terça-feira, 2 de outubro de 2007

Comunicação formal X Comunicação informal

Qualquer organização possui dois tipos de comunicação, a formal e a informal, ambas ocorrem de maneiras diferentes.

A comunicação formal segue uma hierarquia dentro da empresa, respeitando sua administração, valores e objetivos. O importante na comunicação formal é o cuidado e a preocupação com os interlocutores na transmissão dos dados ou das informações em questão para que se obtenha o sucesso no processo desejado.

Já a comunicação informal não possui regra alguma, passando até mesmo por cima dos níveis da autoridade. É por meio desta comunicação que o funcionário transmite sua satisfação ou insatisfação em relação a instituição.

Segundo a especialista e professora dos cursos de graduação e pós-graduação em comunicação social da USP, Margarida Kunsch, “o sistema formal de comunicação de toda a organização – o conjunto de canais e meios de comunicação estabelecidos de forma consciente e deliberada - é suplementado, no decorrer de pouco tempo, por uma rede informal de comunicações, igualmente importante, que se baseia nas relações sociais intra-organizativas”.

Um dos tipos de comunicação informal mais conhecido é o famoso “boato”, esse sempre foi visto como a mídia mais conhecida das organizações com intencificações e todavia estimulando a imaginação.

Flávia Nobre

Nenhum comentário: