Hotelaria Hospitalar para melhorar a Satisfação do Paciente.

Adaptado por: Dr. Edgar Luna

Ao ser hospitalizado o paciente além do mal-estar e da fragilidade física e emocional decorrente da própria doença, sente-se por vezes expropriado de seu estilo de vida, passando a obedecer às determinações dos profissionais de saúde quanto a horários, tipo de alimentação, modo de dormir, rotina de banho, visitas de familiares e amigos, convivência com outras pessoas e várias outras situações.

Maria Nathalia Almeida na sua dissertação “Hotelaria Hospitalar: Cultura e hospitalidade no atendimento a idosos” coloca uma realidade no norte do Brasil, em Macapá, estado de Amapá, onde a maioria dos idosos tem o costume de dormir em rede e usar um pinico para cuspir, hábitos que vêm herdados dos índios. Nesse trabalho ela propõe um modelo de ala clínica para a assistência dos idosos Macapaenses.

Embora o foco dos hospitais seja o tratamento e a assistência, a implantação da hotelaria hospitalar nessas organizações de saúde passa a ser um investimento na integração dos serviços e das equipes que estão direta ou indiretamente ligados ao paciente como: a equipe médica, de enfermagem, engenharia, serviço de nutrição e dietética, restaurante, manutenção, limpeza, etc.

Essa implantação envolve a criação de valores, modelos e ações para realçar o receber humano reconhecendo o paciente e seu acompanhante como clientes e oferecendo um atendimento baseado nos conceitos da hospitalidade, humanização e ambiência para a criação do espaço.

Essa proposta engloba também o compromisso de amenizar os sentimentos negativos que os clientes possam ter durante a internação, proporcionando conforto, segurança e bem-estar a todos os envolvidos: pacientes, familiares, visitantes, equipe médica e de enfermagem e colaboradores do serviço de saúde. Criando dessa maneira um laço de empatia maior com as equipes assistenciais e visando superar em todo momento a expectativa dos clientes.

Os serviços de Hotelaria Hospitalar, ainda hoje, constituem um diferencial competitivo importante entre as organizações de saúde, por isso e imprescindível comtemplar os aspectos da cultura regional na composição do ambiente físico, do serviço de nutrição e dietética e na preparação dos profissionais para a prestação de serviços humanizados.

Fonte: Hotelaria Hospitalar: Cultura e hospitalidade no atendimento a idosos

1 responses to “Hotelaria Hospitalar para melhorar a Satisfação do Paciente.

  1. Cultura regional com humanização. Tudo que um paciente hospitalizado precisa, para uma melhor e mais rápida recuperação, uma vez que o mesmo sente-se valorizado como indivíduo, aumentando sua auto-estima. Gostei da publicação.

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