energético no planeta e origine um fenómeno conhecido como aquecimento global

    O maior número de Co2 lançado na atmosfera , pode provocar varios problemas rspiratorios para o homem, e pode agravar cada vez mais o efeito estufa, não só pode que e o que esta fazendo com efeito estufa, e com isso cada vez mais o planeta se aquece, ja nãofaz muito diferença entre as estações do ano, quases todas você sente calor ou o ar seco, e temos que nos preparar porque o pior disso ainda virá.


    Existem fatos que comprovam que a terra está se aquecendo , o fator que evidenciou este aquecimento foi á investigação da temperatura em todo o mundo desde 1860 . Dados recebidos de satélite mostram uma diminuição de 10% em áreas cobertas por neve desde os anos 60 . A área coberta por gelo no heminfério norte também diminuem 10 a 15% desde 1950.

    As causas do aquecimento global são muito pesquisadas . Existe uma parcela da comunidade científica que atribui esse fenômeno como um processo natural , afirmando que o planeta está numa faze de transição natural . No entanto , as principais atribuições ao aquecimento global são destinadas ás atividades humana , que intensificam o efeito estufa através do aumento de gases de combustíveis fosseis , como petroleo , carvão mineral e gás natural . A queima desses gases provoca um fenômeno , como se fosse uma caixa de vidro , onde a temperatura da terra se eleva significativamente.



    Conforme cientistas do Painel Intergovernamental em Mudança do Clima (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), o século XX foi o mais quente dos últimos cinco séculos, com aumento médio na temperatura entre 0,3ºC a 0,6ºC. Esse aumento pode parecer insignificante, mas é o suficiente para modificar todo o clima de uma região e desencadear vários desastres ambientais. Existem modelos climáticos referenciados pelo IPCC que projetam o aumento na temperatura da superfície entre 1,1 e 6,4ºC entre 1990 e 2100.

    O aquecimento global implica diretamente na vida do ser humano, em seus hábitos, rotinas e em tudo que envolve a vida humana, seja saúde, economia e principalmente meio ambiente. Com a elevação da temperatura da superfície da terra, a agricultura, que em alguns casos pode ter conseqüências positivas, sofre mudanças que implicam em adaptações para que continuem existindo, isto por si só causa um desequilíbrio no meio ambiente, desencadeando aparecimento de pragas e outras conseqüências ligadas a economias locais e regionais.

    ASS: Ana Luiza Lobo

    Turma :6 ano B

    Professor : Alberto

    ResponderExcluir
  30. Trabalho de geografia
    Problemas atmosféricos são gerados pela poluição da atmosfera gerado pelos gases lançados . Eles ocorrem guando a queimadas , guando ligamos o caro , quando as fabricas lançam gases diretamente na atmosfera.
    O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar é refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa é natural pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida.
    A liberação de clorofluorcarbono na atmosfera pode causar varias consequenciais como câncer de pele , desequilíbrio para no clima e descongelamento de geleiras nos polos.
    O planeta Terra esta esfriando . Isso é fato ,pois com o aumento da poluição atmosférica as geleiras estão se derretendo aumentando os níveis dos mares , fazendo como a temperatura diminui.
    Mudanças climáticas ocorrem devido a fatores internos e externos. Fatores internos são aqueles associados à complexidade derivada do facto dos sistemas climáticos serem sistemas caóticos não lineares. Fatores externos podem ser naturais ou antropogênicos .O principal fator externo natural é a variabilidade da radiação solar, que depende dos ciclos solares e do facto de que a temperatura interna do sol vem aumentando. Fatores antropogênicos são aqueles da influência humana levando ao efeito estufa, o principal dos quais é a emissão de sulfatos que sobem até a estratosfera causando depleção da camada de ozônio (fonte: IPCC Cientistas concordam que fatores internos e externos naturais podem ocasionar mudanças climáticas significativas. No último milénio dois importantes períodos de variação de temperatura ocorreram: um período quente conhecido como Período Medieval Quente e um frio conhecido como Pequena Idade do Gelo. A variação de temperatura desses períodos tem magnitude similar ao do atual aquecimento e acredita-se terem sido causados por fatores internos e externos somente. A Pequena Idade do Gelo é atribuída à redução da atividade solar e alguns cientistas concordam que o aquecimento terrestre observado desde 1860 é uma reversão natural da Pequena Idade do Gelo ( Fonte: The Skeptical Environmentalist).Entretanto grandes quantidades de gases tem sido emitidos para a atmosfera desde que começou a revolução industrial, a partir de 1750 as emissões de dióxido de carbono aumentaram 31%, metano 151%, óxido de nitrogênio 17% e ozônio tropos feérico 36% (Fonte IPCC).A maior parte destes gases são produzidos pela queima de combustíveis fósseis. Os cientistas pensam que a redução das áreas de florestas tropicais tem contribuído, assim como as florestas antigas, para o aumento do carbono. No entanto florestas novas nos Estados Unidos e na Rússia contribuem para absorver dióxido de carbono e desde 1990 a quantidade de carbono absorvido é maior que a quantidade liberada no desflorestamento. Nem todo dióxido de carbono emitido para a atmosfera se acumula nela, metade é absorvido pelos mares e florestas.

    ResponderExcluir
  31. Segundo o Quarto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (2007), a temperatura na superfície terrestre aumentou 0,74 ± 0,18 °C durante o século XX.A maior parte do aumento de temperatura observado desde meados do século XX foi causada por concentrações crescentes de gases do efeito estufa, como resultado de atividades humanas como a queima de combustíveis fósseis e a desflorestamento , O escurecimento global, uma consequência do aumento das concentrações de aerossóis atmosféricos que bloqueiam parte da radiação solar antes que esta atinja a superfície da Terra, mascarou parcialmente os efeitos do aquecimento induzido pelos gases de efeito de estufa. Modelos climáticos referenciados pelo IPCC projetam que as temperaturas globais de superfície provavelmente aumentarão no intervalo entre 1,1 e 6,4 °C entre 1990 e 2100.
    Derretimento das geleiras e por consequência o aumento nos níveis dos oceanos .Eventos naturas mais violentos : Tornados , El Nino , Furacões , Inundações. Mudança nas estações Climáticas .Podemos evitar sair de carro sem necessidade, Evitar comprar produtos que contenham cfc como agente aerossol. Economizar energia elétrica , pois só 80% da energia produzida no brasil é de hidroelétricas o restante vem de usinas termoelétricas ( Queima de carvão e bagaço de cana ) que poluem a o ar. Plantar algumas arvores em nossa comunidade. E brigar para que os nossos governantes invistam mais em qualidade de vida e transporte.

    Nome: João Pedro Martins Lima Pacheco.
    Turma: 6ºano-B

    ResponderExcluir
  32. professor alberto não estou conseguindo postar o meu texto parece que esta grande demais o que eu faço ?
    Ja fiz ele
    ana carolina 6º ano - A

    ResponderExcluir
  33. Atualmente,no mundo,os problemas atmosféricos prejudicam a sociedade.
    Um problema atmosférico que está prejudicando nosso planeta é o efeito estufa.Este efeito está sendo causado por raios ultravioletas do Sol.Felizmente temos a camada que envolve e protege o nosso planeta.
    Mas, um gás,prejudicou essa camada,deixando um grande buraco nela.Esse gás é chamada CFCs
    No ultimo século,devido ao desenvolvimento industrial,foram utilizados produtos que emitem clorofluorcarbono. Um gás que ao atingir a camada de osônio,destroi as moléculas que a formam.Com este buraco na camjada,os raios do Sol atingem com mais incidência à terra,e isto pode causar um grande aumento de câncer de pele.E este fenômeno é natural.
    Por causa do efeito estufa o planeta esta cada vez mais se aquecendo.A prova disto e o derretimento de geleiras,queimadas nas florestas,o aumento da temperatura,etc.E o que contrubui isto e o aumento de poluição nas ruas,as queimadas,gazes de fabricas sendo lançados na atmósfera,o desmatamento,entre outros.
    Por isso a temperatura da terra efetivamnete aumentou para 0,74 0,18 C,durante o século XX.
    Com o aumento da temperatura na superficie da terra,aumentam tambem as secas, o aumento do nivel do mar,praias inundadas,derretimentos de geleiras,etc.
    Por isso o homem precisa se consientizar e fazer o bem necessário para o nosso planeta e todo ser vivo.

    ASS:Sara Ribeiro 6 ANO A

    ResponderExcluir
  34. PROBLEMAS ATMOSFERICOS


    -Um dos principais problemas atmosféricos é o efeito estufa, ocasionado pela queima excessiva de combustíveis fosseis e o intenso desmatamento, que faz aumentar a concentração de gás carbônico na atmosfera. Além disso, há a diminuição da camada de ozônio.

