Para amarrar um carga sobre o bagageiro, em princípio, são necessários dois nós. Um para iniciar a amarração e outro para concluir a amarração. O processo, no entanto, precisa de alguns nós extras para a emenda de cordas e para tensionamento da carga. No todo escolhi cinco nós para ter na memória na hora H.
Iniciando a amarração - Para esta tarefa o nó mais adequado que encontrei foi o "buntline hitch" cujo nome em português eu não encontrei. Este nó é fácil de executar, segura bem e pode ser desfeito com facilidade.
Emendando duas cordas diferentes - Quando for necessário emendar cordas de bitolas diferentes (ou mesmo iguais) o "sheet bend" ou nó de escota é o meu predileto. É fácil de executar, é resistente e pode ser desfeito com facilidade. A corda mais escura representa a mais fina, no caso de cordas diferentes.
Emendando duas cordas iguais - Quando for necessário emendar cordas de mesma bitola pode-se usar o "fisherman's knot" ou nó de pescador. Este nó, apesar de ser fácil de executar e ser resistente, pode se tornar difícil de desfazer. Apertando e concluindo - Para tensionar a carga é necessário um nó de apoio que não corra e que seja fácil de desfazer. O "artillery loop" ou nó de arnez é, na minha opinião, o mais indicado.
Feito um nó de arnez próximo ao local de conclusão da amarração basta proceder como indicado na figura abaixo. Antes dos dois nós de conclusão (2x) tensione bem a carga puxando a extremidade livre. Esta configuração multiplica sua força por três tornando mais fácil a tarefa de firmar a carga. Arremate e boa viagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário