Comunicação Interna e Externa na Empresa
segunda, 24 maio 2010

 

 

HAPPY HOUR COM DEUS
Iniciamos o Ano 6
Sempre pela Graça do Senhor
 
ENCONTRO DE EMPREENDEDORES
 
Homens e Mulheres que Buscam o
Sucesso pela Palavra de Deus
 
Reunião realizada em 24/05/2010
 
Comunicação é um diferencial competitivo
 
Comunicação é um diferencial
 
"Ao começar o meu próprio negócio, descobri que você pode ter a maior idéia do mundo. Mas não vai chegar a lugar nenhum se não conseguir vendê-la às outras pessoas.“ (Roger von Oech)
 
No caso, vender é comunicar ao mercado e potenciais clientes que seu produto existe.
 
As diferentes técnicas de comunicação permitem ao empreendedor conquistar sua fatia do mercado.
 
Infelizmente, a comunicação nem sempre é bem feita e resulta em prejuízos e decepções.
 
Saber comunicar, muito mais que saber falar, é fazer ser ouvido, visto e lembrado.
 
Não é à toa que boa parte dos políticos gasta muito dinheiro com cursos de oratória, marketeiros e mídia.
 
Isso mostra que saber se comunicar é a alma do negócio.
 
Marcos 16:15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.
 
Começava, com essa ordem de Jesus, a propagação de um novo conceito sobre Deus e salvação mundo antigo.
 
Jesus preparou durante três anos uma equipe para divulgar a boa nova, o evangelho, a mudança radical da lei para a graça.
 
Para pregar, os apóstolos precisavam comunicar-se com eficácia.
E havia entre eles, discípulos que não eram bons comunicadores. Problema esse que o Espírito Santo resolvia facilmente.
 
O que eles passaram, certamente todo bom empreendedor com idéias inovadoras e arrojadas está sujeito a vivenciar. Logo, a capacitação do Espírito Santo é fundamental para o sucesso da “empreitada”.
 
Comunicar:
 
Origem no latin: communicare.
Que significa: fazer comum; participar; avisar; informar; estar em comunicação; falar; corresponder-se. (Priberam)
 
Ainda: transmitir-se; propagar-se; generalizar-se
 
SIMPLIFICANDO: TORNAR CONHECIDO ALGO OU ALGUÉM.
 
 
Mas o que é mesmo comunicação?
 
“A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional.” (Wikipédia)
 
Nunca foi tão fácil se comunicar.
Nunca houve tantos dispositivos tecnológicos para o homem se comunicar com o próprio homem.
Uma evolução que começou muitos e muitos anos atrás.
 
Os primeiros homens se comunicavam com linguagens estranhas, mas deixaram algumas mensagens do mundo deles para nós através das pinturas rupestres.
 
Na dominação de outros povos, gregos, egípcios, persas e romanos, entre outros, levavam aos povos escravos suas formas de comunicação.
Isso mostra que a globalização não é uma invenção tão recente.
 
 
O primeiro instrumento que o homem utilizou para levar sua mensagem mais longe foi a concha das mãos.
 
Hoje, a comunicação é mais simples, ágil e de longo alcance.
Mas como isso aconteceu?
 
Através dos séculos, a curiosidade a ganância fizeram o homem inventar meios para aproximar dois pontos outrora distantes.
 
E sabemos que o homem, quando usa o talento para o bem, produz maravilhas.
 
Vejamos a evolução da comunicação através de inventos notáveis:
 
1440 – Gutemberg inventou a prensa
1º Livro impresso no mundo foi a Bíblia Sagrada – era tempo de inquisição. Imaginem se ele imprimisse outra coisa...
 
1605 – Primeiro Jornal Semanário Editado Regularmente
NieuweTijdinghen – Antuérpia.
 
1808 – A Gazeta do Rio de Janeiro
Primeiro Jornal Impresso Brasileiro
 
 
1844 – Telégrafo - Samuel Finley Bresse Morse inventou o Código Morse que possibilitou o envio de mensagens através de sinais entre dois pontos distantes.
Em 1843, Morse começou a construção de uma linha de telégrafo experimental utilizando o código inventado por ele.
No dia 24 de maio de 1844, Morse enviou sua primeira mensagem: "Quanto trabalho teve Deus!".
 
 
1876 – Telefone - Alexander Graham Bell, físico escocês, naturalizado americano demonstra publicamente seu invento.
 
Em 1875, ele obteve a patente do aparelho telefônico, fazendo sua primeira demonstração pública na Filadélfia – EUA, em 1876. Estavam presentes 15 pessoas, entre elas o Imperador do Brasil, D. Pedro II, que atendeu a ligação feita da sala ao lado pelo assistente Bell, Thomas Watson.
 
Em 1878, surgiu a primeira rede pública comercial de Telefonia, em Nex Haven, EUA.
 
Em 1885, foi formada a ATT – American Telephone and Tetlegraph Company (AT&T) – que até 1984 exerceu o monopólio da Telefonia nos Estados Unidos.
 
 
1878 – Fonógrafo - Thomas Edison patenteia o seu fonógrafo. Trata-se de um cilindro giratório recoberto com cera onde são gravadas por uma agulha, as vibrações de um som emitido e afunilado em uma corneta, interligada a uma lâmina que sustenta a agulha. Com a emissão do som o ar movimenta-se vibrando a lâmina que faz a agulha riscar em forma de ondas a superfície do cilindro que está girando.
 
De forma inversa, ao girarmos o cilindro já riscado, com a agulha em contacto, esta o lerá e transmitirá as vibrações para a lâmina, cuja vibração, amplificadas pela corneta, fará emitir o som.
 
 
1888 – Máquina Fotográfica - George Eastman, inventor do filme em rolo, revolucionou o mercado em 1888 criando uma máquina fotográfica simples, leve e barata. Ela foi batizada de “Kodak", nome curto e fácil de ser pronunciado em qualquer língua.
 
Ao terminar o filme, o cliente deveria levar a máquina até o local em que a havia comprado para que ele fosse retirado. As fotos eram reveladas e entregues em dez dias.
 
Com o slogan "Aperte o botão que nós fazemos o resto", 90 mil máquinas Kodak foram vendidas no primeiro ano.
 
 
1888 – Rádio - Em 1888, um físico alemão chamado Heinrich Hertz conseguiu produzir as primeiras ondas de rádio.
 
Em 1893, o padre e cientista brasileiro Roberto Landell de Moura realizou a primeira transmissão falada, sem fios, por ondas eletromagnéticas.
 
Em 1898, Marconi organizou um grande grupo de empresários e investidores que acreditavam em seus projetos e iniciou a montagem de sua grande proeza: a primeira transmissão intercontinental de rádio.
 
 
1895 – Cinema - Paris, 28 de dezembro de 1895, Salon do Grand Café: os irmãos Lumière realizavam a primeira exibição pública de um invento no qual eles mesmos não acreditavam muito: o cinematógrafo.
 
 
1927 – Televisão - Philo Farnsworth foi o primeiro a criar a imagem televisiva, mas era muito sem-graça. Apenas um fio cortando ao meio uma tela dentro de um tubo de vidro.
 
Vladimir Zworykin transformou a invenção em um aparelho para uma grande empresa americana de comunicações chamada RCA.
 
 
1944 – Primeiro Computador Elétrico - É desenvolvido, na Universidade de Harvard, o Mark I, o primeiro computador elétrico.
 
Era capaz de fazer as quatro operações básicas, além de logaritmos e funções trigonométricas.
 
A máquina tinha 2,5 m de altura por 16 de comprimento, e levava cerca de 10 segundos para fazer uma única divisão.
 
 
1946 – Primeiro Computador Eletrônico - É construído o Eniac, o primeiro computador (sigla em inglês para integrador e computador numérico eletrônico), com 18 000 válvulas, 1,5 metro de altura e 24 metros de comprimento.
 
Seus criadores foram John Mauchly (1907-1980) e John Eckart Jr. (1919-1995).
 
 
1948 – A televisão Chega ao Brasil - Em São Paulo, o jornalista Assis Chateaubriand, proprietário da cadeia de rádio Emissoras Associadas, decidiu implantar a televisão no Brasil.
 
Ele teve que trazer além dos equipamentos, televisores e instalar em pontos estratégicos de São Paulo para o povo ver a novidade.
 
1960, fundada a primeira televisão do Estado do Paraná, a TV Paranaense - canal 12 - de Curitiba, hoje RPC.
 
 
1962 - Primeiro Satélite de Comunicação - O primeiro satélite de comunicação comercial foi lançado pela empresa AT&T.
 
O Telstar I, um satélite de comunicações que podia ampliar o sinal que recebia.
 
E em 1964, os Jogos Olímpicos de Tóquio entraram para a história como os primeiros a serem transmitidos para o mundo via-satélite.
 
 
1969 – Início da Internet - A internet nem sempre fora da maneira que a conhecemos.
 
Desenvolvida, em 1969, para fins militares, na época da Guerra Fria, não passava de um sistema de comunicação entre as bases militares dos EUA, e tinha o nome de ArpaNet.
 
Em 1971, foi liberada para uso acadêmico em universidades americanas.
 
Em 1990, foi liberada para uso comercial e doméstico.
 
 
1973 - Telefone Celular - A corrida ao celular foi vencida pela Motorola a 03 de Abril de 1973: Martin Cooper, então Gerente geral da Motorola, fez a primeira chamada de um telemóvel do mundo através do protótipo Dyna-Tac.
 
 
1975 – Microcomputador Altair 8800 - Edward Roberts, William Yates e Jim Bybee desenvolvem o primeiro microcomputador pessoal produzido industrialmente para venda em massa.
 
1976 - Microcomputador APPLE II - Primeiro microcomputador pessoal a ter sucesso comercial.
Desenvolvido por Steve Jobs e Steve Wozniak (Apple Corp.).
 
1981 – Microcomputador IBM - Primeiro microcomputador pessoal IBM com arquitetura aberta. Um imenso sucesso comercial.
 
 
2008 – TV em Alta Definição em Curitiba - RPC inicia transmissões em alta definição em Curitiba.
 
 
Das cavernas para o mundo digital, o homem fez uma gigantesca revolução na comunicação.
 
“Desde primórdios da civilização humana o homem tem impelido esforços na tentativa de criar e/ou aprimorar a comunicação humana. Assim, a evolução dos meios de comunicação retrata a própria evolução da sociedade, pois representa as relações, os anseios e as necessidades de cada época.” (Giseli A. de Aguiar)
 
 
Ao dividir o mesmo espaço, o homem viu-se diante de um problema:
 
“O homem começou a sentir a necessidade de comunicar-se desde que começou a viver em sociedade, fosse para alertar sobre alguma coisa ou expressar sua cultura ou sentimento.” (Foton)
 
Alvin Toffler dividiu a evolução humana em três ondas: Agricultura, Indústria e Informação.
 
Vivemos essa terceira onda, a da informação. Não podemos passar um dia sequer sem adquirir novas informações.
 
Antes o rádio levou 38 anos para atingir 50 milhões de ouvintes.
Público igual, a internet alcançou em apenas 5 anos.
 
Vivemos obcecados por novas informações. Já ensinava Francis Bacon, centenas de anos atrás, que “o saber é poder”.
 
Poder que nos ajuda a comunicar com nossos públicos com mais eficácia.
 
Deus também se comunica com o homem, desde a criação deste.
Tudo teve início, justamente na criação:
 
Gênesis 1:3 E disse Deus: Haja Luz. E houve luz.
 
Note que Deus criou a luz com duas palavras, ou seja, determinou o início da luz com uma ordem clara.
 
É justamente a clareza na comunicação que a faz ser eficaz.
 
Quando a algum impedimento na comunicação, um ruído, o produto final pode ser desastroso. Quer um exemplo:
 
Você está conseguindo falar ao celular, entender e se fazer entender?
 
O excesso de promoções parece ter congestionado o fluxo de mensagens que acabam sendo mau interpretadas.
 
O que está acontecendo com os problemas na comunicação via celular explicam com clareza uma das teorias da informação:
A comunicação é feita por um emissor, uma mensagem, um canal e um receptor.
 
É a “Teoria Matemática da Comunicação” estabelecida por Claude Shannon, um matemático americano que se preocupava com a boa transmissão da informação através de canais condutores.
 
“A teoria matemática da comunicação visava a precisão e a eficácia do fluxo informativo”. (Wikipedia)
 
 
Mais tarde, Norbert Wiener, contribuiu com essa teoria e foi chamado de “pai da cibernética”.
“Cibernética é o estudo dos autocontroles encontrados em sistemas estáveis, sejam eles mecânicos, elétricos ou biológicos.” (Wikipedia)
 
Cibernética é também a ciência do controle da comunicação.
 
“A sua principal contribuição foi no nível da aplicação de um conceito de “ruído” não só físico, mas englobando também tudo aquilo que impossibilita a correta recepção da informação.” (Wikipedia)
 
Para Wiener, o mesmo fio de cobre que transporta energia também pode levar informação. Isso foi, em parte, a revolução trazida pelo computador. O proprietário da informação a transfere para o computador (tecnologia).
 
 
Sabemos que mandar uma mensagem através de para outra pessoa pode ser um perigo, visto que aquele pode mudar o teor da mensagem e arrumar um problema para quem a enviou.
 
No AT, Deus falava ao povo através de profetas. Para que não houvesse distorção na mensagem, interpretação equivocada, Deus era bem claro.
 
Jeremias 17:5 Assim diz o Senhor: Maldito o varão que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!
 
Jeremias era a voz de Deus para o povo de Israel durante os últimos 40 anos do reino antes que fosse invadido e dominado pela Babilônia.
 
Suas profecias, ou seja, mensagens de Deus, anunciavam a tragédia que viria. Ninguém deu ouvido.
 
Temos a chance de ouvir e mudar o rumo se o caminho que tomamos nos afasta de Deus. É uma mensagem bem clara essa.
 
 
A comunicação é feita através da linguagem que é o uso da língua como forma de expressão.
 
No entanto, a linguagem pode ser verbal e não verbal.
 
Verbal é quando usamos palavras(verbo) – o que estamos fazendo agora, através das palavras escritas e ditas. Verbalizamos uma mensagem. Tente se comunicar sem utilizar verbos(que denotam ação).
 
Não verbal é quando nos comunicamos sem usar palavras. Podem ser gestos, figuras, imagens, desde que gerem compreensão ao receptor.
 
O ditado antigo diz que “uma imagem vale mais que mil palavras”.
 
 
Jesus também se preocupava em transmitir mensagens claras e eficazes aos seus discípulos:
 
João 15:17 Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros.
 
Difícil de entender essa mensagem?
 
Veja que a mensagem é curta, clara, simples e... difícil de executar!
 
Concorda?
 
Mas você entendeu a mensagem. Jesus não coloca nenhum condicionante, apenas que devemos amar uns aos outros.
 
 
Outro exemplo de Jesus sobre como se comunicar sem se complicar:
 
Mateus 5:37 O vosso falar seja SIM SIM NÃO NÃO; porque tudo o que passa disso vem do Maligno.
 
Muitas vezes, tentamos falar mais que o necessário e acabamos complicando a mensagem.
“Quem fala demais, dá bom dia a cavalo”, ensina a sabedoria popular
 
 
 
A clareza da mensagem de Jesus traz um alerta aos que tem cargo de direção quando o assunto é comunicação interna:
 
“A conseqüência natural de uma comunicação deficiente ou ausente é o boato. Quando a administração não oferece respostas os funcionários inventam-nas.” (Francisco G. de Matos)
 
 
A mensagem truncada ou com ruído não chega com clareza ao receptor, como ensina Shannon. E pode causar confusão.
 
"Comunicação não é o que você diz. É o que os outros entendem.” (Duda Mendonça)
 
Quanto mais clara, e até didático, e firme for a mensagem, ela pode dissipar dúvidas e ser produtiva.
 
 
Paulo abria novas igrejas em suas viagens e, constantemente, enviava orientações aos discípulos para que não se desviassem do ensinamento original.
 
Para evitar distorções, ele diferenciava o que era mensagem de Deus e o que era opinião pessoal.
 
2 Coríntios 11:17 O que digo, não o digo segundo o Senhor, mas como por insensatez, nesta confiança de gloriar-me.
 
Paulo tinha visões claras do Reino(terceiro céu), mas diferenciava o que era texto dele e o que era Palavra de Deus.
 
É comum por ai o tal “o Senhor me disse que...”.
 
Tenha cuidado ao ouvir essas “profecias”. Se Deus mandou dizer, Ele as confirmará em breve.
 
E tenha muito mais cuidado ao dizer “o Senhor me disse que...”.
 
 
Comunicar é fundamental para obter bons resultados.
 
“Para o sucesso é perfeitamente inútil aprimorar suas qualidades, se não cuidar igualmente da intensa divulgação delas.” (Illie Gilbert)
 
Devido à necessidade de se comunicar com o público alvo, as empresas líderes investem somas cada vez maiores de dinheiro em publicidade.
 
“A publicidade é, sobretudo, um grande meio de comunicação com a massa”. (Armando Sant´Anna)
 
Uma comunicação de massa bem feita apresenta resultados impressionantes. Exemplo da Casas Bahia, que é o maior anunciante da mídia nacional há vários anos.
 
 
Você tem se preocupado em divulgar suas habilidades, produtos ou serviços?
 
Você pode pensar que isso é caro. Pode ser, depende de como você faz.
 
Existe a comunicação gratuita e eficaz do boca a boca.
Todo cliente satisfeito leva a mais três.
 
“Quanto mais as pessoas vêem um determinado produto utilizado em público, ou quanto mais ouvem a seu respeito por parte de pessoas conhecidas e em quem confiam, maior é a probabilidade de que venham a comprá-lo. Essa é a idéia.” (universia)
 
Porém, o cliente insatisfeito, desaconselha outros 10 no boca a boca.
 
 
 
 
Veja um exemplo clássico de mensagem truncada, modificada de uma pessoa para outra e o desastroso final:
 
De: PRESIDENTE
Para: Diretor
Na próxima segunda feira, aproximadamente às 20h, o cometa Halley passará por aqui. Trata-se de um fenômeno que ocorre a cada 76 anos. Assim, peço que os funcionários estejam reunidos no pátio da fábrica, todos usando capacete de segurança, para que eu possa explicar o fenômeno a eles. Se estiver chovendo, não poderemos ver o espetáculo a olho nu, e todos deverão se dirigir ao refeitório onde será exibido um filme documentário sobre o cometa Halley.


De: DIRETOR
Para: Gerentes
Por ordem do presidente, na sexta-feira às 20h, o cometa Halley vai aparecer sobre a fábrica. Se chover os funcionários deverão ser reunidos, todos com capacete de segurança e encaminhados ao refeitório, onde o raro fenômeno aparecerá, o que acontece a cada 76 anos a olho nu.


De: GERENTES
Para: Chefes de Produção
A convite do nosso querido diretor, o cientista Halley de 76 anos vai aparecer nu no refeitório da fábrica, usando capacete, pois vai ser apresentado um filme sobre segurança na chuva. O diretor levará a demonstração para o pátio da fábrica.


De: CHEFES DE PRODUÇÃO
Para: Supervisor de Turnos
Na sexta-feira, o diretor, pela 1ª vez em 76 anos, vai aparecer nu no refeitório da fábrica, para filmar o Halley, o cientista famoso e sua equipe. Todo mundo deverá estar de capacete, pois vai ser apresentado um show sobre segurança na chuva. O diretor levará sua banda para o pátio da fábrica.


De: SUPERVISOR DE TURNOS
Para: Funcionários:
Todo mundo nu, sem exceções, deve estar no pátio da fabrica, na próxima sexta-feira, ás 20h, pois o manda-chuva (Presidente) e o Sr. Halley, guitarrista famoso, estarão lá para mostrar o raro filme “Dançando na chuva”. Todo mundo no refeitório de capacete, o show será lá, o que ocorre a cada 76 anos.


Aviso para todos os FUNCIONÁRIOS
Na sexta-feira, o chefe da diretoria vai fazer 76 anos e liberou geral para a festa às 20h no refeitório. Vão estar lá, pagos pelo manda-chuva, “BILL HALLEY E SEUS COMETAS”. Todo mundo nu e de capacete, pois a banda é muito louca e o rock vai rolar solto, mesmo com chuva.
 
Apesar de antiga, a mensagem acima é atual e retrata bem o nível de fidelidade nas mensagens corporativas feitas de boca a boca.
 
Tanto interna, como externa, a comunicação deve ser bem feita, com mensagem clara, objetiva e eficaz.
 
De uma ordem para um subalterno a uma publicidade para o público alvo, a empresa precisa saber se comunicar.
 
Muitas contratam empresas especializadas e obtêm resultados interessantes.
 
Outras, na ânsia de economizar, se comunicam de qualquer jeito.
Às vezes dá certo, mas, na maioria, essas mensagens constroem imagens negativas.
 
 
 
Uma mensagem bem clara e oportuna...
 
“Falar em público apresenta três problemas fundamentais:
um probleminha, um problema e um problemão.
O probleminha consiste em ir até a frente e encarar o auditório;
o problema consiste em falar ao público;
o problemão é saber a hora de parar de falar.”
(Marques Oliveira)
 
Observação: A mensagem acima de enquadrou no estudo presencial.
 
 
 
PALAVRA DE VITÓRIA PARA ESTA SEMANA:
 
João 15:7 Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito.
Jesus esclarece que a Palavra precisa chegar com clareza para que a entendamos para seguir seus ensinamentos.
 
Isso tem a ver com caráter, ética e honestidade.
 
E que precisamos ser perseverantes nessa conduta, inclusive na aceitação e transmissão das mensagens do Evangelho do Reino.
 
Somente assim, poderemos receber do Pai tudo o que pedimos em nome do Filho.
 
Só dizer “amém” não resolve.
 
Está claro?
 
 
Boa Semana!
 
 
NÃO DESISTA DO SENHOR: DEUS É FIEL
VOCÊ NUNCA, NUNCA ESTARÁ SÓ!
Estudo realizado por Nilson e Taniclaer Fante