    -O efeito estufa é um fenômeno natural, ele mantém a Terra aquecida ao impedir que os raios solares sejam refletidos para os espaço e que o planeta perca seu calor, sem ele a Terra teria temperaturas medias abaixo de 10ºC negativos. O que vem ocorrendo e o aumento do efeito estufa causado pelas intensas atividades humanas, sendo a principal delas a liberação de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera. Ele é um dos gases que naturalmente contribuem para a o efeito estufa normal do planeta, mas que agora com seu aumento na atmosfera pode intensificar esse efeito, levando a uma aquecimento maior do planeta.

    -A liberação de clorofluorcarbono pode causar problemas serisimos para como problemas na respiração e pode ate matar uma pessoa

    -A terra esta aquecendo,isto é um fato e uma prova disto é o derretimento das geleiras .

    ResponderExcluir
  35. -O aquecimento global é um fenômeno climático que pode causar :aumento da temperatura média da superfície da Terra,derretimento das geleiras e por consequência o aumento nos níveis dos oceanos, Mudança nas estações Climáticas.

    -Conforme cientistas do Painel Intergovernamental em Mudança do Clima (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), o século XX foi o mais quente dos últimos cinco séculos, com aumento médio na temperatura entre 0,3ºC a 0,6ºC. Esse aumento pode parecer insignificante, mas é o suficiente para modificar todo o clima de uma região e desencadear vários desastres ambientais. Existem modelos climáticos referenciados pelo IPCC que projetam o aumento na temperatura da superfície entre 1,1 e 6,4ºC entre 1990 e 2100.
    -As mudanças climáticas afetarão a saúde de várias formas: diretamente, com efeitos físicos de eventos meteorológicos extremos, como ondas de calor, inundações; e indiretamente, com aumento da insegurança alimentar, efeitos nas populações de vetores de doenças, entre outros. Destaco o caráter pioneiro do estudo pelo seu tema e por sua abrangência. Ao que me consta, nenhum país em desenvolvimento fez um estudo desse tipo, de caráter multidisciplinar. Esse estudo servirá como base sólida para estudos posteriores, visando atualizações. O estudo foi capaz de mostrar os impactos negativos futuros da mudança do clima na economia e na sociedade brasileira.


    O tema abordado é extremamente importante pois envolve todos os seres, e eu pessoalmente acho os problemas atmosféricos não são tão valorizados quanto deveriam ser .

    Raquel Ventura 6° B

    ResponderExcluir
  36. Um aumento nas temperaturas globais pode, em contrapartida, causar outras alterações, incluindo aumento no nível do mar, mudanças em padrões de precipitação resultando em enchentes e secas.[4] Espera-se que o aquecimento seja mais intenso no Ártico, e estaria associado ao recuo das geleiras, permafrost e gelo marinho. Outros efeitos prováveis incluem alterações na frequência e intensidade de eventos meteorológicos extremos, extinção de espécies e variações na produção agrícola. O aquecimento e as suas consequências variarão de região para região, apesar da natureza destas variações regionais ser incerta.[5] Outra ocorrência global concomitante[6][7] com o aquecimento global que já se verifica e que se prevê continuar no futuro, é a acidificação oceânica, que é também resultado do aumento contemporâneo da concentração de dióxido de carbono atmosférico.
    Formação e decomposição do ozono (O3)
    Para haver um equilíbrio na atmosfera é necessário que a velocidade de formação e de decomposição, da camada de ozono, seja igual. Contudo tem-se vindo a verificar, que as quantidades de ozono têm vindo a diminuir. Os responsáveis principais responsáveis por este fenómeno são as emissões de CFCs para a atmosfera, que vão actuar na estratosfera como catalisadores na decomposição do ozono. São os radicais de cloro , que derivam dos CFCs, que são os culpados por este fenómeno. Os CFCs são derivados halogenados, que têm uma grande volatilidade e estabilidade química, que lhes permite atravessar a troposfera e atingir a estratosfera intactos. As intensas radiações UV neste local vão provocar a fotodissociação da molécula dando origem aos radicais de cloro
    O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida.
    A poluição atmosférica refere-se às alterações da atmosfera susceptíveis de causar impacto a nível ambiental ou de saúde humana, através da contaminação por gases, partículas sólidas, liquidas em suspensão, material biológico ou energia. A adição dos contaminantes pode provocar danos directamente na saúde humana ou no ecossistema, podendo estes danos ser causados por elementos resultantes dos contaminantes.Para além de prejudicar a saúde, pode igualmente reduzir a visibilidade, diminuir a intensidade da luz ou provocar odores desagradáveis.
    A maior parte do aumento de temperatura observado desde meados do século XX foi causada por concentrações crescentes de gases do efeito estufa, como resultado de atividades humanas como a queima de combustíveis fósseis e a desflorestação. O escurecimento global, uma consequência do aumento das concentrações de aerossois atmosféricos que bloqueiam parte da radiação solar antes que esta atinja a superfície da Terra, mascarou parcialmente os efeitos do aquecimento induzido pelos gases de efeito de estufa.
    Um aumento nas temperaturas globais pode, em contrapartida, causar outras alterações, incluindo aumento no nível do mar, mudanças em padrões de precipitação resultando em enchentes e secas. Espera-se que o aquecimento seja mais intenso no Ártico, e estaria associado ao recuo das geleiras, permafrost e gelo marinho. Outros efeitos prováveis incluem alterações na frequência e intensidade de eventos meteorológicos extremos, extinção de espécies e variações na produção agrícola. O aquecimento e as suas consequências variarão de região para região, apesar da natureza destas variações regionais ser incerta. Outra ocorrência global concomitante com o aquecimento global que já se verifica e que se prevê continuar no futuro, é a acidificação oceânica, que é também resultado do aumento contemporâneo da concentração de dióxido de carbono atmosférico.

    ResponderExcluir
  37. Os problemas Atmosféricos


    Os problemas atmosféricos são mudanças na atmosfera que causam impactos no nível
    ambiental ou de saúde humana.
    Existem varios contaminadores da atmosfera como fabricas (que liberam um alto nivel de fumaça que polui a atmosfera),centrais termo eletricas,veiculos (que também liberam fumaça pelos canos de descarga),etc. Ou pode ser uma poluição natural como incendios florestais ou poeiras dos desertos.

    O efeito estufa tem colaborado com o aumento da temperatura no globo terrestre nas últimas décadas. Mas o aumento dele causado pela grande emissão do gás carbônico pelas industrias, veículos, queima de combustíveis fosseis, entre outros faz com que aconteça vários problemas ambientais como: derretimento de geleiras aumentando o nível do mar fazendo com que cidades litorâneas deixem de existir, espécies de animais e vegetais entraram em extinção, redução de alimento no planeta, etc.

    O gás CFC ou clorofluorcarboneto é um gás que não polui o solo porque não é tóxico.
    Porém esse gás tem a possibilidade de se deslocar para as camadas superiores do ar,se decompondo com outro gases,formando uma substancia que destrói a camada de ozonio fazendo com que os raios ultravioletas penetrem na Terra , causando um indice maior de cancer de pele.

    Aquecendo.Fato pois diversas pesquisas confirmam o aumento da temperatura média global. Conforme cientistas do Painel Intergovernamental em Mudança do Clima (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), o século XX foi o mais quente dos últimos cinco.

    As principais atribuições para o aquecimento global são relacionadas às atividades humanas, que intensificam o efeito de estufa através do aumento na queima de gases de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural. A queima dessas substâncias produz gases como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e óxido nitroso (N2O), que retêm o calor proveniente das radiações solares, como se funcionassem como o vidro de uma estufa de plantas, esse processo causa o aumento da temperatura. Outros fatores que contribuem de forma significativa para as alterações climáticas são os desmatamentos e a constante impermeabilização do solo.

    Com o aquecimento global a temperatura da Terra subiu variando de 0,3°C e 0,6°C. Esse aumento pode parecer insignificante, mas é suficiente para modificar todo clima de uma região e afetar profundamente a biodiversidade, desencadeando vários desastres ambientais e isso não é tudo, pois a temperatura média do planeta poderá subir de 1,8ºC a 4ºC até 2100, provocando um aumento do nível dos oceanos de 18 a 59 cm, inundações e ondas de calor mais freqüentes, além de ciclones mais violentos durante mais de um milênio de acordo com a pesquisa do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês), da ONU (Organização das Nações Unidas).

    Devido aos efeitos potenciais sobre a saúde humana, economia e meio ambiente o aquecimento global tem sido fonte de grande preocupação. Algumas importantes mudanças ambientais tem sido observadas e foram ligadas ao aquecimento global. Os exemplos de evidências secundárias citadas abaixo (diminuição da cobertura de gelo, aumento do nível do mar, mudanças dos padrões climáticos) são exemplos das conseqüências do aquecimento global que podem influenciar não somente as atividades humanas, mas também os ecossistemas. Aumento da temperatura global permite que um ecossistema mude; algumas espécies podem ser forçadas a sair dos seus habitats (possibilidade de extinção) devido a mudanças nas condições enquanto outras podem espalhar-se, invadindo outros ecossistemas.

    ResponderExcluir
  38. Os Problemas Atmosféricos

    problemas atmosféricos são Problemas que o homem causa a natureza como a poluição o efeito estufa entre outros; O ser humano lança gases tóxicos que prejudica o meio ambiente o ar e pode até nos prejudicar um exemplo de gás é o combustíveis fosseis e o intenso
    O efeito estufa em excesso é um desses problemas processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como conseqüência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância, pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida.
    O CFC pode ser considerado um grande risco a vida pois é um composto químico gasoso, cuja molécula é composta dos átomos dos elementos cloro, flúor e carbono, de onde vêm suas iniciais. Constitui um gás de alto poder refrigerante, por isso muito usado na indústria (geladeiras e condicionadores de ar). Também constituem um dos principais componentes na produção de espumas, como as caixinhas de sanduíches em lanchonetes. Originariamente, era utilizado em larga escala como um gás propelente de recipientes aerossóis; este uso está praticamente banido pelos seus comprovados efeitos danosos à camada de ozônio. Existem diversos programas em todo o mundo para banimento total do uso de CFCs até o início do século XXI, devido a tais efeitos. Atualmente já começaram a ser fabricadas geladeiras e outros dispositivos refrigeradores que não utilizam CFCs. (2) Substâncias presentes, em grande escala, nos aerossóis, cuja utilização é bastante nociva à camada de ozônio. A sigla está relacionada à composição da substância cloro-flúor-carbono.
    Ele destrói a camada de ozônio e sem ela nós não sobrevivemos
    devido ao aquecimento global o planeta esta se esquentando,são fatos
    --
    Poluição do ar e da água, Desmatamento, queimadas entre outros.
    Às vésperas da Conferência da ONU sobre mudanças climáticas, em Copenhague, especialistas alertam para um aumento de 4 graus na temperatura média do planeta, antes de 2100 --algo "muito provável", segundo eles. Esse percentual acarretaria fenômenos como a redução da Amazônia, inundações na Ásia, incêndios na Austrália e o êxodo de milhões de pessoas, estimam.

    Problemas que o aquecimento pode causar a

    Saúde: haverá mais desidratamento não só fora do corpo mais também dentro

    Economia: se continuar assim também vão ter que gastar mais dinheiro nos postos de saúde e ne hospitais.

    Meio ambiente: poderá haver um grande aumento de queimadas.

    Postado por: Andréia

    O ano ta acabando né Alberto pelo menos meu trabalho ta aí bye até +

    ResponderExcluir
  39. Vamos falar sobre a Poluição atmosférica que significa uma liberação de gases, direto ou indiretamente, de substâncias ou energia para o ar, resultando em efeitos prejudiciais de modo a pôr em perigo a saúde humana, danos nos recursos vivos e nos ecossistemas assim como nos bens materiais, pôr em risco ou prejudicar os valores estéticos e as outras legítimas utilizações do ambiente.
    A influência dos contaminantes, ou substâncias poluentes, no grau de poluição depende da sua composição química, Concentração na massa de ar ou mesmo dependendo das condições climatéricas, que podem influenciar a sua dissipação, ou os mecanismos reaccionais que podem dar origem a novos poluentes
    São liberados por industrias e carros entre outros do tipo,como:
    -Industrias de ferro
    -De ouro
    -E o mercurio usado pelos garimperos para separar o ouro das impurezas
    ------------------------------------------------
    Agora outro problema e o efeito estufa que em exesso faz mal,masno nivel certo faz muito bem,
    vou explicar:
    É porque ele é a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante. A atmosfera é altamente transparente à luz solar, porém cerca de 35% da radiação que recebemos vai ser refletida de novo para o espaço, ficando os outros 65% retidos na Terra.Mas quando esse efeito é feito em exesso o calor fica demais até ficar insuportavel.Esse emais um problema feito pela sociedade antrópica.
    ------------------------------------------------
    Os gases CFCs eram geralmente usado em aerosois, mas tinham uma reação de transformar o ozonio em oxigenio e causar buracos na atmosfera gerando inumeros problrmas para a natureza.
    ------------------------------------------------
    Existem fatos que comprovam que a terra está se aquecendo , o fator que evidenciou este aquecimento foi á investigação da temperatura em todo o mundo, O aquecimento da Terra é um fato e não apenas teoria. Prova disso é os paises se unindo para tratar sobre esses assuntos.
    ------------------------------------------------
    Existem varias ações que contribuem para o aquecimento global,no entanto , as principais atribuições ao aquecimento global são destinadas ás atividades humana , que intensificam o efeito estufa através do aumento de gases de combustíveis fosseis , como petroleo , carvão mineral e gás natural . A queima desses gases provoca um fenômeno , como se fosse uma caixa de vidro , onde a temperatura da terra se eleva significativamente.
    ------------------------------------------------ A previsão é de que até o ano de 2100 as temperaturas estarão destinadas a aumentarem até seis graus, o que poderia trazer conseqüências devastadoras.a temperatura média do planeta subirá de 1,8ºC a 4ºC até 2100 (3ºC em média);e tambem os furacões e ciclones terão mais força
    ------------------------------------------------
    A temperatura pode subir mas com os efeitos do ar frio e ar quente a saude sera prejudicada e tambem com o calor o volume de ar condicionado irá aumentar e a umidade do ar sera bem baixa.
    ------------------------------------------------
    NOME:Raphael Augusto Homem Tavares
    SERIE:6ªB

    ResponderExcluir
  40. Moçada,

    Alguns avisos!!!

    Para aqueles que estão copiando dos colegas, estes terão uma avaliação bem diferente, além de uma conversa séria. Peço que confiram o roteiro da atividade no início do post. Ainda a tempo de remover e refazer. A nota poderá não ser tão agradável. Consequência de sua atitude.

    Os alunos que não conseguiram postar por ultrapassar o número de caracteres, podem postar de duas vezes, como alguns alunos fizeram.

    Outra coisa, vocês estão postando como questionário e não é bem isso que solicitei na atividade. O questionário é apenas para ajudar vocês na elaboração do texto. Outros estão juntando as respostas do questionário. Atenção, levarei tudo isso em consideração na avaliação.

    Para quem deixou para a última hora, ATENÇÃO ao horário final. PROGRAMEM-SE, antecipem todo e qualquer imprevisto.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  41. A poluição gerada nas cidades de hoje são resultado, principalmente, da queima de combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo ( gasolina e diesel ). A queima destes produtos tem lançado uma grande quantidade de monóxido de carbono e dióxido de carbono (gás carbônico) na atmosfera. Estes dois combustíveis são responsáveis pela geração de energia que alimenta os setores industrial, elétrico e de transportes de grande parte das economias do mundo. Por isso, deixá-los de lado atualmente é extremamente difícil.
    O Efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como conseqüência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida. Este fenômeno se torna um problema ambiental, quando a emissão de gases do efeito estufa (como o gás carbônico, o metano e o óxido nitroso), é intensificada pelas atividades humanas, causando um acréscimo da temperatura média da Terra, conhecido como Aquecimento Global.
    A concentração de gás carbônico ou dióxido de carbono (CO2) na atmosfera cresceu principalmente pelo uso de combustíveis fósseis (carvão, petróleo, gás natural) em termelétricas, indústrias, automóveis e também pela devastação e queima de florestas. O CO2 é o gás que mais contribui para o aquecimento global. O gás carbônico emitido hoje permanece na atmosfera por um longo relativo tempo (cerca de 100 anos).
    Temos também outro gás: o clorofluorcarbono, é um gás que ao atingir a camada de ozônio destrói as moléculas que a formam (O3), causando assim a destruição dessa camada da atmosfera. Sem essa camada, a incidência de raios ultravioletas nocivos à Terra fica sensivelmente maior, aumentando as chances do câncer.
    Ana carolina 6º ano - A

    ResponderExcluir
  42. Continuação do texto acima

    Nas últimas décadas tentou-se evitar ao máximo a utilização do clorofluorcarbono e, mesmo assim, o buraco na camada de ozônio continua aumentando, preocupando a população mundial. As tentativas de se diminuir a produção do clorofluorcarbono, devido à dificuldade de se substituir esse gás, principalmente nos refrigeradores, fez com que o buraco continuasse aumentando, prejudicando cada vez mais a humanidade. De qualquer forma, temos que evitar ao máximo a utilização desse gás, para que possamos garantir a sobrevivência de nossa espécie.
    Com a emissão desses gases na atmosfera a temperatura global média aumentou 0,74ºC entre 1906 e 2005. Os anos mais quentes ocorreram de 1995 para cá. Segundo o relatório de pesquisas dos cientistas do IPCC - Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas:
    - não restam dúvidas de que o aquecimento do planeta está sendo provocado pela ação humana;
    - a temperatura média do planeta subirá de 1,8ºC a 4ºC até 2100 (3ºC em média);
    - furacões e ciclones terão mais força;
    - as áreas de seca devem se expandir;
    - teremos ondas de calor mais intensas, mais inundações;
    - o nível do mar deve aumentar entre 20 e 60 centímetros até o fim do século, sem levar em conta os efeitos prováveis do degelo dos pólos;
    - metade de todas as espécies animais estarão sob risco de extinção no fim do século 21.
    O possível impacto do aquecimento global no Brasil previsto por pesquisadores brasileiros do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) :
    - Nos próximos anos, as regiões Sul e Sudeste vão sofrer com chuvas e inundações cada vez mais freqüentes.
    - A floresta Amazônica pode perder 30% da vegetação, por causa de um aumento na temperatura que vai de 3ºC a 5,3ºC até 2100.
    - No Nordeste, até o fim do século, a variação deve ficar entre 2ºC e 4ºC.
    - O nível do mar deve subir 0,5 metro nas próximas décadas e 42 milhões de pessoas podem ser afetadas.
    - O aumento na temperatura no Centro-Sul do país deve ser de 2ºC a 3ºC, aumentando a força das tempestades.


    O Brasil precisa de um plano nacional de mudanças climáticas englobando vulnerabilidade, impactos e adaptação.

    Ana Carolina 6º ano - A

    ResponderExcluir
  43. Um dos principais problemas atmosféricos é o efeito estufa, ocasionado pela queima excessiva de combustíveis fosseis e o intenso desmatamento, que faz aumentar a concentração de gás carbônico na atmosfera. Além disso, há a diminuição da camada de ozônio.
    Os poluentes atmosféricos estão retendo uma parte dessa radiação que seria refletida para o espaço, em condições normais. Essa parte retida causa um importante aumento do aquecimento global
    -
    O Aquecimento global é um fenômeno climático de larga extensão—um aumento da temperatura média superficial global que vem acontecendo nos últimos 150 anos. Entretanto, o significado deste aumento de temperatura ainda é objecto de muitos debates entre os cientistas. Causas naturais ou provocadas pelo homem têm sido propostas para explicar o fenômeno.
    -
    A camada de ozônio é uma capa desse gás que envolve a Terra e a protege de vários tipos de radiação, sendo que a principal delas, a radiação ultravioleta, é a principal causadora de câncer de pele. No último século, devido ao desenvolvimento industrial, passaram a ser utilizados produtos que emitem clorofluorcarbono (CFC), um gás que ao atingir a camada de ozônio destrói as moléculas que a formam (O3), causando assim a destruição dessa camada da atmosfera.
    -
    Os dias mais quentes foram registrados durante esta última década. A previsão é de que até o ano de 2100 as temperaturas estarão destinadas a aumentarem até seis graus, o que poderia trazer conseqüências devastadoras.
    Os cientistas dizem que alguns fenômenos naturais como erupções vulcânicas possuem um efeito temporário sobre o clima. Porém, afirmam também que o clima está sofrendo mudanças por causa do aquecimento global outras mudanças também como o deretimento das geleiras.
    -

    ResponderExcluir
  44. PROFESSOR , EU JÁ HAVIA POSTADO O TEXTO DA ANA PRA ELA , SÓ QUE ELA PEDIU PARA EU POSTAR OUTRO PORQUE ELA TINHA FEITO UMA COISA ERRADA .



    Problemas atmosféricos







    Problemas atmosféricos são causados pelo alto numero de gases poluentes lançados na atmosfera um problema atmosférico atual é o efeito estufa que esta esquentando cada vez mais o nosso planeta, e aumentando os problemas respiratórios.



    Efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida. O que se pode tornar catastrófico é a ocorrência de um agravamento do efeito estufa que destabilize o equilíbrio energético no planeta e origine um fenómeno conhecido como aquecimento global



    O maior número de Co2 lançado na atmosfera , pode provocar varios problemas rspiratorios para o homem, e pode agravar cada vez mais o efeito estufa, não só pode que e o que esta fazendo com efeito estufa, e com isso cada vez mais o planeta se aquece, ja nãofaz muito diferença entre as estações do ano, quases todas você sente calor ou o ar seco, e temos que nos preparar porque o pior disso ainda virá.





    Existem fatos que comprovam que a terra está se aquecendo , o fator que evidenciou este aquecimento foi á investigação da temperatura em todo o mundo desde 1860 . Dados recebidos de satélite mostram uma diminuição de 10% em áreas cobertas por neve desde os anos 60 . A área coberta por gelo no heminfério norte também diminuem 10 a 15% desde 1950.



    As causas do aquecimento global são muito pesquisadas . Existe uma parcela da comunidade científica que atribui esse fenômeno como um processo natural , afirmando que o planeta está numa faze de transição natural . No entanto , as principais atribuições ao aquecimento global são destinadas ás atividades humana , que intensificam o efeito estufa através do aumento de gases de combustíveis fosseis , como petroleo , carvão mineral e gás natural . A queima desses gases provoca um fenômeno , como se fosse uma caixa de vidro , onde a temperatura da terra se eleva significativamente.







    Conforme cientistas do Painel Intergovernamental em Mudança do Clima (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), o século XX foi o mais quente dos últimos cinco séculos, com aumento médio na temperatura entre 0,3ºC a 0,6ºC. Esse aumento pode parecer insignificante, mas é o suficiente para modificar todo o clima de uma região e desencadear vários desastres ambientais. Existem modelos climáticos referenciados pelo IPCC que projetam o aumento na temperatura da superfície entre 1,1 e 6,4ºC entre 1990 e 2100.



    O aquecimento global implica diretamente na vida do ser humano, em seus hábitos, rotinas e em tudo que envolve a vida humana, seja saúde, economia e principalmente meio ambiente. Com a elevação da temperatura da superfície da terra, a agricultura, que em alguns casos pode ter conseqüências positivas, sofre mudanças que implicam em adaptações para que continuem existindo, isto por si só causa um desequilíbrio no meio ambiente, desencadeando aparecimento de pragas e outras conseqüências ligadas a economias locais e regionais.





    Hoje é muito iecimento , mportante adquirir esse conhecimento porque ele esta tendo lugar na sociedade e mudando muito a rotina de varia empresas.



    ASS: Ana Luiza Lobo



    Turma :6 ano B



    Professor : Alberto

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  46. 1) A poluição é geralmente encontrado em cidades pré-industriais, onde as pessoas queimam madeira e trabalham em artesanato e indústria. Já no século V a.C., Hipócrates observa o efeito dos alimentos, da ocupação e, sobretudo, do clima nas doenças, escrevendo o livro Ar, água e lugares, onde fala da importância do clima, as diferente propriedades do ar em função de diferentes ventos e da qualidade do ar e da água.As fábricas, carros, ônibus e etc, liberam muitos gases poluentes na atmosfera gerando em muita poluição.

    2) O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida.É algo provocado pela sociedade antrópica.

    3) A camada de ozônio é uma "capa" de gás que envolve a Terra e a protege de várias radiações, sendo que a principal delas, a radiação ultravioleta, é a principal causadora de câncer de pele. Devido ao desenvolvimento industrial, passaram a ser utilizados produtos que emitem clorofluorcarbono, um gás que ao atingir a camada de ozônio destrói as moléculas que a formam (O3), causando assim a destruição dessa camada da atmosfera. Sem essa camada, a incidência de raios ultravioletas nocivos à Terra fica sensivelmente maior, aumentando as chances do câncer.

    4) Aquecendo,teorias.

    5) A fumaça liberada pelas fábricas, carros, ônibus, etc.

    6) Modelos climáticos referenciados pelo IPCC projetam que as temperaturas globais de superfície provavelmente aumentarão no intervalo entre 1,1 e 6,4 °C entre 1990 e 2100.

    7)Aquecimento das geleiras aumentando o risco de inundações, terremotos, etc.

    ResponderExcluir
  47. Problemas atmosféricos são problemas que causa certo desiquilíbrio na atmosfera do planeta. A poluição lançada no ar pelas indústrias é um dos tipos de problemas atmosféricos.
    A liberação de clorofluorcarbono na atmosfera atinge a camada de ozônio, destruindo-a, deixando o homem mais exposto aos raios ultra violeta do sol, que podem causar um série de doenças de pele.
    O clima no planeta Terra está mudando. As estações (verão, inverno, primavera e outono) não são mais definidas com suas respectivas características climáticas, e de acordo com pesquisas dos institutos de meteorologia e órgãos competentes a tendência é o Planeta Terra ficar mais quente com o passar dos anos.
    Um dos fatores que mais contribuem para o aquecimento global é a emissão de gases como CO2, que normalmente são emitidos pelas indústrias como refinarias de petróleo e siderúrgicas.
    A influência da temperatura nas emissões naturais de carbono é utilizada como argumento pelos que se negam a reconhecer que o aumento médio de 0,8º C registrado desde 1850 é devido, principalmente, à atividade humana. Este estudo demonstra o contrário.
    Segundo os cálculos realizados por David Frank, do Instituto de Pesquisas Suíço, e sua equipe, um aumento de um grau no termômetro leva a um aumento moderado da concentração de dióxido de carbono, de entre 1,7 e 21,4 partículas por milhão (ppm), com um nível médio de 7,7 ppm.
    Estudo publicado na revista “Science” mostra que o impacto do aumento da temperatura global no final do últimos 20 anos do século XXI (2080-2100) terá um impacto dramático na agricultura. Segundo os autores do estudo, David. S. Battisti, da Universidade de Washington, e Rosamond Naylor, da Universidade de Stanford, ambas nos Estados Unidos, haverá locais no planeta com grande excesso de produção de alimentos e outros com uma escassez medonha.
    A humanidade parece que está mais sensível aos problemas atmosféricos e está comprometida para minimizá-los através de ações conscientes e pró-ativas.
    Um exemplo disso é que atualmente as empresas de construções civis estão adotando a utilização de materiais que causam menor impacto ambiental. Em caso de desflorestamento, estas empresas são instruídas pelo órgão ambiental a replantar a mesma quantidade de árvores.

    Aluno: Thomas Vieira, 6A.

    ResponderExcluir
  48. Poluição atmosférica significa uma introdução antropogénica, directa ou indirectamente, de substâncias ou energia para o ar, resultando em efeitos prejudiciais de modo a pôr em perigo a saúde humana, danos nos recursos vivos e nos ecossistemas assim como nos bens materiais, pôr em risco ou prejudicar os valores estéticos e as outras legítimas utilizações do ambiente.São exemplos o aumento do efeito estufa,furos na camada de ozônio etc.
    Efeito Estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço.O Efeito Estufa é um processo completamente natural,mas muitas pessoas pensam que não é
    Quando começou a ser utilizado, o freon, o mais conhecido CFC, parecia a solução perfeita aos problemas da refrigeração, por não se dividir e não causar danos ao seres vivos, muito melhor que o produto anteriormente utilizado, a amônia. Porém, atualmente descobriu-se que os CFC sofrem fotólise quando submetidos à radiação UV, ultravioleta, dividindo-se na altura da camada de ozônio onde a presença desse raios são constantes. O Radical Livre Cloro que se forma, logo reage com o Ozônio, o decompondo em O2 e monóxido de cloro
    O CℓO então pode reagir com outra molécula de O3, formando duas moléculas de O2 e deixando o Radical Livre Cℓ pronto para repetir o ciclo reacional:
    O Ciclo prossegue até que o cloro se ligue a uma substância diferente de O3 que forme uma substância resistente à fotólise ou uma substância mais densa (que leve o Cℓ da camada de ozônio para uma mais baixa):
    (O2). Esse fenômeno causa a destruição na camada de ozônio, o que aumenta a entrada de raios UV na atmosfera causando grandes problemas como o câncer de pele, catarata, diminuição do fitoplâncton e redução das colheitas.
    A Ciência admite que o aquecimento está acontecendo independentemente da vontade humana, mas há claros indícios de que, no caso atual, o homem está acelerando o processo natural, com sua atividade e interferência. O resultado desta interferência é desconhecido,Ciência também admite que os períodos de glaciação são o estado normal de nosso planeta e que estes duram aproximadamente 100.000 anos. Os períodos interglaciais, ou seja, os períodos de tempo entre uma glaciação e outra, são períodos de exceção, que duram aproximadamente de 10.000 a 12.000 anos. A última idade do gelo ou glaciação terminou há cerca de 12.000 anos e nesse período, ocorreu toda a história da existência humana ou a história do “homo sapiens” como o conhecemos hoje. Isto implica afirmar que o atual período interglacial é diferente dos anteriores, pois neste o planeta está sendo vítima da ação humana.Um dado relacionado às glaciações é o aumento da atividade vulcânica no fundo dos mares e nas placas continentais, os quais lançam grande volume de gases em consequência da fusão das rochas em altas temperaturas. O CO2 e o SO2 são os principais gases resultantes dessas reações e contribuem sobremaneira para o efeito-estufa.
    Emissão de gases-estufa na atmosfera,o desmatamento,e as queimadas,são fatores que contribuem para o aquecimento global

    ResponderExcluir
  49. temos, de 1850 a 2005, um aumento de 0,76ºC na temperatura média terrestre e uma elevação de 160 mm no nível médio do mar. Registra-se também uma redução de 1,8 milhão de km² na cobertura de neve no hemisfério norte. Segundo esse relatório, entre 2071 e 2100 a temperatura pode variar entre 4 e 8ºC na
    Amazônia, para o cenário A2, e 3 e 5ºC para o cenário B2, com grande variabilidade
    espacial. Para a região Nordeste o aquecimento pode chegar a 4ºC no cenário pessimista A2
    e de 2 a 3ºC no cenário otimista B2. No cenário A2 o aquecimento no Centro-Oeste e
    Sudeste pode variar entre 4 e 6ºC, enquanto que o cenário B2 apresenta valores entre 2 e
    3ºC. No Sul o cenário A2 sugere aquecimento da ordem de 3 a 4ºC no cenário A2 e entre 2
    e 3ºC no cenário B2. Ainda que o aquecimento seja maior na região tropical da América do
    Sul para os vários modelos regionais utilizados, as projeções destes modelos diferem sobre
    onde se dá o maior aquecimento (acima de 8ºC): na Amazônia Oriental ou na Amazônia
    Ocidental, dependendo do modelo regional utilizado

    Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas;
    - Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra;
    - Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas;
    - Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.

    Henrique 6ºAno A

    ResponderExcluir
  50. Os problemas atmosfericos,gerados nos grandes centros urbanos e que afetam a natureza e a saude humana sao decorrentes do lançamento de gases toxicos na atmosfera pelas industrias ou pelos veiculos movidos a petroleo,causando por exemplo- tornados,granizo,tempestades,furacoes,cheias,etc.
    o efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiaçao solar refletida pela superficie terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera.Como consequencia,o calor fica retido,nao sendo liberado para o espaço.O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importancia,pois sem ele a vida como conhecemos nao poderia existir.Serve para manter o planeta aquecido e assim garantir a manutençao da vida.Nesse caso é algo natural o que se torna catastrofico e a ocorrencia de um agravamento no efeito estufa que destabilise o equilibrio energético no planeta e origine um fenomeno conhecido como aquecimento global.
    A liberaçao de clorofluorcarbono na atmosfera provoca um efeito negativo no equilibrio do meio ambiente,causando assim danos na saude humana e no ecossistema.
    O planeta Terra esta se aquecendo isso é fato.Os gases de estufa (dioxido de carbono-CO2,oxido nitroso-N2O,metano-CH4 e clorofluorcarbono-CFC)absorvem radiaçao infravermelha emitida pela superficie da Terra e radiam por sua vez a energia absorvida de volta para a superficie.Como resultado a superficie recebe quase o dobro de energia da atmosfera do que a que recebe do Sol e a superficie fica cerca de 30 graus mais quente do que estaria sem a presença dos "gases de estufa".
    os fatores e açoes que contribuem para o aquecimento global sao o aumento exagerado dos gases- (CO2,N2O e CH4)responsaveis pelo efeito estufa,o desmatamento e a poluiçao.
    O aumento medio da temperatura e de 1,1 a 6,5 graus.De acordo com as estimativas feitas pelo painel intergovernamental de mudança climatica,em 2007, essa é a faixa de elevaçao que pode sofrer a temperatura media global ate o final do seculo.
    as consequencias do aumento da temperatura sao catastroficas.pode ocorrer o derretimento das calotas polares e de geleiras,que contribuem para intensificar o processo de desertificaçao e de proliferaçao de insetos nocivos a saude humana e animal.A destruiçao de habitats naturais provoca o desaparecimento de especies vegetais e animais;Multiplica-se as secas,inundaçoes e furacoes.
    Devido a poluiçao atmosferica e seus efeitos, muitos cientistas apontam que o AQUECIMENTO GLOBAL DO PLANETA a medio e longo prazo pode ter carater irreversivel.
    A maior parte do aumento da temperatura da Terra,foi causada por concentraçoes crescentes de gases do efeito estufa, como resultado de atividades humanas como queima de combustiveis fosseis e desflorestaçao (finalizaçao temos que cuidar do nosso planeta para que ele nao acaba antes de nossos filhos e netos o conheçam vamos ajudar o planeta gente por favor ) aluno pedro 6a

