quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

PROGAMAS DA SAÚDE

Você irá ver a partir de agora como são desenvolvidos os trabalhos na área da saúde, por meio da administração do Prefeito José Maria Gomes de Araújo, através da Secretaria de Saúde de Salvaterra – SEMUSA – sob direção da senhora Maria José e em parceria com órgãos estaduais e federais.
Em Salvaterra dentro da área da saúde existem diversos programas que atendem a população por completo, atendimento este que é realizado no hospital do município e em mais 05 (cinco) Estratégias Saúde da Família, localizadas em Jubim, Joanes, Condeixa, Passagem Grande e uma no bairro Marabá. Acompanhe a descrição destes programas, e saiba como e onde eles atendem a população.
DST AIDS
Este e os demais programas estão implantados em Salvaterra e nas Estratégias Saúde da Família, que são os chamados postos de saúde. O DST AIDS atende a pessoas de todas as idades, realizando Promoção da prevenção com palestras e informação dada pelos Agentes Comunitários de Saúde - ACS. Também é oferecido tratamento, com medicamentos para todo o município, e é feita uma pequena distribuição de preservativos mensalmente.

SUPLEMENTAÇÃO DE FERRO
Este programa é direcionado as gestantes, puérperas (mulheres em período pós-parto) e crianças de 6 meses a 2 anos de idade.  
A Suplementação de Ferro funciona da seguinte maneira, crianças, gestantes e puérperas são cadastradas para receberem uma medicação, para as crianças é trimestral, sendo um frasco de Sulfato Ferroso (xarope) para a prevenção de anemia e para as gestantes e puérperas, é dada medicação mensal de Sulfato Ferroso (comprimido) e Ácido Fólico, tudo de acordo com consulta e prescrição médica.

PLANEJAMENTO FAMILIAR
O Planejamento Familiar é ofertado para todas as faixa etárias. Basta que as pessoas procurem por este atendimento, seja no hospital ou em uma das unidades Estratégia Saúde da Família, assim é realizado o atendimento por enfermeiros e médicos. São utilizados para tanto os métodos, Tabelinha, Barreira (para este está disponível o preservativo), Oral e Injetável.

IMUNIZAÇÃO
É realizada também no hospital e nos postos vacinação de todas as vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde. Existem salas especificas para este trabalho o horário de atendimento é das 7:00h as 13:00h, e atende desde URN (recém nascido), abrangendo todas as idades.

TESTE DO PEZINHO
Este programa é oferecido a todos os recém nascidos a partir do 5º dia de vida. Sendo que, o teste é realizado até trinta dias de vida, com ele é possível detectar cinco doenças.

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO
Este programa permite o acompanhamento nutricional de crianças. É realizado uma vez por mês desde o nascimento, até os 5 anos de idade. Crianças com idade mais avançada são atendidas também, basta que os responsáveis levem suas crianças até o hospital ou postos para avaliação médica.

PCCU (PREVENÇÃO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO)
As mulheres podem procurar por este atendimento em todas as unidades. Para as mulheres que possuem este tipo de câncer em qualquer um dos níveis NIC I, II e III, é dado o encaminhamento para acompanhamento em Centro de Referência Especializado (Saúde da Mulher) localizado na cidade de Belém.  Quanto as DSTs, é ofertado acompanhamento e tratamento no próprio município.

HIPERDIA
As pessoas diabéticas e hipertensas recebem acompanhamento, feito em postos e no hospital pela equipe multiprofissional (médicos, enfermeiros, agente comunitário de saúde, técnicos de enfermagem), há medicação e consultas mensais.

TUBERCULOSE E HANSENIASE
A equipe multiprofissional trabalha na detecção dos casos destas doenças. É feita consulta, avaliação clínica por médicos e enfermeiros entre outros, para isso são disponibilizados exames de detecção de ambas as doenças e então o paciente recebe tratamento no próprio município.

NASF (NÚCLEO DE APOIO A SAÚDE DA FAMÍLIA)
O NASF é composto por cinco profissionais atuantes, são eles, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Nutricionista e Assistente Social. Cabe a eles o atendimento de toda a população.

PSE (PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA)
O programa PSE foi desenvolvido primeiramente com a capacitação das equipes de saúde e educação, para que pudessem trabalhar nas escolas em parceria. O serviço atinge toda a comunidade, os funcionários das escolas, as famílias e os próprios alunos. Serão realizadas palestras nas escolas, e também será feito um acompanhamento do desenvolvimento nutricional. A responsável pela direção do projeto é a Drª. Inês, inicialmente será realizado em algumas escolas já selecionadas, e posteriormente deverá abranger todas as escolas do município.

SAÚDE MENTAL
Também é oferecido na área da saúde acompanhamento para pacientes com alguma necessidade do tipo, o atendimento é realizado pela equipe de saúde do município.

PROAME (PROGRAMA DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO)
Neste programa as gestantes recebem uma orientação, que se inicia no pré-natal, e segue após o parto com encaminhamento das mães para acompanhamento dos recém nascidos até os seis meses.

PRÉ-NATAL
O pré-natal pode ser feito em todo o município, hospital e postos. Consiste no acompanhamento das gestantes desde o primeiro trimestre, sendo muito importante o cadastramento destas neste período, para que possam receber o mínimo de consultas que são seis. A alta do pré-natal só é feita após o puérpero (período após o nascimento da criança).

Alguns dos programas foram implantados a partir da gestão Juca Araújo.
Ao final das atividades, é enviado relatório mensal para o ógão estadual responsável pela área da saúde.




Nenhum comentário:

Postar um comentário