Como diminuir a factura da electricidade (parte 1)

20 03 2009

 

como-diminuir-a-factura-da-electricidade

 

Quando pagamos a conta da electricidade, estamos a pagar duas coisas: a energia consumida e a potência contratada. Quanto a energia consumida, ao longo do blog, existem várias dicas para diminuir a factura (frigorífico, iluminação, consumos em stand-by, entre outros). Contudo pagamos outra parcela, a potência contratada! Mas afinal o que é a potência contratada? A potência contratada limita o consumo instantâneo, cortando a electricidade quando excedemos esse limite.

 

Ao reduzir a potência contratada, não só diminuir a factura a pagar, também é poupar o meio ambiente. Quando solicitamos muita potência a rede, o valor extra de energia é fornecida através de uma fonte de energia não renovável (combustíveis fosseis).

 

Na minha opinião, em todas as casas com agregados familiares de pequena e média dimensão, a potências de 3.45KW é suficiente! Contudo é importante saber utilizar os vários dispositivos, de modo ao disjuntor (aparelho que limita os consumos instantâneos) não “dispare”. Para isso deveremos ter em atenção em não ligar simultaneamente aparelhos de elevado consumo (máquina de lavar roupa, máquina de lavar louça, aquecedores eléctricos, fornos eléctricos…). Com 3,45KW, poderemos ligar até 2 dispositivos de elevado consumo e alguns de baixo/médio.

 

Outro modo de diminuirmos a factura de electricidade é contratar um tarifário bi-horário, tendo um custo reduzido de electricidade em horas de vazio. Deixarei esse tema para outro tópico neste blog.


Ações

Information

Uma resposta

25 03 2009
gerirfinancaspessoais

Hugo, parabéns pelo post muito bom não só em termos de Ambiente masa também em Gestão de Finanças Pessoais.
Ver mais dicas de Gestão de Finanças Pessoais em: http://gerirfinancaspessoais.wordpress.com/

Deixe um comentário