    ResponderExcluir
  51. Problemas atmosfericos são gerados pela emissão de gases e poluentes em geral no na atmosfera, eles danificam parte do nosso planeta, um dos mais conhecidos hoje em dia é o efeito estufa é o aquecimento das águas, ocasionado pela queima excessiva de combustiveis e o intenso desmatamento, que faz aumentar a concentraçao de gás carbonico na atmosfera. Além disso, há a acidificaçao e a diminuiçao da camada de ozonio. Futuramente com o aumento da temperatura provocado pelo efeito estufa poderá ocasionar o derretimento das calotas polares e o aumento do nível dos mares. Como conseqüência, muitas cidades litorâneas poderão desaparecer.
    O Efeito estufa não é algo natural, pois na minha opinião Deus não faria algo para destruir o que Ele mesmo construiu mas, não podemos falar o mesmo dos seres humanos, pois são incapazes de cuidar do meio onde vive, então isso é sim uma consequencia dos atos da sociedade antrópica.
    O clorofluorcarbono quando lançado ao ar torna-se perigoso, pois ele destrói as moléculas de Ozônio que formam a camada protetora de nossa atmosfera, assim nós ficamos desprotegidos dos raios ultravioleta que pode provocar o câncer de pele.
    O planeta terra está se aquecendo, são fatos comopor exemplo o relacionado acima, onde demostra fatos que já ocorrem e também o que está por vim como o derretimento das geleiras e o aumento do nível dos mares.
    As queimadas, a poluição dos carros, as fumaças das chaminés das indústrias,tudo isso ocasiona no aumento muito grande na camada ozônio,fazendo aumentar a temperatura da terra cada vez mais e aumentando ainda mas o efeito estufa.
    De acordo com pesquisas de (2007), a temperatura na superfície terrestre aumentou 0,74 ± 0,18 °C durante o século XX.
    A maior parte do aumento de temperatura observado desde meados do século XX foi causada por concentrações crescentes de gases do efeito estufa, como resultado de atividades humanas como a queima de combustíveis fósseis desflorestação. O escurecimento global, uma consequência do aumento das concentrações de aerossois atmosféricos que bloqueiam parte da radiação solar antes que esta atinja a superfície da Terra, mascarou parcialmente os efeitos do aquecimento induzido pelos gases de efeito de estufa.Pesquisadores projetam que as temperaturas globais de superfície provavelmente aumentarão no intervalo entre 1,1 e 6,4 °C entre 1990 e 2100. A variação dos valores reflete o uso de diferentes cenários de futura emissão de gases estufa e resultados de modelos com diferenças na sensibilidade climática. Apesar de a maioria dos estudos ter seu foco no período até o ano 2100, espera-se que o aquecimento e o aumento no nível do mar continuem por mais de um milênio, mesmo que as concentrações de gases estufa se estabilizem.
    Um aumento nas temperaturas globais pode, em contrapartida, causar outras alterações, incluindo aumento no nível do mar, mudanças em padrões de precipitação resultando em enchentes e secas. Espera-se que o aquecimento seja mais intenso no Ártico, e estaria associado ao recuo das geleiras, permafrost e gelo marinho. Outros efeitos prováveis incluem alterações na frequência e intensidade de eventos meteorológicos extremos, extinção de espécies e variações na produção agrícola. O aquecimento e as suas consequências variarão de região para região, apesar da natureza destas variações regionais ser incerta.
    Então na minha opinião, temos que agir enquanto ainda há tempo, pois já temos conhecimento das terríveis consequências que estão por vir, imagine então que herança é esta q eu vamos deixar para os nossos descentendes.

    Aluna :Bruna Luiza 6º B

    ResponderExcluir
  52. professor o meu esta igual o da barbara por que acho que procurei no mesmo sity que ela e como voce nao vai acreditar eu fiz outro ok pedro a . 6 A

    ResponderExcluir
  53. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  54. A poluição atmosférica refere-se às alterações da atmosfera susceptíveis de causar impacto a nível ambiental ou de saúde humana, através da contaminação por gases, material biológico ou energia. A adição dos contaminantes pode provocar danos directamente na saúde humana ou no ecossistema, podendo estes danos ser causados por elementos resultantes dos contaminantes. Para além de prejudicar a saúde, pode igualmente reduzir a visibilidade, diminuir a intensidade da luz ou provocar odores desagradáveis
    O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa e importânte pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida.
    A liberação de clorofluorcarbono pode causar sérios problemas para os seres humanos, por exemplo: problemas de respiração e pode chegar á levar o indivíduo a morte.
    Não se pode questionar que os níveis de CO2 e outros gases que produzem o efeito-estufa têm aumentado de maneira.É inegável que o homem tem usado de modo descontrolado os recursos naturais do planeta. É muito claro o desperdício de energia especialmente no mundo ocidental desenvolvido. Têm sido lançadas imensas quantidades de resíduos da atividade humana não só na atmosfera, mas também nos rios, lagos e mares, destruindo e matando parcelas consideráveis dos ecossistemas.
    Contudo, não se deve ignorar que o clima da Terra está sujeito a variações ao longo do tempo em função de variações na órbita em torno do sol e da inclinação do eixo de rotação, sendo que, de acordo com considerável número de cientistas, o planeta está quase no auge de um período de aquecimento que sempre ocorre após cada período de resfriamento ou glaciação e que estes são ciclos naturais do planeta
    O Aquecimento global é um fenômeno climático de larga extensão—um aumento da temperatura média superficial global que vem acontecendo nos últimos 150 anos. Entretanto, o significado deste aumento de temperatura ainda é objecto de muitos debates entre os cientistas.
    Grande parte da comunidade científica acredita que o aumento de concentração de poluentes antropogênicos na atmosfera é causa do efeito estufa. A Terra recebe radiação emitida pelo Sol e devolve grande parte dela para o espaço através de radiação de calor. Os poluentes atmosféricos estão retendo uma parte dessa radiação que seria refletida para o espaço, em condições normais. Essa parte retida causa um importante aumento do aquecimento global.
    A principal evidência do aquecimento global vem das medidas de temperatura de estações metereológicas em todo o globo desde 1860. Os dados com a correção dos efeitos de "ilhas urbanas" mostra que o aumento médio da temperatura foi de 0.6+-0.2 C durante o século XX. Os maiores aumentos foram em dois períodos: 1910 a 1945 e 1976 a 2000.
    Modelos climáticos referenciados pelo IPCC projetam que as temperaturas globais de superfície provavelmente aumentarão no intervalo entre 1,1 e 6,4 °C entre 1990 e 2100. A variação dos valores reflete o uso de diferentes cenários de futura emissão de gases estufa e resultados de modelos com diferenças na sensibilidade climática. Apesar de a maioria dos estudos ter seu foco no período até o ano 2100, espera-se que o aquecimento e o aumento no nível do mar continuem por mais de um milênio, mesmo que as concentrações de gases estufa se estabilizem.
    Um aumento nas temperaturas globais pode, em contrapartida, causar outras alterações, incluindo aumento no nível do mar, mudanças em padrões de precipitação resultando em enchentes e secas. Espera-se que o aquecimento seja mais intenso no Ártico, e estaria associado ao recuo das geleiras, permafrost e gelo marinho.

    NOME: ANDRE LUIS SOUZA DIAS
    6A

    ResponderExcluir
  55. A poluição atmosférica refere-se às alterações da atmosfera susceptíveis de causar impacto a nível ambiental ou de saúde humana, através da contaminação por gases, material biológico ou energia. A adição dos contaminantes pode provocar danos directamente na saúde humana ou no ecossistema, podendo estes danos ser causados por elementos resultantes dos contaminantes. Para além de prejudicar a saúde, pode igualmente reduzir a visibilidade, diminuir a intensidade da luz ou provocar odores desagradáveis
    O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa e importânte pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida.
    A liberação de clorofluorcarbono pode causar sérios problemas para os seres humanos, por exemplo: problemas de respiração e pode chegar á levar o indivíduo a morte.
    Não se pode questionar que os níveis de CO2 e outros gases que produzem o efeito-estufa têm aumentado de maneira.É inegável que o homem tem usado de modo descontrolado os recursos naturais do planeta. É muito claro o desperdício de energia especialmente no mundo ocidental desenvolvido. Têm sido lançadas imensas quantidades de resíduos da atividade humana não só na atmosfera, mas também nos rios, lagos e mares, destruindo e matando parcelas consideráveis dos ecossistemas.
    Contudo, não se deve ignorar que o clima da Terra está sujeito a variações ao longo do tempo em função de variações na órbita em torno do sol e da inclinação do eixo de rotação, sendo que, de acordo com considerável número de cientistas, o planeta está quase no auge de um período de aquecimento que sempre ocorre após cada período de resfriamento ou glaciação e que estes são ciclos naturais do planeta
    O Aquecimento global é um fenômeno climático de larga extensão—um aumento da temperatura média superficial global que vem acontecendo nos últimos 150 anos. Entretanto, o significado deste aumento de temperatura ainda é objecto de muitos debates entre os cientistas.
    Grande parte da comunidade científica acredita que o aumento de concentração de poluentes antropogênicos na atmosfera é causa do efeito estufa. A Terra recebe radiação emitida pelo Sol e devolve grande parte dela para o espaço através de radiação de calor. Os poluentes atmosféricos estão retendo uma parte dessa radiação que seria refletida para o espaço, em condições normais. Essa parte retida causa um importante aumento do aquecimento global.
    A principal evidência do aquecimento global vem das medidas de temperatura de estações metereológicas em todo o globo desde 1860. Os dados com a correção dos efeitos de "ilhas urbanas" mostra que o aumento médio da temperatura foi de 0.6+-0.2 C durante o século XX. Os maiores aumentos foram em dois períodos: 1910 a 1945 e 1976 a 2000.
    Modelos climáticos referenciados pelo IPCC projetam que as temperaturas globais de superfície provavelmente aumentarão no intervalo entre 1,1 e 6,4 °C entre 1990 e 2100. A variação dos valores reflete o uso de diferentes cenários de futura emissão de gases estufa e resultados de modelos com diferenças na sensibilidade climática. Apesar de a maioria dos estudos ter seu foco no período até o ano 2100, espera-se que o aquecimento e o aumento no nível do mar continuem por mais de um milênio, mesmo que as concentrações de gases estufa se estabilizem.
    Um aumento nas temperaturas globais pode, em contrapartida, causar outras alterações, incluindo aumento no nível do mar, mudanças em padrões de precipitação resultando em enchentes e secas. Espera-se que o aquecimento seja mais intenso no Ártico, e estaria associado ao recuo das geleiras, permafrost e gelo marinho.

    NOME: ANDRE LUIS SOUZA DIAS
    6A

    ResponderExcluir
  56. Os contaminantes do ar provêm de diversas fontes, como fábricas, centrais termoeléctricas, veículos motorizados, no caso de emissões provocadas pela actividade humana, podendo igualmente provir de meios naturais, como no caso de incêndios florestais, ou das poeiras dos desertos. Os poluentes são normalmente classificados como primários ou secundários. Poluentes primários são os contaminantes directamente emitidos no ambiente, como no caso dos gases dos automóveis, e os secundários resultam de reacções dos poluentes primários na atmosfera. Neste caso, o ozono troposférico (O3), resultante de reacções fotoquímicas entre os óxidos de azoto, monóxido de carbono ou compostos orgânicos voláteis (COV). A influência dos contaminantes, ou substâncias poluentes, no grau de poluição depende da sua composição química, Concentração na massa de ar ou mesmo dependendo das condições climatéricas, que podem influenciar a sua dissipação, ou os mecanismos reaccionais que podem dar origem a novos poluentes.
    -
    Do total de raios solares que atingem o planeta quase 50% ficam retidos na atmosfera, o restante que alcança a superfície terrestre aquece e irradia calor, esse processo é chamado de efeito estufa.
    Apesar do efeito estufa ser figurado como algo ruim, esse processo é um evento natural que favorece a proliferação da vida no planeta Terra. O efeito estufa tem como finalidade impedir que a Terra esfrie demais, caso a Terra tivesse a temperatura muito baixa certamente não teríamos tantas variedades de vida. Contudo, recentemente uma série de estudos realizados por pesquisadores e cientistas, principalmente no século XX, têm indicado que as ações antrópicas (ações do homem) têm agravado esse processo por meio de emissão de gases na atmosfera, especialmente o CO2.
    O dióxido de carbono CO2 é produzido a partir da queima de combustíveis fósseis usados em veículos automotores movidos à gasolina e óleo diesel. Esse não é o único agente que contribui para emissão de gases, existem outros como as queimadas em florestas, pastagens e lavouras após a colheita.
    Com o intenso crescimento da emissão de gases e também de poeira que vão para a atmosfera certamente a temperatura do ar terá um aumento de aproximadamente 2ºC em médio prazo. Caso não haja um retrocesso na emissão de gases esse fenômeno ocasionará em uma infinidade de modificações no espaço natural e automaticamente na vida do homem. Dentre muitas as principais são:
    • Mudanças climáticas drásticas, onde lugares de temperaturas extremamente frias sofrem elevações nas mesmas ou em áreas úmidas comecem a enfrentar períodos de estiagem. Além disso, o fenômeno pode levar áreas cultiváveis e férteis a entrar em um processo de desertificação.
    • Aumento significativo na incidência de grandes tempestades, furacões ou tufões e tornados.
    • Perda de espécies da fauna e flora em distintos domínios naturais do planeta.
    • Contribuir para o derretimento das calotas de gelo localizadas nos pólos e conseqüentemente provocar uma elevação global nos níveis dos oceanos.

    ResponderExcluir
  57. Os problemas atmosfericos,gerados nos grandes centros urbanos e que afetam a natureza e a saude humana sao decorrentes do lançamento de gases toxicos na atmosfera pelas industrias ou pelos veiculos movidos a petroleo,causando por exemplo- tornados,granizo,tempestades,furacoes,cheias,etc.O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como conseqüência disso, o calor fica retido, não sendo liberado pelo espaço. O efeito estufa é causado pela sociedade antrópica, ou seja, é causada pelo homem.
    A liberação de clorofluorcarbono pode causar sérios problemas para os seres humanos, por exemplo: problemas de respiração e pode chegar á levar o indivíduo a morte.
    O planeta terra está se aquecendo, isso é fato, porque o lançamento de gases na atmosfera causa o efeito estufa, que já está presente na terra.Poluição do ar e da água, Desmatamento, queimadas entre outros.
    Às vésperas da Conferência da ONU sobre mudanças climáticas, em Copenhague, especialistas alertam para um aumento de 4 graus na temperatura média do planeta, antes de 2100 --algo "muito provável", segundo eles. Esse percentual acarretaria fenômenos como a redução da Amazônia, inundações na Ásia, incêndios na Austrália e o êxodo de milhões de pessoas, estimam.Devido a poluiçao atmosferica e seus efeitos, muitos cientistas apontam que o AQUECIMENTO GLOBAL DO PLANETA a medio e longo prazo pode ter carater irreversivel.
    A maior parte do aumento da temperatura da Terra,foi causada por concentraçoes crescentes de gases do efeito estufa, como resultado de atividades humanas como queima de combustiveis fosseis e desflorestaçao.(finalizaçao temos que cuidar do nosso planeta para que ele nao acaba antes de nossos filhos e netos o conheçam vamos ajudar o planeta gente por favor ) aluno pedro 6a

    ResponderExcluir
  58. A camada de ozônio é uma capa desse gás que envolve a Terra e a protege de vários tipos de radiação, sendo que a principal delas, a radiação ultravioleta, é a principal causadora de câncer de pele. No último século, devido ao desenvolvimento industrial, passaram a ser utilizados produtos que emitem clorofluorcarbono (CFC), um gás que ao atingir a camada de ozônio destrói as moléculas que a formam (O3), causando assim a destruição dessa camada da atmosfera.
    Sem essa camada, a incidência de raios ultravioletas nocivos à Terra fica sensivelmente maior, aumentando as chances de contração de câncer.
    Nos últimos anos tentou-se evitar ao máximo a utilização do CFC e, mesmo assim, o buraco na camada de ozônio continua aumentando, preocupando cada vez mais a população mundial. As ineficientes tentativas de se diminuir a produção de CFC, devido à dificuldade de se substituir esse gás, principalmente nos refrigeradores, provavelmente vêm fazendo com que o buraco continue aumentando, prejudicando cada vez mais a humanidade. Um exemplo do fracasso na tentativa de se eliminar a produção de CFC foi a dos EUA, o maior produtor desse gás em todo planeta.
    Em 1978 os EUA produziam, em aerosóis, 470 mil toneladas de CFC, aumentando para 235 mil em 1988.
    Em compensação, a produção de CFC em outros produtos, que era de 350 mil toneladas em 1978, passou para 540 mil em 1988, mostrando a necessidade de se utilizar esse gás em nossa vida quotidiana. É muito difícil encontrar uma solução para o problema.
    -
    Não se pode questionar que os níveis de CO2 e outros gases que produzem o efeito-estufa têm aumentado de maneira acelerada a partir da Revolução Industrial que teve início no século 18. É inegável que o homem tem usado de modo descontrolado os recursos naturais do planeta. É muito claro o desperdício de energia especialmente no mundo ocidental desenvolvido. Têm sido lançadas imensas quantidades de resíduos da atividade humana não só na atmosfera, mas também nos rios, lagos e mares, destruindo e matando parcelas consideráveis dos ecossistemas.
    Contudo, não se deve ignorar que o clima da Terra está sujeito a variações ao longo do tempo em função de variações na órbita em torno do sol e da inclinação do eixo de rotação, sendo que, de acordo com considerável número de cientistas, o planeta está quase no auge de um período de aquecimento que sempre ocorre após cada período de resfriamento ou glaciação e que estes são ciclos naturais do planeta.
    A Ciência admite que o aquecimento está acontecendo independentemente da vontade humana, mas há claros indícios de que, no caso atual, o homem está acelerando o processo natural, com sua atividade e interferência.
    -

