quinta-feira, 25 de março de 2010

Texto sobre Indexação para leitura

 
CHAMIER, J. (1988). Indexação: conceito, etapas e instrumentos. Revista brasileira de Biblioteconomia. e Documentação., São Paulo, v.21, n.1/2 p.63-79.



A indexação é importante na A D. porque condiciona o valor de um sistema documentário, sendo que uma indexação inadequada ou insuficiente causam, segundo CHAMIER 90% dos ruídos ou silêncios do sistema.

Os ruídos acima mencionados representam os documentos não pertinentes à pesquisa efetuada e aos registros recuperados sendo que o silêncio refere-se a falta de resposta do sistema.

Segundo a UNISIST a indexação é a representação dos conceitos contidos no documento e transcrição dos conceitos em uma L.D. (classificações, thesauri, vocabulários controlados, lista de cabeçalho de assunto)

Operações/Processo:

- Conhecimento do conteúdo do documento – Leitura rapida/diagonal do texto, observando partes de concentração de informação como título, sub-título, introdução, conclusão etc...

- Escolha de conceitos seguindo as regras de seletividade ( seleção dos conceitos que representam o conteúdo e de interesse para o usuário) e exaustividade (todos os conceitos úteis selecionados). – Análise conceitual e condensação, utilização dos conceitos úteis.

- Tradução dos conceitos para os descritores/ termos da L.D –

- Incorporação dos elementos sintáticos – indicação na indexação da importância ponderada de cada conceito ou descritor.

Indexação pré-coordenada – indexação na entrada com a utilização de termos já coordenados entre si pelo indexador. (ex. sistemas de classificação, listas de cabeçalho de assunto).

Indexação pós-coordenada – indexação na saída, coordenação dos termos na fase de recuperação da informação.

Sistemas de classificações: linguagens de estrutura hierárquica.

Tipo de instrumento de indexação para os sistemas documentários. Linguagens que utilizam a pré-coordenação de conceitos e classes conceituais, indo do geral para o específico, sendo representadas por uma árvore hierárquica. Utiliza códigos ou índices numéricos, alfabéticos ou alfa-númericos.

A codificação numérica costuma ter um esquema decimal de classificação, sendo que a extensão do índice representa o grau de especificidade da representação numérica.

CDU criada por Otlet e La Fontaine em 1905 para o projeto de uma bibliografia internacional que possibilitou a criação do Instituto Internacional de Bibliografia que transformou na Federação Internacional de Documentação (FID) em 1937. Utiliza o esquema decimal, objetiva cobrir o universo do conhecimento, sendo que quando foi criada possuia 33.000 divisões de assunto passando para 210.000 na década de 70/80.

Os sistemas de classificação oferecem simplicidade de emprego, facilidade de memoriazação por serem codificadas, possibilitam hierarquização numérica de classes e sub-classes e principalmente a possibilidade de expansão e codensação conforme seja necessária para representação do assunto. Como desvantagens apresentam dificuldades para atualização, expressão de noções complexas e rigidez. A utilização de rubricas de assuntos baseadas nos sistemas de classificação gera a necessidade da repetição das diversas possibilidades de expressão do assunto sobre as várias abordagens exiistentes nos conceitos enfocados.

Thesauros: linguagens de estrutura combinatória

Foi devido aos problemas apresentados pela subordinação de elementos nos sistemas de classificação que surgiudo tesauro. É uma linguagem controlada, constituída de descritores que podem ser combinados entre si no momento da indexação, ou a posteriori para exprimir noções mais complexas.

Os descritores pertencentes a tesauros ou vocabulários controlados constituem-se em linguagens que permitem a tradução para uma linguagem artificial sem ambiguidade demoninada linguagem documentária, noções expressas em linguagem natural.

Tesauros contituem-se de termos normalizados sendo padrões definidos como utilização somente de palavras no masculino, singular e forma substantiva, visando proceder a eliminação de aspectos línguísticos com sinonímia e polissemia. Os termos sinônimos são representados por apenas um termo escolhido para o conceito a ele relacionado, tornando um termo preferido.

Termos que contém vários sentidos deverão ter seus vários conceitos explicitados como no caso do termo MANGA que pode referir-se a fruto e vestuário, sendo necessário indicar a acepção a o termo que se refere, utilizando palavras que funcionam com qualificadores.

Para diminuir o número de termos do tesauro/vocabulário, evitando que se torne muito volumoso pode-se remeter termos muito específicos para descritores mais abrangentes que são os denominados quase sinônimos documentários. Por exemplo: pontes elevadiças e pontes giratórias que podem ser remetidas para PONTE MÓVEL.

O tesauro não é apenas uma lista alfabética de assunto pois contém relações semânticas entre os termos, que permitem ao indexador ter um guia para a compreensão dos conceitos relacionados ao documento e sua tradução em descritores/termos.

São três as relações existentes: relação de equivalência, relação hierárquica e relação de associação, onde:

A relação de equivalência (USE e UP) remete ao termo descritor ou preferencial outros termos cujo conceito podem ser considerados sinônimos ou quase sinônimos. A relação hierárquica (TE e TG) permite situar um termo em relação a outro termo, compreendendo as relações genéricas e específicas. A relação de associação (TR) permite indicar termos que possuem conceitos relacionados entre si, de modo que a utilização de um desses termos leva o indexador a verificar o outro termo.

O tesauro contém uma lista alfabética com a indicação das relações entre os termos denominada por CHAMIER de dicionário conceitual. A lista alfabética pode apresentar sob a forma de lista permutada que permite a identificação de termos compostos com maior facilidade.

3 comentários:

  1. PAULO CESAR NASCIMENTO

    A indexação é a operação que consiste em descreve o processo atraves do qual o assunto de um documento é representado por meio de termos significativo, para que seja possivel sua recuperação pelos usuarios interresados nesse documento com o auxilio da representação de conceitos contidos nesses documento, isto é, em transcresver para linguagem documental, Mas para que o usuario tenha tudo isso o profissional da informação tem que aplicar os conceitos pra que o usuario tenha sucesso na busca da informção com exito.A indexação se processa-se em duas faces, o reconhecimento documento facendo um leitura tecnica e de seleção dos conceitos e necessarios para um pesquisa posteiror. O auxilio das tecnicas de indexação em linguagem documental contribuem para a uniformidade e consistência da indexação.
    Sendo que nessa segunda face o no arquivo, centro de documentão utiliza parametros pra ter em conta uma realização de tarefa de indexação normalmente de indexação coordenada,pré coordenada e pos coordenada.
    Estando cada um destes conceito em harmonia e sociabilidade o conceito de classificação pode ser adotado, e o sistema de classificação na elaboração de um plano que permita o bom funcionamento do arquivo. Quanto mais simples for as regras de classificação melhor fica a forma como vc vai adotar e melhora sua ordenação de documeno do seu arquivo.Sem mais.

    ResponderExcluir
  2. Sou graduanda em Biblioteconomia e estou seguindo seu blog ;)
    Segue o meu também! :*

    ResponderExcluir
  3. Professora, estou começando a entender o que são a Indexação, as linguagens pré e pós-coordenadas e o tão comentado tesauro. Este texto é bem claro, mas não traz muitos exemplos, então no momento ainda fico na abstração.

    ResponderExcluir