quinta-feira, 26 de agosto de 2010

CIM - Comunicação Integrada de Marketing.

Em relação aos conceitos e casos apresentados em sala de aula sobre CIM e suas ferramentas de Marketing,  discuta neste post quais são as implicações da fragmentação das mídias na promoção dos bens de consumo?

12 comentários:

  1. De: Tatiana Cristina Rech
    A comunicação eficaz é fundamental para a criação da consciência da marca, visando estabelecer uma imagem positiva, baseada em sua identidade corporativa, representada por seus produtos, serviços, soluções e benefícios oferecidos. A fragmentação das mídias acarretaria no insucesso do produto e/ou serviço, seria como esquecer um detalhe que poderia fazer toda a diferença. Sendo assim temos que ter uma visão holística, estratégica e integrada com o mercado.

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  2. Se chama Comunicação Integrada de Marketing e há um conceito sobre isso, obviamente que a sua fragmentação só tende a ir para um caminho incorreto dentro da estratégia da promoção/comunicação de um bem de consumo. Porém, deve saber trabalhar com cada ferramenta de comunicação de acordo com o público que ela atende e o que pode proporcionar de retorno a organização.

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  3. “O CIM tem grande importância para a empresa, não só porque ele consiste em um conjunto articulado de esforços, ações e estratégias de comunicação. Mas também porque tudo isso junto, planejado e bem desenvolvido, tem como objetivo agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto aos públicos e a sociedade como um todo. Quando isso bem feito, o resultado é o melhor, é a ampliação da integração com o mercado. Hoje o fenômeno mais famoso é a Fragmentação da mídia, os meios de comunicação tem se tornado inúmeros... E a internet eleva este número a uma alta potência. O perigo de tudo isso é perder o foco, e perdendo este podemos perder a identidade construída. Por isso a importância de se saber trabalhar com as ferramentas do CIM e saber se portar diante de tal fenômeno que a cada dia se torna inevitável. É mais que operacional.... envolve, entre vários aspectos, os valores!”
    (Paulo S C Filho – MKT / 6º SEM)

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  4. Com a fragmentação das mídias a promoção de bens de consumo ganhou novos contornos, na medida em que com as inúmeras alternativas a empresa que efetivamente planeja suas ações de promoção consegue atingir diretamente os micro targets que interessam, otimizando o investimento. Fica evidente, no entanto, que a qualidade das informações de mercado recebidas e a capacidade de análise dessas informações pela empresa, são fatores cruciais para o sucesso da promoção.

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  5. O CIM reforça a necessidade de desenvolvimento das diversas formas de comunicação dentro e fora de uma organização e propõe a integração desses meios como forma completa de divulgar seus produtos, porém a fragmentação das ferramentas de MKT pode funcionar de forma favorável para uma empresa que busca se comunicar de forma efetiva e não desperdiçar recursos com ferramentas desnecessárias para o seu público-alvo.

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  6. A eficácia esta em direcionar a propaganda para o público exato, por exemplo, se a propaganda é direcionada para o jovem de 14 anos, então é necessário saber qual mídia este jovem esta mais habituado, se ele entra mais na internet do que assiste tv, fazer uma propaganda na tv não irá adiantar em nada.

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  7. Acredito que a comunicação eficaz é aquela que atinge o maior numero de pessoas e que foi transmitida de forma que todos entenderam da mesma maneira. A fragmentação da comunicação é importante, pois para cada informação existe um publico especifico e a Empresa deve traçar estrategias para atingir quem ela deseja. Assim, com a fragmentação é possível passar a informação a quem for de interesse e permitir que a empresa se promova ainda mais, pois assim ela ficará mais interagida com o meio, já que ela poderá estar ciente de tudo que a comece graças à fragmentação.

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  8. A CIM compõem estratégias geridas pela promoção de determinado produto / serviço / marca. Ou seja, está diretamente ligada ao processo de comunicação do marketing e para tal é necessário um plano de mídia específico que deve utilizar as ferramentas mais eficazes para essa comunicação.
    As reações geradas pela CIM que vão desde a valorição da marca, criação de identidade ao aumento das vendas só serão positivas se o plano de mídia for traçado em conjunto com o departamento de Mkt. Pois é ele quem identifica seu público, é capaz de elaborar uma mensagem para esse público sem contradizer suas expecativas e objetivos e sabe onde esse publico está e com quem se relaciona.
    De certa forma, é inevitável nos dias de hoje a fragmentação das mídias, uma vez que cada microtarget tem suas específicas relações e seus distintos meios de se comunicar.

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  9. A fragmentação das mídias de promoção é importante hoje, pois ela facilita a comunicação com o publico especifico no qual o produto deseja atingir, também favorece a interceptação a esse publico almejado, porque os profissionais (Marketing, Publicidade e Propaganda, Relações Publicas, etc.) têm mais certeza acerca dos desejos e necessidades desses consumidores. Por isso a importância dessa separação, para saber onde quando e como devemos alcançar nosso publico.

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  10. O comentário anterior (mkt_grupojapao) é meu!!! Esqueci de assinar, desculpa.
    Tiessa Arantes

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  11. Comunicar-se de maneira eficaz com o público alvo é um desafio a ser vencido cada dia, já que as mudanças ocorrem a todo minuto. A CIM ajuda a direcionar os esforços dessa comunicação de maneira a alcançar diretamente e sem rodeios o público pretendido (alvo), além de agregar valor à marca e consolidar a imagem dessa junto ao seu público.

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  12. "A multidão urbana não é uma coleção de indivíduos... é mais um agregado indiscriminado e sem forma em que se dissolve a individualidade. A multidão é sem rosto, mas também o são suas unidades" Zygmunt Bauman (1997, p.178). Como chegar ao consumidor, como despertar seu interesse, ganhar sua fidelidade, são perguntas cada vez mais difíceis de serem respondidas. São tantas opções, tantas promoções, que muitas vezes, as pessos se veêm sem opção alguma, sem uma identidade definida. Daí o porque da Comunicação Integrada de Marketing, daí o porque da fragmentação das mídias, onde o marketing sai da agonia e volta-se para o entendimento sócio-cultural do indivíduo e suas manifestações mercadológicas. Conforme já abordado na revista InCorporativa, em artigo publicado em 18/12/2009, uma evidente consequência desse novo paradigma é a mudança do foco do produto às marcas. Da previsibilidade e concretude do produto à subjetividade do signo marca. Se antes as organizações pesquisavam o que era desejado por um grupo de consumidores, empenhavam-se em criar ofertas que atendessem às exigências identificadas em suas pesquisas, agora o que cobiçam é a criação de signos deslocados do próprio produto, imateriais, mas com alta potência transformadora.

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