    ResponderExcluir
  59. "O aquecimento global é resultado da elevada e prolongada atividade solar que aconteceu na maior parte do século passado, e não se deve ao efeito estufa", disse o cientista à agência russa Novosti.
    ONG: queimadas são 2ª maior causa de aquecimento
    As queimadas de áreas florestais são a 2ª maior fonte de emissões de gases do efeito estufa, tornando o combate ao desmatamento a forma mais fácil e barata de mitigar a ação do aquecimento global, segundo afirma um relatório publicado nesta segunda-feira pela ONG ambiental Global Canopy Programme
    Agora o que eu penso e o seguinte:
    A grande quantidade de gases produzidos pelas indústrias petroquímicas e a queima de combustíveis fósseis aliados ao desmatamento e queimadas são são o principal agravante do aquecimento global. Sempre, veja o buraco na camada de ozônio, o calor não está aumentado. De alguns para cá sentimos mais calor devido que os raios do sol não são mais filtrados pela atmosfera e são esses raios que fazem com que a sensação de calor seja maior. O sol está na verdade queimando. Veja que o cancêr de pele, está aumentando ano a ano, graças a camada de ozônio que está cada ano mais reduzida.
    então como voce pode ver existem diferentes respostas para uma só pergunta.
    Uma pergunta que ate hoje nimguem achou a resposta correta e é essa mesma pergunta tem causado muitos conflitos entre as pessoas,que mesmo assim nunca chegaram a uma conclusao!
    Uma pergunta muito importante pois somente a resposta dela podera um dia salvar o nosso planeta!
    -

    Aquecimento global é o aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra ocorrido desde meados do século XX e que deverá continuar no século XXI. Segundo o Quarto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (2007), a temperatura na superfície terrestre aumentou 0,74 ± 0,18 °C durante o século XX.[1]
    A maior parte do aumento de temperatura observado desde meados do século XX foi causada por concentrações crescentes de gases do efeito estufa, como resultado de atividades humanas como a queima de combustíveis fósseis e a desflorestação.[2][3] Oescurecimento global, uma consequência do aumento das concentrações de aerossois atmosféricos que bloqueiam parte da radiação solar antes que esta atinja a superfície da Terra, mascarou parcialmente os efeitos do aquecimento induzido pelos gases de efeito de estufa.
    -

    ResponderExcluir
  60. Devido aos efeitos potenciais sobre a saúde humana, economia e meio ambiente o aquecimento global tem sido fonte de grande preocupação. Algumas importantes mudanças ambientais tem sido observadas e foram ligadas ao aquecimento global. Os exemplos de evidências secundárias citadas abaixo (diminuição da cobertura de gelo, aumento do nível do mar, mudanças dos padrões climáticos) são exemplos das consequências do aquecimento global que podem influenciar não somente as actividades humanas mas também os ecosistemas. Aumento da temperatura global permite que um ecosistema mude; algumas espécies podem ser forçadas a sair dos seus habitats (possibilidade de extinção) devido a mudanças nas condições enquanto outras podem espalhar-se, invadindo outros ecossistemas.
    Entretanto, o aquecimento global também pode ter efeitos positivos, uma vez que aumentos de temperaturas e aumento de concentrações de CO2 podem aprimorar a produtividade do ecosistema. Observações de satélites mostram que a produtividade do hemisfério Norte aumentou desde 1982. Por outro lado é fato de que o total da quantidade de biomassa produzida não é necessáriamente muito boa, uma vez que a biodiversidade pode no silêncio diminuir ainda mais um pequeno número de espécie que esteja florescendo.
    -
    Este trabalho serviu para nos
    concientisarmos dos problemas ambientais
    que estamos vivendo nos dias de hoje.

    também serviu para aprendermos a gastar
    menos coisas que contaminem a camada de ozÔnio.

    ResponderExcluir
  61. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  62. Christian Robert de Oliveira – 6º A

    Problema atmosférico refere-se às alterações da atmosfera susceptíveis de causar impacto a nível ambiental ou de saúde humana, é efeito provocado na atmosfera por diferentes elementos, dentre eles: contaminação por gases, partículas sólidas, liquidas em suspensão, material biológico, energia, provenientes sobretudo da atividade do homem. Os problemas mais graves de contaminação do ar surgem nas cidades e áreas com um grande nível de industrialização, embora cada vez mais se generalizem por todo o planeta, fato que merece a nossa preocupação.

    Efeito estufa é um fenômeno natural de aquecimento térmico da Terra. É imprescindível para manter a temperatura do planeta em condições ideais de sobrevivência. Sem ele, a Terra seria muito fria, dificultando o desenvolvimento das espécies.É um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância serveve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida.
    O que se pode tornar catastrófico é a ocorrência de um agravamento do efeito estufa.Nas ultimas décadas,a concentração natural dos gases isolantes tem sido aumentada demasiadamente pela ação do homem, como a queima de combustíveis fósseis, o desmatamento e a ação das indústrias, aumentando a poluição do ar. O excesso dessa camada está fazendo que parte desses raios não consigam voltar para o espaço, provocando uma elevação na temperatura de todo o planeta, o aquecimento global. Por isso, o nome estufa é usado para descrevê-lo.
    O clorofluorcarbono (CFC) é um gás que ao atingir a camada de ozônio destrói as moléculas que a formam (O3), causando assim a destruição dessa camada da atmosfera. Sem essa camada, a incidência de raios ultravioletas nocivos à Terra fica sensivelmente maior, aumentando as chances de contração de câncer, catarata, entre outros problemas para a saúde do homem.

    ResponderExcluir
  63. O planeta Terra está esquentando e isso é culpa do homem. O aquecimento da Terra é um fato e não apenas teoria. Prova disso é a criação de um tratado que compromete os países a reduzir a quantidade de gases de efeito estufa despejada todos os dias na atmosfera. Esse acordo ficou conhecido como Protocolo de Kyoto, nome da cidade japonesa onde aconteceram as reuniões. Além disso, Cientistas da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) confirmaram mais uma vez que o mundo está esquentando.

    Os dias mais quentes foram registrados durante esta última década. Esse aquecimento é causado pela liberação de gases e vapores produzidos através de queimadas nas matas, poluição provocada por carros e industrias, que são os grandes culpados disso tudo. Com isso eles destroem “camada de Ozônio“ que tem a função de proteger a terra dos raios solares. Com a destruição dessa camada a terra fica mais exposta ao sol, e conseqüentemente, a temperatura aumenta.

    No começo do ano cientistas da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) confirmaram mais uma vez que o mundo está esquentando. Utilizando satélites, os pesquisadores constataram que a temperatura média global aumentou 0,43ºC por década, entre os anos de 1981 e 1998. Dados de 2010 informam que somente no último século, a temperatura da Terra aumentou em 0,7º C. Parece pouco, mas esse aquecimento já está alterando o clima em todo o planeta.
    Os atuais modelos científicos prevêem que, se nada for feito, a temperatura global pode aumentar entre 1,4°C e 5,8°C até 2100. Cientistas menos otimistas acreditam que a temperatura de certas áreas do globo pode subir até 8°C no período, e que, mesmo com um corte radical na emissão de gases, os efeitos do aquecimento continuarão. Isso porque são necessárias décadas para que as moléculas dos gases que já estão na atmosfera sejam desfeitas e parem de acumular energia solar em excesso.
    A maioria dos cientistas que o aumento da temperatura ocasionará falta de água potável, mudanças drásticas nas condições de produção de alimentos e aumento no número de mortes causadas por inundações devido ao derretimentos das calotas polares, secas, tempestades, ondas de calor e fenômenos naturais como tufões e furacões. Outro impacto provável é a extinção de diversas espécies animais e vegetais.

    Bibliografia

    http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/geografia/geografia_trabalhos/poluicaoatmosferica.htm

    http://www.infoescola.com/geografia/efeito-estufa/

    http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/camada-de-ozonio/meio-ambiente-buraco-na-camada-de-ozonio.php

    http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=925&sid=9

    http://www.camisetadepet.com.br/blog/2010/04/dia-mundial-da-terra-hoje/

    http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/aquecimento_global/index.shtml


    Christian Robert de Oliveira – 6º A

    ResponderExcluir
  64. nao deu para eu arrumar oo meu!!joao marcelo

    ResponderExcluir