Esse blog tem a finalidade de divulgar ciência e tecnologias em linguagem popular, pois seu melhor entendimento é de total interesse nacional, uma vez que além de promover o desenvolvimento de senso crítico, ele propicia um acompanhamento cada vez mais democrático de seu futuro. Se construirmos um Brasil mais informado, quem sabe, possamos torná-lo mais justo.

terça-feira, 16 de março de 2010

Conheça alguns centros tecnológicos brasileiros: Navegue pelos sites e descubra como somos capazes de desenvolver e aplicar novas tecnologias

BIOLÓGICAS/AGRICOLAS

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa http://www.embrapa.br/ ) vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi criada em 26 de abril de 1973. Sua missão é viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade brasileira.

A CATI, (http://www.cati.sp.gov.br/Cati/_principal/index.php) órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo, desde 1967, quando foi criada, vem trabalhando para o produtor rural, prestando serviços e oferecendo seus produtos. A missão dela é “promover o desenvolvimento rural sustentável, por meio de programas e ações participativas com o envolvimento da comunidade, de entidades parceiras e de todos os segmentos dos negócios agrícolas "

Instituto Agronômico de Campinas - O IAC - http://www.iac.sp.gov.br/ como Instituição de Pesquisa tem como missão: "Gerar e Transferir Ciência e Tecnologia para o Negócio Agrícola, visando à otimização dos sistemas de produção vegetal e ao desenvolvimento sócio-econômico com qualidade ambiental"

O ITAL – http://www.ital.sp.gov.br/ - Instituto de Tecnologias e Alimentos é uma instituição de pesquisa e desenvolvimento e assistência tecnológica da secretaria de agricultura e Abastecimento do governo do estado de São Paulo, fundada em !969, na cidade de Campinas, São Paulo

Instituto Biológico http://www.biologico.sp.gov.br/ fundado em 1927 oferece soluções significativas para o agronegócio e as transfere para o segmento produtivo. Contribui da melhor maneira para o desenvolvimento, a redução dos custos de produção, a inclusão social e a preservação ambiental, colaborando para o bem estar da população

O Instituto de Zootecnia - http://www.iz.sp.gov.br/index.php - Referência nacional e internacional por suas pesquisas científicas nas áreas de produção animal e pastagens, tem como missão: "Desenvolver e transferir tecnologia e insumos para a sustentabilidade dos sistemas de produção animal". Em 1909, o Instituto já realizava as primeiras seleções de Gado Caracu, na Fazenda de Seleção do Gado Nacional, em Nova Odessa (SP). Em 1970 foi transformado em Instituto de Zootecnia, adaptando-o às necessidades exigidas pela grande expansão que vinha alcançando a produção animal nas últimas décadas


TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

O CPqD http://www.cpqd.com.br/ é uma instituição independente, focada na inovação com base nas tecnologias da informação e comunicação (TICs), tendo como objetivo contribuir para a competitividade do País e para a inclusão digital da sociedade. Desenvolve amplo programa de pesquisa e desenvolvimento, o maior da América Latina em sua área de atuação, gerando soluções em TICs que são utilizadas em diversos setores: telecomunicações, financeiro, energia elétrica, industrial, corporativo e administração pública.

EXATAS

O LNLS http://www.lnls.br/lnls/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home é um laboratório aberto a usuários do Brasil e do Exterior, que oferece condições excepcionais para os cientistas realizarem pesquisas com nível de competitividade mundial. Mantido com recursos financeiros do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o laboratório possui uma infra-estrutura que inclui Linhas de Luz com estações experimentais instaladas na fonte de luz síncrotron (foto), microscópios eletrônicos de alta resolução, microscópios de varredura de ponta e espectrômetros de ressonância magnética nuclear e outras instrumentações de uso científico. Nessas instalações, são realizados experimentos que contribuem para ampliar os conhecimentos nas áreas de Física, Química, Engenharia dos Materiais, Meio Ambiente e Ciências da Vida, entre outras áreas.

O Centro de Pesquisas Renato Archer é uma instituição do Ministério da Ciência e Tecnologia. Em 20 anos de atividades, o CenPRA www.cenpra.gov.br/ conquistou sua posição de relevância, em função da variada gama de atividades tecnológicas que vem realizando junto à comunidade. Hoje, com cerca de 230 pesquisadores e 12 laboratórios, o CenPRA dispõe de infra-estrutura tecnológica capaz de atender demandas por soluções inovadoras, favorecidas por um modelo operacional flexível. Suas competências tecnológicas estão em permanente evolução oferecendo acesso ao conhecimento no estado da arte.

O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN - https://www.ipen.br/sitio/?idm= é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento, antiga Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico. É gerenciado técnica, administrativa e financeiramente pela Comissão Nacional de Energia Nuclear e associado para fins de ensino de pós-graduação à Universidade de São Paulo. Localizado no "campus" da USP, ocupando uma área de 500.000 m2, o Ipen tem hoje uma destacada atuação em vários setores da atividade nuclear entre elas, nas aplicações das radiações e radioisótopos, em reatores nucleares, em materiais e no ciclo do combustível, em radioproteção e dosimetria, cujos resultados vêm proporcionando avanços significativos no domínio de tecnologias, na produção de materiais e na prestação de serviços de valor econômico e estratégico para o país, possibilitando estender os benefícios da energia nuclear à segmentos maiores de nossa população.


EXÉRCITO
O centro de tecnologia do exército CTEX - http://www.ctex.eb.br/ - tem como objetivo realizar pesquisas científicas, o desenvolvimento experimental, o assessoramento científico-tecnológico e a aplicação do conhecimento visando à obteção de produtos de defesa de interesse do Exército.

UNIVERSIDADES

O Centro de Tecnologia da UFRJ http://www.ct.ufrj.br/ engloba 4 importantes unidades acadêmicas, abrangendo um universo de ensino, pesquisa e extensão de alto significado para a tecnologia nacional. A comunidade do Centro de Tecnologia é composta por cerca de 500 professores, 6400 alunos de graduação, 4500 de pós-graduação e 600 servidores técnico-administrativos, sendo assim o segundo maior Centro da UFRJ. Tem sede no Prédio do CT, onde desenvolve a maior parte das suas atividades, além de ocupar áreas em outros prédios do Campus da Cidade Universitária e em outros Campi da UFRJ.


UNIVERSIDADE – EMPRESAS

Ao longo de sua existência o Instituto UNIEMP http://www.uniemp.br/ produziu grande volume de importantes estudos e projetos voltados a todos os setores da atividade humana e de áreas de conhecimento que são os contratos que serão colocados em PROJETOS, destacando-se como entidade pioneira no seu campo de atividade

O CETEC http://www.cetec.mg.gov.br/index.php é uma fundação de direito público, criada em março de 1972, como um centro de pesquisa multidisciplinar, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento tecnológico do Estado e do País. As atividades de pesquisa e desenvolvimento, de prestação de serviços de referência e de difusão tecnológica executadas abrangem tanto tecnologias avançadas, que apontam para o futuro, quanto a melhoria de tecnologias tradicionais, de aplicação ampla e imediata, em atendimento às micro, pequenas, médias e grandes empresas. A instituição tem contribuído na formação e treinamento de recursos humanos, oferecendo posições de trabalho para bolsistas e estagiários, promovendo cursos de curta duração e colaborando com universidades em programas de pós-graduação, em suas áreas de excelência. O CETEC participa da Rede Temática em Engenharia de Materiais, um programa de pós-graduação (Mestrado e Doutorado), reconhecido pela CAPES, que o CETEC oferece em parceria com a UFOP e a UEMG. Missão - Contribuir para a modernização das atividades produtivas pela apropriação de conhecimento e do desenvolvimento e antecipação de soluções tecnológicas, ambientalmente compatíveis, em benefício da sociedade.

O Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia – Cietec - http://www.cietec.org.br/index.php - foi inaugurado em abril de 1998, a partir de um convênio celebrado entre a atual Secretaria de Desenvolvimento do Governo do Estado de São Paulo – SD, Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas de São Paulo – SEBRAE-SP http://www.sebraesp.com.br/, a Universidade de São Paulo – USP www.usp.br , o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN www.ipen.br e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT www.ipt.br , tendo como missão incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica e apoiar a criação, fortalecimento e consolidação de empresas e empreendimentos inovadores, de base tecnológica. Para consecução de seus objetivos são conduzidos pelo Cietec, entre outros, processos de pré-incubação, incubação e pós-incubação de empresas de base tecnológica, destinados, basicamente, a apoiar a criação e desenvolvimento de empresas, particularmente de micro e pequenas empresas e o seu fortalecimento e consolidação dessas empresas, em especial em termos de participação no mercado e geração de empregos de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário