A Motivação dos Funcionários começa na Cultura Organizacional do Hospital.

Por: Dr. Edgar Luna

O capital humano de toda organização tem características próprias e coletivas na sua forma de pensar e agir, e com as quais convive habitualmente, no cotidiano do trabalho. As formas de pensar, as condutas, os símbolos que dão significado ao concreto fazem parte da chamada cultura organizacional.

A Cultura Organizacional de um Hospital, como em qualquer outra área considera-se o conjunto de valores, normas de comportamento, artefatos e padrões que governam a forma como as pessoas interagem dentro do hospital e o modo como se empenham no seu trabalho e enxergam a organização.

Apesar de que a cultura das organizações de saúde têm uma coluna única, dada na maioria das vezes pelo histórico da própria instituição, elas são mais suscetíveis a criar uma diversidade de subculturas, que segundo Olímpio Bittar, no seu trabalho Cultura e Qualidade em Hospitais, “criam seus próprios mitos, suas maneiras peculiares de relacionamento. Vivem e sobrevivem de acordo com regras estipuladas por seus membros, suas necessidades, suas urgências / emergências e a maneira como respondem aos estímulos do meio interno e externo”.

Segundo uma pesquisa feita pela Morehead and Associates, uma empresa especializada em medir a satisfação da força de trabalho e compromisso nos hospitais, observou que os funcionários mais comprometidos com a missão, visão e valores da organização hospitalar têm em comum os seguintes comportamentos:

Vontade de ir “além”, exercendo um esforço adicional a suas funções; Energia e entusiasmo para o seu trabalho; Lealdade à organização; Orgulho da organização; Vontade para recomendar a organização como um lugar para se trabalhar e para receber assistência à saúde e Maior satisfação em geral.

Outro ponto interessante que a pesquisa mostrou foi as declarações que esses funcionários usaram para descrever sua satisfação e motivação com a cultura organizacional do hospital:

Meu hospital fornece atendimento de alta qualidade e serviço,
Eu gosto do trabalho que faço,
Meu chefe faz bom uso de minhas habilidades e capacidades,
Meu hospital realiza seus negócios de forma ética,
Esta instituição trata os funcionários com respeito,
Meu salário é justo para minhas atribuições e experiência na área da saúde,
Tenho confiança na liderança da alta administração,
A segurança do paciente é uma prioridade no meu hospital,
Meu hospital da uma força para equilibrar meu trabalho e minha vida pessoal.

Todas essas declarações estão cheias de orgulho, certo?, mas a melhor declaração dita por um funcionário foi “Eu sinto que pertenço a este hospital”.

6 responses to “A Motivação dos Funcionários começa na Cultura Organizacional do Hospital.

  1. Alexandre Gomes de Souza

    Excelente. “Vestir a camisa da empresa” como diria, mais a principal característica deste grupo coeso é o papel do lider que soube interagir com o que cada indivíduo têm de melhor e o espaço para que o mesmos façam suas atividades dando o máximo de si. (harmonia e interação profissional)

  2. Que publicação maravilhosa. Realmente esse assunto é uma bomba na saúde, pois, os colaboradores é parte fundamental para a instituição, se não houver satisfação dos clientes internos, como haverá satisfação dos externos?

  3. Lei el articulo con atencion, y de modo claro ponen el enfasis en situaciones que se dan en la practica diaria, el sobre esfuerzo que se hace por cumplir por que finalmente es ese esntido de pertenencia es el que domina nuestras acciones
    Soy medica y hace casi 35 anios que estoy en un Hospital. Sin sentido de pertenencia creo que no hay modo de responder a los estimulos o situaciones que se nos presentan a diario

  4. Francisco José Mari

    O artigo retrata bem a realidade em todas as empresas. Em um hospital, cuja matéria prima é a saúde, a motivação dos profissionais que lá trabalham é uma das ferramentas mais importantes, para que se tenha o retorno esperado, qual seja, a satisfação dos funcionários e consequentemente da excelência no atendimento dos clientes de saúde.
    Entretanto, infelizmente, esta não é uma realidade em todas as instituições de saúde do país, como deveria ser. Ainda hoje existem muitas Santas Casas e demais hospitais filantrópicos que penam sob os parcos recursos repassados pelo SUS e em algumas unidades, pela administração inadequada de profissionais que não são profissionais na área.

  5. Isso vale para qualquer organização, mas para hospitais acredito que seja um fator a mais, pois a cultura da organização tem que afirmar os valores pessoais do colaborador . Se ela o faz entrar em conflito por incoerencias entre teoria e prática e se isso agride os valores pessoais dos membros da equipe, teremos aí um enorme entrave para o comprometimento e motivação!

  6. O artigo mostra que os colaboaradores em geral estão precisando de exemplos positivos para seguirem ou terem que admirar. Entretanto, na saúde faltam bons exemplos. Os grandes mestres já se foram e os que ficaram, poucos são comprometidos com a sua Organização de saúde.

Gostaríamos de saber sua Opinião.