Objetivo: Demonstrar a importância da iniciativa e do foco em resultados para o sucesso profissional.
Tempo previsto: 70 minutos
Material necessário:
- 1 cesto ou lata de lixo;
- 1 rolo de fita crepe;
- 12 folhas A4.
Procedimentos:
- Dividir em 4 subgrupos.
- O jogo terá 3 rodadas.
- Terão 15 minutos para fazer o planejamento e definir a meta. Devem entregar a meta por escrito ao facilitador. Quantos pontos devem marcar e em que posição?
- Será proibido aos grupos treinar os arremessos.
- Facilitador prepara cenário: cesto e posições de tiro. Cada posição vale pontos.
Colocar as regras no flip-shart. Esclarecer dúvidas e marcar tempo de planejamento: Quem será o atirador? E qual a posição de tiro?
- Cada grupo terá direito a 3 tiros por rodada. O atirador que iniciar a rodada deve ir até o final da mesma.
- Podem trocar o atirador para as próximas rodadas.
- Devem atirar das posições indicadas no planejamento.
- Facilitador anota os pontos no flip-shart.
- Não podem queimar a marca para atirar.
- Os grupos compram as bolas do facilitador. Bola pequena custa R$ 1,00; média $1,50 e grande $2,00. Será necessária uma bola para cada tiro.
Cenário:
- Colocar 1 cesto em um lado da sala e, a 50 cm do cesto, fazer marcações no chão. As linhas de marcações devem ser feitas com fita crepe e numeradas de 1 a 10, sendo 1 a mais próxima do cesto e 10 a mais distante do cesto.
- No flip-shat, anotar as distâncias e os pontos para cada marcação (distância conforme a tabela abaixo):
Cesto
Linha 1 1 ponto
Linha 2 2 pontos
Linha 3 3 pontos
Linha 4 5 pontos
Linha 5 7 pontos
Linha 6 8 pontos
Linha 7 10 pontos
Linha 8 12 pontos
Linha 9 15 pontos
Linha 10 20 pontos
- O grupo deve planejar as 3 rodadas ( em cada rodada, o jogador arremessa 3 vezes)
- No planejamento, deve constar o nome do jogador em cada rodada (eles podem trocar de jogador nas rodadas), quantos pontos fará e de que posições jogará. Podem escolher as posições, porém o jogador não poderá mudar, ou seja, o jogador escolhido para fazer os arremessos da 1ª rodada vai arremessar das posições escolhidas (não muda o jogador).
- O facilitador prepara no flip para colocar o planejamento dos grupos e o resultado de cada rodada. Depois, faz o processamento.
Flip shat para acompanhar o planejamento
Grupos Rodada 1 Rodada 2 Rodada 3
Planejado Realizado Planejado Realizado Planejado Realizado
1 Posição 2 posição 3 posição
Jogador Jogador Jogador
Pontos Pontos Pontos
- Ao concluir as rodas, o facilitador faz as considerações, mostrando o que é ter foco em resultados e atingir as metas.
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Adriana Monteiro Pinheiro
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Difícil para fazer tem outro legal?
ResponderExcluirÓtimo jogo!
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