domingo, 15 de novembro de 2009

IV - Unidade - Aspectos Físicos e suas relações - Terremotos, Maremotos, Vulcanismo e Tectonismo

Novos conteúdos, novos conhecimentos!!!!
Essa unidade, é claro mais conhecimentos. Aprendemos sobre os aspectos físicos da natureza e me surpeendi com as novas informações.

É interessante como a natureza se comporta.
Aprendemos também sobre os terremotos, maremotos, vulcanismo e tectonismo.

Para falar de aspectos físicos brasileiro precisamos relacioná-lo com o clima brasileiro, ou seja, o conjunto das diversas condições meteorológicas de uma região que, registradas ao longo de pelo menos dez anos, lhe conferem certo tipo de estado atmosférico.

Na definição de clima considera-se temperatura, pressão, umidade, regime de ventos e correntes marítimas. Também há influência do relevo, da vegetação, de fenômenos naturais e do homem.

Diante dessa definição é possível entender as definições de:

Terremoto: é um movimento brusco e repentino do terreno resultante de um falhamento. Portanto, a ruptura da rocha é o mecanismo pelo qual o terremoto é produzido.
Maremoto: é um fenômeno que se origina como efeito secundário de outro que ocorre nos oceanos, o terremoto. Quando o abalo sísmico têm como epicentro de atividade um oceano.
Vulcanismo: o termo vulcanismo aborda todos os processos e eventos que permitam, e provoquem, a ascensão de material magmático juvenil do interior da terra à superfície.
Tectonismo: é um termo geral relativo a todos os movimentos da crosta terrestre com origem em processos tectônicos. Incluem-se a formação de bacias oceânicas, continentes, planaltos e cordilheiras.

Sem dúvida foi muito bom todo o aprendizado durante esse bimestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário