quinta-feira, 19 de março de 2009

O vencedor da guerra de patrocínios

O time sem-estádio/sem-história/freguês-do-Tricolor divulgou seu patrocínio master para 2009. As frangas vão se vestir, apropriadamente, com a marca da mocinha aí ao lado. É a carinha delas, não?

Falando sério. A notoriamente mau-caráter diretoria do Curíntia não divulgou valores, mas minhas fontes dizem que ficou ao redor de R$ 18 milhões, por dez meses, a contar da data da assinatura.

Detalhe curioso: se foi assinado hoje, 19 de março, o contrato vence no dia 19 de janeiro. Já o aditamento do São Paulo com a LG, provavelmente assinado no dia 15 de janeiro, vence após um ano completo. Termina, portanto, em 15 de janeiro do ano que vem.

Podemos esperar, portanto, que essa guerra de patrocínios entre o Soberano e o Suburbano vá ter um segundo round em 2010 -- ano em que o pessoal da Marginal S/N comemora um século sem Libertadores.

Mas será que existe mesmo esta guerra?

Número por número, o contrato master do Curíntia é maior: o do SPFC, com os reajustes pertinentes previstos em contrato, ficou ao redor de R$ 16 milhões, a serem recolhidos até janeiro de 2010. O das frangas teve R$ 2 milhões a mais, a serem recebidos no mesmo período.

Em compensação, o Curíntia passou os últimos dois meses "operando no cheque especial", por assim dizer, e há a distinta impressão (muito bem fundamentada pelo blogueiro Emerson Gonçalves, aqui) de que essa atitude acabou fazendo o benefício real do contrato maior do Curíntia ser menor que o do negociado pelo São Paulo, dois meses antes.

Mas não usemos esse argumento. Falemos, em vez disso, dos patrocínios menores que o clube do Morumbi arregimentou em ações ligadas diretamente a seu estádio, que recolheram mais R$ 12 milhões livres para os cofres do clube.

O Curíntia, por seu lado, fez um novo contrato com a Nike, que passará a vigorar a partir de 2010 e vai até 2014 -- cinco anos, portanto. São R$ 15 milhões por ano. Em 2009, o time sem-estádio pegou os R$ 5 milhões do contrato anterior.

O contrato atual da Reebok com o São Paulo vai até o fim de 2010 e vigora desde 2008 -- três anos. O valor é de cerca de R$ 14 milhões anuais.

Nos dois casos, estamos falando dos valores fixos, sem os variáveis por royalties da venda de produtos -- Reebok tem exigência de construir mais lojas voltadas para o torcedor são-paulino e tem cota não-divulgada de royalties pagos; Nike pagará 18% de royalties (ótimo número!) por cada produto vendido.

Ou seja, se somarmos tudo, temos em 2009:


São Paulo
Master - R$ 16 milhões
Mangas e calções - zero
Patrocínios de oportunidade - zero
Estádio - R$ 12 milhões
Fornecedor - R$ 14 milhões

Total: R$ 42 milhões


Curíntia
Master - R$ 18 milhões
Mangas e calções - por ora, zero, mas deve entrar um troco (80% do valor, quando fechado, vai para o Ronaldo)
Patrocínios de oportunidade - 1 milhão (dois jogos, estimativa de 500 mil cada, arredondando muito para cima, por dó deles)
Estádio - HUAHUAHUAHUA!
Fornecedor - R$ 5 milhões

Total: R$ 24 milhões

Se mangas e calções, juntos, fecharem por 30% do valor do master, e 80% disso for para Ronaldo, o Curíntia teria mais R$ 1 milhão pra brincar.

Total dos sonhos do Curíntia: R$ 25 milhões

Nas cotas de TV, há empate técnico: cerca de R$ 31 milhões para cada um dos dois.

Ou seja: a diretoria mau-caráter pode fazer bravatas, falar asneiras e só assinar contratos com números maiores que os do SPFC que ainda assim eles terão que comer muito arroz-com-feijão para vencer essa guerra dos patrocínios. Já a guerra de informação, claro, a imprensa ajudará o time sem-estádio/sem-história...

15 comentários:

Fernando disse...

Vocês estão impagáveis, hehehe.
Estádio - HUAHUAHUAHUA! :)!!!

Fernando Pedroso disse...

ASUHDHUASDHUAUSHDHUSUHDHUSHDUH

Estádio - HUAHUAHUAHUA![2]

Anônimo disse...

Vc esqueceu um detalhe fundamental. No ultimo contrato dos gambás eles alardearam que de 16 milhoes e maior que o do São Paulo, ma na verdade não vigorou por 12 meses e sim quase 15 meses(impossivel acrditar que mantiveram o a Medial de graca durante janeiro, fevereiro e marco), que anulizados dariam na verdade 12,8 milhoes.
Logo nao se pode descartar a possibilidade de estarem mentindo nos valores de novo. Sem esquecer que a tal empresa é velha conhecida do tempo do dualib, logo, corruptivel.

Anônimo disse...

HAHAHA!
Na verdade é bem menos que 16 milhoes. Veja o que o Paulinho escreveu no blog dele :
blogdopaulinho.wordpress.com

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O Corinthians anunciou a Batavo como sua patrocinadora para o restante do ano.

O valor a ser divulgado, segundo informações, será de R$ 18 milhões.

Não condiz com a verdade.

A proposta da Batavo, para o futebol profissional, estava engavetada, em caso do clube não conseguir fechar pelo valor que desejava.

Era de R$ 14 milhões anuais.

O delirante Departamento de Marketing corinthiano sonhava com R$ 30 milhões.

Prejudicou o clube por três longos meses.

Período em que a comissão de Rosenberg era paga com a exposição gratuita da Medial Saúde nas camisetas de treino alvinegras.

No ultimo mês, já no desespero, e contando com a sorte de Ronaldo ter iniciado bem seu trabalho no clube, conseguiu uma proposta de R$ 18 milhões do Carrefour.

Era para ter fechado, mas a ganância impediu.

Bateram o pé em R$ 20 milhões.

Em uma estratégia que envolvia expor a marca de seus fornecedores, o Carrefour chegou aos R$ 20 milhões, pelo mesmo período do contrato fechado com a Batavo.

Que seriam anunciados ontem.

Mas Rosenberg tentou uma cartada final.

Disse que para o Carrefour colocar o nome de fornecedores na camisa o valor teria que ser de R$ 23 milhões.

Os diretores da empresa ficaram furiosos.

Perceberam que não estavam tratando com gente séria.

E desistiram do negócio.

Com as calças nas mãos, dirigentes corinthianos correram atrás da Batavo.

Que subiu o valor para R$ 16 milhões.

Cientes da vergonha que iriam passar ao anunciar um valor menor do que o da Medial Saúde, os dirigentes alvinegros ficaram ainda mais de joelhos.

Ofereceram uma “estranha” parceria com as categorias de base, para que o valor chegasse aos R$ 18 milhões.

Na verdade, em apenas uma tarde, o clube jogou R$ 2 milhões no lixo, por ganância.

No acordo com o Carrefour, que não envolvia as categorias de base.

Fora os R$ 4 milhões que não foram cobrados da Medial Saúde pela propaganda gratuita de três meses.

Ou seja, o clube receberá durante 2009 o valor de R$ 18 milhões, sendo R$ 16 milhões para o futebol profissional, abaixo dos R$ 16,5 recebidos da Medial apenas pela equipe principal.

Mas deixou de arrecadar R$ 6 milhões, em três meses, provenientes de cortesias e atos de incompetência.

Por esse motivo, torcedor corinthiano, não caia em cortinas de fumaça.

O aparente bom negócio, que será apresentado como o maior patrocínio do Brasil, é na verdade o resultado de uma negociação desesperada e mal conduzida.

Um verdadeiro show de incompetência.

Anônimo disse...

A palavra Batavo tem muito em termos de som da palavra 'bravata'. Vai ver que foi por isso que foi escolhida essa empresa.

Anônimo disse...

Simplesmente ridículo!
Agora, além disso, vejam só a última que a FPF aprontou para nós...
http://blogdotrio.wordpress.com/2009/03/20/mais-uma-da-fpf/
Lamentável!
É a federação do presidente suspenso pelo STJD!
Abs,
Aurelio Camargo - Blog do Trio

Anônimo disse...

as metas da diretoria do spfc pra 2010:
100 milhões em parcerias no morumbi para 2014
e também o patrocínio de 30 milhões + as mangas
eu vi isso na máquina do esporte

Unknown disse...

ow deixa os gamba chora nem estadio eles tem !!!!!!!!!!!!!!!!!

Bambi Senta disse...

Dois babacas mauricinhos. Nunca Bambi vai ter o prestígio que tem um corinthians ou flamengo da vida... Não adianta porque dinheiro não compra notoriedade no futebol!

Priscilla disse...

O mais engraçado é o tempo que esses babacas perde lendo reportagem do melhor do mundo SPFC...Não só por dinheiro, por historia e titulos.. sabe deixa o CUrintia se glorifica com os milhares de patrocinio.. pq ele tem que vender a alma por dinheiro, não por merito.. pq até ele chegar aos numeros de titulos do SPFC.. todos nós ja estaremos mortos.. hahahahaha 100 anos velho sem titulo sem historia e sem estadio.. tem que ter alguma coisa.. ahh coloca o Rolnaldo apra brilhar atras do patrocinio..hahaha Sinto muito o SP não precisa de um jogagor para arrecadar din din.. haha nem fazer parte da midia.... Pois é a vida é isso uns nascem para sofrer outros para sorrir, uns se co ntentam por pouco e outros com muito.. o SPFC é os dos mundo.. não se contenta só com paulistinha ou copinha...kkkk

RICARDÃO COMEDOR DE PRISCILLA disse...

OLHA SÓ O JEITINHO DE VIADINHO DOS CARAS QUE SE INTITULAM "IMPRENSA SÃO PAULINA".NÃO PASSAM DE 02 VIADOS ENRUSTIDOS QUE NÃO TEM NADA A FAZER NA VIDA A NÃO SER COMER BABOSEIRAS ENGORDATIVAS E ESCREVER BOBAGENS SOBRE ALGO QUE NÃO CONHECEM. 02 PLAYBOYS GORDOS E RIDICULOS QUE APOSTO, MORREM DE VONTADE DE SER CORINTHIANOS MAS DEVIDO SUA OPÇÃO BOIOLÍSTICA SEXUAL JAMAIS SE FORMARIAM DENTRO DA NAÇÃO ALVINEGRA DO PARQUE SÃO JORGE.DEIXA DE SEREM OTÁRIOS E SAIAM PARA VIVER A VIDA, CURTIR A MULHERADA (DUVIDO QUE GOSTEM!)POIS PERDER TEMPO FALANDO MAL DE DE UM TIME GLORIOSO COMO O CORINGÃO SÓ FAZ EFEITO E SUCESSO NA CABEÇA DE OUTROS IMBECIS BAMBINOS COMO VCS E É LÓGICO, NA PARADA GAY. EM TEMPO,VCS AINDA CHAMAM DE ESTÁDIO AQUELE MAUSOLEU ANTIGO CAIDO E PODRE, PALCO ESTE ONDE JÁ FOI POR DIVERSAS VEZES O SEPULCRO BAMBÍNICO. OLHEM OS ESTADIOS DA EUROPA E QDO CHEGAREM PERTO DAQUELAS ESTRUTURAS SE VAMGLORIEM. MELHOR NÃO POSSUIR NENHUM DO QUE TER UMA ESTRUTURA FUTEBOLÍSTICA ULTRAPASSADA. HUAHUAHUAHUA

Unknown disse...

voce cúrintianu que escreveu aqui em cima , me fala como é torcer para um time sem istádiu , sem ct , sem istrutura nenhuma , que vive a 15 anos de parcerias , quando ficou sem foi para segundona , não tem nome nem titulo nenhum internacionalmente e saber que do seu lado tem tudo isso ????????? ahhh ?????????? pra voce spo resta isso mesmo chingar de v. de b. é só oque te resta porque discutir de futebol , coitado .

Rogerinho disse...

O corintiano eh aquele cara que ta jogado na calçada da eskina com a barba enorme e o chinelo qbrado ....................blabalblabablaba.

kkkkkkkkkkkkkkkkk

por isso podem pagar ateh esmola no lugar do patrocinio q eles estaaum acostumados


Rogérionho Mentvazia

Unknown disse...

bando de bambi fdp parece ki ja eskeceram ki o rick e compania nao ganham do timao ha 3 anos ashuahsuahsuahsuahsuahsuahs

corinthians disse...

coitado desses banbis tinha que coloca esse patrocinio no spfc. qual o unico time do brasil que tem fama de viado.... spfc... qual o unico jogador que dança balé... ALEX SILVA onde esse bicha joga no spfc... vão se fude bicharrada do caraio que tem o 4maior patrocino do mundo quem é o CORINTHIANS seus otarios. e fregues do timão quem é os viadinhos do spfc... CPR na nota banbis