segunda-feira, 25 de junho de 2007


ISLAMISMO

O Islamismo está dividido em duas facções principais:os Sunitas e os Xiitas.Para entender essa divisão, precisamos ter em mente que a tradição islâmica mescla, desde sempre, a prática religiosa com a estrutura política.
Os Sunitas surgiram como grupo de oposição ao Califado, espécie de instituição hereditária que comanda a nação islâmica. Eles foram responsáveis pela grande expansão do Islamismo pelo mundo, tanto no passado quanto em tempos mais recentes. Consideravam o Corão e o Sunna ( Livro de precações dos Atos de Maomé).
Os Xiitas são originalmente os seguidores de Ali, um califa que pertencia à própria família de Maomé. Eles são maioria em países como o Paquistão, o Irã, o Iraque e até na Índia. Consideravam somente o Corão.
Em tempos recentes, os xiitas ganharam força quando o aiatolá Khomeini tomou o poder no Irã, em 1979, após derrubar o xá Reza Pahlevi, que era sunita. Mas Khomeini não permaneceu no poder por muito tempo e foi obrigado a exilar-se em Paris, de onde continuou comandando grupos aliados.
FONTE: http://www.casadobruxo.com.br/religa/islamismo.htm



SUNITAS E XIITAS

Sunitas -
Os sunitas são os partidários dos califas abássidas, descendentes de all-Abbas, tio do Profeta. Em 749, eles assumem o controle do Islã e transferem a capital para Bagdá. Justificam sua legitimidade apoiados nos juristas (alim, plural ulemás) que sustentam que o califado pertenceria aos que fossem considerados dignos pelo consenso da comunidade. A maior parte dos adeptos do islamismo é sunita (cerca de 85%). Álem disso defendiam que seus lideres e governantes não precisavam ter parentesco com o profeta.





Xiitas - Partidários de Ali, casado com Fátima, filha de Maomé, os xiitas não aceitam a direção dos sunitas. Argumentando que só os descendentes do Profeta são os verdadeiros imãs: guias infalíveis em sua interpretação do Corão e do Suna, graças ao conhecimento secreto que lhes fora dado por Deus. São predominantes no Irã e no Iêmen. A rivalidade histórica entre sunitas e xiitas se acentua com a revolução iraniana de 1979 que, sob a liderança do aiatolá Khomeini (xiita), depõe o xá Reza Pahlevi e instaura a República islâmica do Irã. Para eles os líderes e os governantes deveriam necessariamente ser descendentes do profeta Maomé. A maioria dos sunitas acredita que o nome deriva da palavra Suna que é a forma de conduta do profeta Maomé. Alguns afirmam porém que Sunita deriva de uma palavra que significa "um caminho moderado" referindo-se à ideia de que o Sunismo toma uma posição mais neutral do que aquela que tem sido apercebida como mais extremada dos Xiitas e dos Caridjitas.

FONTE:http://www.libanoshow.com/home/cultura_arabe/resumo.htm FONTE:http://pt.wikipedia.org/wiki/Islão_Sunita

Nenhum comentário: