27 de março de 2009

Não tenha medo do... Pronome Relativo!

Antes de falar sobre as Subordinadas Adjetivas se faz necessário esclarecer algumas coisas sobre o pronome relativo. O pronome relativo funciona como conectivo (é um elemento de ligação como a conjunção). Ele liga duas orações substituindo na segunda oração um termo antecedente. Como isso funciona???
Obs: Como não consigo diagramar os exemplos aqui no blog, utilizei o sistema de cores para identificação das funções sintáticas.
Observe as orações abaixo: Ex ¹: A) Todos leram o livro. B) O professor sugeriu o livro.
Agora, utilizemos o pronome relativo “que” para unir estas duas orações em um único período:
A+B= Todos leram o livro que o professor sugeriu.
Viram?! Pegamos o elemento que se repete (livro) e o substituímos pelo pronome relativo "que". Tornando assim, dois períodos simples em um período composto. Desta forma evitamos repetições, tornando o texto mais dinâmico. Os pronomes relativos são que, quem, o qual (a qual, os quais, as quais), onde (quando equivale a em que), quanto (quanta, quantos, quantas) e cujo (cuja, cujos, cujas) podendo estar acompanhados ou não de preposição. Acompanhe os exemplos: Ex²: A) Não conheço a cidade. B) Maria nasceu na cidade.
A + B = Não conheço a cidade onde nasceu Maria.
Observe que o pronome relativo onde nesta oração corresponde a “em que” (Não conheço a cidade em que Maria nasceu). Novamente:
Ex³: A) Esta é a árvore. B) As folhas da árvore caem inexplicavelmente.
A+B= Esta é a árvore cujas folhas caem inexplicavelmente. Você sabia que o pronome relativo exerce função sintática na oração que pertence? E sabe o que é melhor? Nem é tão complicado descobrir a função exercida por ele. Vamos utilizar aquele primeiro exemplo:
1ª oração 2ª oração Todos leram o livro / que o professor sugeriu. Suj. VTD OD / OD Suj. VTD Não entendeu? É simples. Só substituímos o pronome relativo (que) pelo termo correspondente. Com a substituição a segunda oração fica assim: O professor sugeriu o livro. Suj. VTD OD Agora, volte aos exemplos 2 e 3 tente identificar a função sintática do pronome relativo existente neles. Não seja preguiçoso! É exercitando que se aprende. Deixarei a resposta no final da postagem*. Bom, o pronome relativo pode exercer a função de sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo e adjunto adverbial. I.P.C. Nas funções de OBJETO INDIRETO e ADJUNTO ADVERBIAL o pronome relativo vem acompanhado da preposição exigida pelo verbo. 1ª oração 2ª oração Ex: Essa é a máquina / de que precisamos. OI VTI Substituindo o pronome pelo termo correspondente temos a seguinte oração: Precisamos de máquina. VTI OI Viram como não é tão difícil?! *Os pronomes relativos do 2º e do 3º exemplo exercem a função de adjunto adverbial de lugar.

5 comentários:

  1. Nossa é a explicação mais perfeita que eu ja ouvi( li no caso rs)!!!!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que o Blog está sendo útil!
    continuarei postando.
    Abçs.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Prof. Hilda, pela explicação majestosa. Eu não tenho medo dos pronomes relativos, mas se tivesse, com certeza, meu medo se dissiparia através deste seu talento na arte de ensinar. Seu blog já está em meus favoritos, estou sempre atento às suas postagens. Um abraço, Adericleverson

    ResponderExcluir
  4. Muito Boa A Explicação viiu Profº, adoreii, qe seu Blog possa crescer mais e mais, e voc tbm!

    ResponderExcluir
  5. parabéns esplicou melhor q a minha professora obrigado

    ResponderExcluir