João Paulo II

Karol Joseph Wojtylla é João Paulo II. O papa polonês que esteve a frente da Igreja durante 26 anos. O menino Lolek, apelido carinhoso, nascido em 18 de maio de 1920, que tornou-se o sucessor de Pedro é a figura mais cativante da Igreja após o Concílio. Sua fé e simplicidade atrairam a admiração de milhares de pessoas. As palavras proferidas com ardor conquistaram muitos corações, especialmente da juventude católica.

O papa nascido em Wadowice logo cedo teve de conviver com perdas marcantes. Aos nove anos, enquanto estava na escola, Karol recebe a notícia da morte de sua mãe, Emília Kaczorowsky. Lembarava-se dela como “meu amor que se foi”. Três anos mais tarde, prede o irmão mais velho, o médico Edmund. Aos 18 anos, muda-se para a capital, Cracóvia, com o pai Karol, do qual herdou o nome.

A ocupação nazista na Polônia fecha as universidades, queima as sinagogas, envia judeus para os campos de concentração e Karol consegue trabalho na indústria polonesa, para não ser mandado aos campos de trabalho forçado. Certa noite, ao voltar do trabalho encontra seu pai morto.

O jovem Karol Wojtyla dedicava-se a poesia, gostava de expressar seus sentimentos através dos versos. Estudava teatro clandestinamente, gostava de atuar e era uma grande ator.  Tinha gosto pela leitura, interessava-se por filosofia, detinha-se na contemplação e orava muito. Acompanhado pelo arcebispo Sapieha, Karol foi discernindo sua vocação e decidiu ingressar no seminário clandestino comandado por seu orientador.

O padre Karol Wojtyla foi ordenado no dia primeiro de novembro, dia de todos os santos, de 1946, aos 26 anos. O padre Karol organizava retiros com a juventude, através da contemplação da natureza buscava a intimidade com Deus. Passava grande tempo nas montanhas, bosques e lagos, gostava de pregar sobre a grandeza do amor humano quando envolvido pelo Deus que é amor. Orientava os estudantes universitários, conversava sobre teatro, política, literatura e filosofia. Em 23 de setembro de 1958 é sagrado bispo. Dom Karol Wojtyla, com 38 anos, é bispo de Cracóvia e o epíscopo mais jovem da Polônia.

Como bispo, participa do Concílio Vaticano II e em 1964 é nomeado, pelo papa Paulo VI, arcebispo metropolitano de Cracóvia. Em junho de 1967 é nomeado cardeal. O cardeal Wojtyla, com 47 anos, é o purpurado mais jovem da Igreja. Em 1978 participa do Conclave que elege Albino Luciani para ser João Paulo I. Em 28 de setembro, retira-se para celebrar seus 20 anos no episcopado. Ao mesmo tempo, em Roma, morre João Paulo I, pontífice por 33 dias apenas.

Em 15 de outubro de daquele mesmo ano, os cardeais voltam a capela Sistina para a eleição do sucessor de João Paulo I, para o sucessor de Pedro. No dia seguinte, fumaça branca! Habemus Papam!  Em homenagem ao cardeal Luciani, Karol Wojtyla escolhe o nome de João Paulo II. Aos 58 anos, é o primeiro papa polonês da história e o primeiro não-italiano em 455 anos.

Durante os 26 anos de seu pontificado, João Paulo II visitou mais de 125 países, foram 464 canonizações e 1300 beatificações. Mais de 300 bispos foram nomeados e foram escritas 14 encíclicas. O papa foi o responsável pela criação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que já reuniu milhões de jovens em oração e peregrinação.

Nosso querido deixou-nos no dia 2 de abril de 2005. E seu processo de beatificação está em andamento.

Neste blog você encontrará muito mais sobre o papa João Paulo II. Esta pequena biografia é apenas um resumo de uma vida de intensa dedicação a Deus.

Respostas

  1. vcs merecem e nos na fita

  2. FICO FELIZ EM SABER QUETEMOS MAIS UM INTERCESSOR AI AOLADO DE DEUS PARABENS JOAO PAULO PELA SUA DEDICAÇAO AO SERVIÇO DA PALAVRA MORREU LUTANDO NO EVANGELHO PARA MIM FOI UM DOS MELHORES PAPAS DOMUNDO IGUAL AESSE NUNCA MAIS SOELE FOI CALMO COMPASSIVO OBEDIENTE E DEVOTO AMAE DE DEUS ESPERO PODER CONTAR COM MUITOS MILAGRES INCLUSIVE OMEU EMPREGO QUE PERDI ETUDO MAIS DEUS OABENÇOE


Deixe um comentário