segunda-feira, 7 de maio de 2012

ESPECIAL
Milton Almeida Santos

Curriculum Vitae
Milton Almeida Santos (ou Milton Santos) nasceu em 3 de maio de 1926 em Brotas de Macaúbas, na Bahia. Formou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1948 e realizou doutorado em Geografia na Unversité de Strasboug, na França, em 1958. Quando voltou ao Brasil, ajudou a fundar o Laboratório de Geomorfologia e Estudos Regionais, na UFBA, por onde manteve forte intercâmbio com os mestres franceses. Em 1960, foi nomeado pelo presidente Jânio Quadros para a subchefia do Gabinete Civil. Foi preso após o golpe militar de 1964 e, sem ter espaço para continuar a desenvolver seu trabalho no País, voltou para França.
Retornou ao Brasil 13 anos depois, já conhecido e admirado mundialmente e com várias obras públicadas. Foi nessa época qeu lançou uma de suas mais famosas e celebradas obras, Por uma Geografia Nova.
Passou por períodos difíceis em seu retorno ao País, quando atuou como consultor e professor-assistente e realizou traballhos esporádicos, até conseguir, em 1984, o posto de professor titular da Universidade de São Paulo (USP).
Em 1994, Milton Santos recebeu o Prêmio Vautrim Lud, considerado o "Nobel da Geografia" pela primeira vez na história, o prêmio foi outorgado a um geográfo que não era francês ou norte-americano.
Milton Santos trabalhou ativamente até o fim da vida e foi agraciado com inúmeras honrarias, títulos e medalhas. Morreu aos 75 anos.

Frases

"O novo não se inventa, descobre-se"
"O lugar é onde estão os juntos, sentindo, vivendo, pensando, emocionando-se."
"A Geografia é uma filosofia das técnicas."
"Em qualquer momento, o ponto de partida é a sociedade humana realizando-se. Essa realização dá-se sbre uma base material: O espaço e seu uso; a materialidade e suas diversas formas, as ações e suas diversas feições."
"Como o objetivo da Humanidade não está na busca cega dos resultados, mas no encontro de um sentido para a ação, as Humanidades são relegadas a um segundo plano, quando, mais do que antes, sua tarefa é essencial."
"O processo de aprendizagem deve, em primeiro lugar, partir da consciência da época que vivemos."
"Alcançamos a era em que a grande cópia de bens materiais produzidos não significa abundância, mas contribui para criação de escassez, a epoca em que as possibilidades de liberação, tanto esperada e agora presente, ainda se traduzem em uma alienação original." 

Conceito de PAISAGEM

Outra contribuição de Milton Santos foram as inovações no conceito de paisagem, considerando que tanto são as transformações do mundo que justificam a mudança na conceituação de paisagem por meio da introdução de novas formas de organização espacial quanto é a "aceleração contemporânea" que causa o interesse pelas mutações da paisagem, cujas formas e funções são alteradas sem uma mudança da sociedade. Ou seja: para o geógrafo, a paisagem tem como primeira função o papel analítico que permite aproximar a coneituação do espaço, mas a análise das mudanças não impede a criação (ou a recriação) da "heterogeneidade de formas".

Fonte: Espcial, Conhecimento Prático de Geografia, nº. 23, pág.: 16-17.

Nenhum comentário:

Postar um comentário